Embraer KC-390 conclui tour global com sucesso

embraer_kc-390.jpg25/07/2017 - O novo jato multimissão de transporte militar e reabastecimento em voo KC-390 encerrou nesta semana um bem-sucedido tour de demonstração de 40 dias, no qual sobrevoou 19 países e foi apresentado a nove nações na Europa, África, Ásia e Oceania. No total, foram registradas 130 horas de voo sem qualquer ocorrência, incluindo vários voos de demonstração com representantes de potenciais operadores.

A aeronave partiu da Unidade de Gavião Peixoto, no interior de São Paulo, em direção à Suécia, onde foi exibida ainda antes de seguir para o aeroporto de Le Bourget, nos arredores de Paris. Lá, o KC-390 esteve exposto durante a 52ª edição do Paris Air Show, realizada em junho, e se exibiu pela primeira vez em um show aéreo, tornando-se um dos destaques do evento. Depois da França, o KC-390 seguiu para sua série de demonstrações, antes de retornar ao Brasil esta semana.

"Este tour permitiu que vários representantes de potenciais operadores tivessem contato com o KC-390 e pudessem conhecer de perto toda sua flexibilidade, que o torna capaz de realizar uma ampla gama de missões", disse Jackson Schneider, CEO e Presidente da Embraer Defesa & Segurança. "Todos que tiveram oportunidade de voar a aeronave elogiaram suas capacidades operacionais e o avançado projeto que incorpora tecnologias comprovadas de última geração."

A aeronave demonstrou grande robustez e apresentou 100% de disponibilidade durante todo o tour, no qual foram realizados 52 pousos, em 18 países diferentes. No total, o KC-390 percorreu 91.743 km (ou 49.537 milhas náuticas), o equivalente a mais de duas voltas completas na Terra pela linha do Equador. Durante as demonstrações, o avião pôde ser avaliado em decolagens de grandes altitudes e altas temperaturas, em navegação a baixa altura (chegando a voar com 49ºC de temperatura ambiente) e simulando condições operacionais, como o lançamento de paraquedistas.

"Estamos muito satisfeitos com a maturidade já alcançada pelo produto e temos plena confiança de que a certificação virá dentro do cronograma previsto. Em breve, o KC-390 estará totalmente pronto para cumprir todos os requisitos para os quais foi projetado, tornando-o um verdadeiro multiplicador de forças com potencial para atender a qualquer nação", disse Schneider.

O KC-390 é uma aeronave de transporte tático desenvolvida para estabelecer novos padrões na sua categoria, apresentando ao mesmo tempo o menor custo do ciclo de vida do mercado. É capaz de realizar diversas missões, como transporte de carga, tropa ou paraquedistas, reabastecimento aéreo, além de apoio a missões humanitárias, busca e resgate, evacuação médica e combate aéreo a incêndios. O KC-390 transporta até 26 toneladas de carga a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade para operar em ambientes hostis, incluindo pistas não-preparadas ou danificadas.

Trata-se de um projeto da Força Aérea Brasileira (FAB) que, em 2009, contratou a Embraer para realizar o desenvolvimento da aeronave. A campanha de testes do KC-390 está avançando de forma extremamente satisfatória, atendendo todos os requisitos da aeronave e validando os objetivos de desempenho e capacidade previstos por meio do uso de avançadas ferramentas de engenharia. Desde o início da campanha de testes em voo, em outubro de 2015, os protótipos do KC-390 têm apresentado uma alta taxa de disponibilidade, acumulando mais de 1.200 horas de voo. A Capacidade Operacional Inicial deve ser atingida até o final deste ano e as entregas estão programadas para começar no primeiro semestre de 2018.

Sobre a Embraer Defesa e Segurança

Líder na indústria aeroespacial e de defesa da América Latina, a Embraer Defesa & Segurança oferece uma linha completa de soluções integradas como C4I (Centro de Comando, Controle, Comunicação, Computação e Inteligência), tecnologias de ponta na produção de radares, sistemas avançados de informação e comunicação, sistemas integrados de monitoramento e vigilância de fronteiras, bem como aeronaves militares e de transporte de autoridades. Com crescente presença no mercado global, os produtos da Embraer Defesa & Segurança estão presentes em mais de 60 países.

Sobre a Embraer

Empresa global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer suporte e serviços de pós-venda.

Desde que foi fundada, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 145 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 130 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

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Estamos mudando para cidades inteligentes

*Por Patrícia Vello
13/07/2017 - Cidades grandes e pequenas em todo o mundo estão ficando mais inteligentes. Isso quer dizer que elas planejam evoluir para se tornarem uma das chamadas smart cities. Quando falamos disso, nos referimos a esforços coordenados do governo, de empresas e de outras organizações para aproveitar as tecnologias de rede que melhoram as condições de habitar, trabalhar e de sustentabilidade para as pessoas que vivem ali. No Brasil, alguns exemplos estão começando a surgir nos Estados de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul.

Aqui ou em qualquer outro país do mundo, a grande pergunta é se essas cidades terão a infraestrutura de rede instalada necessária para implantar novas e inovadoras tecnologias e realmente aproveitá-las. À medida que as populações metropolitanas (e, portanto, o número de pessoas que precisam ser atendidas por essas implantações) continuam crescendo – será que as redes conseguirão acompanhar esse ritmo?

Como é uma cidade inteligente?

Existem milhões de dispositivos já implantados nas cidades – e outros bilhões estão chegando – que podem tornar a cidade mais inteligente, coletando dados do trânsito, do tempo, do consumo de energia e de água e de muitas outras fontes, comumente em tempo real. Esses dados podem ser analisados ​​e o conhecimento resultante ser usado na prática para se entender o que está acontecendo agora e prever o que acontecerá no futuro.

O 5G vai ser o propulsor da cidade inteligente

A cidade inteligente do futuro próximo e, em alguns casos, do presente, é sustentada pelo fluxo ininterrupto e confiável de dados de redes com e sem fio interconectados. Quando os dados precisam ser analisados em tempo real, eles não podem ser de maneira alguma interrompidos ou ter seu fluxo prejudicado por problemas de latência. Há grande expectativa de podermos contar com uma série de melhorias intrínsecas à tecnologia 5G: aumento da largura de banda (até 1.000 vezes por unidade de área), até 100 vezes mais dispositivos conectados e redução de até 90% na utilização de energia na rede, juntamente com taxas de conexão de até 10 Gb/s para dispositivos móveis no campo – um número impressionante.

Felizmente, a próxima geração de redes móveis 5G traz com ela uma nova capacidade para evitar a interrupção e garante que os diversos requisitos de latência, largura de banda e confiabilidade para diferentes serviços possam ser atendidos em toda a rede física atual. Isso é chamado de fatiamento de rede (network slicing).

Por que o fatiamento de rede é tão importante?

Ao privilegiar a conectividade móvel para cada tipo de uso com múltiplas redes virtuais em uma infraestrutura única de rede física, as operadoras podem disponibilizar rapidamente serviços especificamente adaptados para a necessidade de uso de cada fatia. Essa capacidade é especialmente importante nas implantações de cidades inteligentes, já que os dispositivos envolvidos nestes casos podem, direta ou indiretamente, afetar a vida das pessoas.

Pense, por exemplo, em uma rede de atendimento de urgência que tenha sido equipada com ferramentas avançadas de comunicação para ajudar os atendentes a coordenarem resgates rápidos e efetivos em emergências. Se ocorrer um desastre e os habitantes da cidade acessarem rapidamente as redes sociais ao mesmo tempo para enviar textos, imagens e vídeos, as operadoras de redes móveis ainda poderão garantir a conectividade para os socorristas, atribuindo-lhes um acesso de maior prioridade à rede móvel 5G – a fatia deles é prioridade indiscutível.

Preparando a rede: SDN e NFV

À medida que as cidades se tornem mais inteligentes e mais conectadas, as operadoras de rede precisarão garantir que suas redes sejam flexíveis e capazes de ser fatiadas para atender às crescentes e cada vez mais variadas necessidades da cidade inteligente e de sua população. A chave para isso é a virtualização na forma de rede definida por software (SDN) e de virtualização de funções de rede (NFV). As redes 5G precisarão ser adaptáveis, dinâmicas e programáveis ​​de ponta a ponta, valendo-se, para isso, de construções virtualizadas. Portanto, à medida que as fatias individuais da rede sejam implementadas, seu desempenho será adaptado de forma autônoma e programática.

Oportunidades de receitas e ameaças à segurança

As redes preparadas para SDN e NFV abrirão as portas para novos tipos de uso, o que contribuirá para fluxos de receita inovadores e contínuos que vão além da simples conectividade e capacidade.

Qualquer coisa que aumente a diferenciação dos serviços de rede móvel certamente será analisada de perto pelas operadoras de redes já que a largura de banda móvel está rapidamente se transformando em uma commodity – na maioria das regiões, a verdadeira diferenciação é o preço. E a capacidade de assegurar as melhores fatias de rede para serviços essenciais que necessitem de métricas garantidas (como carros sem motorista e serviços públicos fornecidos pela própria administração municipal – atendimentos de emergência, segurança, visibilidade de dados etc.) – ajudarão não só a gerar receita para as operadoras, mas também a garantir a eficácia das tecnologias de ponta das cidades inteligentes na melhoria da vida dos cidadãos.

Em breve, todos nós moraremos em cidades inteligentes?

As cidades e seus habitantes estão mostrando um significativo interesse em aproveitar as muitas vantagens da cidade inteligente. As operadoras de rede terão de intervir e garantir que a cidade conectada do futuro tenha a base de rede para conseguir realizar essa transformação. O aproveitamento da capacidade do 5G de fatiamento ajudará as operadoras a fornecerem conectividade, velocidade e confiabilidade adequadas que cada caso exigirá.

*Por Patrícia Vello, presidente da Ciena no Brasil

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Coworkings crescem 52% no Brasil em um ano

google_campus2.jpg11/07/2017 - Presentes no Brasil desde 2007, os coworkings – ambientes coletivos de trabalho – estão em ascensão. Neles, profissionais autônomos e pequenas empresas se reúnem em um novo modelo de espaço laboral e contam com infraestrutura completa para gerir seus negócios. Baixo custo, comodidade, conforto e beleza são os principais atrativos destes escritórios.

De acordo com o Censo Coworking Brasil 2016, o segmento cresceu 52% em relação ao ano anterior. Hoje, existem 378 espaços ativos no país e 10 mil posições de trabalho. São Paulo ocupa o topo da lista dos estados com o maior número de coworkings: são 148 escritórios, o que representa 39% de todo o mercado brasileiro. Em segundo vem Minas Gerais, com 37. O Rio Grande do Sul está em quinto lugar, com 24 espaços. A pesquisa revela que o movimento tem se intensificado também nas cidades do interior.

Rodrigo Kray, CEO do complexo empresarial Hub 5796, um dos maiores coworkings da região sul do país, acredita que o papel destes novos ambientes de trabalho vai além de hospedar empresas e profissionais autônomos. O propósito é funcionar como um ecossistema de negócios, com foco na economia compartilhada. “Queremos proporcionar para os profissionais, além de um local para confraternizar, um espaço para exporem seus projetos. Misturamos empresas de diferentes portes e fomentamos negócios, ajudando no empreendedorismo e no movimento tecnológico", destaca.

Fundado em agosto de 2015 e localizado em Campo Bom (RS), o Hub 5796 cresceu mais de 40% em um ano. O complexo conecta mais de 30 empresas e 130 profissionais em um espaço de 36 mil m² cercado por área verde.

A essência de um coworking é justamente a criação conjunta e a gestão compartilhada dos negócios. É resultado da cooperação, diversidade e integração entre profissionais de diversas áreas; daí a característica principal desse ambiente de trabalho: mobilizar a indústria criativa, ao gerar fluxo de ideias e invenções. A exemplo do complexo empresarial Hub 5796, os coworkings podem oferecer mais oportunidades de negócios e, consequentemente, impulsionar o empreendedorismo.

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Conheça Liftware Level, uma colher inteligente

colher_robotica.jpg05/07/2017 - Esta colher robótica está facilitando a vida de pessoas que têm problemas com mobilidade nas mãos e nos braços, a se alimentar com mais facilidade. A colher chama-se Liftware Level e tem sensores que detectam os movimentos das mãos.

O dispositivo utiliza um sensor para estabilizar o movimento das mãos, fazendo com que a comida não caia da colher. Funciona com uma bateria que dura até uma hora de uso contínuo.

Veja o vídeo postado no Facebook aqui

 

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Que querem os usuários nos caixas eletrônicos?

cartao_credito.jpg04/07/2017 - Consumidores querem inovação e mais segurança nos caixas eletrônicos, diz pesquisa

O caixa eletrônico completa seu 50º aniversário este ano. Para comemorar a data, a YouGo, em parceria com a ACI Worldwide, realizou uma pesquisa com mais de 8.000 consumidores pelo mundo, e descobriu que as pessoas estão em busca de formas mais fáceis, intuitivas e seguras de acessar suas contas. 43% dos consumidores na Itália, 38% na Espanha e 28% nos EUA querem que os caixas eletrônicos ofereçam formas de autenticação melhores e mais seguras. Eles também destacaram que gostariam de ver informações mais detalhadas sobre suas contas, como alertas para pagamentos futuros ou taxas de saque. Outra inovação mencionada foi a possibilidade de emitir um novo cartão de crédito ou débito a partir do equipamento. Dentre os problemas dos caixas eletrônicos, porém, o mais citado por consumidores foram as taxas cobradas para utilização.

Consumidores querem novos serviços inovadores e fáceis de usar:

- A capacidade de emitir novos cartões de crédito ou débito por meio dos caixas eletrônicos chamou a atenção de 35% dos consumidores na Espanha, seguido por 31% na França, 26% no Reino Unido e 25% nos EUA.

- Globalmente, os consumidores estavam menos interessados ​​em adquirir outros produtos bancários (como novas contas ou financiamentos) por meio do equipamento: apenas 5% dos consumidores do Reino Unido e 9% dos consumidores dos EUA aproveitariam essa característica.

O caixa eletrônico continua relevante, mas o uso varia de acordo com o país

A Alemanha lidera o uso dos caixas eletrônicos - 48% dos entrevistados afirmaram utilizar o equipamento, mesmo com a disponibilidade de novas formas digitais de pagamento. Na sequência estão Espanha com 47%, Reino Unido com 42%, França e Itália com 40%, EUA com 34% e Hungria com 29%.

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Sucesso no segundo voo teste do Aquila

aquila.jpg29/06/2017 - Projeto do Facebook Connectivity Lab, o avião de longa distância movido a energia solar tem como objetivo levar internet economicamente acessível para os lugares mais difíceis de alcançar.

Neste teste, o Aquila voou por 1 hora e 46 minutos sobre o deserto e pousou suavemente perto de Yuma, no Arizona.

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