Internet das Coisas traz desafios de segurança

IoE2.jpgPor Raphael D'Avila*
02/05/2014 - Os criminosos cibernéticos desenvolvem armadilhas cada vez mais eficazes à medida que os usuários de internet ficam 'alertas' com novos spams. Para se tornar vítima, basta clicar em um link que leva a um site malicioso. A ideia é que os alvos se interessem em acessar títulos chamativos ao invés de antigas táticas para clicar em imagens ou vídeos.

A realidade é que os usuários são o lado mais fraco na batalha contra os hackers. Muitos deles continuam a acessar links ou arquivos anexados via e-mail, sem verificar a origem das mensagens ou validar o que foi enviado. E só é preciso um clique para que o criminoso tenha acesso a dados importantes do sistema. De acordo com o estudo 2013 Verizon Data Breach Investigation Report, o hacker precisa enviar apenas três e-mails por 'ação de phishing' para que ele tenha 50% de chances de conseguir um clique. Com seis e-mails, a taxa de sucesso sobe para 80% e com 10 e-mails, ele está virtualmente garantido. As mídias sociais ajudam o criminoso a se munir de informações pessoais que ajudarão na eficácia do ataque.

Sabemos que a questão da segurança envolvendo pessoas é um problema que persistirá e a chegada da "Internet das Coisas" tornará isso ainda mais crítico. Os usuários não irão apenas expor seus sistemas para malwares a partir de laptops, smartphones e tablets, mas também será possível acessar links a partir de relógios inteligentes, carros, etc. Em pouco tempo, o vírus terá um ambiente ainda maior para explorar em toda a rede e dispositivos conectados. Uma notícia interessante poderá ser mandada pelo endereço de e-mail de um "amigo" e as portas estarão abertas para ameaças.

Diante desse cenário desafiador que se apresenta, as empresas devem ir além da proteção de dispositivos e dados, pensando em abordar as pessoas e as etapas dos processos de segurança. É preciso reconhecer essa lacuna e implantar programas internos de educação para que os usuários identifiquem e-mails com malwares. Também é fundamental saber como comunicar a organização sobre quaisquer ocorrências. Dessa forma, as tentativas serão minimizadas no futuro.

Soluções de segurança eficazes e controle sobre o conteúdo devem ajudar as empresas no combate aos ataques. Além disso, ter uma visibilidade abrangente fará toda a diferença, afinal será possível proteger as organizações contra ameaças invisíveis. Ferramentas com consciência contextual sobre o cenário podem correlacionar grandes dados, de maneira inteligente, mapeando ambientes de TI, aplicações, usuários, dispositivos, sistemas operacionais, processos, comportamentos de rede e arquivos.

Os hackers estão aprendendo com cada ataque a aumentar suas chances de sucesso e, portanto, as equipes de TI precisam fazer o mesmo. A educação é um componente essencial de qualquer estratégia de segurança. Quando combinado com visibilidade e controle, pode ajudar a minimizar os ataques cibernéticos e proteger as redes, mesmo com as ações de usuários despreparados que clicam em links mal-intencionados.

Por Raphael D'Avila, District Manager da Sourcefire Brasil, parte da Cisco

Foto: iStockphoto/chris_lemmens

Comentário (0) Hits: 1884

Perdi o prazo do IRPF 2014: O que fazer?”

imposto_renda2.jpgVanessa Miranda*
02/05/2014 - A Receita Federal anunciou no início da madrugada de ontem em seu perfil no Twitter que recebeu aproximadamente 99,5% das 27 milhões de declarações do Imposto de Renda 2014 esperadas pelo Fisco. De acordo com uma avaliação dos especialistas em tributos diretos da Thomson Reuters, a perda de prazo registrada por esses quase 200 mil contribuintes brasileiros está associada à dificuldade de reunir e organizar toda a informação necessária.

"É muito importante que esses contibuintes que perderam o prazo de entrega do IRPF 2014 busquem regularizar a situação junto ao Fisco o quanto antes para que não seja aplicada a multa máxima", alerta Vanessa Miranda, especialista em imposto de renda da Thomson Reuters no Brasil. Ela lembra que hoje às 8h da manhã, a Receita reabriu o sistema. "Os contribuintes que não entregaram suas declações no tempo regulamentar devem utilizar o mesmo programa disponível na internet, celulares e tablets, contando, adicionalmente, com a possibilidade de apresentar em mídia removível, nas unidades da RFB, durante o seu horário de expediente", e proceder da mesma maneira recomendada anteriormente", explica ela, lembrando que esses contribuintes já terão de arcar com uma multa mínima de R$ 165,74, podendo chegar a até 20% do imposto de renda devido, ainda que integralmente pago.

Acompanhe abaixo 5 orientações básicas para quem perdeu o prazo da RFB:

1. O que acontece com as declarações de IRPF entregues fora do prazo?
Todas as pessoas físicas que não apresentaram suas declarações até as 23h59 do dia 30 de abril de 2014 serão automaticamente notificadas. O contribuinte será penalizado com a aplicação de multa de 1% do imposto devido, por mês de atraso, limitada a 20%, sendo a multa mínima de R$ 165,74, pela entrega fora do prazo. Assim que fizer a declaração, o contribuinte já poderá imprimir o DARF da multa por atraso na entrega e tem 30 dias para pagá-la, depois desse prazo há incidência de juros, com base na taxa Selic.
Se apurar imposto e não recolher até 30 de abril, deverá adicionar ao valor principal do IR a multa de 0,33% ao dia, limitada a 20% e juros Selic.

2. O que acontece com o contribuinte que não entrega a declaração?
Caso o contribuinte não entregue a declaração ou não pague a multa ele não consegue emitir a Certidão Negativa de Débitos com o Tesouro Nacional. Isso dificulta a tomada de empréstimo em bancos, venda de imóveis e emissão de passaportes.

3. Em quais casos o contribuinte deve fazer a retificação?
Sempre que o contribuinte constatar alguma informação incorreta declarada nos últimos cinco anos. Como a Receita pode consultar declarações de até cinco anos atrás é recomendável fazer e retificação sempre. Ela pode ser feita quantas vezes for preciso, mas a repetição demasiada pode chamar a atenção do Fisco. Vale ressaltar que se a retificação for feita depois de dia 30 de abril, prazo final para entrega da declaração, o contribuinte não poderá alterar o modelo da declaração de simplificada para completa, ou vice-versa. Quem tiver feito a retificação dentro do prazo poderá fazer essa alteração.

4. Em quais casos não é possível fazer a retificação?
Um outro ponto de atenção: a partir do procedimento de ofício a declaração não pode ser retificada. Por isso, o ideal é que as correções sejam realizadas espontaneamente, antes da instauração do procedimento de ofício pela RFB. Por meio do site da RFB o contribuinte pode acompanhar o processamento de sua declaração e ter acesso à possíveis inconsistências. Neste caso, havendo informação divergente da que consta no banco de dados da RFB o contribuinte pode retificar.

Os contribuintes que não acompanham o extrato de processamento correm o risco de entrarem em procedimento de ofício, situação que impedirá a retificação da declaração e, para não ser penalizado, deverá apresentar defesa administrativa, anexando os documentos comprobatórias das informações prestadas na declaração, dentro do prazo fixado na intimação.

5. Qual o procedimento para fazer a retificação?
Para fazer a retificação, o contribuinte deve abrir o programa da declaração original e selecionar a opção "Declaração Retificadora" na pergunta "Que tipo de declaração voce deseja fazer?" e informar o número do recibo da declaração a ser retificada e corrigir as informações devidas e em mídia removível, nas unidades de atendimento da Receita Federal.

Também é possível a retificação on line para os contribuintes que tenham certificado digital. A retificação on line permite a alteração de alguns dados da declaração, diretamente pela internet, sem a utilização do programa IRPF 2014 nem do Receitanet. Não há necessidade de preencher novamente os dados que não se pretende alterar.

Reajustes da tabela progressiva mensal e dos valores de isenção
Foi publicada na edição de hoje (02/5) do Diário Oficial a Medida Provisória nº 644/2014 que altera os valores da tabela progressiva mensal do imposto sobre a renda, incidente sobre os rendimentos de pessoas físicas, a ser aplicada a partir do ano-calendário de 2015.

A tabela progressiva mensal dispõe sobre as seguintes alíquotas:
a) até R$ 1.868,22 não haverá tributação;
b) de R$ 1.868,23 até R$ 2.799,86 a alíquota aplicada será de 7,5% e a parcela a deduzir de R$ 140,12;
c) de R$ 2.799,87 até R$ 3.733,19 a alíquota aplicada será de 15% e a parcela a deduzir de R$ 350,11;
d) de R$ 3.733,20 até R$ 4.664,68 a alíquota aplicada será de 22,5% e a parcela a deduzir R$ 630,10;
e) acima de R$ 4.664,68 a alíquota será de 27,5% e a parcela a deduzir de R$ 863,33.

Também foram alteradas as seguintes legislações federais:
a) Lei nº 7.713/1988, para dispor sobre os valores da isenção do imposto de renda dos rendimentos provenientes de aposentadoria e pensão, de transferência para a reserva remunerada ou de reforma pagos pela Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por qualquer pessoa jurídica de direito público interno ou por entidade de previdência privada, a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos de idade, para o ano calendário de 2014 e a partir do ano calendário de 2015;

b) Lei nº 9.250/1995, em relação:
‒ b.1) às deduções que podem ser efetuadas na determinação da base de cálculo do imposto de renda mensal, das quantias por dependente e correspondente à parcela isenta dos rendimentos mencionados na letra "a";
‒ b.2) à deduções relativas aos pagamentos de despesas com instrução do contribuinte e de seus dependentes e à quantia por dependente efetuadas para fins de determinação da base de cálculo do imposto devido no ano-calendário;
‒ b.3) ao limite do valor da dedução de 20%, que poderá ser efetuada em caso de opção pelo desconto simplificado, a partir do ano calendário de 2015.

c) Lei nº 11.482/2007, em relação à tabela progressiva mensal a ser utilizada para o ano calendário de 2014.

Vanessa Miranda, especialista em imposto de renda da Thomson Reuters

Foto do site http://www.oaltoacre.com

Comentário (0) Hits: 1223

Intel instala centro de inovação no Rio de Janeiro

intel-img.jpgcomputerworld.com
02/05/2014 - A Intel anuncia a instalação de um Centro de Inovação no Rio de Janeiro com foco no desenvolvimento de soluções inovadoras utilizando tecnologias de HPC, Big Data e Internet das Coisas (IoT, da sigla em inglês) nas áreas de Pesquisa de Óleo e Gás e Cidades Inteligentes.

O Centro é resultado de uma parceria da Intel com a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e governo do estado e consequência do acordo de cooperação com o Governo Federal anunciado em 2013.

O Centro de Inovação terá como objetivo principal oferecer acesso às tecnologias de computação de alto desempenho (HPC - High Performance Computing, na sigla em inglês) para empresas de todos os portes. Além disso, o Centro promoverá qualificação de ponta em HPC, fundamental para a exploração do pré-sal, e soluções que agregam inteligência na Nuvem a serviços públicos e privados.


As atividades englobam ainda o trabalho com startups e a interação direta com outros centros de pesquisa, empresas privadas e universidades para provas de conceito, incubação de novos aplicativos e suporte ao desenvolvimento.


A iniciativa é também resultado de um acordo firmado, em fevereiro de 2013, entre a Intel e o governo federal, com o intuito de incentivar o desenvolvimento de tecnologias da informação e comunicação (TICs) que ajudam a inserir o Brasil em cadeias globais relacionadas às áreas de interesse nacional, como energia e transportes.


Esse acordo totaliza um investimento de R$ 300 milhões da empresa no Brasil em pesquisa e desenvolvimento e inovação (PD&I), no período de cinco anos, e está alinhado ao Programa Estratégico de Software e Serviços de Tecnologia da Informação (TI Maior), do Governo Federal, que tem como meta o incremento das atividades das TICs no país.


"A ideia é democratizar o acesso de empresas brasileiras a computação de alto desempenho. Acreditamos que isso pode ser um fator fundamental para o desenvolvimento da economia do país", destaca Fernando Martins, diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil.


O Centro, que será instalado em área com os mais avançados recursos tecnológicos no Rio, oferecerá sistemas de hardware e software de última geração, com os processadores e softwares considerados o estado-da-arte e desenvolvidos pelo Intel Labs.


O espaço contará com três áreas: uma dedicada aos sistemas para uso das empresas em Provas de Conceito (PoCs) e Projetos-Piloto; outra para o desenvolvimento de projetos de universidades e centros de pesquisa apoiados pela Intel no país; e uma terceira para incubar startups e fomentar o surgimento de novos produtos ou serviços para o mercado brasileiro via o empreendedorismo.


A escolha do Rio de Janeiro como sede do Centro de Inovação foi influenciada pela forte presença, no Estado, de empresas do segmento de Óleo e Gás, que fazem uso constante das tecnologias de Computação de Alto Desempenho.


A hospedagem inicial do Centro de Inovação ficará a cargo da empresa de serviços AMT, que abriga um Data Center no local onde o Centro será instalado. Com mais de 20 anos de atuação no mercado local, a AMT oferece infraestrutura de TI como serviços, com foco em cloud computing.


A aliança com uma empresa nacional permitirá a transferência de tecnologia no estabelecimento de um centro de conhecimento e treinamento dos serviço sem HPC& Big Data.


Startups e investimentos em educação


Além do Centro de Inovação, a Intel Brasil anuncia o primeiro IPCC - Intel Parallel Computing Center - em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O programa global IPCC tem por objetivo custear bolsas a pesquisadores e PhDs que desenvolvam aplicações de software com técnicas de programação paralela utilizando HPC.


Até o fim do ano, a Intel planeja oferecer cursos avançados de HPC. "Educação é tema estratégico e vamos estruturar aqui, no Rio de Janeiro, cursos por meio do HPC Educational Center", lembra Fernando Martins, diretor executivo de Estratégia e Inovação da Intel Brasil.

A Intel pretende ainda apoiar institucionalmente Programas de Startups da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e do governo do estado do Rio de Janeiro e oferecer o Centro de Inovação para que novas empresas desenvolvam suas aplicações sem custos com computação ou software de programação.

Em contrapartida, a prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e o governo do estado do Rio pretendem fazer " co-funding", o que significa que os investimentos da Intel no Rio terão auxílio da Prefeitura e do governo do estado no fomento de bolsas de pesquisa e de projetos.

"Estamos contentes por termos políticas públicas que permitiram atrair a Intel para nossa cidade e para o nosso estado. Temos certeza que, em conjunto, estaremos desenvolvendo soluções que melhorem a vida das pessoas com o uso de alta tecnologia", conclui o governador Luiz Fernando Pezão.

http://computerworld.com.br/negocios/2014/05/02/intel-instala-centro-de-inovacao-no-rj-com-foco-em-internet-das-coisas/

Comentário (0) Hits: 769

CNBC elege Jobs como o executivo mais influente

steve_jobs5.jpgCanaltech
30/04/2014 - Steve Jobs foi eleito como o executivo mais influente dos últimos 25 anos pela CNBC, canal americano dedicado a notícias sobre negócios. O ranking publicado nesta terça-feira (29) é parte das comemorações do primeiro quarto de século da rede, que é parte do conglomerado NBC Universal.

Apesar de contar com uma série de nomes que despontaram na última década, a CNBC indica que tais executivos mostraram tamanho poder de mudança em suas ideias para compensar sua chegada recente. No ranking, nomes mais "novos", como Mark Zuckerberg, dividem espaço com gente como Bill Gates e Rupert Murdoch, que já possuem algumas décadas de estrada.

Para o canal, Jobs foi o grande responsável pelo estado atual do mundo mobile, redefinindo a forma como as pessoas usam o celular não apenas para ligações, mas como efetivamente um computador de bolso. Além disso, as revoluções realizadas nos meios de distribuição de música e software também são citadas como o grande legado que o criador da Apple deixou para o mundo.
Em segundo lugar está Bill Gates, o fundador da Microsoft que, hoje, se dedica a causas de caridade. Ele é seguido por Bem Bernanke e Alan Greenspan, que aparecem juntos na terceira colocação por seus esforços na economia norte-americana, já que ambos atuaram como diretores do U.S. Federal Reserve, o banco central dos Estados Unidos.

Confira a lista completa, além dos adjetivos usados pela CNBC para descrever cada integrante do ranking:
1. Steve Jobs, iVisionário da Apple
2. Bill Gates, fundador da Microsoft e filantropo
3. Bem Bernanke e Alan Greenspan, ex-diretores do U.S. Fed
4. Sergey Brin, Larry Page e Eric Schmidt, inovadores do Google, da internet e da mídia
5. Jeff Bezos, revolucionário do varejo na Amazon
6. Warren Buffett, lendário investidor americano
7. Oprah Winfrey, empreendedora bilionária e apresentadora de talk-show
8. Mark Zuckerbeg, fundador do Facebook
9. Jack Bogle, pioneiro em fundos mútuos de investimento
10. Larry Ellison, co-fundador da Oracle
11. Rupert Murdochy, magnata da mídia global
12. Jack Welch, CEO e diretor da GE há 20 anos
13. NR Narayana Murthy, fundador da Infosys e "pai da TI indiana"
14. Howard Schultz, CEO do Starbucks
15. Bernard Arnault, barão de luxo da LVMH
16. Li Ka-shing, o homem mais rico da Ásia e magnata de Hong Kong
17. Carl Icahn, investidor americano e ativista
18. Meg Whitman, CEO da HP e ex-eBay
19. Amancio Ortega, fundador das lojas Zara
20. Michael Bloomberg, ex-prefeito de Nova York e pioneiro dos dados em Wall Street
21. Sandy Weill, banqueiro e facilitador de negócios em Wall Street
22. Cher Wang, fundadora da fabricante de smartphones HTC
23. Aliko Dangote, empreendedor e bilionário africano
24. Martha Stewart, fundadora de um império midiático
25. Carlos Slim, bilionário e magnata mexicano os negócios

http://corporate.canaltech.com.br/noticia/empresas-tech/CNBC-elege-Steve-Jobs-como-o-executivo-mais-influente-dos-ultimos-25-anos/

Comentário (0) Hits: 897

Um olhar sobre a liderança pela fidelidade

leadership2.jpgPor Nancy Porte*
30/04/2014 - Quando perguntam sobre sua carreira, o que você responde? Você gerencia um programa ou conduz mudanças? O sucesso de seu programa de fidelidade ou de experiência do cliente pode depender das respostas para essas perguntas.

Ser responsável pelo sucesso da construção da fidelidade dos clientes é um fator único nos cargos de liderança atuais. Como outros cargos de gerência, isso requer uma experiência na linha de frente da experiência dos clientes, conhecimento operacional e habilidade de liderar pessoas. Esses cargos e funções também supõem a capacidade de inspirar e gerenciar mudanças.

Como você lidera?

Decidir como você vai liderar é importante desde o primeiro dia. Você vai gerenciar como um agente de mudanças ou como um executivo de serviço ao cliente? Ao considerar essa nova posição, leia a descrição de cargo cuidadosamente para analisar como a organização descreve a função que você irá executar. Investir em experiência dos clientes é algo novo para muitas empresas, portanto, a definição interna do cargo vai esclarecer se as expectativas adequadas podem ser atingidas.

Empresas que procuram apoiar um verdadeiro líder de experiência dos clientes terão uma descrição de cargo que inclui termos, como "agente de mudanças", "líder multifuncional" e "rastrear métricas chave dos clientes", caso estejam procurando posicionar um executivo para guiar a estratégia da experiência dos clientes. Termos como "liderar a equipe de pós-vendas aos clientes", ou "implantar as melhores práticas no call center" podem indicar um cargo de serviço ao cliente que foi renomeado, em vez de um cargo com responsabilidade sobre a experiência e a fidelidade dos clientes, que englobe a empresa toda.

Essa diferença é importante

Quando fizer a entrevista para o cargo, preste atenção nas expectativas da função. Se você detectar perspectivas inconsistentes entre grupos pelos quais o líder será responsável ou a paciência da organização para elaborar o programa, isso pode indicar um grupo executivo que não esteja apto a apoiar as iniciativas mais abrangentes para a experiência dos clientes, que são necessárias para estabelecer a fidelidade. Embora o cargo possa parecer interessante, é importante saber que o alinhamento executivo e o estabelecimento das expectativas serão suas primeiras tarefas!

Buscar patrocínio de apoio

Assim que o cargo for aceito, é hora de começar a reunir apoio e estabelecer relacionamentos entre os departamentos. Esses relacionamentos são essenciais para romper silos internos e criar uma cultura efetivamente centrada nos clientes.

Um dos melhores conselhos que recebi foi quando assumi minha nova função de experiência dos clientes em uma importante empresa de software. Meu mentor me perguntou qual seria minha primeira ação e eu respondi que seria programar uma visita aos clientes (é claro!). Ele sorriu e aconselhou: eu iniciaria melhor se programasse uma visita aos executivos. Aproveitar a oportunidade para visitar todos os executivos, pedir-lhes para falar sobre o status da experiência dos clientes, pedir seus conselhos sobre melhorias necessárias e, depois disso, falar sobre minha visão seria um primeiro passo crítico para desenvolver relacionamentos valiosos que ajudariam a apoiar a estratégia geral a ser implantada.

Ter o material certo

Há muitas qualidades que os líderes eficazes devem ter. A liderança em termos de fidelidade dos clientes não é exceção. Mas, há certas qualidades que são essenciais para o sucesso de liderar um programa de fidelidade e experiência dos clientes. Elas são: coragem e credibilidade.

O ex-presidente dos EUA, Harry S. Truman, disse, "O progresso acontece quando líderes corajosos e hábeis aproveitam a oportunidade para mudar as coisas para melhor". Os programas de experiência dos clientes estabelecem a fidelidade ao fazerem uma autoanálise e pedirem à empresa para mudar. Esse tipo de trabalho não pertence aos que têm o coração fraco. Às vezes, você está apresentando resultados decepcionantes das pesquisas mais recentes feitas junto aos clientes. Outras vezes, você pode ter que reportar que um produto ou departamento específico está atrasado com relação aos outros, em termos de satisfação dos clientes. Isso nunca é fácil, mas é importante que o líder seja corajoso o bastante para revelar a verdade sem retoques e identificar caminhos para a melhoria. Dessa forma, a empresa entenderá os resultados e poderá alavancar os dados coletados pelas soluções de voz dos clientes e feedback empresarial e passar rapidamente para um plano de ação que resolva o problema.
E isso nos leva à segunda qualidade importante da liderança, a credibilidade.

A credibilidade é um ponto central quando se trata de ser um líder eficiente. Se as pessoas não acreditarem no mensageiro, não acreditarão na mensagem. A credibilidade vem da coerência das palavras e das ações. Um líder de clientes deve sempre defender o cliente, ao mesmo tempo em que apoia a empresa e seus funcionários.

Como resultado, o líder precisa ir além e fornecer dados válidos e precisos dedicando um tempo extra para ajudar as equipes internas a entenderem o que impulsiona o feedback dos clientes. Busque oportunidades para criar uma imagem dos clientes e roteiros que ajudem os funcionários a entenderem melhor o que impulsiona o sentimento e o comportamento dos clientes, e procure formas de analisar os dados, que vão além dos resultados diretos das pesquisas.

Depois, olhe como pode fornecer contextos sobre os dados e para o que está incentivando o feedback e acrescente dados operacionais para demonstrar quais mudanças departamentais afetam diretamente a satisfação e a fidelidade dos clientes. Ou, levante a questão por meio de um relatório de análise de discurso para demonstrar a visão dos clientes com relação a uma métrica de satisfação específica. Ao alavancar essas ferramentas disponíveis, você pode ajudar a acrescentar credibilidade em seus programas e se tornar um verdadeiro agente de mudanças para melhorar a fidelidade e a experiência dos clientes.

Os líderes de experiência dos clientes podem promover mudanças organizacionais bem sucedidas ao estabelecerem expectativas operacionais desde o primeiro dia. Uma vez instituídas essas expectativas, procure conseguir apoio interno e constitua relações multifuncionais sólidas, demonstrando coragem e credibilidade e terá o sucesso ao alcance.

*Nancy Porte é vice-presidente de experiência do cliente global da Verint

Comentário (0) Hits: 990

SAP mantém programa Sabático Social

sabatico.jpg27/04/2014 - Onze executivos da SAP, desembarcaram no final de março em Porto Alegre para trabalhar de forma voluntária em quatro instituições sem fins lucrativos: Nós Coworking, Porto Alegre Conventions & Visitors Bureau, Escola Convexo e Prefeitura de Porto Alegre. Durante 30 dias esses profissionais, vindos de diversos países, têm atuado em projetos para melhorar os processos e negócios das organizações que participam do programa.

O propósito do programa Sabático Social é proporcionar um impacto social, oferecendo um importante ativo da empresa, o conhecimento de profissionais gabaritados, para instituições que, talvez, não tivessem condições de receber mentoria especializada e, assim, ter acesso às melhores práticas utilizadas por grandes corporações de todo o mundo.

O Sabático Social é um programa global da área de Responsabilidade Social Corporativa da SAP que atua em três frentes: desenvolver em seus profissionais habilidades como liderança e capacidade de trabalhar com pessoas de diferentes culturas; proporcionar a oportunidade de instituições receberem mentoria para melhorar processos ou inovar, além de reter e disseminar esse conhecimento adquirido para os demais colaboradores; e permitir à SAP um engajamento de seus funcionários por uma causa social e, assim, motivá-los e encorajá-los a participar de uma experiência enriquecedora para suas vidas profissional e pessoal.

"O programa é muito bem aceito e tem grande procura pelos funcionários da SAP. Ao mesmo tempo, as instituições que recebem os voluntários elogiam bastante o Sabático Social. Isso demonstra que o objetivo está sendo alcançado", afirma Adriana Kersting, diretora de Recursos Humanos do SAP Labs, centro de desenvolvimento e inovação da SAP para a América Latina, que fica localizado na cidade de São Leopoldo, no Rio Grande do Sul.

Os onze voluntários da SAP atuam em diferentes áreas do conhecimento, como a alemã, Nadine Ebert, especialista em comunicação e marketing, e a russa Ilya Kurishko, que atua com contabilidade e finanças. Grupos de dois e três desses profissionais da SAP foram divididos para trabalharem em projetos dentro de necessidades específicas de cada instituição participante. Vale ressaltar que eles não trabalham isoladamente, existe interação com os funcionários das organizações.

"O programa Sabático Social proporciona uma oportunidade única para que os funcionários da SAP aprimorem suas habilidades de liderança, aprofundem o conhecimento sobre culturas e se relacionem com outros líderes emergentes de várias partes do mundo", conclui Adriana.

O programa oferece oportunidade para que os funcionários da SAP possam contribuir com seu tempo e talento e ajudar empreendedores e pequenas empresas em mercados emergentes.

Iniciado em 2012, no ano passado, o programa foi realizado no Brasil, África do Sul, Índia e China. Este ano Kenya também acolheu o programa. Os projetos desenvolvidos nas instituições participantes, nos quais os voluntários têm o papel de contribuir para a organização e estruturação dos mesmos, podem ser de vários cunhos, como a criação de processos simples e claros de marketing e logística para um site de comércio eletrônico de artesãos de determinada comunidade, cidade ou região.

Os projetos desenvolvidos nas instituições participantes, nos quais os voluntários têm o papel de contribuir para a organização e estruturação dos mesmos, podem ser de vários cunhos, como a criação de processos simples e claros de marketing e logística para um site de comércio eletrônico de artesãos de determinada comunidade, cidade ou região.

Por meio de seus programas globais de responsabilidade social corporativa, a SAP se concentra em ajudar empreendedores e pequenas empresas a desenvolverem seu potencial para gerar impactos econômicos, sociais e ambientais e se tornarem motores de crescimento econômico e geração de empregos.

Comentário (0) Hits: 874

newsletter buton