Os caminhos para a transformação digital

embratel_marcello_miguel.jpgPor Marcello Miguel
25/03/2020 - A busca pelo próximo nível nos negócios já tornou a transformação digital em um imperativo para as empresas. No mundo cada vez mais digitalizado, não se pode mais adiar o início desse processo. A tecnologia evoluiu, o consumo aumentou, a informação é trocada mais rapidamente. As relações mudaram, das pessoais às profissionais, assim como as formas de negociar. Neste novo cenário, já podemos dizer sem receio: empresas que não se transformarem digitalmente se tornarão obsoletas e ficarão para escanteio no mundo dos negócios.

Encontrar o caminho ideal para esta jornada exige a compreensão de três conceitos importantes e interligados neste universo em constante metamorfose: capacidade de mudança, evolução tecnológica e integração. Entender a força desses fatores permite a criação de um propulsor para uma transformação coerente, precisa e permanente.

O primeiro passo é tornar a inovação um valor primordial para os negócios. As mudanças vistas no ambiente corporativo somente são possíveis graças a líderes que enxergam na inovação o ponto de partida para impulsionar equipes e resultados. É por meio de um pensamento arrojado que eles conseguem mudar hábitos profundamente enraizados nas empresas que, muitas vezes, impedem mudanças positivas.

A partir de ideias fora do usual, as lideranças tomam decisões capazes de extrapolar os limites do costumeiro, resultando em algo revolucionário. Equipes inspiradas nesse modelo de pensamento são estimuladas a criarem diferentes formas de trabalhos, serviços e produtos, chegando a frutos não imaginados antes.

No processo de transformação digital, tecnologia e inovação também andam de mãos dadas. A evolução tecnológica já chegou ao mercado, com soluções de ponta disponíveis para os mais variados segmentos e para atender as mais diversas demandas que surgem no dia a dia das empresas. Seja para atender os desafios de conectividade do agronegócio com soluções de IoT e satélite; as indústrias com Cloud Computing e Inteligência Artificial; ou bancos e as mais variadas corporações com segurança cibernética e plataformas Omnichannel, a tecnologia já evoluiu a um nível que tornou possível enfrentar barreiras antes inconcebíveis de ultrapassar.

Mesmo com tantas soluções à disposição, elas somente fazem sentido quando há um planejamento abordando as especificidades e objetivos de cada negócio. A implementação mais adequada às diversas áreas da corporação, atendendo as mais diferentes necessidades e expectativas, apenas é possível com a ajuda de um parceiro integrador especializado com visão estratégica sobre a companhia.

O integrador conseguirá fazer um diagnóstico preciso sobre o que as empresas necessitam para se transformarem digitalmente. A partir dessa análise, ele irá definir em conjunto com as companhias quais soluções disponíveis irão levar os resultados desejados ao projeto, ao aprimorar as operações e redefinir a excelência de cada processo.

Em tempos de constante desenvolvimento de novos ecossistemas digitais, as empresas precisam estar conectadas com integradores que trabalhem em conjunto, unam forças, estabeleçam metas e busquem formas de agregar os melhores ativos para a criação de um ambiente tecnológico que favoreça o alcance de resultados positivos para os negócios. A criação desse ecossistema colaborativo leva benefícios para todas as pontas.

O caminho para a transformação digital deve ser definido seguindo os princípios e finalidades da sociedade 4.0 e de cada empresa. Aliar lideranças focadas em inovação com equipes capazes de implementar mudanças e integradores de soluções especializados é o caminho definitivo para conseguir efetuar a transformação digital de seus negócios.

Sairão vitoriosas desse processo as companhias que enxergarem na tecnologia e na mudança da hábitos – aliadas a parceiros especializados – a saída para inovar, gerar mais valor e lucrar.

Não há mais motivos ou possibilidade de ficar fora deste novo mundo digital!

*Marcello Miguel é Diretor Executivo de Marketing e Negócios da Embratel

Deixar seu comentário

0
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

newsletter buton