Esse grande lago artificial domesticou o rio Nilo

lakenasser.jpgEthevaldo Siqueira, com NASA
10/07/2020 - A irrigação do lago Nasser, um dos maiores lagos artificiais do mundo, aumentou a quantidade de terras aráveis e a produção agrícola no Egito

Na década de 1950, o presidente egípcio Gamal Abdel Nasser decidiu aliviar os períodos cíclicos de inundação e seca na região do rio Nilo, construir a economia agrícola e os suprimentos de comida e fornecer energia hidrelétrica às cidades. O governo de Nasser então projetou uma grande barragem para domesticar o poderoso rio Nilo.

A represa alta de Assuã levou uma década para ser construída. A barragem de aterro usava cerca de 44 milhões de metros cúbicos de terra e rochas para sua construção — uma massa dezesseis vezes maior que a Grande Pirâmide de Gizé. Ofereceu melhor controle dos ciclos de inundação e mais armazenamento de água do que seu antecessor, a barragem baixa de Assuã, ao norte.

A nova barragem de 111 metros de altura criou um dos maiores lagos artificiais do mundo. Batizado em homenagem ao presidente egípcio, o lago Nasser se estende por 480 quilômetros de comprimento e 16 quilômetros de largura. Armazena mais de 100 quilômetros cúbicos (24 milhas cúbicas) de água. O lago levou aproximadamente seis anos para encher.

O Operational Land Imager (OLI) no Landsat 8 captou os dados para esta imagem em cores naturais do Lago Nasser (os sudaneses chamam sua parte Lago Nubia). Essa cena composta foi criada a partir de imagens sem nuvens de 2013 a 2020.

Localizado em um clima quente e seco com eventos esporádicos de chuva, o lago perde muita água por evaporação e, consequentemente, reduz sua superfície sazonalmente. Os níveis de água são tipicamente mais altos em novembro durante a estação das cheias e mais baixos em julho durante a estação seca.

O lago desempenha papel importante na economia do Egito. Aproximadamente um quarto da população do país trabalha na agricultura, atividade que depende muito da irrigação. Com uma fonte confiável de água do lago Nasser, os agricultores conseguiram plantar mais colheitas e fazê-lo várias vezes por ano com a ajuda de fertilizantes.

Depois que o reservatório foi preenchido, o país conseguiu aumentar sua terra arável em 30% nos primeiros anos, principalmente a oeste do lago. O lago Nasser também criou uma indústria de pesca e é uma atração turística popular devido aos seus crocodilos.

Os pesquisadores, no entanto, estão preocupados com o futuro do lago. A Grande Barragem do Renascimento da Etiópia, que será a maior barragem de energia hidrelétrica da África, deverá reduzir bastante os níveis de água no Lago Nasser e a quantidade de energia gerada na Barragem Alta de Assuã.

Pesquisas mostram que o projeto, que estava 70% concluído em outubro de 2019, poderia levar a um déficit de irrigação para o Egito em anos secos e a um declínio na pesca. Um estudo constatou que o lago encolheu 14% na área de superfície de 2015 a 2016, o que pode ter sido devido à nova barragem e ao enchimento parcial de seu reservatório.

Crédito: NASA Earth Observatory de Joshua Stevens

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Dez tendências de Data & Analytics para 2020

data_driven_culture_3.jpg10/07/2020 - O Gartner anuncia as dez principais tendências de Data & Analytics (D&A) para 2020, destacando que essa visão pode ajudar os líderes de dados e análises a obterem respostas para a recuperação de impactos causados pela crise gerada pela Covid-19, além de se prepararem adequadamente para uma redefinição pós-pandemia.

“Para inovar seu caminho em um mundo pós-Covid-19, os líderes de Data & Analytics precisam de uma velocidade e escala de análise cada vez maiores em termos de processamento e acesso para obter sucesso diante de mudanças de mercado sem precedentes”, diz Rita Sallam, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner.

Os executivos com poder de decisão deveriam examinar as 10 tendências indicadas pelo Gartner para acelerar a renovação e a recuperação após a pandemia:

1) Inteligência Artificial mais inteligente, mais rápida e mais responsável - Até o final de 2024, 75% das companhias passarão de iniciativas de testes-piloto para novas formas de utilização de Inteligência Artificial (IA), gerando um aumento de 5 vezes nas infraestruturas de streaming de Data & Analytics. No contexto atual da pandemia, técnicas de Inteligência Artificial, como aprendizado de máquina (ML), otimização e processamento de linguagem natural (PNL), estão fornecendo insights e previsões vitais sobre a propagação do vírus, a eficácia e o impacto de contramedidas. Outras técnicas de inteligência artificial mais inteligentes, como aprendizado por reforço e aprendizado distribuído, estão criando sistemas mais adaptáveis ​​e flexíveis para lidar com situações de negócios complexas; por exemplo, em sistemas baseados em ferramentas, que modelam e simulam sistemas complexos.

2) Declínio do dashboard – Histórias dinâmicas de dados com experiências mais automatizadas e consumidas substituirão a criação e a exploração visual, do tipo ‘aponte e clique’. Como resultado, a quantidade de tempo que os usuários gastam usando painéis e relatórios predefinidos diminuirá. A mudança para histórias dinâmicas de dados, que utilizam, por exemplo, análise aumentada ou PNL, significa que as informações mais relevantes serão transmitidas para cada usuário com base em seu contexto, função ou uso.

3) Inteligência de Decisão - Até 2023, mais de 33% das grandes empresas terão analistas praticando inteligência de decisão (Decision Inteligence – DI, em inglês), incluindo modelagem de decisão. A inteligência de decisão reúne várias disciplinas, incluindo gerenciamento e suporte à tomada de decisões. Ela fornece uma estrutura para ajudar os líderes de Data & Analytics a projetar, modelar, alinhar, executar, monitorar e ajustar modelos e processos de decisão no contexto de resultados e comportamento dos negócios.

4) X Analytics - O Gartner desenvolveu o termo “X Analytics” como um termo genérico, em que X é a variável de dados para uma variedade de diferentes conteúdos estruturados e não estruturados, como análise de texto, análise de vídeo, análise de áudio etc. Durante a pandemia da Covid-19, a Inteligência Artificial tem sido fundamental para combinar milhares de documentos de pesquisa, fontes de notícias, publicações nas mídias sociais e dados de ensaios clínicos para ajudar especialistas em saúde pública e medicina a prever a disseminação da doença e a capacidade de atendimento hospitalar e a encontrar novos tratamentos e identificar vulnerabilidades das populações. “X Analytics” combinado com a IA e outras técnicas, como a análise de gráficos, desempenhará um papel fundamental na identificação, previsão e planejamento de desastres naturais e outras crises no futuro.

5) Gerenciamento de dados aprimorado - O gerenciamento de dados aprimorado usa técnicas de ML e Inteligência Artificial avançada para otimizar e melhorar as operações. Ele também converte os metadados do uso em auditoria, linhagem e relatórios para alimentar sistemas dinâmicos. Os produtos de gerenciamento de dados aprimorado podem examinar grandes amostras de dados operacionais, incluindo consultas reais, dados de desempenho e esquemas de trabalho. Usando os registros de uso e carga de trabalho existentes, um mecanismo aprimorado pode ajustar as operações e otimizar a configuração, segurança e desempenho da organização como um todo.

6) A Nuvem é um fato - Até 2022, os serviços de Nuvem Pública serão essenciais para 90% das inovações de Data & Analytics. À medida que Data & Analytics passa para a Nuvem, no entanto, os líderes ainda seguirão lutando para alinhar os serviços certos aos tipos de aplicação certos, o que leva a um aumento desnecessário da governança e da sobrecarga das iniciativas de integração. A questão para a área de Data & Analytics é mudar de quanto custa um determinado serviço para como ele pode atender aos requisitos de desempenho da carga de trabalho além do preço de tabela. Os executivos terão que priorizar cargas de trabalho que possam explorar os recursos da Nuvem e focar na otimização de custos ao migrar para a Nuvem.

7) Mundos de Data & Analytics colidem - Os recursos de Data & Analytics tradicionalmente são considerados entidades distintas e gerenciados de forma separada. Os fornecedores que oferecem fluxos de trabalho de ponta a ponta, habilitados por análises aprimoradas, porém, dificultam a distinção entre esses dois mercados. A colisão entre Data & Analytics aumentará a interação e a colaboração entre funções historicamente separadas. Isso afeta não apenas as tecnologias e os recursos fornecidos, mas também as pessoas e processos que os suportam e os utilizam. O espectro de funções se estenderá do Data & Analytics tradicional ao explorador de informações e desenvolvedor cidadão como exemplos.

8) Mercados e trocas de dados - Até 2022, 35% das grandes companhias serão vendedoras ou compradoras de dados via mercado formal de dados on-line, contra 25% em 2020. Os mercados e as trocas de dados fornecem plataformas únicas para consolidar ofertas de registros de terceiros e reduzir custos para fontes de terceiros.

9) Blockchain em Data & Analytics - As tecnologias de Blockchain abordam dois desafios em Data & Analytics. Primeiro, o Blockchain fornece toda a linhagem de ativos e transações. Em segundo lugar, o Blockchain fornece transparência para redes complexas, com vários participantes. Fora dos casos limitados de uso de bitcoin e contrato inteligente, os sistemas de gerenciamento de banco de dados contábeis (DBMSs) fornecerão uma opção mais atraente para auditoria de fontes de dados em uma única empresa. Até 2021, o Gartner estima que a maioria dos usos permitidos de Blockchain será substituída por produtos DBMS contábeis.

10) Relacionamentos formam a base do valor de Data & Analytics - Até 2023, as tecnologias gráficas facilitarão a rápida contextualização para a tomada de decisões em 30% das empresas ao redor do planeta. A análise de gráfico é um conjunto de técnicas analíticas que permite a exploração de relacionamentos entre entidades de interesse, como empresas, pessoas e transações. Ela ajuda os líderes de Data & Analytics a encontrar relacionamentos desconhecidos nos dados e a revisar dados que não são facilmente analisados ​​com a análise tradicional.

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O coronavírus acelerou as atividades digitais

corona_golpes_anatel.jpgPor Victor Carreiro
03/07/2020 - Ninguém sabe como será nosso futuro pós-pandemia, que está atingindo mundialmente a sociedade. Mas é certo que jamais voltaremos a viver como antes. Por sorte da humanidade, passaremos a ser mais conscientes, empáticos e principalmente, tecnológicos. Todas as outras guerras ou pandemias trouxeram grandes mudanças socioeconômicas, tal como a gripe espanhola, que ocorreu no final da primeira guerra mundial, por exemplo, e nos trouxe a consciência de uma gestão de riscos globais. Seria muito egoísmo da nossa parte querer que tudo voltasse ao "normal", pois não existirá novamente o "normal".

Antes de dissertar sobre algumas das mudanças previstas, é importante ressaltar que estamos atualmente na era da Revolução Digital, a qual caracteriza-se por atividades não lineares, já que geralmente não há regras ou metodologias para a execução de um trabalho, ficando embasada na criatividade. E essa passará a ser a característica mais procurada em profissionais. Entretanto, infelizmente algumas empresas ainda se situam com mentalidades da era industrial, possuindo extensas hierarquias, o que dificulta a tomada de decisão e, principalmente, a inovação e a mentalidade linear.

A pandemia do Covid-19 nos trouxe de forma mais materializada o quanto nosso ambiente socioeconômico é cada vez mais volátil, incerto, complexo e ambíguo. A prova disso é o quanto as empresas avançaram suas transformações digitais antes planejadas há mais de 20 anos e avançaram em 10 anos suas ações em basicamente uma semana. O home office, apesar de clichê, comprova essa tese. Em pouquíssimo tempo, algo próximo de 43% das empresas adotaram as devidas práticas, de acordo com a consultoria Betania Tanure Associados (BTA), e o mais curioso disso tudo é que, de forma geral, a produtividade e a concentração dos profissionais aumentaram mais de 20%.

Obviamente que para as organizações, a pandemia evidenciou ainda mais a necessidade da automatização. Recentemente, o CEO do Deutsche Bank previu que metade dos seus 97 mil funcionários poderiam ser substituídos por robôs e, de fato, essa afirmação vai de encontro ao mercado como um todo, pois em muitos casos o ser humano age como um robô e, diferentemente do que muitas pessoas afirmam, a realidade é que quanto mais tecnologia tivermos, mais humanos seremos.

Uma prova disso é o fortalecimento da telemedicina durante a pandemia, ou seja, a junção da tecnologia com a necessidade humana. Com essa solução tecnológica, estamos sendo muito mais humanos do que éramos. Obviamente que teremos mais mudanças significativas causadas pela ascensão da pandemia, como crescimento massivo de sistemas de delivery, tal como a Rappi, que registrou pico de crescimento de 300%; assim como o ensino à distância de forma mais concreta e horizontal, que já vem crescendo mais de 5% ao ano e houve disseminação durante a pandemia; ou até mesmo o aumento de vendas em varejo online, que durante a pandemia representou aumento de 330% somente para alimentos e, obviamente, um consumo menos excessivo ou desnecessário devido a economia compartilhada.

Portanto, temos que nos adaptar às mudanças e, de fato, não espere que o normal seja restabelecido. Na realidade, viveremos com maior frequência eras cada vez mais transacionais e é preciso que você se adeque a essas mudanças econômicas e sociais trazidas pela tecnologia.

*Victor Carreiro é consultor de Negócios Digital e Transformação na ICTS Protiviti

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Lei de Informática e a Política Industrial no país

lap_top_01.jpg*Por Marcelo Chiavassa
30/06/2020 - Basta estudar o processo de desenvolvimento econômico dos países que hoje são considerados desenvolvidos para perceber algo que não é uma simples coincidência: em todos, sem exceção, houve - e ainda há - uma forte e constante atuação do Estado em nortear a política de inovação e de desenvolvimento industrial. No Brasil, embora com muito atraso em comparação ao resto do mundo e sem a constância necessária, isso também ocorre.

Dentre os principais programas estatais de fomento à inovação e à industrialização do país estão, por ordem cronológica, a Lei de Informática (1991), a Lei da Inovação (2004), com as modificações posteriores, a Lei do Bem (2005), o Rota 2030 (2018) e agora a Política Industrial para o setor de Tecnologia da Informação e Comunicação e de semicondutores (Lei 13.969/2019).

Após a condenação sofrida na OMC em 2017 (subsídios às indústrias nacionais, em detrimento das multinacionais), o país precisou revisar boa parte de seus programas de fomento à inovação, inclusive a Lei de Informática. Neste contexto, mas não apenas por causa disso, foi sancionada, no final de 2019, a Lei 13.969/2019, que altera algumas regras da Lei de Informática e ainda institui a Política Industrial para o setor de Tecnologia da Informação, Comunicação e Semicondutores.

A partir de abril/2020 (vigência da Lei), o benefício concedido pela Lei da Informática recai sobre o chamado "crédito financeiro", cuja fórmula não é muito simples. A Lei estabelece que as empresas que desejam fazer jus a esse benefício (crédito financeiro) devem investir ao menos 4% do faturamento bruto anual em Pesquisa e Desenvolvimento na área de informação e comunicação (produtos listados no art. 16-A da Lei de Informática).

A porcentagem investida em P&D (por exemplo 4%) será multiplicada pelos fatores previstos no art. 4º da Lei 13.969/2019, que varia de acordo com a região onde a empresa estiver sediada (os benefícios são maiores nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste) e se a tecnologia desenvolvida é brasileira ou estrangeira (a brasileira possui mais benefícios). O resultado será a totalidade do "crédito financeiro" que, então, poderá ser utilizado para abatimento de CSLL, IRPJ ou, ainda, para recebimento em espécie.

Antes da pandemia, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tinha a expectativa de que essas alterações permitiriam um crescimento de 10% no setor, em comparação com ano de 2019.

*Marcelo Chiavassa é professor de Direito Digital e Direito da Inovação da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

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Desafios do home office no contact center

call_center2.jpg*Por Marcio Rodrigues,
29/06/2020 - Já estamos há alguns meses vivendo uma vida muito diferente de tudo que imaginamos. Por conta da pandemia do Covid-19, tivemos de passar a trabalhar em casa. E pensando no universo do atendimento ao cliente, foi preciso fazer a migração de centenas de milhares de agentes de contact center.

Passamos por uma primeira onda, em que tivemos a migração em si -pessoas, máquinas, equipamentos, acesso à internet, ferramentas tecnológicas. Passados o primeiro e o segundo mês, começamos a lidar com outros desafios. Estamos no momento da segunda onda, em fase de acomodação, e já estamos produzindo.

Algumas empresas estavam preparadas para isso, outras não, tanto em termos de cultura quanto de infraestrutura. E qual é o próximo passo? Sugiro que as companhias façam uma análise crítica, definam suas prioridades e vejam quais processos precisam ser automatizados. Cada uma delas teve, ou ainda está tendo, suas dificuldades.

Nós, como consumidores, estamos agora exigindo respostas rápidas, precisas, e isso acelerou ainda mais os negócios. Para sermos atendidos em nossos questionamentos, as empresas precisam estar cada vez mais automatizadas.

Pelo que pudemos perceber, 50% das empresas conseguiram fazer as migrações para home office sem problemas, pois estavam preparadas; outras 30% ainda passaram um tempo observando a movimentação do mercado antes de promover a migração, e 20% ainda estão olhando os resultados dos outros para pensar em como fazê-lo.

O novo normal, a IoT e a inteligência artificial

E o novo normal? Pesquisas indicam que pelo menos 54% dos que fizeram a transição para home office pretendem optar por sua continuidade. Já estamos vendo no mercado brasileiro grandes empresas anunciando o modelo home office até dezembro, ou sem previsão de encerramento. Essa já é a consolidação da cultura do trabalho remoto como uma modalidade inserida no cenário. O novo normal já é o normal.

A aplicação da internet das coisas, por exemplo, veio para ficar independentemente do segmento. Acessamos as informações do celular, tablet ou PC, ou até mesmo de uma smart TV. Do controle de estoque à monitoração de acesso a determinados ambientes, tudo já está sendo feito a distância.

Não podemos esquecer, porém, que sempre precisaremos do recurso humano, que é quem faz a curadoria das informações. Então, apesar do uso da inteligência artificial como ferramenta de atendimento, teremos uma pessoa ligada a esse atendimento. A IA vem para impulsionar o conhecimento do elemento humano para que possa ser retroalimentada. Nós determinamos o tom. Este momento está sendo forte para a consolidação.

O ser humano e suas implicações

Fizemos a migração de centenas de milhares de agentes de call center no Brasil para suas residências. E estamos vendo as empresas enfrentarem diversos desafios: treinamento, gestão, liderança. Quando se embarca tecnologia, o colaborador precisa estar preparado. Neste momento, entra o treinamento, que teve de ser totalmente remodelado para a função home office.

A transição para trabalho remoto não é estática, mas dinâmica. E as companhias estão tendo de treinar os agentes, identificar aqueles que têm alta performance, por exemplo, e os que precisam de reciclagem. E em casa é diferente, porque você não tem um gestor do lado, nem colegas que possam dar dicas. É um novo movimento. Como se consegue engajamento dessa equipe, se todos ficam o dia inteiro na frente de um computador e ainda precisam passar por treinamentos? É um desafio enorme!

A produtividade, por exemplo, ainda é um indicador para o qual não temos dados. E não vamos confundir produtividade com volume de trabalho. Olhando para o agente, há uma série de questões: o acesso à internet, a máquina que está usando e, principalmente, o ambiente em que se encontra. Essas informações estão sendo avaliadas pelo mercado. Em breve, deveremos ter mais dados.

Precisamos perceber ainda que a operação de um call center não é só o operador - existem vários níveis de colaborador até chegar ao agente. Como o gestor, por exemplo, está trabalhando? Cada gestor está criando seu método. É um momento de transformação.

Até que esse cenário se acomode, cada empresa vai entender seu modelo de operação. O principal agora é a continuidade do negócio. Olhe para as tecnologias existentes, transforme seu negócio, e você estará pronto para qualquer crise.

*Marcio Rodrigues é presidente da Avaya Brasil

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Tecnologia no combate à desigualdade

claudio_elsa.jpg*Por Claudio Elsas
29/06/2020 - A pandemia do novo Coronavírus tem se mostrado implacável em todos os setores da economia, afetando países em todo o mundo. No Brasil, ela acentuou o contraste das desigualdades: famílias de classes mais baixas lutam todos os dias pela sobrevivência, encarando falta de empregos e salários cortados, no que se soma em quase 13 milhões de desempregados. Além disso, enquanto aconselhamos as pessoas a lavarem as mãos e a não saírem às ruas, 30 milhões de brasileiros nem sequer têm acesso regular à água tratada e metade da população não tem saneamento básico em casa.

Para amenizar as consequências dessa crise generalizada, o Congresso aprovou recentemente o Auxílio Emergencial de R$ 600, anunciado pelo Governo Federal como principal programa de suporte econômico para a população durante a pandemia. O sistema tem como base uma plataforma tecnológica, ligada a outras ferramentas de governo digital, que recolhe e avalia os dados dos brasileiros cadastrados por meio de aplicativos e websites, filtrando os que estão dentro dos critérios necessários para receber o auxílio.

A tecnologia de fato é um facilitador desse processo, podendo analisar milhões de dados ao mesmo tempo. No entanto, por inúmeros fatores, essa operação apresentou falhas técnicas e burocráticas, sem conseguir atender com eficiência a alta demanda de cadastros. Sendo assim, a medida aponta para dois pontos deficitários no governo brasileiro: a falta de infraestrutura de tecnologia e de unidade entre os documentos de identificação do cidadão.

Uma pesquisa do IBGE mostra que uma em cada quatro pessoas no Brasil não tem acesso à internet e, entre 193 países, somos o 44º do mundo em oferta de governo digital. Com esse panorama, é imprescindível aprendermos com ações positivas e eficazes que têm sido adotadas por outras nações para mudarmos esse cenário desastroso. A Índia, por exemplo, soube agir muito rapidamente na crise e estabeleceu medidas para ganhar tempo e se preparar com recursos, testes e leitos hospitalares.

O segredo dessa agilidade é o fato de que todos os cidadãos no país possuem uma identificação digital única que, além de reduzir a burocracia e aumentar a praticidade, ainda fortalece a segurança de dados e a autonomia do indivíduo sobre suas informações. Trata-se do maior programa de identificação do mundo, chamado Aadhaar, e foi implementado em um cenário muito parecido com a realidade brasileira.

O sistema é a base do maior programa de transferência de renda em operação atualmente. Por meio dele, o governo indiano lançou muitas iniciativas para ajudar os cidadãos durante a pandemia, transferindo dinheiro diretamente em suas contas. Isso foi possível agora graças à infraestrutura visionária, criada nos últimos dez anos, usando integralmente linguagens e códigos abertos e reunindo lideranças do sistema público e da iniciativa privada.

A inscrição dos indivíduos no sistema era simples e rápida, podia ser feita em 15 minutos, informando nome, endereço, data de nascimento, sexo e biometria (fotografia, impressões digitais e íris). Essa última foi fator determinante para impedir duplicatas e demandou uma tecnologia de ponta para cumprir com o desafio de armazenar informações de 1 bilhão de pessoas.

Na época, a implementação e cadastro de toda a população durou anos, mas com a tecnologia disponível hoje, qualquer país que deseje aplicar esse exemplo não enfrentará problemas. No total, foram cadastrados digitalmente mais de 1,2 bilhão de cidadãos em menos de uma década - relativamente essa implementação poderia ser feita em dois anos com a população do Brasil.

Por aqui, sofremos com a multiplicação de registros: temos inúmeros documentos de identificação, como RG e CNH, carteira de trabalho, título de eleitor, entre outros, emitidos por órgãos distintos. É possível, por exemplo, ter um RG por Estado, o que leva a possíveis fraudes e distorções. E o mesmo acontece na esfera digital - ainda falta um sistema que reúna as informações necessárias para a oferta dos serviços públicos em escala nacional.

Na Índia, por exemplo, o sistema permitiu o repasse dos recursos para mais de 100 milhões de famílias necessitadas em poucos dias, sem filas ou confusões. Aqui, o governo vem enfrentando muitas dificuldades para transferir o Auxílio Emergencial para cerca de 80 milhões de brasileiros por conta da falta de planejamento.

Importante ressaltar que, indo além da pandemia, o cadastro único também pode ser eficiente no combate à corrupção. Na Índia, com o sistema de identidade digital, houve uma enorme inclusão dos cidadãos no sistema bancário, o que possibilitou transações virtuais, controladas e registradas.

Assim, podemos dizer que o investimento em tecnologia é uma das maneiras mais efetivas para ajudar os países em desenvolvimento a superar suas dificuldades. É nesse contexto de crise que surge a oportunidade discutir, planejar e implementar soluções eficientes para agora e para o futuro. Hoje, um governo analógico e desconectado perde a capacidade de governar. A inovação é chave para transformar a desigualdade em oportunidade.

*Claudio Elsas é country manager da Infosys Brasil

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