IMEC Tech Forum homenageia Irwin Jacobs

jacobs_etc-.jpgPor Ethevaldo Siqueira - Com a contribuição de Rick Merritt, do EEtimes, e do IMEC Tech Forum, de Antuérpia

07/06/2018 - Irwin Jacobs, da Qualcomm é uma personalidade respeitada em todo o mundo por sua contribuição aos setores de microeletrônica e de comunicações móveis.

Nesta foto, feita em janeiro passado, eu o cumprimentava, durante o CES de Las Vegas. Conheço-o há mais de 20 anos e com ele aprendi muito sobre os avanços da tecnologia digital.

À esquerda o jornalista Ethevaldo Siqueira e à direita Irwin Jacobs, o fundador da Qualcomm, durante o CES de Las Vegas em 2018

 Ao ser homenageado pelo conjunto de sua obra pelo IMEC Tech Forum, em Antuérpia, Bélgica, nos dias 23 e 24 de maio de 2018, o fundador da Qualcomm, Irwin Jacobs, compartilhou seus pontos de vista sobre as perspectivas da empresa que ele fundou e o estado atual da indústria de semicondutores.
Luc Van den Hove, presidente e CEO do IMEC, resumiu o perfil do fundador da Qualcomm, com as seguintes palavras:

“Irwin Jacobs tem dado muitas contribuições tecnológicas e estabelecido os fundamentos para a criação das comunicações móveis e dos mercados que conhecemos hoje. A Qualcomm desenvolveu duas vias de comunicação: a) via satélite móvel e b) sistemas de rastreamento, que são considerados os mais avançados do mundo.

Jacobs foi pioneiro em tecnologia de propagação do espectro e de sistemas que utilizam a tecnologia CDMA, hoje um padrão digital para as comunicações de telefonia celular. Juntas, essas tecnologias trouxeram novas perspectivas para as comunicações móveis e para o mercado consumidor global. "

Irwin Jacobs começou sua carreira primeiro como assistente e, em seguida, professor adjunto de Engenharia Elétrica no MIT (Massachusetts Institute of Technology) e, mais tarde, como professor de Ciências da Computação e Engenharia na Universidade da Califórnia, em San Diego. No MIT, ele foi coautor dos Princípios de Engenharia de Comunicação, um livro didático ainda em uso. Irwin Jacobs começou sua vida corporativa como cofundador da Linkabit, que desenvolveu dispositivos de criptografia por satélite.

Em 1985, ele foi um dos fundadores da Qualcomm, da qual foi CEO até 2005 e Presidente até 2009. Seus inúmeros prêmios incluem a Medalha Nacional de Tecnologia, o Prêmio Marconi, e a medalha Carnegie de filantropia. Suas honras incluem nove graus honorários, incluindo Doutor em Engenharia pela Universidade Nacional de Tsing Hua, Taiwan.

Opiniões sobre o quadro atual da Qualcomm

Em sua entrevista no IMEC Tech Forum, Jacobs foi bombardeado de perguntas sobre as mudanças ocorridas na Qualcomm, a começar da venda da Centriq, empresa que ele criou, e cuja venda o desagradou profundamente.

Na realidade, a venda da Centriq foi parte de uma estratégia de redução de custos de bilhões de dólares que provavelmente poderá ser a característica dominante da empresa se sua fusão com a NXP, anunciada em outubro de 2016, se concretizar, como agora se espera. A decisão de venda da Centriq ocorreu apenas algumas semanas após a Qualcomm ter escapado de uma oferta hostil da Broadcom, que teria feito cortes semelhantes.

Como se sabe, o governo norte-americano vetou a aquisição da Qualcomm pela gigantesca Broadcom, de Cingapura.

Surpreendentemente, a administração também demitiu seu presidente e ex-diretor executivo, Paul Jacobs, filho de Irwin. Dado todo o drama, Irwin tinha todos os motivos para reagir negativamente e discordar da medida, mas não o fez, na entrevista concedida no Imec Tech Forum,

Embora aposentado em tempo integral, Jacobs é tão otimista quanto enérgico, como sempre. "Você tem que recuar e deixar as pessoas administrarem as coisas", disse.

Saiba mais aqui:

Comentário (0) Hits: 715

Vivo explica expressões do Hino Nacional

vivo_hino_ivete.jpgPublieditorial
05/06/2018 - Operadora cria uma plataforma digital na qual Ivete Sangalo e outras 15 personalidades cantam e explicam o significado das palavras que mais confundem os torcedores

No momento em que o Hino Nacional toca antes da bola rolar, milhões de brasileiros se conectam na emoção de ver o país representado pelos jogadores. A letra, que ressalta as virtudes da nação, traz palavras pouco usuais e muitas metáforas. Para engajar ainda mais os torcedores, a Vivo convidou Ivete Sangalo e mais quinze personalidades de diversas áreas para cantar o Hino e explicar o significado destas expressões. Veja aqui

Para tanto, criou uma plataforma digital na qual o torcedor poderá acessar um vídeo com os 16 convidados cantando o Hino, que é acompanhado por uma legenda interativa destacando as palavras que mais geram confusão como: Raios fúlgidos, Impávido Colosso, Lábaro que ostentas estrelado, Se o penhor dessa igualdade, Um raio vívido, brado retumbante, entre outras.

Entre os convidados estão personalidades como Ivete Sangalo, Gabriel Jesus, Paulinho, Pelé, Lucas Oliotti – Teddy, Thaynara OG entre outros. De forma didática as celebridades contam e cantam, cada um do seu jeito, o significado das palavras inseridas em cada trecho da letra do Hino.

A iniciativa reforça o posicionamento da Vivo na educação, setor em que está presente há quase 19 anos com a Fundação Telefônica Vivo. A companhia acredita na inovação educativa como forma de inspirar novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil.

Por meio da Fundação, a empresa investe continuamente na formação de professores e no desenvolvimento e aplicação de novas metodologias de ensino-aprendizagem, beneficiando diretamente cerca de 750 escolas e milhares de educadores da rede pública no Brasil com conteúdo diferenciado e ferramentas tecnológicas. Dessa forma, a empresa colabora com a preparação da nova geração e, consequentemente, investe no futuro do país.

Clique aqui e assista aos vídeos

"O Hino é uma das maiores formas de conexão dos brasileiros com a nação. É um momento como nenhum outro de patriotismo. Acreditamos que, ao mostrar o significado das palavras e das metáforas usadas na canção, os brasileiros cantarão o Hino com ainda mais emoção e orgulho. A plataforma tem um cunho didático e queremos deixar um legado da nossa parceria com a Seleção Brasileira de Futebol", explica a diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, Marina Daineze.

"A tecnologia é uma aliada na educação, especialmente quando utilizada de forma orientada, uma vez que desperta o interesse do aluno e estimula a busca pelo conhecimento. A utilização de uma plataforma digital para simplificar as palavras do Hino Nacional, tão presente durante um evento como o mundial, é, sem dúvida, uma estratégia muito assertiva, além de ser iniciativa relevante para toda a sociedade, já que que muitos de nós não compreendemos todas as palavras do Hino", explica Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Telefônica Vivo.

Carlinhos Brown também faz parte dessa ação da Vivo

Filme Fúlgido

Para engajar a torcida a acessar a plataforma, a Vivo estreia o filme Fúlgidos. Sob o conceito criativo #cantejunto, o filme brinca com a situação que motivou a criação da campanha. Nele, um menino fica inquieto ao ler sobre uma palavra que até então desconhece: "fúlgido". Curioso, ele vai atrás de respostas e recorre a sua família, que também não sabe a resposta.

E é somente através da tecnologia que o menino descobre e entende, finalmente, o que há por trás de uma da palavra e assim pode cantar o Hino com ainda mais emoção e orgulho da Seleção. Para entender o que é fúlgido e cantar junto como no filme, confira: https://www.youtube.com/watch?v=LXM5rhfxsCE

Sophie Schonburg, Diretora Executiva da agência África comenta sobre o legado que a campanha visa deixar para a Copa: "é somente partindo de uma verdade humana que vamos deixar muito mais do que uma campanha na memória das pessoas. Queremos, Vivo e África, deixar um legado: fazer com que os brasileiros cantem o Hino sabendo o real significado".

Além do filme, também serão realizadas ações nas redes sociais brincando com as palavras e chamando as pessoas para a plataforma. O mobiliário urbano também fará essa provocação.

Comentário (0) Hits: 747

Clientes da Vivo usam 147% mais internet no exterior

vivo_exterior.jpg14/06/2018 - Segundo a operadora, a estratégia que simplificou ofertas para tornar mais fácil usar o celular no exterior, contribuiu para avanço do roaming internacional na comparação com o mesmo período de 2017

No primeiro trimestre de 2018, a Vivo registrou aumento de 147% no uso de internet móvel fora do Brasil e de 34% no número de clientes que usam o celular no exterior, em comparação com o mesmo período de 2017. Os cinco principais destinos onde o roaming internacional da Vivo é usado são Estados Unidos, Argentina, Chile, México e Paraguai. E, ao que tudo indica, a Rússia deve entrar nessa lista em 2018. Antes mesmo do principal evento esportivo global começar, a Vivo já registra alta no uso de internet móvel por seus clientes na Rússia – no mês de abril, houve aumento de 486% em comparação à média do primeiro trimestre, e este percentual deve crescer ainda mais nos próximos meses.

“Nos últimos dois anos, adotamos uma estratégia comercial para simplificar e tornar mais fácil o uso do celular no exterior. Aliado a isso, as grandes competições esportivas são um catalisador para o maior uso de roaming internacional, antes, durante, e depois dos eventos. Observamos isso tanto na África do Sul, em 2010, quanto em Londres, em 2012, especialmente no uso de internet móvel, e devemos observar também na Rússia”, afirma Gustavo Nóbrega, diretor de marketing móvel da Vivo.

Um exemplo dessa estratégia é a criação da Diária Vivo Travel, com a qual o cliente ganhou total controle e previsibilidade de gastos com roaming internacional. A Diária Vivo Travel reúne diferentes serviços (4G, voz, Wi-Fi e SMS), por um valor fixo que é cobrado por dia e apenas quando o cliente utiliza o celular no exterior (R$ 39,99, para destinos nas Américas e Europa, e R$ 59,99, para demais destinos). Além disso, o cliente ganhou ainda facilidade de uso, pois a Diária Vivo Travel não precisa ser contratada previamente, basta usar o celular fora do Brasil e a oferta é ativada, automaticamente.

De acordo com a Vivo, outra iniciativa que contribuiu para o aumento no uso de roaming internacional foi incluir o roaming internacional como benefício gratuito em suas ofertas. Atualmente, os assinantes de planos Vivo Família a partir de 15GB (titular e dependentes) têm, cada um, sete diárias Vivo Travel por ano para usar o celular no exterior gratuitamente; e os clientes do plano Vivo V têm 7 diárias Vivo Travel grátis, por mês, para usar o roaming internacional em mais de 200 destinos do mundo. Esse benefício é concedido automaticamente, sem que o cliente precise fazer qualquer tipo de solicitação.

E, com a proximidade do principal evento esportivo global, a Vivo anunciou outra ação inédita. Clientes das categorias V e Platinum do Vivo Valoriza, programa de relacionamento da Vivo, que apoiarão a Seleção Brasileira de perto serão presenteados com roaming grátis na Rússia entre 14 de junho e 15 de julho. Assim, poderão aproveitar o melhor da viagem com conexão 4G e compartilhar os melhores momentos da jornada rumo ao hexa com seus amigos e familiares. Para usufruir do benefício, o cliente deverá baixar ou atualizar o App Meu Vivo, acessar o Menu “Valoriza” e clicar no banner de destaque da promoção. É importante que o cliente verifique se as linhas que deseja utilizar já estão desbloqueadas para uso do roaming internacional no próprio aplicativo Meu Vivo, clicando no Menu em “Roaming/Vivo Travel”.   

 

Comentário (0) Hits: 614

Vivo: banda larga e TV com Vivo Fibra em Araçatuba

fiber_ftth_vivo2.jpg06/06/2018 - A Vivo anuncia a chegada de sua rede de fibra (FTTH) de última geração à cidade de Araçatuba, no interior do estado de São Paulo. Com planos de banda larga de até 300 Mega, a oferta da empresa atenderá tanto cliente residencial quanto empresas de todos os portes nos 42 bairros que serão atendidos. Araçatuba faz parte do cronograma de cidades selecionadas pela Vivo para receber rede de fibra em 2018.

A Vivo também fornecerá serviço de TV por assinatura pela mesma rede de fibra, o IPTV, com melhor qualidade de imagem, som e conectividade. A TV por assinatura da Vivo é líder em canais HD e todos os pacotes contam com uma plataforma de vídeo sob demanda com mais de 18 mil títulos (gratuitos e pagos), incluindo filmes, séries de sucesso e programas de TV para assistir quando e onde quiser.

"Estamos trazendo para Araçatuba o mais moderno que há em internet para a cidade, tudo para que os cidadãos tenham a melhor experiência. Os usuários poderão jogar online, ver vídeos em alta resolução, trocar documentos e arquivos, além de usar aplicativos que exigem muita banda com mais velocidade, além de estabilidade para conectar vários dispositivos ao mesmo tempo", explica o diretor regional da Vivo em São Paulo, João Truran.

Serviços residenciais

De acordo com a operadora, os clientes poderão usufruir da conexão da Vivo de forma completa: banda larga residencial (com planos de até 300 Mega), TV por assinatura e telefone fixo. Ao adquirir Vivo Fibra no combo com voz, o usuário que optar por contratar planos de 50 Mega e 100 Mega ganhará, por 12 meses, o dobro da velocidade selecionada. Assim, na aquisição de Vivo Fibra 100 Mega mais plano de voz, por exemplo, o cliente terá velocidade de 200 Mega por um ano.

No combo com Banda Larga (100 Mega), TV por assinatura (Super HD) e telefone fixo (ilimitado fixo/móvel local), a banda larga sairá de R$ 124,99/mês por apenas R$99,99/mês por 12 meses. O valor total deste combo é R$ 209,88/ mês por 12 meses. Após o período promocional sai por R$ 274,88/mês.

Clientes Vivo Fibra ainda receberão um bônus de até 10 GB, todo mês, nos planos de celular Vivo.

Apps para ter autonomia

O cliente Vivo Fibra – residencial e corporativo – conta o Vivo Smart Wi-Fi: por meio de um app o cliente turbina a rede Wi-Fi, decide para quem e quando sua banda larga estará disponível e cria uma rede exclusiva para seus convidados (com nome e senha diferentes). Tudo com apenas alguns toques na tela do celular, de forma fácil e gratuita.

Além disso, os clientes dos serviços fixos residenciais já podem solucionar questões técnicas por meio do Meu Vivo Fixo, com autonomia e de forma remota, diretamente pelo celular. Tudo por meio do app, que é gratuito e disponível para Android e iOS. Todas as funcionalidades do app também podem ser acessadas pelo portal: www.vivo.com.br/meuvivo

Serviços corporativos

Para os clientes corporativos, o portfólio - que atende empresas de todos os portes – também inclui banda larga de até 300 Mega, serviços de telefonia fixa, mobilidade, acesso dedicado à internet, além de soluções de TI como informática, segurança gerenciada e soluções de cloud computing.

Como oferta de lançamento, estarão disponíveis pacotes com condições especiais. O plano empresarial com velocidade de 100 Mega de Internet terá por 12 meses o valor de R$ 99,99 e, quando adquirido com plano de Voz ou Voz + TV, receberá o dobro da velocidade contratada, após esse período a banda largar voltará ao valor original de R$ 114,99. Também é possível adquirir planos de voz com chamadas ilimitadas para qualquer linha fixa ou móvel, da mesma cidade ou Brasil.

Além destes benefícios, o cliente corporativo tem acesso a ofertas exclusivas "Vivo Total": Vivo Fixo + Internet fibra e Vivo Móvel. Com planos a partir de R$ 205,99 o cliente tem 1 linha Fixa Ilimitada Nacional, Banda Larga de 100 Mega e 1 linha móvel ilimitada com 5GB de franquia de dados, e ainda conta com condições especiais para aparelhos.

Também estão disponíveis ofertas com preços exclusivos com o "Vivo Soluciona TI", uma solução completa de informática com locação de equipamento, manutenção, seguro e antivírus, com parcelas fixas mensais a partir de R$ 90,99.

Cobertura

Os bairros que serão contemplados com a rede de fibra da Vivo são: Saudade, Jardim Nova Yorque, Parque Baguaçu, Vila Estádio, Jardim Brasília, Vila São Paulo, Jardim Sumaré, Vila Bandeirantes, Icaray, Bairro das Bandeiras, Morumbi, Vila Nova, Jardim do Prado, Vila Carvalho, São Joao, Centro, Vila Mendonca, Vila Santo Antonio, Santa Luzia, Casa Nova, Alto da Boa Vista, Palmeiras, Monte Carlo, Jardim América, Jardim Aclimação, Planalto, Vila Industrial, Presidente, Jardim Brasil, Boa Vista, Novo Paraiso, Amizade, Parque Res. Aeroporto, Paraiso, São Vicente, Rosele, Dona Amélia, Ipanema, Jardim das Oliveiras, São Joaquim, Santana e Aviação.

Para adquirir os produtos e serviços da Vivo, o cliente pode acessar o site www.vivo.com.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento no 103 15. É possível comprar também nas lojas e revendas Vivo ou contatar um dos agentes autorizados na cidade. Em Araçatuba os usuários podem experimentar os serviços na loja própria da Vivo, na Rua Marechal Deodoro, 246 Loja 4 a 8 e nas revendas autorizadas no Shopping Praça Nova, na Rua Carlos Pereira da Silva, 6000, na loja Speed Telecomunicações, na Rua Carlos Gomes, 134 e na loja Enterprise Telecom, na Rua Duque de Caxias, 225.

Comentário (0) Hits: 717

Rede 4G já chega a 4 mil municípios brasileiros

v06/06/18 – As redes de 4G de telefonia celular e internet móvel já estão disponíveis em 4.004 municípios brasileiros, onde moram 94% da população do País. Essa cobertura é quase quatro vezes superior à obrigação estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, de 1.079 municípios.

De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), no mês de abril foram ativados 2,1 milhões de novos chips de 4G, alcançando ao todo 112,4 milhões de acessos de quarta geração.  No período de 12 meses, entre abril de 2017 e abril deste ano, foram ativados 38 milhões de novos acessos, um crescimento de 52% no período.

A cobertura de 3G, por sua vez, está em 5.266 municípios, onde moram 99,2% da população brasileira. Desde abril de 2017, 250 novos municípios receberam as redes de 3G. Ao todo, o número de acessos 3G chega a 75 milhões no País. A cobertura 3G também ultrapassa em muito a obrigação atual, que é de 3.917 municípios.

No total, o Brasil já conta com 206,4 milhões de acessos à internet pela rede móvel. Considerados os acessos fixos e móveis, os dados de abril mostram um total de 236,3 milhões de acessos no País. Destes, 29,9 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 9,6% em 12 meses, com 2,6 milhões de novos acessos.

Comentário (0) Hits: 1142

“Telebras vai manter o contrato com a Viasat”

kassab_2.jpgAna Paula Lobo, Convergência Digital
06/06/2018 - ”Não há nenhuma possibilidade de romper o contrato com a Viasat e fazer um novo leilão para o uso do satélite e para o programa Internet para todos", afirmou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, Gilberto Kassab, ao ser indagado sobre a disputa judicial, que está no Supremo Tribunal Federal, durante a sua participação no Encontro Nacional da Abrint 2018, em São Paulo, nesta terça-feira, 05/06.

Kassab insistiu que a Telebras vai manter a sua posição na Justiça - mesmo sofrendo derrotas seguidas. Segundo o ministro, há a convicção que tudo que foi feito está correto e a estatal vai reverter as decisões contrárias à companhia.

Com relação ao projeto Internet para Todos, no entanto, o ministro adotou um tom conciliador. Assegurou que é possível recuperar esse tempo 'perdido' com a disputa judicial. "O projeto vai andar", sustentou. A questão é que a Telebras já desativou conexões instaladas em Roraima com as antenas Vsats da Viasat, por conta da multa de R$ 5,1 milhões imposta pela Justiça do Amazonas.

Com relação ao GESAC, projeto para o governo federal de inclusão digital via satélite, hoje, prestado por um consórcio de teles- Embratel, Oi e Telefônica - Kassab não quis se comprometer. Sem o SGDC funcionando, há a negociação para fazer um aditivo e prorrogar o contrato e, assim, assegurar os serviços prestados. "Não há ainda posição fechada. Tudo está sendo estudado", completou Kassab.

Comentário (0) Hits: 591

newsletter buton