TV analógica em Goiânia termina dia 31 de maio

juarez_quadros2.jpg12/04/2017 - Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12/4), na capital do Estado de Goiás, o presidente da Anatel Juarez Quadros confirmou que as transmissões da TV analógica terminam dia 31/5 em Goiânia. Perguntado sobre a possibilidade de adiamento do término das transmissões analógicas, afirmou que "não adiamos São Paulo, não adiamos Brasília e Goiânia tem de estar preparada".

Participaram da coletiva, o conselheiro da Anatel Leonardo de Morais, o gerente regional da Anatel no Estado de Goiás, José Afonso Cosmo Júnior, o Secretário Municipal de Goiânia, Samuel Almeida, e o diretor-executivo da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (conhecida como Seja.Digital) Antônio Carlos Martelleto.

O presidente da Anatel ressaltou ainda que a TV Digital permitirá uma melhor qualidade de som e imagem ao telespectador e destacou a experiência de Brasília que conta unicamente com transmissão digital na TV Aberta. Quadros entregou o kit de número 150.000 da TV digital para a dona de casa Tercília Martins de Godoi, de 75 anos, na Agência dos Correios do Setor Central de Goiânia.

No total, devem ser distribuídos 280 mil kits (compostos por conversor de sinal e antena UHF) para Goiânia e mais 28 municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis,  Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas , Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Além dos kits, as famílias beneficiadas pelos programas sociais do governo recebem treinamento para funcionamento e a instalação dos equipamentos. Martelleto, também apresentou dados gerais sobre a instalação dos kits. A Anatel e EAD estão trabalhando para que nos próximos dois anos todo o país conte com transmissão exclusivamente digital na TV Aberta. O beneficiário pode agendar a retirada do kit gratuito no portal www.sejadigital.com.br e buscar o equipamento nos pontos de distribuição informados pela Seja.Digital.

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4G alcança 67 milhões de acessos em fevereiro

banda_projeto.jpg10/04/2017 - O crescimento é de 120% em relação ao mesmo mês do ano passado

O número de acessos em banda larga 4G chegou a 67 milhões em fevereiro de 2017, apresentando crescimento de 120% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a banda larga larga móvel como um todo, considerando também os acessos 3G, fechou fevereiro com 196,4 milhões de acessos. Desde fevereiro de 2016, 37 milhões de novas conexões 4G foram ativadas.

O número de municípios com cobertura 4G no Brasil cresceu ainda mais, com apliação de 254% em relação a fevereiro do ano passado. Ao todo, as redes de quarta geração estão instaladas em 1.691 municípios. A cobertura atual supera em mais de cinco vezes a meta de expansão definida nos editais, de 288 municípios. Com esse crescimento, o 4G já alcança cidades onde moram 74% dos brasileiros.

As redes de 3G, por sua vez, já estão instaladas em 4.994 municípios, que concentram 98% da população brasileira. Também no 3G a cobertura atual supera a meta atual, que é de 3.668 municípios.

Consideradas a banda larga fixa e móvel, os dados de fevereiro de 2017 mostram um total de 223,3 milhões de acessos no País. Destes, 26,9 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 5% desde fevereiro do ano passado, com 1,3 milhão de novos acessos.

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SpaceX reutiliza foguete com sucesso

spaceX.jpg31/03/2017 - A SES anuncia que o satélite SES-10 foi colocado em órbita com sucesso a bordo de um foguete orbital reutilizado (que já havia sido usado em um lançamento anterior e retornado com sucesso à terra) Falcon 9 da SpaceX, às 19h27, partindo do Kennedy Space Center, Florida. O SES-10 é o primeiro satélite comercial geoestacionário lançado em um foguete já comprovado em voo anterior.

Com uma carga útil de banda Ku de 55 transponders (cada um equivalente a 36MHz), dos quais 27 são incrementais, o veículo espacial multitarefas é o primeiro satélite da SES totalmente dedicado à prestação de serviços para a América Latina, incluindo o Brasil. Os feixes flexíveis de alta potência do SES-10 aumentarão a capacidade da SES na região, fornecendo transmissão para lares e empresas, e serviços de mobilidade.

O SES-10 vai substituir a capacidade fornecida atualmente por outros satélites da SES na posição 67 graus Oeste, além de aumentar a capacidade para o México, América Central, América do Sul e o Caribe.

Conforme acordo com a Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), o satélite irá operar como o Simón Bolivar 2 da Comunidade Andina, fornecendo capacidade de satélite para cada país andino. O projeto de satélite Andino vem de interesses dos Estados-membros de ter uma rede de satélite comum aproveitando os recursos Andinos do espectro a 67 graus oeste.

“O sucesso do lançamento do SES-10, na primeira missão da SpaceX com um foguete com comprovação de voo, abre uma nova era para voos espaciais. Temos orgulho da parceria com a Space X nessa jornada de inovação e uso de foguetes reutilizáveis, que aumentarão a eficiência do acesso ao espaço, em termos de custo e gerenciamento da fila de espera de lançamentos ”, diz Martin Halliwel, Diretor de Tecnologia da SES. “A capacidade adicional oferecida pelo SES-10 é ideal para o fornecimento de serviços de televisão, com melhor qualidade de imagem, além de serviços de banda larga mais rápidos – ambos serão aproveitados por milhões de pessoas na América Latina e no Caribe”.

“Estamos muito felizes com o lançamento bem-sucedido de um voo Falcon 9 reutilizado. Este é um marco histórico no caminho para a reutilização rápida e completa”, disse Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX. “Estamos satisfeitos por ter realizado este marco com a SES, que sempre apoiou a SpaceX ao longo dos anos”.

O SES-10 foi construído pela Airbus Defence and Space com base na plataforma Eurostar E3000. O satélite irá utilizar um sistema de propulsão elétrica a plasma para manobras em órbita e um sistema químico para entrada inicial em órbita e algumas manobras em órbita.

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Jeff Bezos poderá levar turistas ao espaço até 2018

jeff_besos2.jpg10/04/2017 - Os assentos são confortáveis, descontraídos e com apoios para a cabeça. As paredes são brancas, acolchoadas e há alças em todo lugar para que os astronauta possam se apoiar, segundo explica interessante reportagem do The Washington Post.

Mas são as janelas que definem a espaçonave que Jeffrey P. Bezos apresentou na última quarta-feira (05/04) em uma conferência no Simpósio Espacial, nos EUA. Bezos disse que até 2018 sua empresa espacial, a Blue Origin planeja começar a levar clientes ao espaço, após um rigoroso programa de testes. Por cerca de quatro minutos e a 62 milhas de altura, eles irão experimentar a sensação da gravidade e observar a curvatura da Terra.

"Todo mundo diz que quando você viaja para o espaço, essa experiência muda você", disse Bezos, o fundador da Amazon.com e proprietário do The Washington Post. "Todos os astronautas voltam com histórias como essa. É muito especial ver a Terra, e ver a fina camada da atmosfera."

A Blue Origin é uma das várias empresas que buscam diminuir o custo do acesso ao espaço e desvirtuar o que Bezos disse que poderia se tornar a "idade de ouro do espaço". Além da Blue Origin, o SpaceX de Elon Musk realizou vários feitos, como se tornar o primeiro empreendimento comercial a voar uma espaçonave para a Estação Espacial Internacional. Na semana passada, a SpaceX tornou-se a primeira empresa a reutilizar um foguete que já havia sido lançado.

Crédito: Christian Davenport

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TV paga tem queda de assinantes em fevereiro

tv_digital.jpg27/03/2017 - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou em fevereiro de 2017 um total de 18.605.152 assinantes de TV paga no Brasil, o que corresponde a uma diminuição de 95.161 assinantes em comparação com janeiro de 2017, menos 0,51%. Dos grupos acompanhados pela Agência, a Oi, Cabo e Sky/AT&T apresentaram crescimento de 1,24%, 0,65% e 0,01% respectivamente. Todos os outros grupos apresentaram redução.

Nos últimos doze meses, a redução foi de 382.833 assinantes, menos 2,02%. Neste período, a Oi apresentou crescimento de 13,43% com mais 158.029 assinantes e também a Cabo com crescimento de 4,28% com mais 2.131 assinantes. Todos os outros grupos apresentaram redução, destaque para a Blue com queda de 32,23%, redução de 47.729 assinantes.

Em relação às tecnologias, entre janeiro e fevereiro de 2017, nenhum tipo apresentou crescimento. No entanto, em 12 meses, a fibra ótica apresentou crescimento de 25,69% com a entrada de 45.130 assinantes. Todos os outros serviços apresentaram queda, em termos absolutos a maior redução foi registrada por usuários de satélite, menos 319.303 assinantes (-2,91%).

Nos estados brasileiros, no último mês Sergipe liderou a redução percentual nos números de usuários de TV paga, menos 3,67%, seguido por Pernambuco com redução de 1,58% e Bahia com menos 1,15%.

Nos últimos doze meses, Pernambuco liderou a redução percentual nos assinantes no país, menos 8,38%, seguido de Piauí com queda de 8,15% e Rondônia com menos 7,37%. Lideraram o crescimento da TV paga no Brasil os estados do Piauí com 8,15%, Maranhão com 5,23% e Pará com 2,76% de aumento no número de assinantes.

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Anatel registra queda de 18% nas reclamações

app_smartphone.jpg17/03/2017 - As reclamações dos consumidores registradas nos canais de atendimento da Anatel, entre eles o call center e a  internet,  caíram no mês de fevereiro, em relação ao mês anterior. No mês de fevereiro, a Agência registrou um total de 270 mil reclamações, volume 18% inferior ao registrado no mês anterior e 22% abaixo do registrado no mês de fevereiro de 2016. O  feriado de Carnaval, no mês em questão foi um evento que impactou no resultado.

O maior problema apontado pelos usuários foi cobrança do serviço móvel pessoal pós-pago, que representou 51,68% do total das reclamações. Em seguida estão as reclamações quanto a crédito pré-pago com 51,07%. Outras modalidades bastante reclamadas foram: qualidade, funcionamento e reparo da telefonia móvel (48,48%), cobrança de TV por assinatura (44,63%) e cobrança da telefonia fixa (37,02%).

A modalidade de serviços mais reclamada foi relacionada à telefonia móvel pós-paga que recebeu 33,94% do total de reclamações (91.172 queixas). Em seguida, cerca de 23,53% (63.219 reclamações) reclamaram dos serviços de telefonia fixa;  15,66%  (42.075 reclamações) foram sobre o serviço de banda larga fixa; 13,96% (37.503 reclamações) reclamaram da telefonia móvel pré-paga e 12,90% (34.656 reclamações) da TV por assinatura.   

No mês de fevereiro, a empresa que mais recebeu reclamações foi a Oi com 74.905 queixas, em seguida ficou a Vivo com 68.135 reclamações, a TIM com 42.839 queixas, a Claro com 33.670 reclamações, a NET com 24.469 queixas, a Sky com 13.070 reclamações, a Nextel com 8.645 reclamações, a Algar com 775 queixas e por último a Sercomtel com 67 reclamações. A respeito de TV por assinatura, a Anatel recebeu 2.144 queixas contra a Sky e 11.045 reclamações quanto a NET.

A Oi tem apresentado melhora em seus totais de registro. Em fevereiro de 2017 a Anatel registrou 34.874 reclamações quanto à telefonia fixa da operadora, o que significou uma queda de 13,5% em relação a janeiro de 2017 e 39% em relação a fevereiro de 2016.

Registro das reclamações

A central de atendimento telefônico da Anatel funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 20h. Para fazer a reclamação, o usuário deve ligar para 1331. Pessoas com deficiência auditiva ou da fala devem ligar para 1332 de qualquer telefone adaptado.

Outro serviço de atendimento é o aplicativo "Anatel Consumidor", que permite ao usuário registrar e acompanhar, em celulares e tablets, as reclamações feitas contra as prestadoras de telecomunicações. O app está disponível para os sistemas Android, iOS (Apple iPhone) e Windows Phone e pode ser baixado nas lojas de aplicativos de forma gratuita.

O usuário também pode utilizar o "Fale Conosco" que é o serviço disponível no site da Anatel, onde o consumidor pode registrar suas reclamações via internet.

A Anatel disponibiliza ainda em cada capital brasileira uma "Sala do Cidadão" para o consumidor que tiver dificuldades em realizar o registro de sua solicitação por outros meios. As solicitações na Sala do Cidadão são realizados por meio do preenchimento de formulário.

É importante que o consumidor tente primeiro resolver o seu problema nos canais de relacionamento da própria prestadora, seja por telefone ou pela internet, porque a empresa tem a obrigação de atender bem ao consumidor.  A Agência deve ser procurada caso a prestadora não resolva a situação. Por isso, o consumidor precisa anotar os números de protocolos de atendimento informados pela empresa.

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