Reclamação em Telecom cai 16,1% em 12 meses

telecom_ruim.jpg18/04/2017 - No mês de março de 2017 foram registradas 323,4 mil reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), queda de 16,1% na comparação com março de 2016.  Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução: a telefonia móvel, com 153,1 mil reclamações (-8,0%), a telefonia fixa, com 74,2 mil (-27,5%), a banda larga fixa, com 49,0 mil (-20,0%), e a TV por Assinatura, com 45,4 mil (-16,2%).

Empresas - Com exceção da TIM, que com 48,7 mil de reclamações em março de 2017 apresentou aumento de 13,8% nos últimos 12 meses, todas as outras prestadoras na telefonia móvel registraram queda: Nextel, com 10,1 mil (-22,2%), Oi, com 20,9 mil (-17,2%), Claro, com 34,3 mil (-14,8%), e Vivo, com 38,7 mil (-13,6%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela Agência apresentaram redução em março de 2017 quando comparado com março de 2016: Oi, com 40,7 mil reclamações (-35,9%), Vivo, com 22,4 mil (-16,8%) e NET/Claro, com 9,4 mil (-12,1%).

Na TV por Assinatura, a Vivo com 3,1 mil de reclamações apresentou aumento de 10,2% nos últimos 12 meses enquanto todas as outras registraram redução: Sky, com 17,3 mil de reclamações (-22,6%), Net/Claro, com 19,7 mil (-12,0%), e Oi, com 4,8 mil (-18,8%).

Destaque-se que as emissoras SBT, Record e Rede TV! decidiram descontinuar a transmissão de seus sinais digitais para as prestadoras de TV por Assinatura. Esse fato gerou, entre os dias 29 e 31 de março de 2017, o registro de aproximadamente mil reclamações junto à Anatel.

Na banda larga fixa, unicamente a Net apresentou elevação nas reclamações nos últimos 12 meses, com 7,4 mil (+5,0%). Oi registrou 22,3 mil reclamações (-35,5%) e Vivo 14,6 mil (-5,7%).  

UFs - No primeiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, o Brasil registrou uma redução de 15,2% nas reclamações dos serviços de telecomunicações. De janeiro a março de 2017 foram registradas 933,1 mil queixas contra 1.100,3 mil do primeiro trimestre de 2016.  

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal apresentaram redução nas reclamações nos primeiros três meses deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. As quedas percentuais foram lideradas pelo Amapá (-34,1%), Amazonas (-32,3%) e Rio Grande do Sul (-32,0%). São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados que apresentam os maiores volumes de reclamações, registraram menos 9.6%, menos 24,8% e menos 11,2%, respectivamente. 

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TV analógica em Goiânia termina dia 31 de maio

juarez_quadros2.jpg12/04/2017 - Durante coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (12/4), na capital do Estado de Goiás, o presidente da Anatel Juarez Quadros confirmou que as transmissões da TV analógica terminam dia 31/5 em Goiânia. Perguntado sobre a possibilidade de adiamento do término das transmissões analógicas, afirmou que "não adiamos São Paulo, não adiamos Brasília e Goiânia tem de estar preparada".

Participaram da coletiva, o conselheiro da Anatel Leonardo de Morais, o gerente regional da Anatel no Estado de Goiás, José Afonso Cosmo Júnior, o Secretário Municipal de Goiânia, Samuel Almeida, e o diretor-executivo da Entidade Administradora do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (conhecida como Seja.Digital) Antônio Carlos Martelleto.

O presidente da Anatel ressaltou ainda que a TV Digital permitirá uma melhor qualidade de som e imagem ao telespectador e destacou a experiência de Brasília que conta unicamente com transmissão digital na TV Aberta. Quadros entregou o kit de número 150.000 da TV digital para a dona de casa Tercília Martins de Godoi, de 75 anos, na Agência dos Correios do Setor Central de Goiânia.

No total, devem ser distribuídos 280 mil kits (compostos por conversor de sinal e antena UHF) para Goiânia e mais 28 municípios: Abadia de Goiás, Abadiânia, Alexânia, Anápolis,  Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Campo Limpo de Goiás, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas , Itauçu, Leopoldo de Bulhões, Nerópolis, Nova Veneza, Ouro Verde de Goiás, Pirenópolis, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

Além dos kits, as famílias beneficiadas pelos programas sociais do governo recebem treinamento para funcionamento e a instalação dos equipamentos. Martelleto, também apresentou dados gerais sobre a instalação dos kits. A Anatel e EAD estão trabalhando para que nos próximos dois anos todo o país conte com transmissão exclusivamente digital na TV Aberta. O beneficiário pode agendar a retirada do kit gratuito no portal www.sejadigital.com.br e buscar o equipamento nos pontos de distribuição informados pela Seja.Digital.

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4G alcança 67 milhões de acessos em fevereiro

banda_projeto.jpg10/04/2017 - O crescimento é de 120% em relação ao mesmo mês do ano passado

O número de acessos em banda larga 4G chegou a 67 milhões em fevereiro de 2017, apresentando crescimento de 120% em relação ao mesmo mês do ano passado. De acordo com balanço da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), a banda larga larga móvel como um todo, considerando também os acessos 3G, fechou fevereiro com 196,4 milhões de acessos. Desde fevereiro de 2016, 37 milhões de novas conexões 4G foram ativadas.

O número de municípios com cobertura 4G no Brasil cresceu ainda mais, com apliação de 254% em relação a fevereiro do ano passado. Ao todo, as redes de quarta geração estão instaladas em 1.691 municípios. A cobertura atual supera em mais de cinco vezes a meta de expansão definida nos editais, de 288 municípios. Com esse crescimento, o 4G já alcança cidades onde moram 74% dos brasileiros.

As redes de 3G, por sua vez, já estão instaladas em 4.994 municípios, que concentram 98% da população brasileira. Também no 3G a cobertura atual supera a meta atual, que é de 3.668 municípios.

Consideradas a banda larga fixa e móvel, os dados de fevereiro de 2017 mostram um total de 223,3 milhões de acessos no País. Destes, 26,9 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 5% desde fevereiro do ano passado, com 1,3 milhão de novos acessos.

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SpaceX reutiliza foguete com sucesso

spaceX.jpg31/03/2017 - A SES anuncia que o satélite SES-10 foi colocado em órbita com sucesso a bordo de um foguete orbital reutilizado (que já havia sido usado em um lançamento anterior e retornado com sucesso à terra) Falcon 9 da SpaceX, às 19h27, partindo do Kennedy Space Center, Florida. O SES-10 é o primeiro satélite comercial geoestacionário lançado em um foguete já comprovado em voo anterior.

Com uma carga útil de banda Ku de 55 transponders (cada um equivalente a 36MHz), dos quais 27 são incrementais, o veículo espacial multitarefas é o primeiro satélite da SES totalmente dedicado à prestação de serviços para a América Latina, incluindo o Brasil. Os feixes flexíveis de alta potência do SES-10 aumentarão a capacidade da SES na região, fornecendo transmissão para lares e empresas, e serviços de mobilidade.

O SES-10 vai substituir a capacidade fornecida atualmente por outros satélites da SES na posição 67 graus Oeste, além de aumentar a capacidade para o México, América Central, América do Sul e o Caribe.

Conforme acordo com a Comunidade Andina (Bolívia, Colômbia, Equador e Peru), o satélite irá operar como o Simón Bolivar 2 da Comunidade Andina, fornecendo capacidade de satélite para cada país andino. O projeto de satélite Andino vem de interesses dos Estados-membros de ter uma rede de satélite comum aproveitando os recursos Andinos do espectro a 67 graus oeste.

“O sucesso do lançamento do SES-10, na primeira missão da SpaceX com um foguete com comprovação de voo, abre uma nova era para voos espaciais. Temos orgulho da parceria com a Space X nessa jornada de inovação e uso de foguetes reutilizáveis, que aumentarão a eficiência do acesso ao espaço, em termos de custo e gerenciamento da fila de espera de lançamentos ”, diz Martin Halliwel, Diretor de Tecnologia da SES. “A capacidade adicional oferecida pelo SES-10 é ideal para o fornecimento de serviços de televisão, com melhor qualidade de imagem, além de serviços de banda larga mais rápidos – ambos serão aproveitados por milhões de pessoas na América Latina e no Caribe”.

“Estamos muito felizes com o lançamento bem-sucedido de um voo Falcon 9 reutilizado. Este é um marco histórico no caminho para a reutilização rápida e completa”, disse Gwynne Shotwell, presidente e COO da SpaceX. “Estamos satisfeitos por ter realizado este marco com a SES, que sempre apoiou a SpaceX ao longo dos anos”.

O SES-10 foi construído pela Airbus Defence and Space com base na plataforma Eurostar E3000. O satélite irá utilizar um sistema de propulsão elétrica a plasma para manobras em órbita e um sistema químico para entrada inicial em órbita e algumas manobras em órbita.

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Jeff Bezos poderá levar turistas ao espaço até 2018

jeff_besos2.jpg10/04/2017 - Os assentos são confortáveis, descontraídos e com apoios para a cabeça. As paredes são brancas, acolchoadas e há alças em todo lugar para que os astronauta possam se apoiar, segundo explica interessante reportagem do The Washington Post.

Mas são as janelas que definem a espaçonave que Jeffrey P. Bezos apresentou na última quarta-feira (05/04) em uma conferência no Simpósio Espacial, nos EUA. Bezos disse que até 2018 sua empresa espacial, a Blue Origin planeja começar a levar clientes ao espaço, após um rigoroso programa de testes. Por cerca de quatro minutos e a 62 milhas de altura, eles irão experimentar a sensação da gravidade e observar a curvatura da Terra.

"Todo mundo diz que quando você viaja para o espaço, essa experiência muda você", disse Bezos, o fundador da Amazon.com e proprietário do The Washington Post. "Todos os astronautas voltam com histórias como essa. É muito especial ver a Terra, e ver a fina camada da atmosfera."

A Blue Origin é uma das várias empresas que buscam diminuir o custo do acesso ao espaço e desvirtuar o que Bezos disse que poderia se tornar a "idade de ouro do espaço". Além da Blue Origin, o SpaceX de Elon Musk realizou vários feitos, como se tornar o primeiro empreendimento comercial a voar uma espaçonave para a Estação Espacial Internacional. Na semana passada, a SpaceX tornou-se a primeira empresa a reutilizar um foguete que já havia sido lançado.

Crédito: Christian Davenport

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TV paga tem queda de assinantes em fevereiro

tv_digital.jpg27/03/2017 - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) registrou em fevereiro de 2017 um total de 18.605.152 assinantes de TV paga no Brasil, o que corresponde a uma diminuição de 95.161 assinantes em comparação com janeiro de 2017, menos 0,51%. Dos grupos acompanhados pela Agência, a Oi, Cabo e Sky/AT&T apresentaram crescimento de 1,24%, 0,65% e 0,01% respectivamente. Todos os outros grupos apresentaram redução.

Nos últimos doze meses, a redução foi de 382.833 assinantes, menos 2,02%. Neste período, a Oi apresentou crescimento de 13,43% com mais 158.029 assinantes e também a Cabo com crescimento de 4,28% com mais 2.131 assinantes. Todos os outros grupos apresentaram redução, destaque para a Blue com queda de 32,23%, redução de 47.729 assinantes.

Em relação às tecnologias, entre janeiro e fevereiro de 2017, nenhum tipo apresentou crescimento. No entanto, em 12 meses, a fibra ótica apresentou crescimento de 25,69% com a entrada de 45.130 assinantes. Todos os outros serviços apresentaram queda, em termos absolutos a maior redução foi registrada por usuários de satélite, menos 319.303 assinantes (-2,91%).

Nos estados brasileiros, no último mês Sergipe liderou a redução percentual nos números de usuários de TV paga, menos 3,67%, seguido por Pernambuco com redução de 1,58% e Bahia com menos 1,15%.

Nos últimos doze meses, Pernambuco liderou a redução percentual nos assinantes no país, menos 8,38%, seguido de Piauí com queda de 8,15% e Rondônia com menos 7,37%. Lideraram o crescimento da TV paga no Brasil os estados do Piauí com 8,15%, Maranhão com 5,23% e Pará com 2,76% de aumento no número de assinantes.

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