Data centers não são os vilões do meio ambiente, dizem cientistas

Por Ethevaldo Siqueira
Com pesquisa do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley

Há alguns mitos que precisam ser esclarecidos sobre a suposta poluição causada pelos gigantescos data centers. Segundo dois renomados cientistas norte-americanos — Jonathan Koomey e Eric Masanet, essas acusações aos data centers não têm fundamento.

Ambos são ex-pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley. Koomey agora é analista independente, e o Masanet é professor da Universidade da Califórnia, Santa Bárbara. Masanet recebe financiamento para pesquisa da Amazon.

As pesquisas dos dois cientistas concluíram que esses enormes data centers, ávidos por energia e muitas vezes do tamanho de campos de futebol — não são os vilões ambientais assim retratados com frequência nas redes sociais e em outros lugares.

Os dois cientistas disseram que sua análise não tinha necessariamente a intenção de ser tranquilizadora, mas simplesmente queriam injetar uma dose de realismo científico na discussão pública do impacto da tecnologia no meio ambiente.

“Estamos tentando fornecer algumas ferramentas mentais e diretrizes para pensar sobre nosso estilo de vida cada vez mais digital e o impacto no consumo de energia e no meio ambiente”, disse Masanet. O título da análise deles é “Evitando armadilhas ao avaliar os impactos de energia e carbono da Internet”.

Afirmações exageradas, segundo a dupla, costumam ser esforços bem-intencionados de pesquisadores que fazem o que podem parecer suposições razoáveis. Mas eles não estão familiarizados com a tecnologia de computação em rápida mudança — processamento, memória, armazenamento e redes. Ao fazer previsões, eles tendem a subestimar o ritmo da inovação na economia de energia e como os sistemas funcionam.

O impacto do streaming de vídeo no consumo de energia da rede é um exemplo. Depois que uma rede está funcionando, a quantidade de energia que ela usa é a mesma, estejam grandes quantidades de dados fluindo ou muito pouco. E melhorias constantes na tecnologia diminuem o consumo de eletricidade.

Em sua análise, os dois autores citam informações de duas grandes operadoras de rede internacional, Telefónica e Cogent, que relataram tráfego de dados e uso de energia para o ano de Covid de 2020. A Telefónica obteve um aumento de 45% em dados através de sua rede, sem aumento do uso de energia. O uso de eletricidade da Cogent caiu 21%, mesmo com o aumento de 38% no tráfego de dados.

“Sim, estamos usando muito mais serviços de dados e colocando muito mais dados nas redes”, disse Koomey. “Mas também estamos ficando muito mais eficientes muito rapidamente.”

Outra armadilha, dizem os autores, é olhar para um setor de alto crescimento da indústria de tecnologia e assumir que o uso de eletricidade está aumentando proporcionalmente e que é representativo da indústria como um todo.

Os data centers de computadores são um estudo de caso. Os maiores data centers, a partir dos quais consumidores e trabalhadores acessam serviços e software pela Internet, consomem grandes quantidades de eletricidade. Esses centros de dados em nuvem são operados por empresas como Alibaba, Amazon, Apple, Facebook, Google e Microsoft.

De 2010 a 2018, as cargas de trabalho de dados hospedadas pelos data centers em nuvem aumentaram 2.600% e o consumo de energia aumentou 500%. Mas o consumo de energia de todos os data centers aumentou menos de 10%.

O que aconteceu, explicam os autores, foi principalmente uma grande mudança de cargas de trabalho para os data centers em nuvem maiores e mais eficientes — e longe dos centros de computadores tradicionais, em grande parte pertencentes e administrados por empresas não tecnológicas.

Em 2010, cerca de 79% da computação dos data centers foi realizada em centros de computação tradicionais. Em 2018, 89% da computação de data centes ocorria em computação em nuvem.

“Os grandes provedores de nuvem substituíram data centers corporativos muito menos eficientes”, disse Koomey. “Você tem que olhar para todo o sistema e levar em conta os efeitos de substituição.”

A complexidade, o dinamismo e a imprevisibilidade do desenvolvimento da tecnologia e dos mercados, dizem os autores, tornam imprecisa a projeção por mais de dois ou três anos. Eles criticaram um artigo sobre o consumo de energia pelo Bitcoin que projetou décadas, com base no que eles disseram ser dados antigos e suposições simplificadas — uma abordagem que Masanet chamou de “extrapolar para o Dia do Juízo Final”.

Mas o Bitcoin, dizem os cientistas, é algo diferente — e uma preocupação. As tendências de eficiência em outras áreas da tecnologia são atenuadas porque o software especializado do Bitcoin passa por mais ciclos de computação à medida que mais pessoas tentam criar, comprar e vender moeda digital.

“É um ponto polêmico e sensível que precisa ser observado de perto e pode ser um problema”, disse Masanet.

Muito se desconhece sobre a mineração de criptomoedas e seu consumo de energia. Ela usa software e hardware especializados, e o sigilo cerca os grandes centros de mineração de criptografia na China, Rússia e outros países.

Portanto, as estimativas da pegada energética do Bitcoin variam amplamente. Pesquisadores da Universidade de Cambridge estimam que a mineração de Bitcoin é responsável por 0,4% do consumo mundial de eletricidade.

Isso pode não parecer muito. Mas todos os data centers do mundo — exceto aqueles para mineração de Bitcoin — consomem cerca de 1% de sua eletricidade.

“Acho que esse 1% é um uso muito bom e valioso”, disse Koomey. “Não tenho certeza se o mesmo é verdade para a parte do Bitcoin.”

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Mercado de iPhones em 2022 pode chegar a US$ 200 bilhões

Por Ethevaldo Siqueira

Um novo relatório da Juniper Research descobriu que as vendas de iPhones renderão mais de US$ 200 bilhões em 2022. Isso representará quase 40% do mercado total de hardware de smartphones, embora o número de dispositivos a serem vendidos naquele ano representará menos de 20% do total de aparelhos comercializados.

A nova pesquisa, Smartphone Market: Device Innovation, Regional Analysis & Market Share Forecasts 2021-2026, observa que, embora os ciclos de compra de smartphones estejam aumentando, a Apple conseguiu convencer consistentemente os usuários a comprar modelos mais caros por meio da curadoria de um hardware e software robustos ecossistema, que outros fornecedores têm apenas oportunidades limitadas de fazer no mercado atual.

Como resultado, o preço médio de venda da Apple aumentará nos próximos anos, enquanto os dispositivos Android diminuirão, a menos que eles possam alavancar novas tecnologias como 5G ou trazer novos recursos de design, como telefones dobráveis, ao mercado.

A Juniper Research acredita que os fornecedores do Android terão dificuldade em competir com base em recursos no futuro. A pesquisa mostra como os fornecedores que se concentram em um determinado segmento e investem em recursos premium, como áudio de última geração e avanços na tecnologia de câmeras, não terão um apelo suficientemente amplo para competir em escala no mercado de smartphones.
'A diversificação de recursos por si só não é suficiente para um sucesso duradouro no concorrido mercado de smartphones', observou o coautor de pesquisa Nick Hunt. “A Apple e a Samsung conseguiram promover a fidelidade à marca, o que os fornecedores menores têm lutado, apesar de muitos introduzirem novos recursos. Esses players precisam combinar características fortes com uma marca forte para ter sucesso sustentado.”

A pesquisa também observa que o declínio nas fortunas da Huawei, graças à proibição do comércio dos EUA, não restaurará as marcas mais antigas à proeminência, mas permitirá que outras marcas chinesas se expandam. Esperamos que a BBK, fabricante dos smartphones Oppo, Vivo, Realme, iQOO e OnePlus, tenha mais de 200 milhões de smartphones vendidos em 2022; tornando-se o terceiro maior player naquele ano. Enquanto isso, a participação de mercado da Huawei diminuirá para pouco mais de 9% em 2022, de 11% em 2019.

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Imaginem: a Livraria Barnes & Noble fechou suas portas. Para sempre

Ethevaldo Siqueira, com Arnaud Leparmentier, correspondente de Le Monde em Nova York

Em Nova York, eu passava horas revirando os livros da Livraria Barnes & Noble, uma das mais famosas dos Estados Unidos. Fico triste em comprovar o que era apenas um temor: o e-commerce está matando o comércio tradicional. O mundo que vive nas ruas da metrópole americana reflete a mudança digital que as redes de lojas tiveram de enfrentar com a pandemia do Covid-19.

Depois de navegar na Amazon, encontramos um CD player para comprar, mas o prazo de entrega era de quatro dias. Muito tempo, no mundo conectado. Então, recorri ao Best Buy Directorate na 86th Street no Upper East Side de Manhattan, para fazer algumas compras. A loja da cadeia de distribuição barata parece um armazém mal abastecido, muitos comerciantes estão lá para vender quase nada. Um infeliz toca-discos leitor de CD está nas prateleiras, o que não corresponde aos nossos desejos. De volta à Amazon.

Após um ano da pandemia Covid-19, Nova York está voltando à vida, mas de uma maneira diferente. Confusos, todos percebem que as coisas mudaram. A vida nesta zona residencial é mais acolhedora, com os terraços cobertos conquistados nas enormes avenidas, o que confere a Manhattan um ar europeu. A qualidade dos menus está melhorando.

Os moradores se acostumaram a sair pelo bairro a pé em vez de descer para a cidade, para além dos bairros comerciais ainda vazios. Mas, por trás dessa vida gastronômica renovada, assoma o deserto comercial, em particular ao redor das estações de metrô, privado de viajantes por mais de um ano.

A livraria Barnes & Noble fechou definitivamente suas portas. “Livraria é um negócio muito grande e muito cara”, disse o proprietário. Mal arrumada, acima de tudo, esta livraria onde o cliente vagava sem encontrar nada que despertasse sua curiosidade. Mais uma vez, de volta à Amazon, que entrega no dia seguinte.

A lista de empresas fechadas é interminável

Poderíamos acrescentar o cinema, que fechou as portas antes da pandemia e também não vai reabrir: as instalações estão em construção. Mas também lojas de roupas, cada vez menos numerosas. A rede H&M adaptou seus horários para a pandemia, mas tranquiliza os transeuntes com um lindo cartaz na porta: “Não se esqueça: H&M.com está aberta vinte e quatro horas."

O passeio ao redor na 86th Street é apenas uma sucessão de decepções: tentando fechar uma linha de telefone da T-Mobile, no caminho para a loja onde tinha tirado a assinatura. A loja mudou para um local mais espaçoso. Estamos muito satisfeitos pelo atendimento personalizado que promete ser, quando o vendedor muito gentilmente explica que o serviço solicitado é efetuado ... apenas por telefone.

Durante a pandemia, a gangorra digital de Nova York acelerou, inclusive nas lojas sobreviventes. No supermercado Fairway, os clientes são convidados a escanear seus produtos enquanto compram com um aplicativo de smartphone e a finalizar a compra.Caso contrário, é uma espera interminável na fila dos antigos caixas tradicionais. O mesmo vale para as lojas farmacêuticas CVS.

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Warner-Discovery, um novo gigante da mídia nos EUA

A AT&T anunciou na semana passada a fusão de sua subsidiária WarnerMedia — dona da CNN, TBS, TNT e HBO — com o grupo de mídia Discovery, que possui entre outros o canal Eurosport.

Com essa fusão nasce um novo gigante da mídia nos Estados Unidos. Segundo os especialistas, o casamento era esperado. A AT&T receberá cerca de US$ 43 bilhões em dinheiro e títulos de dívida, e seus acionistas 71% da entidade recém-criada. Já os acionistas da Discovery deterão 29% do novo grupo, de acordo com um comunicado conjunto divulgado segunda-feira.

Esta operação, cujo resultado é esperado em meados de 2022, ocorre três anos após a conclusão da aquisição da Time Warner - o antigo nome da WarnerMedia - pela AT&T, a principal operadora de cabo americana e segunda operadora móvel, por 85 bilhões de dólares. A AT&T, em particular, colocou as mãos nas enormes produções de Harry Potter e Batman.

A fusão ocorre em um momento em que o cenário audiovisual americano, e até mesmo mundial, se torna cada vez mais dominado por grandes nomes do streaming como Netflix, Disney+, Amazon Prime Video e Apple TV.

Diante desse novo modelo econômico, sem publicidade, mas com assinatura, vários grupos já sentiram a necessidade de fortalecer sua oferta para se manterem firmes na selva do entretenimento americano.

A AT&T lançou sua própria plataforma de streaming HBO MAX em 2020, e a Discovery, chamada Discovery Plus, no início deste ano. No final de 2020, a HBO MAX tinha 61 milhões de assinantes, enquanto a Netflix tinha 204 milhões e as plataformas Disney (Disney +, ESPN +, Hulu) tinham 146 milhões.

“A nova empresa poderá investir em conteúdo mais original para seus serviços de streaming, melhorar as opções de programação em seus canais de TV paga (…) e oferecer opções mais inovadoras aos telespectadores e experiências de vídeo”, Insist AT&T e Discovery.

A receita esperada da nova empresa é de cerca de US$ 52 bilhões até 2023. Sinergias de custos de até US $ 3 bilhões por ano também são esperadas.

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Vendas de PC impulsionam a Intel apesar do desafio de recuperação

Richard Waters em San Francisco, do Financial Times

A demanda pandêmica ajudou a fabricante de chips a superar as expectativas de Wall Street no primeiro trimestre.

A Intel superou confortavelmente as expectativas de Wall Street em seu último trimestre, já que as fortes vendas de PCs durante a pandemia compensaram a maior parte do terreno perdido com a demanda mais fraca de data centers, de acordo com dados divulgados na noite de quinta-feira (22 de abril).

Apesar de elevar modestamente suas projeções financeiras para o resto deste ano, a perspectiva da fabricante de chips dos EUA ainda apontava para um ano desafiador, à medida que ela tenta acelerar um plano de recuperação, e suas ações caíram mais de 1 por cento nas negociações pós-mercado.

Os resultados são os primeiros sob o novo CEO Pat Gelsinger, que traçou um plano ambicioso no mês passado para colocar a Intel de volta na vanguarda da fabricação de chips, no processo pesando em suas margens de lucro de curto prazo e apontando para um grande salto em gastos de capital.

O sólido desempenho financeiro no primeiro trimestre veio apesar das restrições de fornecimento que pesaram sobre toda a indústria nos últimos meses, bem como das incursões que a rival AMD conseguiu fazer no mercado de CPU como resultado das falhas da Intel.

Excluindo US$ 1,1 bilhão de receita de seu negócio de memória Nand, que está em processo de venda para a SK Hynix, a Intel relatou receita pro forma de US$ 18,6 bilhões em seu último trimestre, inalterada em relação ao ano anterior.

O lucro pro forma, antes do efeito de uma cobrança de US $ 2,2 bilhões decorrente principalmente de uma recente decisão do júri contra a empresa em um julgamento de patente, chegou a US $ 1,39 por ação.

Wall Street esperava uma receita pro forma de US $ 17,8 bilhões e ganhos de US $ 1,15 por ação. Com base nos princípios contábeis formais, o lucro líquido da Intel caiu 41%, para US $ 3,4 bilhões, com o lucro por ação caindo 37%, para 82 centavos.

A Intel e a Nvidia sinalizaram que os negócios em seus últimos trimestres estavam indo além das expectativas anteriores, graças à forte demanda contínua por PCs e jogos como resultado da pandemia . A Intel disse que a receita de sua divisão de PCs cresceu 8% no trimestre, para US $ 10,6 bilhões, enquanto a receita de clientes de data center caiu 20%, para US $ 5,6 bilhões.

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Redes de telefone 5G podem fornecer energia, além de comunicações

Isso ajudaria a implantar a Internet das Coisas

Fonte: The Economist

A IDÉIA por trás da Internet das Coisas (IoT) é que o mundo seria um lugar melhor se todos os tipos de objetos que atualmente não são computadorizados se tornassem assim. As pontes dotadas de microchips podem relatar quando precisavam de manutenção. Bilhões de minúsculos computadores fixados em edifícios podem monitorar a qualidade do ar e os padrões de tráfego. Espalhados pelos campos, esses computadores podem analisar os nutrientes e a água do solo. Arm, um designer com base na Grã-Bretanha do tipo de chips de baixo consumo de que a IoT vai precisar, calcula que pode haver um trilhão de aparelhos conectados no mundo em 2035 ¬¬— mais de 100 para cada pessoa no planeta.

Isso levanta a questão de como alimentá-los. A substituição regular de um trilhão de baterias seria inconveniente, para dizer o mínimo. Os pesquisadores construíram chips que absorvem energia da luz, calor ou vibração. Mas essas fontes produzem apenas uma pequena quantidade de energia e geralmente são usadas para complementar a bateria, em vez de substituí-la.

Em artigo publicado na Scientific Reports, Aline Eid e seus colegas do Georgia Institute of Technology, em Atlanta, propõem uma ideia melhor. Usando um kit inteligente chamado lente Rotman, eles projetaram uma antena pequena e flexível destinada a coletar energia elétrica dos sinais emitidos pelos chamados antenas de telefones celulares de 5ª geração (5G). A esperança é que as redes de telefonia móvel possam funcionar em dobro como uma rede elétrica sem fio onipresente.

Como as lentes de vidro mais familiares usadas em câmeras e óculos, as lentes Rotman, que foram inventadas em 1963, focam e redirecionam a radiação eletromagnética. Elas são comumente usadas para produzir feixes de radar "direcionáveis" que podem ser enviados em diferentes direções sem exigir que o emissor seja gerado fisicamente. "A maioria das pessoas usa lentes Rotman no modo de transmissão", diz o Dr. Eid. "Decidimos inverter esse conceito e usá-los no modo de recepção."

Sua lente permite que a antena colete radiação eletromagnética de todas as direções, eliminando a necessidade de alinhá-la com um transmissor distante e permitindo que funcione em ambientes urbanos desordenados nos quais as ondas se espalham de maneira imprevisível. Isso melhora drasticamente a quantidade de energia colhida.

E o 5G também oferece mais potência em primeiro lugar. O padrão no qual se baseia cobre as comunicações em uma ampla faixa de frequências. A faixa entre cerca de 24 GHz e 100 GHz, conhecida como banda de ondas milimétricas, é pouco utilizada. Com pouco risco de interferência com outros dispositivos, muitos reguladores ficam felizes em permitir que os mastros projetados para usar essas frequências transmitam em uma potência mais alta do que as gerações anteriores do kit.

O resultado, diz a equipe, é que sua antena deve ser capaz de coletar quantidades úteis de energia, mesmo em longo alcance. Alimentar seu trabalho com modelos de computador usados pela indústria de telefonia móvel sugere que ela deve ser capaz de colher cerca de seis microwatts de energia a uma distância de 180 metros de um mastro. Isso é o suficiente para permitir que o tipo de chip simples e de baixo consumo que formará a IoT faça um trabalho útil. Jimmy Hester, outro dos autores do artigo, aponta que 180 metros é aproximadamente o tamanho de uma célula de rede 5G, o que significa que - em uma cidade, pelo menos — nenhum dispositivo provavelmente estará muito mais longe do que um transmissor.

O fato de a antena ser flexível ajuda. O protótipo de laboratório da equipe é do tamanho de uma carta de baralho. Mas se o espaço é escasso, ele pode ser dobrado ao meio, diz o Dr. Eid, com pouco impacto no desempenho. Se mais energia for necessária, uma antena maior pode ser usada. Um chip de baixo consumo pode ser capaz de se safar com um menor. As antenas são fabricadas imprimindo os componentes eletrônicos diretamente em um substrato flexível, o que significa que são baratas e rápidas de produzir.

Se puder ser feito para funcionar no mundo real, tal sistema pode oferecer mais do que mera conveniência. Arm aponta que encaixar cada um dos trilhões de dispositivos que prevê com uma bateria de botão (o tipo encontrado em relógios) exigiria três vezes mais lítio do que o mundo produz atualmente em um ano. Muito melhor simplesmente puxar a energia do ar.

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