Vivo lança chamadas de voz sobre 4G

cobertura-vivo-4G-g.jpg25/07/2017 - A Vivo lança hoje o uso da rede de quarta geração (4G) para a realização de chamadas de voz – tecnologia conhecida como VoLTE. Até então, a rede era utilizada apenas para o tráfego de dados. Com isso, as chamadas de voz passam a ser feitas em alta definição, melhorando ainda mais a experiência do cliente. A empresa anuncia também o teste para o VoLTE no roaming internacional em conjunto com a Movistar Argentina.

De acordo com a operadora, os primeiros clientes que já podem utilizar o VoLTE para chamadas de voz estão em Rio Verde (GO). Já o teste para o roaming internacional, realizado em ambiente controlado, é pioneiro no Grupo Telefónica. O lançamento comercial acontecerá assim que os testes terminarem.

Com o VoLTE, as chamadas são tratadas como dados e transmitidas via protocolo IP. “Essa tecnologia nos permite melhorar ainda mais a experiência do cliente, já que as chamadas de voz passam a ser feitas em alta definição, com mais nitidez e menos tempo de resposta na conexão, o que resulta em qualidade significativamente superior às ligações que utilizam outros tipos de redes”, afirma Marcio Fabbris, vice-presidente B2C da Vivo. Outra vantagem é que o VoLTE leva a um melhor uso do espectro, essencial para a prestação do serviço de telefonia móvel no longo prazo e com qualidade.

Segundo Fabbris, as redes de telecomunicações móveis têm evoluído constantemente para oferecer aos consumidores uma maior velocidade de transmissão de dados, sem apresentar mudanças significativas com voz. “Com o VoLTE, isso muda, pois se trata de uma tecnologia inovadora, que futuramente trará novas possibilidades de uso, como compartilhar vídeos e imagens durante a chamada sem utilizar aplicativos, fazer videoconferências, entre tantas outras coisas”, acentua o executivo.

Atualmente, o VoLTE encontra-se disponível em mais de 50 países, como Estados Unidos, Espanha, Coreia do Sul, Canadá, China, Portugal, Japão, Itália, Alemanha, França e Colômbia.

Como funciona a voz HD

Segundo Átila Branco, diretor de Engenharia Móvel da Vivo, a voz HD (High Definition) no VoLTE é obtida por meio da utilização de novos codificadores (codecs) que suportam maior quantidade de informação (bps). “Essa nova gama de codecs, além de suportar uma maior taxa de bits, o que garante melhor representação da voz durante a chamada, possui mecanismos adicionais que eliminam ou reduzem ruídos externos e mecanismos de detecção de atividade de voz (VAD – Voice Activity Detector)”, afirma o executivo. Ele explica que isso confere maior qualidade da voz ao cliente, aumenta a autonomia da bateria dos aparelhos e gera, adicionalmente, uma otimização de recursos de rede, já que é transmitida somente a informação que é necessária. Para usufruir dos benefícios da voz HD, tanto o emissor quanto o receptor da chamada devem estar utilizando aparelhos que suportem tais codecs.

O produto estará disponível, inicialmente, apenas no município de Rio Verde para clientes pós-pagos. As chamadas em VoLTE serão consideradas como ligações de voz, não tendo impacto no consumo de dados do usuário e tampouco serão geradas cobranças adicionais. Em princípio, estão homologados para uso de VoLTE junto à Vivo o Motorola Moto Z, Moto Z Play, Samsung S8 e S8+. Clientes que já tenham esse tipo de aparelho devem atualizar o software para ter acesso à tecnologia.  A loja da Vivo em Rio Verde está localizada na rua Coronel Vaiano, 654, Centro.

Liderança de mercado

A empresa está preparando sua rede para expansão gradual do VoLTE nacional para o restante do país. A Vivo está presente com 4G em 1.500 cidades e detém a liderança de mercado, com participação de 35,06% (dados da Anatel em maio). Em todo o Brasil, a rede 4G da Vivo permite acesso à internet em altíssima velocidade e oferece melhor experiência para quem gosta de assistir vídeos, ouvir música via streaming ou jogar games online.

A infraestrutura de rede da empresa é elemento-chave para impulsionar e possibilitar a transformação digital liderada pela Vivo, que amplia a autonomia, a personalização e as escolhas em tempo real dos clientes. É a partir da oferta de conectividade com qualidade que a empresa oferece serviços inovadores que facilitam a vida dos clientes, lhes permitem ter experiências novas e únicas e “viver menos do mesmo”.
 

Deixar seu comentário

0
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

newsletter buton