Cai número de reclamações de telecom no país

16/08/2017 - No mês de junho de 2017, foram registradas 276,8 mil reclamações na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), queda de 14,1% na comparação com o mesmo mês de 2016. Com exceção da TV por Assinatura, que apresentou 41,2 mil reclamações (+1,9%), os outros serviços de telecomunicações apresentaram redução: telefonia móvel, com 131,6 mil queixas (-15,6%), telefonia fixa, com 60,0 mil (-21,9%), e banda larga fixa, com 42,0 mil (-10,4%).

Principais queixas

Reclamações sobre cobrança lideraram, em junho de 2017, o total das queixas recebidas pela agência reguladora nos serviços de telefonia móvel pós-paga (51,93%), TV por assinatura (49,37%) e telefonia fixa (37,29%). O maior conjunto de reclamações na banda larga fixa foi o de qualidade do serviço (46,60%). Na telefonia móvel pré-paga foram queixas relativa a créditos (49,57%).

O segundo lugar no maior conjunto de reclamações foi para a cobrança na banda larga fixa (21,95%), e para a qualidade do serviço na telefonia fixa (23,12%) e na TV por Assinatura (11,00%). Reclamações relativas a ofertas, como promoções e bônus, foram também o segundo maior grupo de queixas na telefonia móvel pré-paga (15,51%) e pós-paga (10,21%).

Na telefonia móvel pré-paga, reclamações sobre qualidade formaram o terceiro maior conjunto de reclamações (11,66%). Na banda larga fixa foram queixas relativas a instalação ou habilitação do serviço (10,67%). As reclamações relativas às ofertas ocuparam o terceiro lugar na TV por assinatura (9,14%). E na telefonia móvel pós-paga (8,57%) e na telefonia fixa (8,01%) foram queixas relativas a cancelamento.

Empresas

Todas as prestadoras de telefonia móvel apresentaram redução no número de reclamações em junho de 2017 quando comparado com o mesmo mês de 2016. A Tim foi a que apresentou a maior diminuição em números absolutos, registrou 43,7 mil reclamações em junho de 2017 (queda de 2,6%), seguida pela Vivo, com 32,2 mil (-20,4%), Claro, com 29,9 mil (-12,9%), Oi, com 16 mil (-33,4%), e Nextel, com 9,4 mil reclamações (-22,1%).

Na telefonia fixa, todos os grupos acompanhados pela Agência também apresentaram redução em junho de 2017 em comparação com o mesmo mês do passado: Oi, com 30,7 mil reclamações (-29,9%), Vivo, com 19,5 mil (-14,8%) e NET/Claro, com 7,9 mil (-4,2%).

Com 3,3 mil reclamações registradas em junho de 2017, somente a Oi apresentou queda no volume registrado pela Agência Nacional de Telecomunicações na TV por Assinatura (-39,5%). Os outros grupos acompanhados pela agência reguladora apresentaram aumento: Net/Claro, com 18,9 mil reclamações (+7,2%), Sky, com 16,3 mil (+10,7%) e Vivo, com 2,5 mil (+7,3%).

Os dados de junho na banda larga fixa em comparação com o mesmo mês do ano passado indicaram redução para as prestadoras Oi, 18,1 mil reclamações em junho (-20,0%), e Vivo, 12,1 mil (-6,3%). A NET registrou aumento, 6,5 mil queixas (+8,0%).

Estados e Distrito Federal

Em junho deste ano, todas as unidades da federação apresentaram redução no volume de reclamações relativas a serviços de telecomunicações quando comparado com o mesmo mês no ano passado. O Estado de São Paulo registrou 86,87 mil queixas (-11,30%), seguido por Rio de Janeiro, com 44,46 mil (-15,70%) e Minas Gerais, com 35,73 mil (21,90%). Em percentual, as maiores quedas aconteceram em Roraima, Pará e Tocantins, -56,60% (0,14 mil queixas em junho), -40,30% (3,31 mil) e 33,40% (0,45 mil), respectivamente.

 

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Quer assistir aos jogos da Seleção brasileira?

vivo_valoriza.jpg16/08/2017 - Vivo Valoriza leva clientes para os jogos da Seleção brasileira na Colômbia e Bolívia e o Resgate Relâmpago será amanhã (17/08), às 15h

O Vivo Valoriza, programa de relacionamento da Vivo, realiza amanhã (17/08), a partir das 15h, um Resgate Relâmpago para levar dois clientes com acompanhantes aos próximos jogos da Seleção Brasileira fora do Brasil: Colômbia (5/09) e Bolívia (5/10). As partidas são válidas pelas eliminatórias de 2018. Os dois primeiros participantes que acessarem a página do Resgate Relâmpago (www.vivo.com.br/resgaterelampago) e resgatarem 25 mil pontos poderão escolher o jogo que querem assistir, na Colômbia ou Bolívia, com tudo incluso: passagens áreas, hospedagens, ingressos e ainda um city tour na cidade escolhida.

Como funciona? – Com o Vivo Valoriza, que existe desde 2012, os clientes acumulam pontos que podem ser trocados por serviços e descontos na operadora ou transferidos para a Multiplus para resgate de passagem área. O programa ainda proporciona experiências como acesso a pré-estreias de cinema, peças de teatro, shows, eventos esportivos, além de benefícios em diversos restaurantes.

Todo cliente Vivo pessoa física, assinante de planos Pós Pagos, Controle, Vivo Fixo, Vivo TV e Vivo Internet, pode participar gratuitamente do Vivo Valoriza e usufruir dos benefícios e trocar pontos por experiências. Para verificar se já é cadastrado ou se cadastrar no Vivo Valoriza, basta acessar o Meu Vivo pelo site www.vivo.com.br/vivovaloriza.

 

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Vivo expande banda larga de ultra velocidade

banda_larga_vivo.jpg14/08/2017 - A Vivo ampliou a sua cobertura móvel nacional em julho, com a ativação de 124 municípios na tecnologia 4G e 11 cidades com o 4G+, conexão até duas vezes mais rápida que a convencional. A operadora continua na liderança do segmento de internet móvel de quarta geração com 34,6% de market share (dados de junho da Anatel), enquanto a cobertura chegou a 1.600 municípios em todo o país.

Em São Paulo, a empresa ativou o 4G em 17 municípios. A rede de quarta geração permite o acesso à internet em altíssima velocidade e oferece melhor experiência para quem gosta de assistir vídeos, ouvir música via streaming ou jogar games online. Hoje, São Paulo conta com 482 cidades cobertas pela rede 4G da Vivo.

A operadora dispõe de planos com franquia de dados para todos os perfis de clientes, como o Vivo Controle Giga e o pré-pago Vivo Turbo, que contam também com a inclusão de serviços digitais, como o GoRead, app com acesso a mais de 170 títulos da editora Abril, o Kantoo, serviço que oferece curso de inglês, e o NBA, que permite assistir a jogos pelo celular e ter acesso a conteúdo exclusivo da liga. No segmento pós-pago, um dos destaques é o Vivo Família, que permite o gerenciamento do consumo de dados dos dependentes. Os assinantes contam ainda com o Vivo Bis, um benefício para usar no mês seguinte a franquia não utilizada no anterior. O saldo do Vivo Bis é utilizado automaticamente quando termina a franquia de internet de um dos dependentes ou de todos.

Compartilhamento

Na era da economia colaborativa, a Vivo traz para seus clientes a possibilidade de compartilhar sua internet, gratuitamente. Clientes pré-pagos Vivo Turbo e de planos Controle da Vivo podem pedir e enviar internet para seus contatos que também sejam clientes Controle ou Vivo Turbo da operadora. Tudo isso de forma fácil, rápida e gratuita, pelo aplicativo Meu Vivo.

A inovação muda a forma como os usuários gerenciam suas necessidades de dados quando a internet acaba, abrindo novas possibilidades para que as pessoas se mantenham conectadas e façam o melhor uso da internet.


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Usuários estão dispostos a pagar mais por 5G

5g_tech2.jpgConverge
10/08/2017 - Pesquisa global feita pelo Gartner revela que 75% dos usuários corporativos estão dispostos a pagar mais para ter acesso às funcionalidades das redes 5G. No levantamento, apenas 24% das respostas foram negativas à adição de gastos sobre a tarifa do 4G.

Avaliando por indústria, o setor de telecomunicações é o menos resistente ao novo patamar de valores, enquanto que as verticais de manufatura, serviços e governo, por exemplo, estão menos dispostas a pagar um prêmio para o 5G.

O Gartner recomenda que, além de oferecer preços melhores para as indústrias em que os usuários estão menos convencidos dos benefícios empresariais do 5G, os provedores de serviços de comunicação (CSPs) criem ofertas de valor mais atraentes, a começar pela antecipação da migração para 5G.

Também entre aqueles que estão dispostos a aumentar os gastos, 8% esperam 5G para economizar custos ou aumentar as receitas. A nova tecnologia é vista principalmente como uma evolução da rede por 59%, e apenas secundariamente como um facilitador do negócio digital (37%).

A pesquisa também descobriu que os entrevistados do setor de telecomunicações estão menos convencidos do que aqueles em outras indústrias de que o 5G será uma alavanca de receita. "Eles tendem a ver a migração como uma evolução da infraestrutura, algo gradual e inevitável, e não como uma oportunidade para gerar novas receitas.

Quase metade dos entrevistados para o estudo pretende usar 5G para acessar vídeos e recursos fixos sem fio. Mais interessante, porém, é que a maioria (57%) acredita que a intenção principal de sua organização é usar 5G para pilotar a estratégia de internet das coisas (IoT).

Essa descoberta é surpreendente, já que, na maioria das regiões, o número de" coisas "implantadas que precisam de conectividade celular não excederá a capacidade das tecnologias IoT celulares existentes antes de 2023, segundo o Gartner. E mesmo quando estiver totalmente implementado, o 5G atenderá apenas a um subconjunto estreito de casos de uso de IoT que exigem uma combinação de taxas de dados muito altas e latência muito baixa.
Além disso, o 5G não estará pronto para suportar comunicações maciças de tipo máquina ou comunicações ultra-confiáveis e de baixa latência, até o início de 2020.

Essa descoberta também pode ser um sinal de confusão sobre a aplicabilidade de 5G, já que já existem alternativas comprovadas e menos dispendiosas para conectividade IoT sem fio – o uso de Wi-Fi, ZigBee ou bluetooth, por exemplo, evitaria o custo e a complexidade associados às comunicações celulares .

Um grau de mal-entendido provavelmente também é evidente na opinião expressa por uma grande maioria dos entrevistados (84%) de que o 5G estará amplamente disponível em 2020. Em contrapartida, os planos dos CSPs indicam que uma ampla disponibilidade pode não ser alcançada antes de 2022.

O Gartner prevê que, até 2020, apenas 3% dos CSPs móveis de rede do mundo terão lançado redes 5G comercialmente.

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Simba fecha seu primeiro contrato com a Vivo

parceria.jpgSamuel Possebon, Converge
03/08/2017 - A Simba Content, que representa as emissoras SBT, RedeTV e Record, celebrou o seu primeiro contrato de retransmissão dos canais com a Vivo nesta terça, dia 1. A negociação, que vem sendo conduzida desde o desligamento dos sinais analógicos na cidade de São Paulo, chegou finalmente a uma conclusão principalmente em função de uma nova abordagem da Simba,  aceitando trabalhar em valores mais realistas e próximos daqueles praticados por outras programadoras e trazendo para a negociação Ricardo Miranda, um profissional com longa trajetória no setor de TV paga e que comandou empresas de porte, como a Sky.

Este noticiário apurou que o valor final da negociação teria ficado na casa de centavos para cada uma das emissoras. Originalmente, a negociação começou com uma proposta de R$ 15 para o conjunto das três redes, valor que foi imediatamente rechaçado pelas operadoras de TV por assinatura. A Vivo é a terceira maior operadora do país atrás da América Móvil (Claro e Net) e da Sky. Com estas e com a Oi as negociações ainda prosseguem.

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Vivo expande banda larga de ultra velocidade

banda_larga_vivo.jpg02/08/2017 - Com investimentos de R$ 27 milhões, a Vivo inaugura em Cosmópolis e Hortolândia, no interior do estado de São Paulo, e em Garanhuns, interior do estado de Pernambuco, uma rede 100% fibra de última geração. A operação da empresa nos municípios atenderá, aproximadamente, 87 mil domicílios.

A rede que leva a fibra até a residência do cliente permite grande volume de transmissão e recebimento de dados. Com isso, a banda larga de ultra velocidade da Vivo proporciona uma excelente experiência ao usuário para navegar em alta velocidade, jogar online, ver vídeos em alta resolução e usar aplicativos que exigem muita banda. Tudo isso com uma conexão estável, mesmo com diversos dispositivos conectados ao mesmo tempo.

Serviços residenciais e corporativos

A Vivo vai oferecer aos clientes residenciais planos de banda larga com velocidades de até 300 Mbps (Megabits por Segundo). A operadora preparou uma série de ofertas especiais de lançamento. Para quem optar pela velocidade de 50 Mega na banda larga e assinatura de Vivo Fixo com ligações ilimitadas para qualquer telefone fixo local, pagará apenas R$ 139,98/mês pelos dois produtos.  A Vivo também oferece opções para quem desejar adquirir apenas a banda larga de ultra velocidade.

Além disso, os moradores dos três municípios que possuírem um plano de telefonia móvel Vivo, poderão receber benefícios exclusivos que podem chegar até 10GB todo mês no seu celular, ao contratar banda larga Vivo Fibra. Neste caso, deverá se dirigir a alguma loja ou revenda da marca existentes na cidade para conhecer os planos elegíveis e aderir à promoção.

Para os clientes corporativos, o portfólio - que atende empresas de todos os portes - inclui, entre outros serviços, voz, banda larga de até 300Mega, acesso dedicado à internet, além de soluções de TI como informática, segurança gerenciada e cloud computing.

Para adquirir os produtos da Vivo, o cliente deve acessar o site www.vivo.com.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento no 10315.  É possível comprar também nas lojas e revendas Vivo ou contatar um de nossos agentes autorizados na cidade.

Vivo em São Paulo

Com esse lançamento, a Vivo passa a oferecer a banda larga de ultra velocidade – com tecnologia FTTH - em 48 cidades neste Estado.

Neste ano, além da fibra, a Vivo também segue expandindo rapidamente sua cobertura de 4G pelo país. Hoje, todos os 645 municípios são atendidos com a rede 3G e outros 472 com rede 4G. Somente em 2016, a operadora investiu aproximadamente R$ 5.2 bilhões (excluindo licenças) em todo o Estado.

Vivo em Pernambuco

Em Pernambuco, a Vivo passa a oferecer a rede de fibra em nove cidades do Estado. Na rede móvel, até o final ano, a Vivo ampliará sua cobertura 3G em 20 novas cidades, passando para um total de 185 municípios, cobrindo 100% do Estado. Em 4G, até o final do ano, serão mais 48 novas cidades, passando a cobertura dos atuais 22 municípios para 70. Somente em 2016, a operadora investiu aproximadamente R$ 92 milhões em todo o Estado.

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