Apple AirTag, etiqueta genial que localiza qualquer objeto perdido

Brian X. Chen - Do New York Times

Apple AirTag é um simples rastreador com tecnologia de última geração. Mas, não se deixe enganar pelo seu aspecto familiar: o novo acessório de rastreamento da Apple é um precursor dos melhores aparelhos sem fio que virão no futuro. O AirTag entra na vasta e global rede Find My1 e pode ajudar a localizar um item perdido.

Testei por cerca de uma semana o AirTag de US$ 29 da Apple, que será lançado nesta sexta-feira, dia 30. Usei o rastreador para encontrar as chaves da casa, localizar meus cachorros e rastrear uma mochila. Também fiz testes semelhantes com o Tile, um rastreador de US$ 25 que depende do Bluetooth e que existe há cerca de oito anos.

Por fora, o novo AirTag parece um produto comum e familiar que todos nós já vimos antes. Mas é, na realidade, um dispositivo de rastreamento em forma de disco que pode ser anexado a itens como chaves de casa para ajudá-lo a encontrá-los.

Por dentro, entretanto, a história fica muito mais interessante. É essencial que relembremos que o AirTag, que a Apple lançou na semana passada, é um dos primeiros produtos eletrônicos de consumo baseado em uma nova tecnologia sem fio, banda ultralarga, que permite detectar a proximidade precisa entre objetos. Usando banda ultralarga, seu iPhone pode detectar se um AirTag está a uma polegada ou dezenas de metros de distância dele. É tão preciso que seu aplicativo mostra até mesmo uma seta apontando na direção do AirTag.

Isso é muito melhor do que outros rastreadores que dependem de Bluetooth, uma tecnologia sem fio mais antiga que pode apenas adivinhar a proximidade de um item. (Mais sobre como tudo isso funciona mais tarde.)
O uso de banda ultralarga para encontrar itens perdidos é apenas um exemplo do que a tecnologia pode fazer. Por causa de sua capacidade extremamente precisa de transferir dados rapidamente entre dispositivos, a banda ultralarga pode se tornar o próximo padrão sem fio que sucede o Bluetooth. Isso pode levar a melhores fones de ouvido sem fio, teclados, controladores de videogame - você escolhe.

“Esta é a ponta do iceberg”, disse Frederic Nabki, diretor de tecnologia da Spark Microsystems, uma empresa de Montreal que está desenvolvendo tecnologia de banda ultralarga, sobre rastreadores como o AirTag. “Ele envia seus dados muito, muito rápido.”

Na semana passada, a Tile reclamou em uma audiência antitruste de que a Apple havia copiado seu produto enquanto colocava empresas menores em desvantagem. Em meus testes comparando AirTag e Tile, descobri que a banda ultralarga era muito superior ao Bluetooth para encontrar itens. Além do mais, o AirTag demonstrou que a banda ultralarga é uma tecnologia de última geração pela qual vale a pena se entusiasmar.

Aqui está o que você precisa saber.

Banda ultralarga e Bluetooth: Vale saber como funcionam

A tecnologia Ultrawideband está em desenvolvimento há mais de 15 anos, mas apenas nos últimos dois anos foi integrada em chips para iPhones e outros smartphones.

Quando você usa a banda ultralarga para encontrar um rastreador, ele funciona de maneira semelhante ao sonar, que detecta objetos embaixo d'água. Você envia um ping para a tag, e a tag retorna um ping para o seu telefone. O tempo que leva para o ping retornar é usado para calcular a distância entre os dois objetos.

Mas quando você usa o Bluetooth para encontrar um rastreador, seu telefone envia um sinal contínuo em busca dele. Quanto mais você se afasta do rastreador, mais fraco fica o sinal, e quanto mais perto você se move em direção a ele, mais forte ele se torna. Esta técnica é usada para dizer aproximadamente a que distância você está do rastreador.

Então, o que as duas tecnologias sem fio subjacentes significam na prática?

O Tile funciona com iPhones e telefones Android usando a tecnologia Bluetooth para encontrar itens. Abra o aplicativo Tile, selecione um item e clique no botão “encontrar”. O aplicativo irá procurar o Bloco e enviar um sinal para conectar, após o qual fará com que o rastreador toque uma melodia. Se a conexão do sinal for fraca, ele dirá para você se mover até que o sinal fique mais forte.

Se o seu telefone não consegue encontrar um Bloco porque está fora de seu alcance, você pode colocá-lo no "modo perdido". O rastreador irá procurar outros proprietários de Tile que concederam ao aplicativo Tile acesso à sua localização para ajudar a encontrar os itens perdidos de outras pessoas. Se uma pessoa amiga proprietária do Bloco estiver perto do Bloco, o dispositivo dessa pessoa compartilhará sua localização com a rede do Bloco, que mostrará onde o item foi avistado pela última vez no mapa.

O AirTag da Apple funciona com iPhones novos e antigos. Dispositivos mais novos (as séries iPhone 11 e 12) podem aproveitar as vantagens das habilidades de localização precisa da banda ultralarga. Para encontrar um item, abra o Find My App, selecione um item e toque em Find. A partir daí, o aplicativo formará uma conexão com a AirTag. O aplicativo combina dados coletados com a câmera do telefone, sensores e chip de banda ultralarga para direcioná-lo para a tag (ou etiqueta), usando uma seta para apontá-la. IPhones mais antigos podem rastrear AirTags com Bluetooth usando um método semelhante ao do Tile.

Semelhante ao Tile, quando um AirTag é perdido e está fora do alcance do seu telefone, você pode colocá-lo no modo perdido e permitir que outros telefones Apple encontrem o AirTag para ajudá-lo a ver onde o item foi localizado pela última vez no mapa.

Testando

Os benefícios da banda ultralarga podem ser facilmente vistos em alguns testes. Para um experimento, pedi à minha esposa que escondesse vários airTags e blocos em toda a nossa casa e, em seguida, calculasse quanto tempo levaria para encontrá-los.

Em um teste, ela escondeu um AirTag preso à chave da minha motocicleta em algum lugar do nosso quarto. O aplicativo Find My da Apple usou uma seta para me apontar para o colchão, e eu pressionei um botão para fazer a etiqueta tocar um som. Depois de vasculhar as cobertas e espiar embaixo da cama, encontrei a AirTag amontoada sob o colchão. Demorou cerca de 90 segundos.

Em seguida, eu tive que encontrar um Tile anexado a minha chave de casa. Abri o aplicativo Tile e apertei o botão Localizar. O aplicativo disse que o sinal estava fraco e sugeriu que eu desse uma volta para encontrar uma conexão mais forte. Ao descer as escadas, pude ouvir a melodia do Bloco, e o aplicativo disse que o sinal estava ficando mais forte. Eu encontrei a telha escondida dentro de uma caixa em um armário de garagem. Demorou cerca de um minuto.

O mais difícil era uma AirTag escondida dentro de um livro. O Find My App da Apple apontava para a prateleira correta, mas não conseguia me dizer com precisão em qual livro a etiqueta estava enfiada. Depois de retirar quatro livros da prateleira e folhear as páginas, encontrei a AirTag dentro de um livro de receitas. Isso proporcionou à minha esposa três minutos de entretenimento.

Separadamente, para testar como os rastreadores funcionavam quando estavam muito longe do meu telefone, coloquei um Bloco e uma AirTag nas coleiras dos meus cães e coloquei-os no modo perdido quando minha esposa os levou para passear. Os smartphones próximos eventualmente me ajudaram a localizar os dois rastreadores para me mostrar onde os cães estavam na vizinhança.

Resultado

Mesmo que o AirTag seja uma demonstração impressionante da tecnologia de banda ultralarga, isso não o torna o melhor rastreador para todos.

Por causa da compatibilidade do AirTag com os produtos da Apple, eu daria uma AirTag para um proprietário de iPhone. Mas eu daria um Bloco para uma pessoa com um telefone Android.

O AirTag também está longe de ser perfeito. Eu gostaria que eles estivessem mais altos — eles são muito silenciosos em comparação com os blocos — então tocar o som não foi muito útil para encontrá-los. Eu também não adorei que, para a maioria dos propósitos, o AirTag requer a compra de um acessório separado, como um chaveiro, para segurar o rastreador.

Em contraste, o Tile tem um orifício perfurado em seu canto para prender a um chaveiro ou cabeça de zíper. (O preço de US $ 29 do AirTag é ofuscado pelo chaveiro de couro de US $ 35 da Apple.)

Ainda assim, a banda ultralarga dá ao AirTag uma grande vantagem — e até mesmo Tile pensa assim. CJ Prober, presidente-executivo da Tile, disse na semana passada que a Apple se recusou a dar à sua empresa acesso ao chip de banda ultralarga do iPhone para fazer com que seus próprios rastreadores funcionassem com ele.

“Eles lançaram um produto concorrente e estão aproveitando a tecnologia que permite fazer coisas que nosso produto não consegue”, disse Prober em uma entrevista. “Nós realmente achamos que a competição deve ser justa, que leva a melhores resultados para os consumidores.”

A Apple disse em um comunicado que trabalhou duro para proteger a privacidade dos dados de localização dos usuários do iPhone, acrescentando que abraçou a concorrência. Neste mês, ela anunciou que lançaria em breve um plano para que outras empresas tirassem proveito da tecnologia de banda ultralarga dentro dos dispositivos da Apple.

Estou feliz em esperar por esses produtos que usam essa tecnologia sem fio bacana.

Por causa de sua maior eficiência na transmissão de dados, a banda ultralarga pode tornar os dispositivos sem fio do futuro imensamente melhores, disse Nabki. Como exemplo, ele citou fones de ouvido sem fio que se conectam instantaneamente, usam muito pouca bateria e soam tão bem quanto os com fio.

Isso soa muito mais legal do que encontrar as chaves de uma casa.

 

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Nações Unidas usam IA em busca de paz em zonas de guerra

As partes interessadas na Líbia e no Iêmen usaram um serviço de bate-papo movido a IA para dizer ao organismo internacional como se sentem sobre os problemas
Dalvin Brown - Do Washington Post


A inteligência artificial está ajudando a intermediar acordos de manutenção da paz em países devastados pela guerra, ressaltando como a tecnologia com má reputação também pode ter um impacto positivo.

No último ano, as Nações Unidas trabalharam com a start-up de IA Remesh em um algoritmo que ajudou a negociar acordos de paz no Iêmen e na Líbia, enquanto as duas nações enfrentavam guerras civis em curso e a pandemia do coronavírus.

A ferramenta foi implantada como um link de site para stakeholders em regiões em batalha. Foi projetado para avaliar respostas abertas na Internet de até 1.000 pessoas por vez e obter um consenso em quase tempo real. O software ajudou a ONU a entender com quais grupos em zonas de conflito estão mais preocupados durante discussões ao vivo com líderes políticos.

A ONU iniciou o esforço no verão passado no Iêmen, onde a plataforma foi implantada para entender como as pessoas achavam que a pandemia impactava conflitos no terreno e quem eles acreditavam ser responsável. Foi usado na Líbia em outubro para determinar como os participantes se sentiam sobre a ONU propor um governo interino quase uma década depois que a nação norte-africana entrou em conflito.

Tradicionalmente, para descobrir o que as pessoas em zonas de guerra querem, o escritório de assuntos de construção da paz da ONU teria pessoal realizando uma pesquisa nacional, a pé ou via telefonema, que levou meses para ser concluída e custa várias centenas de milhares de dólares para realizar.

"Foi caro. E quando você tiver os resultados de volta, os resultados podem ser datados", disse Daanish Masood, um oficial de assuntos políticos da Célula de Inovação da ONU. "Mas ajuda ter uma maneira rápida de conversar sistematicamente com as pessoas e ver como suas visões estão evoluindo."

ATUALMENTE, a ONU gerencia uma dúzia de operações de manutenção da paz em três continentes para minimizar o sofrimento dos civis e sustentar a paz a longo prazo. Os Estados Unidos são os maiores contribuintes financeiros para essas atividades, fornecendo mais de um quarto do orçamento de manutenção da paz da organização de US$ 6,8 bilhões para 2021.

Em janeiro de 2020, a agência lançou sua célula de inovação para explorar, pilotar e escalar novas tecnologias. É aí que entra a parceria com a Remesh. Fundada em 2014, a empresa de pesquisa de mercado com sede em Nova York trabalha principalmente com empresas que tentam entender as necessidades de seus funcionários ou clientes. A ONU pega esse conceito e aplica-o aos esforços da diplomacia estrangeira.

A plataforma baseada na Web da Remesh permite que as instituições mantenham conversas francas com o público. E as respostas passam por um algoritmo que agrupa respostas com significados semelhantes, então permite que os participantes concordem ou discordem dos resultados gerados. O algoritmo foi afinado para a ONU usar em contextos onde as pessoas falam dialetos únicos. O organismo internacional trabalhou com organizações locais de zonas de guerra para incentivar um grupo diversificado de pessoas a participar.

Os participantes do Iêmen e da Líbia foram convidados a visitar um link da Web, responder a perguntas abertas e às pesquisas em seus smartphones. Eles foram solicitados a identificar qual comunidade eles representam ou com qual partido eles se identificam fortemente. Todas as informações foram compartilhadas com figuras políticas locais que poderiam responder ao vivo na TV ou agir de acordo com o que o público diz.

A participação é anônima, diz Remesh. "Temos que garantir que as pessoas sejam honestas e, para isso, o anonimato é a chave", disse Andrew Konya, CEO da Remesh. "Nós só temos os pontos de dados que as pessoas nos dão de forma ativa e voluntária durante a conversa ao vivo, que é como elas votam e como se identificam."

Os dados também podem ser ajustados para que haja uma representação próxima da igualdade de facções variadas. Até agora, o engajamento civil tem sido alto, diz o órgão de manutenção da paz.

Por exemplo, na Líbia, onde as conversas duravam até 90 minutos, cerca de metade das pessoas que assinaram ficaram e escreveram respostas até o fim. Mais pessoas provavelmente continuaram assistindo, mas pararam de responder, disse Masood.

A plataforma de construção da paz pode surgir em futuros esforços de resolução de conflitos em lugares como Sudão, Mali, Afeganistão e Iraque, diz a ONU.
Outras formas de tecnologia de resolução de problemas estão em andamento.

A célula de inovação do corpo pacificador trabalha com imagens de satélite da Universidade de Stanford e da NASA para descobrir se há uma correlação científica entre o esgotamento das águas subterrâneas e a agitação civil em partes do globo. Dessa forma, a ONU pode prever onde os conflitos sociais provavelmente surgirão em seguida e quando podem acontecer.

A célula de inovação também está trabalhando em ferramentas de visão de máquinas para detectar se munição proibida pelo direito internacional é postada em vídeos online, e está pesquisando maneiras de usar o reconhecimento de fala automatizado para monitorar o que os políticos dizem na TV e no rádio em áreas devastadas pela guerra.

"Nosso objetivo é aplicar novos métodos, novas tecnologias e novas formas de pensar no negócio da pacificação", disse Masood. "Estamos preocupados em acabar com o conflito armado, entendendo-o, rastreando-o e prevendo-o."

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Senadores buscam limites para uso de reconhecimento facial

A legislação restringiria a compra governamental de bancos de dados privados sem um mandado em uma das tentativas mais ambiciosas do Congresso norte-americano ainda de regular o uso de tecnologias controversas

Drew Harwell, do Washington Post

Senadores estão mirando em uma poderosa ferramenta de reconhecimento facial e as compras de dados pessoais das agências de aplicação da lei de dados pessoais dos americanos em um projeto de lei de referência introduzido quarta-feira, 21, com apoio bipartidário que destaca o crescente debate sobre as tecnologias de vigilância usadas por investigadores federais e policiais locais.

A legislação — apelidada de “Quarta Emenda Não Está à Venda” — proibiria o governo dos EUA e as agências de aplicação da lei de comprar dados de localização e outras informações pessoais sem um mandado específico. Foi introduzido pelos Senadores Ron Wyden (Democrata de Oregon) e Rand Paul (Republicano do Kentucky.).

Também bloquearia a compra de dados que foram "obtidos ilegitimamente" por meio de um ato de fraude, hacking ou quebra de contrato, uma estipulação que assessores do Congresso disseram que proibiria o uso policial da Clearview AI, um dos programas de reconhecimento facial mais populares usados por centenas de departamentos de polícia em todo o país. A empresa de reconhecimento facial retirou bilhões de fotos de mídias sociais e outros sites como Facebook, Google e Twitter, que acusaram a empresa de violar regras contra "raspar" dados pessoais.

O projeto representa uma das tentativas mais ambiciosas do Congresso de regulamentar tecnologias a que os funcionários do governo cada vez mais recorreram sem aprovação judicial ou supervisão pública.

Defensores do uso das tecnologias pelo governo dizem que fornecem informações inovadoras na busca de suspeitos de crimes. Mas os críticos temem que representem um alcance perturbador do poder do governo e ameacem submeter os americanos a um regime de vigilância cada vez mais invasivo.

"Fazer negócios online não equivale a dar ao governo permissão para rastrear cada movimento ou rifle através dos detalhes mais pessoais de sua vida", disse Wyden em um comunicado. O projeto de lei, acrescentou, "garante que o governo não possa usar seu cartão de crédito para acabar com os direitos da Quarta Emenda" contra pesquisas irracionais.

As agências de aplicação da lei locais, estaduais e federais grampearam bancos de dados privados que coletam e empacotam milhões de registros de localização, retirados de um conjunto de aplicativos de smartphones em telefones de pessoas, transformando efetivamente um sistema projetado para profissionais de marketing online em um sistema de coleta de evidências para investigação governamental.

Obter esses dados de empresas de tecnologia e telefonia celular tradicionalmente requer uma ordem judicial. Mas a falta de regulamentação permitiu que a polícia pagasse aos corretores de dados por tais informações sem ter que explicar a necessidade das informações a um juiz.

Investigadores também usaram a Clearview AI para combinar os rostos dos suspeitos capturados na câmera com imagens retiradas das redes sociais, incluindo na investigação do motim no Capitólio em 6 de janeiro. Sistemas tradicionais de reconhecimento facial só comparam fotos com fotos oficiais de carteiras de motorista, passaportes ou fotos de canecas de prisão.

O executivo-chefe da Clearview AI, Hoan Ton-That, disse em um comunicado que a empresa planejava "revisar cuidadosamente" o projeto de lei, acrescentando: "Estamos ansiosos para nos envolver com os formuladores de políticas sobre as melhores maneiras de proteger os dados dos consumidores e continuar a ser um recurso para as agências de aplicação da lei". Floyd Abrams, advogado que representa a empresa, disse em um comunicado que "a Quarta Emenda não protege o download e a análise de fotografias que as pessoas postam voluntariamente na Internet, já que não pode haver expectativa razoável de privacidade nessas circunstâncias".

O projeto de Lei do Senado é copatrocinado por 17 democratas do Senado, incluindo o líder da maioria Charles E. Schumer (N.Y.), e os senadores republicanos Paul, Mike Lee (Utah) e Steve Daines (Montana), dando-lhe apoio bipartidário que assessores do Congresso disseram ter dado confiança nas chances do projeto de lei se tornar lei.

Uma versão da Câmara também foi introduzida quarta-feira pelo presidente do Comitê Judiciário Jerrold Nadler (D-N.Y.) e pela presidente do Comitê de Administração, Zoe Lofgren (D-Calif.), que disse em um comunicado: "Nossos dados digitais abrem uma janela para as áreas mais sensíveis de nossa vida privada, e este projeto de lei seria um grande passo em frente para conter o abuso de vigilância e proteger as liberdades civis dos americanos".

A proposta, disse um assessor de Wyden, fecharia várias outras brechas de vigilância reveladas após os vazamentos de Edward Snowden, incluindo uma que permitia que funcionários da inteligência adquirissem metadados sobre ligações e emails americanos no exterior sem aprovação judicial.

O projeto de lei tem amplo apoio das liberdades civis e grupos de privacidade que têm sido críticos da expansão das tecnologias de vigilância que eles dizem representar ameaças aos direitos civis.

Susan Ariel Aaronson, diretora do Centro de Governança de Dados e Comércio Digital da Universidade George Washington, disse que o projeto de lei é um "bom começo", mas não aborda totalmente o quanto de dados pessoais sobre os americanos foram coletados e analisados por empresas em grande parte não regulamentadas para uso comercial.

"Tem sido nojento ver como as agências dos EUA a nível local e as agências de inteligência usaram indevidamente e compraram conjuntos de dados para nos espionar", disse Aaronson. "Mas isso não chega ao problema raiz, que é que o mercado de dados é tão opaco e não protegemos adequadamente as pessoas. ... Eles estão usando mal nossos dados para nos vigiar e nos manipular. Esse é o problema maior, e eu sinto que estamos apenas dançando em torno dele”.

O projeto de lei vem em meio a uma enxurrada de propostas destinadas a consolidar os direitos de privacidade digital dos americanos. Uma proposta separada relatada pela primeira vez pelo The Washington Post este mês proibiria a venda de dados pessoais dos americanos para uma seleção de empresas e governos estrangeiros considerados "hostis" por uma revisão do governo dos EUA. Outro projeto de lei restringiria a forma como as empresas americanas coletam e compartilham informações pessoais dos americanos.

Também vem em meio a um acerto de contas global para inteligência artificial e outras tecnologias emergentes que ganharam uma posição generalizada na vida cotidiana.

Uma proposta feita na quarta-feira pelo poder executivo da União Europeia prometeu proibir o uso de IA de "alto risco", como sistemas automatizados de "pontuação social" como os vistos na China e vigilância em massa indiscriminada. Um assessor de Wyden disse que o gabinete do senador estava acompanhando essas discussões de perto, mas não tinha tido nenhuma conservação substantiva com os reguladores da UE.

A administração Biden tem enfrentado crescentes apelos para reduzir os potenciais malefícios do software de IA, como o reconhecimento facial, que foi citado em três casos relatados de má identificação policial e prisão injusta, todos os quais envolveram homens negros.

Um advogado da Comissão Federal de Comércio escreveu na segunda-feira que leis federais que proíbem práticas comerciais injustas e enganosas também se aplicam aos desenvolvedores de "algoritmos racialmente tendenciosos" e outros sistemas problemáticos, observando que tecnologias supostamente "neutras" ainda podem "produzir resultados preocupantes".

Susan Ariel Aaronson disse que achou o momento do regulamento proposto irônico, dado o papel mais amplo do governo em capitalizar vastos conjuntos de dados sobre o público em geral. Ela apontou uma nota em um documento publicado no mês passado pelo Conselho Nacional de Inteligência que esboçou potenciais tendências globais nas próximas duas décadas: "A privacidade e o anonimato podem efetivamente desaparecer por escolha ou mandato governamental, já que todos os aspectos da vida pessoal e profissional são rastreados por redes globais".

 

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Hitachi pagará US $ 9,5 bilhões por grupo de software dos EUA

Aquisição da GlobalLogic é parte do plano para transformar o conglomerado japonês em uma potência digital.


Kana Inagaki e Leo Lewis em Tóquio para o Financial Times

A Hitachi concordou em comprar a GlobalLogic, uma empresa de engenharia de software do Vale do Silício, por US $ 9,5 bilhões em sua maior aquisição, enquanto o grupo industrial japonês busca se tornar uma potência global em serviços digitais.

O negócio vem depois de anos de reforma para fazer a transição do vasto conglomerado japonês em um especialista em TI e infraestrutura, fundindo e vendendo subsidiárias listadas há muito tempo consideradas vacas sagradas.

Como parte da reformulação, a Hitachi concluiu sua aquisição de US$ 6,8 bilhões de uma participação de 80 por cento na divisão de redes de energia da ABB no ano passado, mas a GlobalLogic seria seu primeiro grande negócio em software.

As ações da Hitachi caíram 7,3% na quarta-feira, após relatos da mídia sobre o negócio, que foi anunciado após o fechamento do mercado de Tóquio. Ele avalia o valor da empresa da GlobalLogic em 37 vezes o lucro ajustado previsto para este ano antes de juros, impostos, depreciação e amortização, que alguns investidores podem considerar ricos.

O Canada Pension Plan Investment Board e o fundo de aquisição suíço Partners Group possuem, cada um, 45% da GlobalLogic, que foi fundada em 2000. Com receita anual de US$ 771 milhões no ano passado, sua base de clientes inclui o McDonald's, a fabricante de chips americana Qualcomm e o grupo finlandês de equipamentos de telecomunicações Nokia.

“Esta aquisição visa acelerar a expansão global da Lumada”, disse Toshiaki Higashihara, presidente-executivo da Hitachi, em entrevista coletiva na quarta-feira, referindo-se à própria plataforma de serviços digitais do grupo.

Desde a introdução do código de governança corporativa do Japão em 2015, a Hitachi foi frequentemente identificada como líder entre os gigantes industriais tradicionais do país em termos de esforços para descartar negócios não essenciais e reduzir o número de subsidiárias listadas na Bolsa de Valores de Tóquio.

Após vários anos de vendas agressivas de participação, a Hitachi está perto de se tornar o primeiro dos grandes conglomerados do Japão - um grupo que inclui Mitsubishi, Toshiba, Panasonic e Fujitsu - a vender todas as suas participações em subsidiárias listadas.

A venda de negócios não essenciais por grandes conglomerados japoneses tem sido uma fonte de lucros ricos para grupos de capital privado nacionais e estrangeiros, com a KKR vendo o Japão como sua segunda fonte mais importante de negócios potenciais, depois dos Estados Unidos.

A Hitachi está em negociações para vender sua unidade de metais, um negócio que ajudará a reduzir sua dívida com juros, que aumentará para cerca de US $ 28 bilhões após a aquisição da GlobalLogic. A empresa disse que usaria dinheiro em caixa e empréstimos bancários para financiar o negócio, que está avaliado em US$ 8,5 bilhões, excluindo dívidas.

O negócio se destaca no que banqueiros e advogados em Tóquio dizem ter sido um período cada vez mais desfavorável para negócios de M&A de empresas japonesas. As restrições de viagens criadas pela pandemia Covid-19 limitaram a capacidade de realizar o tipo de due diligence prática que as empresas japonesas insistem para alvos no exterior.

Embora os últimos meses tenham rendido um punhado de negócios de saída multibilionários de alto perfil, como a compra da Dialog pela Renesas Electronics por US$ 6 bilhões , os atuais níveis de atividade de fusões e aquisições das empresas japonesas são muito mais baixos do que os banqueiros esperavam.

“Os negócios que estamos vendo agora são aqueles que foram iniciados muito antes da pandemia. Até certo ponto, esse acúmulo nos manteve ocupados até agora, mas o pipeline parece bastante vazio olhando para o resto do ano”, disse um advogado de Tóquio cujos principais clientes são as grandes corretoras japonesas.
A Hitachi foi assessorada pelo Credit Suisse, enquanto a GlobalLogic foi assessorada pelo Goldman Sachs e JPMorgan.

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O reconhecimento facial ainda gera grande polêmica

Por Kashmir Hill
New York Times

A tecnologia de reconhecimento facial, mesmo para fins policiais, em busca de criminosos, ainda causa grande polêmica. Quando uma start-up secreta testou os limites legais e éticos — ao vasculhar a Internet para construir uma ferramenta de reconhecimento facial, ela mostrou um pouco do futuro da privacidade na América.
Em maio de 2019, um agente do Departamento de Segurança Interna recebeu uma coleção de imagens perturbadoras. As fotos, encontradas pelo Yahoo na conta de um usuário sírio, pareciam documentar o abuso sexual de uma jovem. Mostravam um homem com a cabeça reclinada sobre um travesseiro, olhando diretamente para a câmera.

O homem parecia ser branco, com cabelos castanhos e cavanhaque, mas era difícil identificá-lo; a foto estava granulada, o ângulo um pouco oblíquo. O agente enviou o rosto do homem a investigadores de crimes contra crianças de todo o país na esperança de que alguém o reconhecesse.

Quando um pesquisador de Nova York viu o pedido, decidiu examinar o rosto através de um novo aplicativo de reconhecimento facial incomum, a Clearview, baseado em Inteligência Artificial (IA), que tinha começado a usar.

A equipe de apoio vasculhou a internet pública — que incluía a mídia social, os sites de empregos, o YouTube e o Venmo — criou um banco de dados com três bilhões de imagens de pessoas, junto com links para as páginas de onde as fotos vieram. Isso confundiu os bancos de dados de outros produtos para aplicação da lei, que se baseavam apenas em fotografias oficiais, como fotos de policiais, carteiras de motorista e fotos de passaporte.

O sucesso do Clearview

Com a Clearview, foi fácil passar de um rosto para uma conta do Facebook. O aplicativo se transformou em um sucesso estranho: uma foto no Instagram de um homem asiático fortemente musculoso e uma modelo de fitness feminina, posando em um tapete vermelho em uma exposição de fisioculturismo em Las Vegas, comprovou que o suspeito não era asiático nem mulher.

Mas, olhando mais de perto, você podia ver um homem branco ao fundo, na borda da moldura da foto, em pé, atrás do balcão de uma cabine de uma empresa de suplementos de treino. Esse foi o ponto de partida. No Instagram, seu rosto parecia ter a metade do tamanho da sua unha. O agente federal ficou pasmo.

O agente contatou a empresa de suplementos alimentares e obteve o nome do modelo: Andrés Rafael Viola, que revelou ser um cidadão argentino residente em Las Vegas. Outro pesquisador encontrou a conta de Viola no Facebook. Seu perfil era público. Navegando nele, o pesquisador encontrou fotos de um quarto que correspondiam a uma das imagens, bem como fotos da vítima, uma criança de 7 anos.

Policiais prenderam Viola em junho de 2019. Mais tarde, ele se confessou culpado de agredir sexualmente uma criança e produzir imagens do abuso e foi condenado a 35 anos de prisão. (O advogado de Viola não respondeu a vários pedidos de comentário.)

Na época, o uso da Clearview no caso de Viola não foi divulgado. Só recentemente um pesquisador voltou a divulgá-lo a partir de documentos judiciais, entrevistas com policiais e uma apresentação promocional em PowerPoint feita pela Clearview.

O caso representou o primeiro uso dessa tecnologia em um episódio de exploração infantil pela Homeland Security Investigations, ou HSI, que é o braço investigativo da ICE (Immigrations and Customs Enforcement). Esses crimes são da responsabilidade da agência porque, antes da Internet, muito material de abuso estava sendo enviado pelo correio internacionalmente.

“Foi uma primeira incursão interessante em nossa experiência com o uso da Clearview”, disse Erin Burke, chefe da Unidade de Investigações de Exploração Infantil do HSI. “De qualquer outro jeito teríamos encontrado aquele cara.”

Poucos especialistas, fora do âmbito de aplicação da lei, sabiam da existência da Clearview naquela época. O relativo sigilo foi intencional: o governo muitas vezes evita denunciar supostos criminosos com técnicas investigativas de ponta, e os fundadores da Clearview se preocupavam com a reação ao seu produto.

Ajudar a identificar abusadores sexuais era claramente uma causa digna, mas o método da empresa para fazer isso — repassando fotos pessoais de milhões de americanos — era um caminho chocante e sem precedentes. De fato, quando o público descobriu a Clearview no ano passado, em um artigo no New York Times, seguiu-se uma reação imensa.

Facebook, LinkedIn, Venmo e Google enviaram cartas em que pediam à empresa que cessasse e desistisse, não apenas acusando-a de violar seus termos de serviço, mas exigindo, sem sucesso, que ela deixasse de usar suas fotos.

O BuzzFeed publicou uma lista vazada de usuários da Clearview, que incluía não apenas a aplicação da lei, mas também grandes organizações privadas, incluindo o Bank of America e a NBA (cada um diz que apenas testou a tecnologia e nunca foi um cliente).

Descobri que a empresa havia feito o aplicativo disponível para investidores, potenciais investidores e parceiros de negócios, incluindo um bilionário que o usou para identificar o par de sua filha quando o casal inesperadamente entrou em um restaurante onde ele estava jantando.

Antigamente, os computadores realizavam o reconhecimento facial de forma bastante imprecisa, identificando as características faciais das pessoas e medindo as distâncias entre elas — um método rudimentar que não resultava em correspondências confiáveis. Mas, recentemente, a tecnologia melhorou significativamente, devido aos avanços na inteligência artificial.

O software de IA pode analisar inúmeras fotos do rosto das pessoas e aprender a fazer previsões impressionantes sobre quais imagens pertencem à mesma pessoa. Quanto mais rostos o software inspeciona, melhor ele fica. O Clearview está sendo implantado com essa abordagem e seu uso já envolve bilhões de fotos da Internet pública. Ao testar os limites legais e éticos em torno da coleta e uso dessas imagens, ela se tornou a pioneira no campo.

O direito de ser excluído

Depois que as atividades da Clearview vieram à tona, o senador Ed Markey, de Massachusetts, escreveu à empresa pedindo que revelasse seus clientes policiais e fornecesse aos americanos uma maneira de se excluírem do banco de dados do Clearview.

Funcionários públicos dos governos do Canadá, Grã-Bretanha, Austrália e União Europeia investigaram a empresa. Houve proibições ao uso de reconhecimento facial pela polícia em diversas partes dos Estados Unidos, incluindo Boston e Minneapolis, e as assembleias legislativas estaduais impuseram restrições a isso. Os legisladores de Washington e Massachusetts exigiram que um juiz deve assinar a autorização antes que a polícia faça uma busca.

Em Illinois e no Texas, as empresas já precisavam obter o consentimento dos residentes para usar sua “impressão facial”, o padrão único de seu rosto, e após as revelações da Clearview, os senadores Bernie Sanders e Jeff Merkley propuseram uma versão da lei de Illinois para todo o país.

A proteção legal de nossos dados

A Califórnia tem uma lei de privacidade que dá aos cidadãos controle sobre como seus dados são usados, e alguns dos residentes do Estado invocaram essa cláusula para fazer com que a Clearview parasse de usar suas fotos. (Em março, os ativistas da Califórnia entraram com um processo no tribunal estadual.)

Talvez o mais significativo eram de 10 reclamações de ação coletiva movidas contra a Clearview nos Estados Unidos, por invasão de privacidade, junto com ações judiciais do procurador-geral de Vermont e da American Civil Liberties Union (ACLU). “Esta é uma empresa que utilizou todos os seus recursos e habilidades possíveis na tentativa de ser a primeira com este modelo de negócio,” disse Nathan Freed Wessler.

Parecia inteiramente possível que a Clearview AI seria processada, submetida aos rigores da lei ou extinta pela vergonha perante o público. Mas isso não aconteceu. Sem nenhuma lei federal que proibisse ou mesmo regulasse o uso de reconhecimento facial, a Clearview não mudou, na maior parte, suas práticas. Nem implodiu. Enquanto fechava contas de empresas privadas, continuou a adquirir clientes do governo.

A ferramenta de vendas mais eficaz da Clearview, a princípio, era um teste gratuito oferecido a qualquer pessoa com um endereço de e-mail afiliado às autoridades policiais, junto com um preço muito baixo: você podia acessar a Clearview AI por apenas US$ 2.000 por ano.

A maioria dos fornecedores comparáveis — cujos produtos não são tão extensos — cobrou valores de seis dígitos. Posteriormente, a empresa contratou um experiente diretor de vendas que aumentou o preço. “Nossa taxa de crescimento é louca”, disse Hoan Ton-That, presidente-executivo da Clearview.

A Clearview já arrecadou US$ 17 milhões e, de acordo com a PitchBook, está avaliada em quase US$ 109 milhões. Em janeiro de 2020, ele havia sido usado por pelo menos 600 agências de aplicação da lei; a empresa diz que agora é de até 3.100. O Exército e a Força Aérea são clientes.

O ICE assinou um acordo de 224.000 dólares em agosto. Erin Burke, da Unidade de Investigações de Exploração Infantil, disse que agora supervisiona a implantação da Clearview AI para uma variedade de investigações criminais no HSI, não apenas em casos de exploração infantil.

“Isso revolucionou a forma como somos capazes de identificar e resgatar crianças”, Burke me disse. “Isso só vai ficar melhor quanto mais imagens a Clearview for capaz de rastrear.”

As ameaças legais à Clearview começaram a se mover pelos tribunais, e a empresa está preparando uma resposta poderosa, invocando a Primeira Emenda (da Constituição Americana). Muitos defensores das liberdades civis temem que a empresa prevaleça e estão horrorizados com as consequências potenciais.

Uma grande preocupação é que a tecnologia de reconhecimento facial pode ser muito falha para a aplicação da lei. Uma agência federal, o Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST), testa periodicamente a precisão dos algoritmos de reconhecimento facial enviados voluntariamente pelos fornecedores. Clearview não participou.

Em 2019, a agência descobriu que muitos algoritmos eram menos precisos na identificação de pessoas de cor, o que significa que seu uso poderia piorar o preconceito sistêmico no sistema de justiça criminal. No ano passado, três casos foram descobertos (nenhum envolvendo Clearview) nos quais policiais prenderam a pessoa errada com base em uma má combinação de reconhecimento facial. Todos os três presos injustamente eram homens negros.

Há também um motivo mais amplo para os críticos temerem uma decisão do tribunal favorecendo a Clearview: ela pode permitir que as empresas nos rastreiem de forma tão difundida no mundo real quanto já fazem online.

A maioria de nós, membros de alguns grupos religiosos exceto e apesar da pandemia, sai por aí exibindo o rosto o tempo todo. Postamos selfies na internet. Descendo a rua, somos involuntariamente fotografados por câmeras de vigilância e — como aconteceu com Andrés Rafael Viola — por estranhos que inadvertidamente fazemos uma foto-bomba. Até recentemente, não tínhamos motivos para pensar profundamente sobre o fato de que cada um de nossos rostos é tão único quanto uma impressão digital ou um número do Seguro Social.

Uma revolução silenciosa

Nos bastidores, porém, uma revolução silenciosa está em andamento para desvendar os segredos de nossas impressões faciais. Ela foi impulsionada por um enorme influxo de conhecimento especializado em IA no Vale do Silício nas últimas décadas, grande parte dela extraído dos departamentos de ciência da computação de universidades de elite.

Esses especialistas foram colocados para trabalhar em uma série de projetos de longo prazo, incluindo tradução de idiomas e carros autônomos, e uma área de pesquisa particularmente intensa é o reconhecimento facial.

Em 2010, esse esforço estava avançado o suficiente para que o Facebook introduzisse um recurso chamado “sugestões de tags” que sugeria os nomes de amigos que apareciam em fotos enviadas para sua plataforma.

Recursos semelhantes começaram a proliferar na tecnologia de consumo: você pode desbloquear seu smartphone olhando para ele e, em seguida, classificar todas as fotos no dispositivo por rosto. A câmera Nest do Google poderia dizer qual vizinho estava na porta.

Com o avanço da tecnologia, os formuladores de políticas não acompanharam. Na ausência de regulamentações robustas, a única coisa que impedia empresas como o Facebook e o Google de ir além dos recursos básicos aos quais nos acostumamos era sua própria restrição.

O uso de reconhecimento facial para identificar estranhos geralmente era visto como um tabu, uma perigosa superpotência tecnológica para a qual o mundo não estava preparado. Pode ajudar um idiota a identificá-lo em um bar ou permitir que um estranho escute uma conversa delicada e saiba a identidade de quem está falando. Isso poderia galvanizar inúmeras campanhas de nome e vergonha, permitir que a polícia identificasse os manifestantes e geralmente eliminaria o conforto que vem de ser anônimo enquanto você se move pelo mundo.

Empresas como o Facebook e o Google proíbem o “scraping” ou a cópia automática de dados de seus sites, em seus termos de serviço. Ainda assim, ao encorajar bilhões de pessoas a postar fotos de si mesmas online ao lado de seus nomes, as empresas de tecnologia forneceram os ingredientes para que um produto desse tipo tivesse sucesso, caso alguém fosse audacioso o suficiente para violar o texto legal estereotipado das plataformas.

Em inteligência artificial, quanto mais dados você tem, melhor é, geralmente, o seu produto. Foi precisamente por causa da coleção ousada de imagens de plataformas populares da Clearview que ela conseguiu se tornar a líder do setor.

A principal lei federal que desencoraja a Clearview de fazer isso é a Lei de Fraude e Abuso de Computador, aprovada pelo Congresso em 1986, que proíbe o “acesso não autorizado” a um computador.

A lei tinha o objetivo de impedir o hackeamento, mas alguns promotores a interpretaram como uma proibição de violação dos termos de serviço de um site, inclusive por raspagem. Os executivos da Clearview, como muitos empresários que vieram antes deles, construíram uma empresa em torno da aposta de que as regras seriam dobradas com sucesso a seu favor.

A aposta deles foi parcialmente validada no segundo semestre de 2019, quando um juiz federal do Nono Circuito decidiu em um caso de alto perfil — que o LinkedIn abriu contra uma start-up que estava apagando os perfis de seus usuários — que exposição pública a cópia online automatizada de informações públicas disponíveis não violam a lei anti-hacking.

A Electronic Frontier Foundation (EFF), um grupo de defesa das liberdades civis, chamou a decisão de “uma grande vitória para pesquisa e inovação”, porque significava que jornalistas, acadêmicos e pesquisadores poderiam coletar, automaticamente e sem medo, informações de sites na internet.

Mas também foi um excelente precedente para a Clearview e seu crescente banco de dados de fotos publicamente disponíveis. (A EFF desde então pediu proteções federais para evitar a identificação biométrica, como o que a Clearview vende.)

O maior obstáculo legal remanescente para a empresa, na ausência de alguma ação repentina do Congresso, é o Biometric Information Privacy Act (BIPA) de Illinois, uma lei estadual de 2008 que oferece a mais forte proteção da legislação americana para o rosto das pessoas.

Autorização do cidadão é essencial

A lei diz que as entidades privadas devem receber o consentimento dos indivíduos para usar sua biometria — uma palavra chique para medições feitas do corpo humano — ou incorrer em multas de até US$ 5.000 por uso.

Em 2015, cinco anos após a introdução de sua marcação de fotos com base em reconhecimento facial, o Facebook foi atingido por uma ação coletiva em Illinois por violar a lei. Ele acertou o processo no ano passado por US$ 650 milhões.

A Clearview agora está lutando contra 11 processos no estado, incluindo o movido pela ACLU na Justiça estadual. Em resposta aos desafios, a Clearview removeu rapidamente todas as fotos que determinou serem de Illinois, com base nas informações geográficas incorporadas aos arquivos que retirou - mas se isso parecia na superfície uma capitulação, não era. Isso poderia galvanizar inúmeras campanhas de nome e vergonha, permitir que a polícia identificasse os manifestantes e geralmente eliminaria o conforto que vem do anonimato.

Quando comecei a reportar na Clearview AI em novembro de 2019, a empresa me evitou. Por mais de um mês, seus funcionários e investidores quase sempre ignoraram meus e-mails e telefonemas.

O site então esparso da Clearview listava o endereço de uma empresa a apenas alguns quarteirões de distância do Times Building em Midtown Manhattan, então eu fui bater em sua porta — apenas para descobrir que não havia nenhum prédio com aquele endereço. (A empresa mais tarde disse que era um erro de digitação.)

Tive problemas até mesmo para descobrir quem estava por trás da Clearview. Quando a empresa percebeu que eu não iria embora, contratou Lisa Linden, uma experiente especialista em comunicação de crises, para ajudar a lidar comigo.

Em janeiro de 2020, Linden me apresentou a Hoan Ton-That, presidente-executivo da Clearview, e nos encontramos e conversamos em um café com leite em um WeWork em Nova York. Ton-That e eu mantivemos contato.

Em março passado, depois que eu disse a Clearview que queria escrever sobre como a empresa estava lidando com os desafios, legais e outros, que surgiam, ele concordou em receber telefonemas meus a com intervalo de algumas semanas, sob a condição de que eu não escrevesse sobre eles até a publicação deste artigo. Em setembro, Linden me convidou para observar uma reunião entre Ton-That e um dos advogados mais talentosos do país, Floyd Abrams.

Abrams é um leão da lei da Primeira Emenda, conhecido por defender o direito do The New York Times de publicar os documentos do Pentágono há 50 anos. A Clearview o contratou, junto com um advogado de segurança nacional, Lee Wolosky, da Jenner & Block, para se defender nos processos de Illinois.

Por causa da pandemia, Abrams não passava muito tempo nos escritórios da Cahill Gordon & Reindel, o escritório de advocacia onde ele é advogado sênior. Então, em uma manhã de sexta-feira de verão, Ton-That se encontrou com ele no apartamento de Abrams na Quinta Avenida em Manhattan, onde os visitantes são recebidos por fotos de Abrams apertando a mão de Barack Obama e posando com Bill Clinton e George W. Bush.

Em seu escritório doméstico cheio de luz, Abrams sentou-se em uma poltrona baixa. A dois metros de distância, perto da janela, estava Linden, em um conjunto preto e máscara com estampa floral.

Ton-That chegou um minuto atrasado, vestido com uma jaqueta estampada e uma bandana vermelha funcionando como máscara. Alto, esguio e elegante, 32 anos, filho de mãe australiana, Ton -That afirma ser descendente de nobres da realeza vietnamita por parte de pai.

Com longos cabelos negros e boa aparência andrógina — entre masculino e feminino — ele considerou brevemente seguir a carreira de modelo. Ele colocou a bolsa cinza do laptop no chão e reclinou-se em uma cadeira que parecia pequena demais para seu corpo esguio. Ele parecia sereno, sem a ansiedade esperada de uma pessoa cuja empresa estava enfrentando uma crise existencial nos tribunais.

Abrams imediatamente abriu o processo da ACLU em Illinois. A ACLU disse que a Clearview violou a proibição de Illinois de usar impressões faciais de pessoas sem seu consentimento. Abrams e Ton-That estavam trabalhando em uma moção para encerrar o caso, argumentando que a proibição viola o direito constitucional de liberdade de expressão da empresa.

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O poder da escolha

Por Michel Bedin (Product Specialist Manager na Verizon Media)

O constante jogo entre os players da indústria e os gamers movimenta bilhões de dólares anualmente (a Newzoo projetou US$159,3 bilhões em 2020) e é natural que marcas queiram fazer parte desse jogo. Os gamers tendem a recompensar os parceiros e, portanto, os anunciantes que colocam o gamer em primeiro lugar e entendem a validade da experiência, da troca de valores, naturalmente terão os melhores resultados.

Para uma marca aumentar seu score nesse jogo, é preciso antes o entendimento de que a universalidade gamer se traduz em comunidades que se diferenciam e se apoiam em suas escolhas. Ainda criança na década de 80, lembro de ir com meus pais e irmão comprar, de segunda mão, meu primeiro videogame, o Philips Odyssey - segunda geração daquele que pode ser considerado como o precursor de todos os consoles, o Magnavox Odyssey de 1972. Cada um de nós elegera seus cartuchos preferidos e, quando não jogávamos juntos, vibrávamos ao ver o outro enfrentar aqueles novos desafios. Mal sabíamos que aquela forma de entretenimento traria impactos sem precedentes.

No intervalo de quase cinco décadas, o mundo foi tomado por novas aventuras e personagens icônicos, apresentados através de inúmeras plataformas aos mais diversos públicos de todas as idades, gêneros e interesses, agora comumente chamados de gamers.

Sim, hoje temos tantas opções disponíveis, para os mais variados momentos, gostos e bolsos, e com elas caminham as dúvidas. Não sobre qual é a melhor opção, mas sobre qual é a melhor para mim. O poder da escolha, idealmente limitado apenas às decisões individuais, até pouco tempo atrás parecia se limitar a uma fase secreta de um jogo ainda não lançado. Afinal, escolher é abrir mão, concordam?

Em seu aclamado livro Sapiens: Uma breve história da humanidade, Yuval Noah Harari reforça que a História está se movimentando incessantemente rumo à unidade mas que a "cultura global única não é homogênea...nossa cultura global única contém tipos diferentes de povos e estilos de vida...mas todos estão intimamente relacionados e influenciam uns aos outros de inúmeras maneiras. Ainda discutem e lutam, mas discutem usando os mesmos conceitos e lutam usando as mesmas armas."

O mesmo Harari reforça que o "Homo Sapiens evoluiu para achar que as pessoas se dividiam entre "nós" e "eles". "Nós" era o grupo imediatamente à sua volta, independentemente de quem você fosse, e "eles" eram todos os outros. Na verdade, nenhum animal social jamais é guiado pelos interesses de toda a espécie à qual pertence."

Então qual é a próxima fase?

O documentário GDLK - High Score, atualmente disponível na Netflix, traz em seu 4º episódio o testemunho de Gordon Bellamy, executivo de games nos EUA. "O videogame lhe dá a oportunidade de começar de novo...nos games todos começamos no mesmo lugar e temos a oportunidade de jogar juntos". Como ele reforça, os games são um lugar onde as regras são as mesmas para todos e que, por isso, deve permitir darmos o nosso melhor sem julgamentos de valor.

Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, reforça essa posição ao dizer que "como player, você é o centro de nossa estratégia. Queremos permitir que você jogue os jogos que deseja, com os amigos com quem deseja jogar, em qualquer dispositivo...Gaming é sobre entretenimento, comunidade e diversão e sobre conhecer novas histórias e novas perspectivas. O jogo é maior do que qualquer dispositivo."

Em análise recente sobre a indústria de games, o eMarketer também conclui por esse novo momento de inclusão ao dizer que "a transmissão ao vivo de videogames cresceu durante a pandemia - e o futuro da indústria reside no cruzamento de interesses entre jogadores, influenciadores e celebridades. Conforme os streamers se tornam influenciadores e os influenciadores se tornam streamers, a indústria terá ainda mais alcance com o público mainstream. Esses cruzamentos entre indústrias provavelmente irão gerar grande interesse do consumidor."

O gamer como o verdadeiro personagem capaz de colocar seu poder de escolha como fator decisório de uma indústria já dava seus passos nas primeiras gerações de consoles. Em 1994, a Sega, atenta aos anseios do público adolescente, juntou-se à MTV para promover o MTV SEGA: Rock The Rock, um embrião do showbiz que são hoje os eSports. Mods de jogos (alterações capazes fazer um jogo operar de forma diferente da original) deixaram de ser um atributo limitado a programadores em busca de seu toque pessoal e hoje temos gamers e marcas criando e compartilhando seus próprios mapas.

Fato é que estamos em mais um grande momento de revolução da indústria de games. Cross-screen, cross-device, cross-platform, cloud, espelhamento, retro-compatibilidade, streaming, influencers, campeonatos profissionais e amadores, game as a service, AR-VR e novas formas de interação garantidas pelo 5G. Todas essas novas tecnologias têm um papel de extrema relevância para que a unidade mencionada por Harari e Spencer seja um mod que comece a ser construído nos próximos anos.

Não importa como, quando e com quem, o certo é que todos queremos poder escolher e todos queremos diversão.

A Verizon Media, divisão da Verizon Communications, Inc., abriga um confiável ecossistema de mídia de marcas premium como Yahoo e TechCrunch para ajudar as pessoas a se manterem informadas e entretidas, se comunicarem e se unirem, criando novas maneiras de conectar anunciantes e parceiros de mídia. De experiências XR à publicidade e tecnologia de conteúdo, a Verizon Media é uma incubadora de inovação e está revolucionando a próxima geração de criação de conteúdo em um mundo 5G.

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