O Facebook bloqueia conta de Trump 'indefinidamente' após tumultos

Do Financial Times, 8 de janeiro de 2021

As plataformas de mídias sociais tomam medidas sem precedentes contra as reivindicações pós-eleitorais do presidente dos EUA. As postagens de Donald Trump em resposta ao ataque da multidão ao Capitólio dos Estados Unidos foram removidas das plataformas.

O Facebook vai suspender a conta de Donald Trump pelo restante de seu mandato, em uma censura dramática ao presidente dos EUA após anos de resistência às críticas de que as plataformas de mídias sociais ajudaram a alimentar a violenta agitação que eclodiu esta semana no Capitólio dos EUA.

Mark Zuckerberg, executivo-chefe da maior plataforma de mídia social do mundo, escreveu em um blog na quinta-feira que o presidente não poderá mais postar em suas contas do Facebook e Instagram “indefinidamente, e por pelo menos as próxima duas semanas, até a transição pacífica e completa do poder”.
Zuckerberg disse que Trump usou a plataforma "para incitar uma insurreição violenta contra um governo eleito democraticamente", acrescentando: "acreditamos que os riscos de permitir que o presidente continue a usar nossos serviços durante este período são simplesmente grandes demais".

A medida, a mais forte repreensão do Facebook a um líder global até agora, estende uma proibição temporária de 24 horas anunciada pela plataforma na quarta-feira e elimina um porta-voz vital do presidente na preparação para a posse do presidente eleito democrata Joe Biden em 20 de janeiro.

É uma reviravolta notável para Zuckerberg, que há muito argumenta que as empresas privadas não devem ser o "árbitro do discurso" e tem frequentemente permitido que cargos de violação de regras por políticos permaneçam em sua plataforma, considerando-as "de interesse público".

As plataformas de mídias sociais têm enfrentado uma torrente de críticas nas últimas 24 horas por não impedir a disseminação de teorias conspiratórias pró-Trump, bem como do discurso de ódio e extremismo doméstico online, apesar dos repetidos avisos de especialistas. As postagens que desencadearam a ação dramática do Facebook incluíam um vídeo no qual Trump disse aos manifestantes de Washington para "irem para casa" — mas ofereceu-lhes simpatia, declarando seu "amor" por eles e reiterando as alegações de que a eleição foi "roubada" e "fraudulenta".

Em outro post na quarta-feira, Trump descreveu a tempestade sem precedentes no Capitólio — durante a qual quatro pessoas morreram — como resultado de uma “vitória eleitoral” sendo “violentamente despojada de grandes patriotas”.

A empresa foi a primeira a bloquear sua conta na quarta-feira por 12 horas por “violações repetidas e graves” de suas políticas de integridade cívica, que proíbem postagens enganosas destinadas a interferir no processo eleitoral. Essa suspensão foi levantada na manhã de quinta-feira, e o presidente posteriormente twittou um vídeo no qual ele admitia a derrota e não reitera explicitamente suas alegações de fraude eleitoral. O twitter disse que futuras violações de suas regras pela conta resultariam em sua "suspensão permanente".

O YouTube também retirou o vídeo de Trump, citando novas políticas que proíbem alegações de fraude eleitoral generalizada, mas sua conta permanece intacta. Grupos furiosos de apoiadores de Trump tentam bloquear a transferência de poder de Trump e um grupo leal de influenciadores de direita online incentivaram grupos de conspiração como QAnon e rotineiramente amplificaram a desinformação nas redes sociais sobre o coronavírus e o processo eleitoral, divulgando a falsa narrativa de que a pesquisa foi ilegalmente "roubada" pelos democratas.

Durante a campanha presidencial, as plataformas começaram a aplicar rótulos de verificação de fatos a algumas das postagens de Trump. Em resposta, ele ameaçou revisar os regulamentos da Seção 230 que protegem as plataformas de responsabilidade por conteúdo gerado pelo usuário, citando preconceitos contra os conservadores.

Apoiadores de Trump reclamaram que o presidente estava sendo "censurado", com um podcaster de extrema direita Matt Couch, escrevendo no Twitter que "Big Tech deve ser interrompido!" Em contraste, políticos e especialistas de esquerda responderam às suspensões com ceticismo, considerando-as um ato de manobra política, já que a vitória de Biden no colégio eleitoral foi certificada na quarta-feira.

O senador democrata Mark Warner, o novo presidente do comitê de inteligência do Senado, disse que "essas ações isoladas chegaram tarde demais e nem chegaram perto do suficiente". E acrescentou: “Essas plataformas têm servido como infraestrutura para a organização central de grupos violentos de extrema direita e movimentos de milícia há vários anos — ajudando-os a recrutar, organizar, coordenar e, em muitos casos (especialmente com relação ao YouTube) gerar lucros de seu conteúdo violento e extremista.

O Real Facebook Oversight Board, um coletivo de críticos do Facebook da academia, negócios e política, disse que o ataque da máfia ao Capitólio “mostrou que o Facebook não serve para se policiar”. Dentro do Facebook, alguns funcionários ecoaram as críticas externas de que a empresa só age em resposta a crises de relações públicas.

“É uma pena que o Facebook nunca possa ser um líder e é sempre um seguidor”, disse um funcionário do Facebook ao Financial Times. “Eles estão sempre respondendo à pressão e não de forma proativa.” Outros negócios também mudaram para limitar a promoção do presidente e de suas mensagens.

A plataforma de streaming Twitch desativou sua conta, enquanto a Shopify disse que desativou duas lojas na plataforma de comércio eletrônico afiliadas ao Sr. Trump — cortando as vendas de mercadorias no site oficial do presidente — citando políticas que apoiam os usuários que "toleram a violência para promover uma causa".

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EUA processam Facebook por abuso de poder de monopólio

Ethevaldo Siqueira, c/ Financial Times de 09-12-2020

A Comissão Federal de Comércio dos EUA (FTC) e 46 Estados entraram com ações judiciais acusando o Facebook de violar regras antitruste e pedindo sanções que poderiam incluir forçar o grupo de mídia social a ser desmembrado. Os processos antitruste buscam reparação que pode incluir descarte forçado do WhatsApp e Instagram.

A FTC diz que o Facebook se engajou no que descreveu como uma "estratégia sistemática... para eliminar ameaças ao seu monopólio", citando as aquisições da empresa de mídia social do Instagram e WhatsApp em 2012 e 2014, respectivamente.

A empresa também foi acusada pela FTC de cortar deliberadamente seus serviços para desenvolvedores rivais. A FTC disse que estava buscando uma liminar permanente no tribunal federal que poderia potencialmente exigir que o Facebook desista de suas aquisições do Instagram e do WhatsApp, ou que buscasse aprovação antes de fazer quaisquer futuras aquisições.

Em um processo separado, um grupo de 46 Estados e duas outras jurisdições lideradas pela procuradora-geral de Nova York, Letitia James, alegaram que as aquisições de rivais e tratamento do grupo do Vale do Silício, bem como de seus desenvolvedores eram ilegais, por terem "privado os usuários dos benefícios da concorrência e por terem reduzido proteções e serviços de privacidade ao longo do caminho".

As ações judiciais marcam a segunda ação antitruste significativa contra um grande grupo do Vale do Silício este ano, à medida que os reguladores circulam pelo setor de tecnologia. Em outubro, os EUA lançaram uma queixa contra o Google da Alphabet por usar uma "rede de acordos excludentes" para bloquear concorrentes no negócio de pesquisa.

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A busca pela empatia nas redes sociais

facebook.jpg*Por Alexandra Avelar
03/08/2020 - Cada dia mais, as pessoas buscam humanizar o relacionamento com as marcas, querem se identificar e compartilhar de seus valores. O que um dia foi uma intenção distante de favorecer marcas com políticas mais conscientes, hoje já é realidade para muitos. E a chegada e consolidação do Social fez desse um caminho sem volta. Aquela relação de mão única do passado, já não é mais aceita. Agora o consumidor quer falar, ser ouvido, opinar e optar com total liberdade e munido de informações. Essa é uma tendência que vem se reforçando ao longo da última década, e que, com a disseminação do coronavírus, tomou ainda mais força.

Já no início da pandemia, foi registrado um pico no engajamento das marcas que se mostraram mais empáticas e ativas em relação à crise mundial que estávamos vivendo. No Brasil, não por acaso, um dos posts mais curtidos foi o da Ambev, anunciando a fabricação de álcool em gel, enquanto outras diversas empresas eram questionadas sobre o que estavam fazendo, ou pior, algumas que deixavam alguma brecha, acabavam sendo questionadas sobre a legitimidade de sua ações.

O fato de que hoje muitas pessoas ainda estão isoladas em suas casas e utilizam as redes sociais como forma de se sentirem conectadas, atualizadas e entretidas, também colabora para uma maior atenção ao comportamento das marcas no ambiente online. Os próximos meses ainda vão forçar importantes mudanças na relação das empresas com as redes sociais e sua audiência. Transparência e autenticidade serão chave para uma relação mais profunda e fiel com seu público.

Quando pensamos em redes sociais enxergamos um canal de comunicação que tem duas vias com o usuário, a possibilidade de interação e troca de experiência tem um valor inestimável. Saber explorar esse potencial de comunicação em sua totalidade é fundamental para o sucesso de qualquer marca nas redes. A empatia deve ser o ponto principal, mas sempre com base em uma estratégia sólida.

Pegar carona em temas sem a devida legitimidade é cada vez mais arriscado. Agora não é o momento para as marcas ficarem em silêncio, e menos ainda para se exporem em uma posição leviana. As pessoas querem sentir que as empresas estão sendo empáticas e legítimas, que se importam e tem valores sólidos. Antes de criar uma campanha, aderir a um movimento, é preciso primeiro discutir internamente a posição real da empresa e deixar que isso se reflita na estratégia a ser adotada. Não o contrário. Movimentos como #BlackoutTuesday e Stop Hate For Profit se tornaram um marco de reflexão justamente nesse sentido.

Ambas as ações incentivaram boicotes nas redes de Zuckerberg e, embora isso tenha se refletido em uma queda nos gráficos de receita, sabemos que não é definitivo e não deve se manter no médio prazo. Nem todas as empresas vão deixar de investir, fora que as PMEs, importante fatia da rede, têm baixíssima adesão ao movimento. Precisamos lembrar que hoje ainda não existe uma alternativa tão escalável quanto o Facebook e o Instagram para que as marcas atinjam audiências engajadas. Assim como já observamos antes, as empresas acabam retomando seus investimentos por falta de opção que lhes forneça a escala desejada. Mas até quando? Quais alternativas podem ser consideradas? Se esta é uma causa crítica para a marca, o que mais pode ser feito? De que maneira se posicionar e manter a pressão por mudanças?

A pandemia acelerou a transformação digital em diversos setores e um número cada vez maior de marcas vão entender que o marketing digital eficaz tornou-se um objetivo para qualquer empresa que pretenda melhorar seu funil de venda, desde a percepção a construção de intenção de compra e retenção, em um mundo repleto de interconexões tecnológicas.

Já começamos a ver uma busca das marcas por criações de conteúdos autênticos e por novas frentes que fomentem essa relação orgânica com o público, mas isso não deve representar uma redução significativa no longo prazo para os investimentos em digital. Além do retorno gradual esperado para as redes líderes, vemos uma busca por redes e modelos alternativos ao Facebook, o que não deixa de ser bastante positivo para o desenvolvimento de estratégias cadas vez mais robustas, assertivas e, principalmente, empáticas. Qual a sua aposta?

*Alexandra Avelar é country manager da Socialbakers no Brasil

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Facebook deve remover fake news sobre política

facebook_pesquisa.jpg08/07/2020 - A confiança no Facebook nos mercados latino-americanos está sendo seriamente prejudicada, já que o gigante da mídia social enfrenta crescente pressão para assumir a responsabilidade por publicidade política enganosa e outras informações falsas que aparecem em sua plataforma, revela um novo estudo de consumidores.

De acordo com o relatório “Evolution of Traditional Media in Latin America”, encomendado pela consultoria Sherlock Communications, três em cada quatro consumidores da região (77%) acreditam que o Facebook deve ser responsabilizado pela veracidade da publicidade que recebe dinheiro para publicar.

As descobertas seguem novos pedidos de várias organizações ativistas, incluindo a Color of Change e a NAACP nos EUA, para os anunciantes interromperem os gastos com anúncios no Facebook, exigindo que o Facebook lide com o racismo em suas plataformas por meio da campanha Stop Hate for Profit (Pare o ódio pelo lucro, na tradução literal). Patagonia, Ben & Jerry's e Upwork estão entre as muitas marcas que já se comprometeram publicamente a fazê-lo.

Quase nove em cada 10 latino-americanos pediram que o Facebook verifique e remova ativamente a propaganda política que contém mentiras ou é deliberadamente enganosa. Essa visão é mais forte no Peru (88%), Colômbia, México e Brasil (todos 86%).

Além disso, a pesquisa também revela que 33% dos latino-americanos acreditam, em média, que o Facebook, WhatsApp e Instagram representam uma ameaça para eleições democráticas e justas, enquanto cerca de 32% pensam que não.

O Facebook foi criticado por sua recusa em regulamentar a publicidade que contém e espalha informações enganosas e/ou falsas, em muitos casos em torno de questões políticas, mas também de saúde pública, como foi o caso da pandemia de coronavírus em 2020.

Zuckerberg argumentou que não há solução óbvia e que limitar a publicidade política no Facebook estaria limitando a liberdade de expressão. No entanto, 82% do público entrevistado discorda, segundo o estudo da Sherlock Communications.

De fato, 81% dos entrevistados disseram que respeitam a proibição do Twitter de publicidade política paga em sua plataforma - apresentando uma melhor percepção da empresa do que plataformas que não adotaram uma postura explícita.

E o custo pode acabar atingindo os bolsos de Zuckerberg e do Facebook se os anunciantes sérios se afastarem da plataforma, já que 65% dos consumidores relatam ter menos probabilidade de confiar em outra publicidade do Facebook devido às mentiras na publicidade política, diminuindo o alcance aos consumidores por meio da plataforma.

O estudo da Sherlock Communications é lançado depois que Zuckerberg e a COO do Facebook, Sheryl Sandberg, foram objeto de renovadas chamadas para agir ou renunciar a seus papéis, principalmente pelo financiador bilionário George Soros, que argumentou que a recusa em remover anúncios políticos estava "ajudando reeleger Donald Trump".

O candidato presidencial dos Estados Unidos Joe Biden também está entre os críticos do Facebook, pedindo à empresa que "promova fontes autorizadas e confiáveis de informações eleitorais, em vez de queixas de maus atores e teóricos da conspiração", e que verifique a publicidade política.

Sobre o estudo

Pesquisa encomendada pela Sherlock Communications, conduzida pela Toluna, que realizou uma pesquisa on-line entre 2.000 adultos representativos de idade e classe divididos igualmente em cinco principais mercados da América Latina - México (400), Brasil (400), Argentina (400), Colômbia (400) e Chile (400). Mais dados e insights podem ser encontrados no relatório completo.

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Free Fire é alvo de novo golpe via WhatsApp

kasper_pandemia.jpg27/04/2020 — Novo golpe disseminado via WhatsApp foca nos jogadores de um dos jogos mais populares no país, alerta Kaspersky

Os golpes se aproveitando do isolamento social por conta do Covid-19 continuam muito ativos no Brasil, tanto que a Kaspersky identificou um crescimento de 124% nos ataques de phishing em plataformas móveis entre fevereiro e março. Os especialistas de segurança da empresa identificaram agora um golpe usando um dos mais populares jogos online da atualidade para exibir propaganda e disseminar scareware.

A mensagem afirma que, durante o período de isolamento social, a empresa desenvolvedora do jogo está dando 1 mil diamantes (que são as moedas ou dinheiro usados para comprar itens no jogo) e passes gratuitos que oferecem itens para o jogador utilizar no game. Logicamente, os benefícios não são verdadeiros e só servem para fazer a pessoa clicar no link de phishing.

Caso clique, a vítima é direcionada para uma página fraudulenta que pede para o jogador responder a três perguntas sobre o jogo: quantas horas o internauta joga por dia; se ele gosta do jogo; e de qual liga ele faz parte. Em cada resposta, uma nova janela é aberta e é onde o golpe se concretiza.

Nos testes realizados pela equipe de especialistas de segurança da Kaspersky, foram encontradas páginas que exibem anúncios, pedidos de participação em pesquisas online (geração de trafego) e scareware - uma engenharia social que visa gerar uma percepção de medo para fazer com que a vítima baixe uma solução para o problema apresentado, como uma suposta infecção no dispositivo ou a necessidade de baixar uma VPN para seguir acessando o link. É interessante perceber que o golpe se adequa dependendo do idioma que o usuário tenha no celular, a Kaspersky identificou scareware em português, inglês e espanhol.

Nos testes que a Kaspersky realizou, não foi possível concluir o processo carregando o suposto benefício na conta do jogo. O golpe fica mostrando uma mensagem dizendo que ainda falta compartilhar a mensagem com cinco contatos. Como o WhatsApp não permite mais o envio de mensagem para mais de cinco contatos por vez, é possível que este seja o fim do golpe. Algo bom para os jogadores, pois em nenhum momento é pedido a credencial de acesso do jogo.

Para evitar ser vítima, a Kaspersky recomenda:

• Suspeite sempre de links recebidos por e-mails, SMSs ou mensagens de WhatsApp, principalmente quando o endereço parece suspeito ou estranho.

• Sempre verifique o endereço do site para onde foi redirecionado, endereço do link e o e-mail do remetente para garantir que são genuínos, antes de clicar neles. Além disso, verificar se o nome do link na mensagem não aponta para outro hyperlink.

• Verifique se a notícia é verdadeira acessando o site oficial da empresa ou organização - ou os perfis nas redes sociais.

• Se não tiver certeza de que o site da empresa é real e seguro, não insira informações pessoais.

• Use soluções de segurança confiáveis, como o Kaspersky Internet Security, para ter uma proteção em tempo real para quaisquer tipos de ameaças. Ela ainda conta com uma função "modo gamer", que congela as tarefas rotineiras para que o processamento seja totalmente dedicado ao jogo.

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WhatsApp limita encaminhamento de mensagens

socialnetworks/whatsapp.jpg07/04/2020 -  Medida vale a partir desta terça-feira, 07 e pretende minimizar a disseminação de fake news; depois que usuário encaminhar mensagem cinco vezes, ele só poderá fazê-lo em uma conversa por vez

Diante da pandemia do novo coronavírus (COVID-19), bilhões de pessoas não podem encontrar pessoalmente com seus amigos e familiares. Por essa razão, mais do que nunca, elas estão usando o WhatsApp para manter o contato não só com seus entes queridos, mas também com lojas e restaurantes preferidos, médicos, professores e outros profissionais durante a crise.

Além disso, nas últimas semanas, muitas pessoas em todo o mundo também têm usado o WhatsApp para organizar homenagens aos profissionais de saúde que estão trabalhando na linha de frente no combate à pandemia, por exemplo. Entretanto, foi observado um aumento significantivo na quantidade de mensagens encaminhadas que, podem contribuir para a disseminação de boatos e informações falsas.

"Acreditamos que é importante desacelerar a disseminação de mensagens encaminhadas para que o WhatsApp continue sendo um espaço seguro para conversas pessoais", declara a rede social.

"Além disso, estamos trabalhando diretamente com governos e organizações não governamentais, incluindo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e ministérios da saúde de mais de 20 países, para ajudar a levar informações confiáveis à população. Juntas, essas organizações já enviaram centenas de milhões de mensagens a pessoas no mundo todo que buscam informações e dicas sobre como lidar com a pandemia. Para saber mais sobre essas iniciativas e como denunciar possíveis notícias falsas, golpes e boatos para uma organização de checagem de fatos, visite nossa Central de Informações do WhatsApp: Coronavírus", complementa o post oficial.

 

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