App Globo Play chega às Smart TVs da Philips

app_globo_pay.jpg08/06/2016 - A Philips disponibiliza, a partir de junho, o aplicativo Globo Play nos aparelhos Smart TV da marca lançados em 2014, 2015 e 2016, inclusive para a linha Android TV. Para utilizar o app, basta os consumidores acessarem a App Gallery e instalarem o aplicativo. A programação do canal também está disponível em alta resolução Ultra HD 4K.

De acordo com a empresa, com este aplicativo, é possível gratuitamente acompanhar os programas favoritos da Globo: assistir às cenas do capítulo de ontem da novela, ver as últimas notícias sobre o seu time e ficar por dentro do que aconteceu de mais importante no Brasil e no mundo. Além dos programas que estão na grade, a sessão 'Replay' conta com mais de 80 títulos, com grandes sucessos da emissora. Os assinantes da Globo.com podem rever na íntegra todos os capítulos das novelas, séries e programas de humor.

"Com o lançamento do App Globo Play, reforçamos a oferta de conteúdo premium aos nossos consumidores, além de confirmar nosso compromisso de buscar sempre o melhor conteúdo Over The Top (OTT) para nossos produtos", afirma Luis Bianchi, Business Development Latam da TPV, empresa responsável pela produção das TVs da Philips.

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Pesquisa mostra avanço do mobile banking

mibile_banking.jpg01/06/2016 - O uso dos canais digitais no setor bancário segue em consolidação no Brasil, com destaque para a forte expansão registrada no ano passado pelo mobile banking, que registrou 11,2 bilhões de transações bancárias, um crescimento de 138% em relação a 2014, quando 4,7 bilhões de operações foram feitas pelos clientes. Os dados são da Pesquisa FEBRABAN de Tecnologia Bancária 2015, divulgada pela Federação Brasileira de Bancos.

Realizado pela Deloitte, o estudo contou com a participação de 17 bancos, que representam 93% dos ativos dessa indústria no País, e revela que o mobile banking é o segundo canal preferido pelos clientes para transações bancárias: sua participação no total das operações passou de 10%, em 2014, para 21% no ano passado. Em 2015, o Brasil já contabilizava 33 milhões de contas ativas com o recurso mobile, um crescimento significativo de 32% em relação ao ano anterior.

"O número de transações via mobile banking cresceu mais de 100 vezes desde 2011. É um avanço expressivo", afirma Gustavo Fosse, diretor Setorial de Tecnologia e Automação Bancária da FEBRABAN – naquele ano, foram registradas cerca de 100 milhões de operações por este canal.

De acordo com a pesquisa, as transações bancárias feitas por internet banking e mobile banking ultrapassaram mais da metade do total, atingindo 54%. O internet banking foi o canal responsável pelo maior número de transações no ano passado, com 33% do total - o equivalente a 17,7 bilhões de operações bancárias. As contas com internet banking saltaram de 56 milhões, em 2014, para 62 milhões, em 2015, segundo o levantamento.

"O crescimento do uso de canais digitais tem sido impulsionado por alguns fatores. O primeiro deles está relacionado à indústria, já que os bancos têm funcionado como um importante indutor em inovações tecnológicas, preocupando-se cada vez mais em trazer comodidade aos seus clientes", afirma Gustavo Fosse. "Outro fator diz respeito ao acesso à internet no Brasil, que cresceu nesse último ano e já está acessível para 56% da população", complementa. "O uso de smartphones também tem alavancado esse aumento; se olharmos o cenário global, estamos acima da média mundial, que é de 37%.".

Investimentos

O estudo trouxe ainda importantes dados sobre investimentos em tecnologia. Mesmo em um cenário econômico desafiador, os bancos brasileiros continuam investindo maciçamente em TI. Em relação às 10 maiores economias, o Brasil ocupa, com base na proporção do PIB (Produto Interno Bruto), o 7º lugar em gastos com tecnologia da informação no setor bancário, e é o país entre os BRICs que mais investe em TI proporcionalmente ao tamanho da economia.

De acordo com a pesquisa, os investimentos e as despesas em TI somaram R$ 19,2 bilhões em 2015. Desse total, 44% foram destinados a software, 35% a hardware, e 20% a telecom. No Brasil, o setor bancário é responsável por 13% dos investimentos e despesas feitas em tecnologia da informação, mesmo percentual que a estatística mundial.

Pontos físicos

Apesar do franco crescimento dos canais digitais, os pontos físicos e outros canais de atendimento continuam desempenhando um papel importante no atendimento aos clientes bancários. Segundo o estudo, o total de transações realizadas em agências bancárias, POS (pontos de venda no comércio), ATM (autoatendimento) e correspondentes foi de 23,6 bilhões, o que representa 45% do total.

O estudo revelou também que, em 2015, o universo de agências físicas sofreu uma ligeira queda, também verificada, de forma mais acentuada, nos correspondentes bancários, PABs e PAEs. No caso das agências, o total registrado em 2015 foi de 22,9 mil, contra 23,1 mil no ano anterior. O total de PABs (postos de atendimento bancário) e PAEs (postos de atendimento eletrônico) registrado pela pesquisa foi de 45,5 mil, em 2015, ante 51 mil, em 2014. Já os correspondentes passaram de 346,5 mil, em 2014, para 293,8 mil em 2015.

"Esses ajustes estão relacionados a três principais fatores: à conjuntura econômica vivida pelo País, que culminou no fechamento de uma série de estabelecimentos; à política de eficiência operacional de alguns bancos, que optaram em realizar uma revisão para solucionar sobreposições de pontos de atendimento existentes; e à própria diversificação dos canais de atendimento", completa Fosse.

"Conseguimos reunir ­– por meio de dados informados pelas instituições financeiras, entrevistas com especialistas, consolidação de dados públicos e de pesquisas da Deloitte – informações e análises que nos mostraram como o Brasil está posicionado mundialmente em relação à tecnologia bancária, evidenciando, mais uma vez, o perfil vanguardista que o país historicamente ocupa nos grandes movimentos de transformação do setor", comenta Paschoal Pipolo Baptista, sócio da Deloitte e especialista na indústria de serviços financeiros.

Crédito: Maliha Mannan

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Ericsson: IoT ultrapassará os celulares até 2018

iot_2.jpg07/06/2016 - A edição mais recente do Relatório de Mobilidade da Ericsson, publicada no dia 01 de junho, revela que a Internet das Coisas (IoT) irá superar os celulares como a maior categoria de dispositivos conectados até 2018.

Entre 2015 e 2021, a expectativa é que o número de dispositivos conectados de IoT cresça 23% anualmente – os aparelhos celulares que utilizam IoT tem a maior previsão de crescimento. Dentre os 28 bilhões de dispositivos totais que estarão conectados até 2021, aproximadamente 16 bilhões serão dispositivos de IoT.

A Europa Ocidental será a líder na adição de conexões de IoT – o número de dispositivos neste setor está projetado para crescer 400% até 2021. Isso será impulsionado principalmente pelos requisitos regulamentares – como, por exemplo, para medidores inteligentes de utilities – e pela crescente demanda por carros conectados, incluindo a orientação de e-call da União Europeia, que tem a sua implementação planejada para 2018.

carla.jpgCarla Belitardo, (foto ao lado) vice- presidente de Estratégia e Sustentabilidade da Ericsson na America Latina e Caribe, diz: "A IoT está crescendo conforme os custos de dispositivos caem e os aplicativos inovadores surgem. A partir de 2020, a implantação comercial das redes 5G oferecerá recursos adicionais essenciais para a IoT, tais como divisão de rede e a capacidade de conectar exponencialmente mais dispositivos do que é possível hoje."

As assinaturas de smartphones continuam a aumentar e prevê-se que elas ultrapassem as de telefones básicos no terceiro trimestre deste ano. Em 2021, as assinaturas de smartphones praticamente dobrarão, passando de 3,4 bilhões para 6,3 bilhões. Segundo o relatório, o número de assinaturas móveis únicas é de 5 bilhões hoje, o que mostra essa o rápido crescimento da tecnologia móvel em um curto período de tempo.

O material também apresenta uma visão detalhada da mudança dos hábitos dos jovens: o uso de dados móveis de vídeos em smartphones cresceu 127% em 15 meses, considerando 2014 e 2015. Em um período de quatro anos (2011-2015), o tempo gasto assistindo TV e filmes em um aparelho de TV caiu pela metade e o de consumo de TV e vídeo em smartphones cresceu 85%. Essa tendência e o fato que essa geração de usuários são os maiores consumidores de dados para streaming de vídeo em smartphone – somando as conexões wi-fi e as celulares -, torna-os o grupo mais importante a ser analisado pelas operadoras.

Os dispositivos que suportam 1 Gbps estão previstos para a segunda metade de 2016 e inicialmente para mercados como Japão, EUA, Coreia do Sul e China, mas rapidamente se espalharão para outras regiões. Com esse lançamento, os usuários móveis poderão consumir conteúdo de uma forma mais rápida graças a esta tecnologia avançada, o que permitirá velocidades até dois terços mais rápidas de download em comparação com a tecnologia mais rápida disponível hoje.

Confira outros destaques do Relatório de Mobilidade da Ericsson:

Cenário de crescimento global: as assinaturas de banda larga móvel crescerão quatro vezes mais no Oriente Médio e África, entre 2015 e 2021; o tráfego de dados na Índia crescerá quinze vezes até 2021; e apesar de ser o mercado mais maduro, o tráfego móvel dos EUA crescerá 50% só em 2016.

Tráfego de dados continua com o crescimento inabalável: o tráfego de dados móveis global cresceu 60% entre o primeiro trimestre de 2015 e o primeiro trimestre de 2016, devido ao aumento do número de assinaturas de smartphones e do aumento do consumo de dados por assinante. Até o final de 2021, cerca de 90% do tráfego de dados móveis será de smartphones.

Assinaturas de LTE crescem a uma maior taxa durante o primeiro trimestre de 2016: havia 150 milhões de novas assinaturas durante o trimestre – impulsionadas pela demanda por uma melhor experiência do usuário e redes mais rápidas – atingindo um total de 1,2 bilhão ao redor do mundo. As velocidades de dados de pico de LTE de 1 Gbps são antecipadas para estarem comercialmente disponíveis em 2016.

Harmonização de espectro adicional necessária entre os países que planejam uma implantação antecipada do 5G: Espera-se que o 5G comece mais rapidamente do que o previsto, e a harmonização de espectro é necessária entre os países que planejam lançamentos antecipados. Esta é uma adição ao processo atual para WRC-19, que foca no espectro para implantações de 5G comerciais depois de 2020.

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Aplicativo mapeia a violência contra as mulheres

assedio_zero.jpg02/06/2016 - A Microsoft, em parceria com o Instituto Eldorado, desenvolveu o aplicativo Assédio Zero, que ajuda mulheres a identificar lugares com maior índice de assédio e risco de violência. A inciativa tem como objetivo contribuir com o combate à violência contra a mulher. Segundo informações do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.

Quem acessa o aplicativo pode posicionar o marcador de localização no mapa e selecionar o tipo de agressão - física ou verbal. Os dados coletados ficam armazenados na plataforma de nuvem da Microsoft. Desta maneira, outras mulheres terão acesso ao mapa de calor onde é possível identificar facilmente os pontos mais violentos de cada região. Além disso, elas podem receber mensagens e avisos sobre os ataques em tempo real, um tipo de informação que pode ser bastante útil para ações de segurança pública.

O Assédio Zero já está disponível para Android e em breve estará nas lojas iOS e Windows Phone.

Microsoft realiza parceria com a ONU Mulheres em defesa do empoderamento feminino

A empresa está empenhada em promover a igualdade de gênero nos negócios e assegurar os direitos das mulheres

Com o objetivo de reforçar seu compromisso com a igualdade de oportunidades para mulheres no ambiente de trabalho, a Microsoft Brasil anuncia a assinatura do documento Princípios de Empoderamento das Mulheres, uma iniciativa da ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas que apoia e promove a igualdade entre os gêneros.

Os princípios são um conjunto de recomendações que ajudam empresas a incorporar em seus negócios valores e práticas que visem à equidade de gênero e o empoderamento feminino. Eles têm como base práticas empresariais reais e como elemento-chave o trabalho para promover a igualdade de oportunidades no local de trabalho.

A partir de agora, a Microsoft passa a ter acesso a uma rede de compartilhamento de informações, boas práticas e troca de experiências com outras empresas ao redor do mundo também signatárias do documento.

A Microsoft Brasil possui uma estratégia corporativa com compromisso público com a equidade de gênero. Atualmente 50% dos estagiários são mulheres, 30% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres e, nas posições que se reportam diretamente para Paula Bellizia, presidente da Microsoft, o índice é de 60%.

"Tenho certeza que esta parceria com a ONU Mulheres é um passo importante para alçarmos nossos objetivos e fortalecer o acesso e a valorização da mulher no mercado de trabalho. Essa iniciativa vai além de dar voz às mulheres, ela garante o respeito à pluralidade cultural e humana. Diversidade gera inovação e precisa estar presente em todos os nossos planos e estratégias de negócios", afirma Paula Bellizia, Presidente da Microsoft.

No Brasil, 93 empresas são signatárias dos Princípios e mais de 1200 CEOs ao redor do mundo já se engajaram na causa.

Conheça os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres:

1: Estabelecer uma liderança corporativa de alto nível para a igualdade entre gêneros
2: Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho - respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação
3: Assegurar a saúde, a segurança e o bem-estar de todos os trabalhadores e trabalhadoras
4: Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional para as mulheres
5: Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de abastecimento e de marketing que empoderem as mulheres
6: Promover a igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa
7: Medir e publicar relatórios dos progressos para alcançar a igualdade entre gêneros


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App permite reservar e pagar estacionamento

park_me.jpg0/05/2016 -  Acompanhando a evolução tecnológica e seguindo o conceito de "cidades inteligentes", chega ao mercado brasileiro a solução ParkMe. Com a proposta de facilitar a vida dos condutores, permite a localização, reserva e pagamento antecipado de estacionamentos por meio de uma plataforma online, o portal parkme.com, disponível para dispositivos móveis com os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone.

A plataforma possui mais de 100 mil estabelecimentos cadastrados em 4.000 cidades, distribuídas em 64 países. No Brasil, a empresa já possui cerca de 6.000 estacionamentos cadastrados e a perspectiva é chegar em 20.000 estabelecimentos, até o fim de 2017, nas principais capitais do país. Atualmente, o serviço está disponível em São Paulo, e em estacionamentos adjacentes aos aeroportos de Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Campinas, Recife, entre outros.

"O objetivo é oferecer uma solução de ponta a ponta ao motorista, permitindo localizar, reservar e pagar por vagas. Tiramos uma preocupação do usuário, pois sabemos que não é fácil estacionar em diversos pontos da cidade, e com a solução conseguimos garantir um espaço para o veículo", comenta Mário Coutinho, responsável pela ParkMe na América Latina. "Carros com sistemas de navegação inteligentes podem também fazer a busca, reserva e pagamento diretamente de seus painéis", completa.

O uso é muito simples, basta localizar o estacionamento de preferência, escolher data e horário e, em seguida, fazer o pagamento por meio do cartão de crédito. Pronto! A vaga fica reservada para o motorista. Basta imprimir o comprovante ou apresenta-lo a partir de um smartphone no estacionamento. Quando o destino é para locais de grande movimentação como shows, eventos esportivos e aeroportos, a conveniência da plataforma torna-se ainda mais evidente.

Além da comodidade, outra grande vantagem de se reservar uma vaga por meio do ParkMe é o lado financeiro. De acordo com a empresa, é possível economizar até 50% dos valores cobrados nos dias de evento, quando a procura cresce muito e a demanda diminui. Em São Paulo, os estacionamentos mais procurados estão próximos a locais como Estádio Allianz Parque, Espaço das Américas, Ginásio do Ibirapuera, Estádio do Morumbi, Aeroporto de Guarulhos e Congonhas.

 

 

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Ford investe em software baseado na nuvem

Ford_Pivotal-1.jpg16/05/2016 - A Ford anunciou um investimento na Pivotal, empresa especializada em plataforma de software baseada na nuvem, com sede em San Francisco, EUA. O objetivo é aumentar a sua capacidade de desenvolvimento de programas e trazer inovações de forma mais rápida para os consumidores.

Com investimento de US$ 182,2 milhões, a Ford quer acelerar sua transformação em uma empresa automotiva e de mobilidade, sem perder o foco no seu negócio principal: projetar, fabricar, vender, financiar e fornecer serviços para carros, utilitários, picapes, caminhões e veículos elétricos. Ao mesmo tempo, pretende buscar novas oportunidades com o Ford Smart Mobility – plano da empresa para ser líder em conectividade, mobilidade, veículos autônomos, experiência do consumidor e análise de dados.

"A expansão do nosso negócio para sermos uma empresa automotiva e de mobilidade requer experiência de ponta em software para oferecer experiências surpreendentes aos consumidores", diz Mark Fields, presidente da Ford mundial. "O investimento na Pivotal vai fortalecer nossa capacidade de levar aos consumidores experiências na velocidade do Vale do Silício, incluindo a expansão contínua do FordPass – nossa plataforma digital, física e pessoal de experiência de mobilidade".

FordPass

A Ford e a Pivotal atuaram juntas na criação do FordPass, lançada no mês passado nos EUA. A plataforma oferece novos serviços aos consumidores, como acesso remoto ao veículo por aplicativo de smartphones e soluções de mobilidade como estacionamento e carros compartilhados. Inovando e interagindo rapidamente, a Pivotal e os engenheiros da Ford trabalham para criar novas experiências para os membros do FordPass.

Softwares

De acordo com a Ford, as metodologias avançadas da Pivotal ampliam a capacidade de software da empresa, aplicada nos motores EcoBoost, no sistema de conectividade SYNC 3 e nas tecnologias de assistência ao motorista, como o estacionamento automático.

O software desempenha um papel crescente nos novos veículos. A nova F-150, por exemplo, traz mais de 150 milhões de linhas de código, enquanto um smartphone tem em média 12 milhões. Cada vez mais, os engenheiros usam softwares para o controle preciso do desempenho do veículo, como a calibração do motor e da transmissão, e para melhorar a experiência de conectividade.

O software é, de fato, o segredo da economia de combustível do motor EcoBoost. Com ele, os engenheiros podem otimizar o uso de cada gota de combustível, em nível molecular. Grande parte das 275 patentes que a Ford gerou com a tecnologia EcoBoost – além de outras 200 pendentes – estão associadas a controle de software e calibração.

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