Estudo faz radiografia dos jovens conectados

ovens_conectados1.jpg26/09/2016 - A partir de pesquisa que patrocinou, a Fundação Telefônica elaborou um amplo estudo sobre a Juventude Conectada. A primeira constatação (já conhecida) é a predominância do smartphone. A porcentagem de seus usuários jovens cresce continuamente e já chegou a 85%. O computador pessoal praticamente agoniza: apenas de 6%, antes era de 22%.

A segunda conclusão, surpreendente e não conhecida até então, é o fato de ser a juventude nordestina aquela que mais utiliza a internet para se comunicar (100% na comunicação instantânea), estudar, lazer, empreender. São desses jovens também as melhores taxas de leitura.

Quanto ao uso da Internet pelos jovens brasileiros

- 99% dos jovens estão no WhatsApp. Em 2013 eram 86%.

- Este crescimento aconteceu por causa do aumento do uso do celular e pela percepção de maior privacidade em relação às redes sociais.

- Caiu um pouco o acesso em redes sociais: de 99% para 95%.

E reduziu também a verificação de e-mail: de 96% para 88%.

- Mesmo com uma queda, o Facebook continua sendo a rede social mais acessada pelos jovens.

Os jovens brasileiros na internet podem ser divididos em três perfis

O estudo também dividiu os jovens por indicadores para que o uso da internet não ficasse restrito às características sóciodemográficas tradicionais.

Foram definidos três diferentes perfis:
exploradores iniciantes, os exploradores intermediários e os exploradores avançados.

Para que usam

- 90% fazem pesquisas sobre informações em geral, abaixo dos 96% de 2013.
- 75% usam serviços de localização.
- Caiu o número de pessoas que pesquisa de preço de produtos de serviços: de 80% para 75%.
- Diminuiu também os jovens que acompanham blogs: de 66% para 53%.
- Uma das atividades menos utilizadas são serviços como, por exemplo, internet banking.

Para o lazer
- 87% assistem a filmes, séries e programas de TV online; em 2013 era bem maior: 96%..
- Também caiu o número de jovens que baixam conteúdos, de 92% para 87%.
- Caiu também o número de pessoas que criam/postam conteúdo digital: de 81% para 77%.
- A queda de acesso aos sites de notícias foi considerável: era 83%, foi para 70%.
- A queda maior foi a de jovens que baixam e instalam software/programas: 68% para 45%.
- Apenas 36% leem livros digitais e 30% acessam site de revistas.

Para estudar
- Caiu de 85% para 70% o número de jovens que pesquisam informações sobre cursos.
- Despencou de 86% para 59% a quantidade que procura/pesquisa na internet para a escola/faculdade.
- 45% procuram/pesquisam tutorial para softwares.
- 42% já teve contato com vídeo-aula.

Como os jovens de cada região do país se valem da web

- 100% do Nordeste e Centro-Oeste estão nos aplicativos de mensagens instantâneas.
- 93% do Norte acessa sites de filmes e séries – maior índice do Brasil.
- 81% do Centro-Oeste acessa sites de notícias – maior fatia do país.
- Por outro lado, está no Sudeste a menor taxa: 68%.
- 77% do Norte faz pesquisa sobre escolas e/ou faculdades – maior índice do país.
- 77% do Nordeste pesquisam sobre capacitação profissional – maior índice do Brasil.
- No Sudeste está a menor taxa dos jovens que procuram por cursos: 64%.
- Também no Sudeste está o menor índice que compra pela internet: 48%.
- 48% do Nordeste leem livros digitais – maior taxa.

Para a cidadania e ativismo

As jornadas de Junho ainda reverberam na rede e na vida das pessoas.

A novidade de 2015 em relação a 2013 é que as causas que movem a participação começam a se diferenciar entre si, atreladas a pautas mais específicas, no interior de dois eixos principais:

1 – por políticas públicas, contra a inoperância do poder público: a ocupação das escolas em São Paulo e Goiás são o exemplo mais contundente.

2 – por reconhecimento e pelo direito à diferença: feminismo na internet e nas redes sociais, maior visibilidade dos movimentos LGBT, apoio aos "rolezinhos" dos jovens das periferias.

• 31% nunca participaram de qualquer tipo de atividade.
• 21% participaram da organização de eventos e doaram financeiramente.

- No mundo off-line, 28% foram para as ruas, 18% vestiram uma camiseta e 14% participaram de uma reunião com a tomada de decisões.
- No mundo on-line, 28% repassaram o convite que receberam e curtiram/compartilharam/retwittaram.
- 44% desaprovam quem participa de questões sociais e políticas apenas na internet.
- 43% concordam totalmente que a internet aumenta a participação das pessoas em movimentos sociais ou políticos.
- 40% concordam totalmente que a internet colabora para o aumento de uma visão mais crítica.

Para empreender

A pesquisa constatou que o jovem brasileiro entende que:

1 – Existem novos métodos e novos meios de empreender com a internet.

2 – Hoje é possível monetizar quase todo tipo de conteúdo e tem muita gente que ganha dinheiro dessa forma.

3 – Há novas formas de "negócio", com aplicativos colaborativos, que permitem pessoas superarem dificuldades.

- 65% querem ter o seu negócio próprio – abaixo dos 71% de 2013.
- Aumentou o número que pretende ser empregado/funcionário: de 19% em 2013 para 27% em 2015.
- 48% alegam falta de recursos financeiros para investir.
- 24% dizem que falta oportunidade de negócio.
- 22% crê na falta de ideias para abrir o negócio.

A pesquisa/estudo entrevistou 1440 jovens entre 15 e 29 anos de todas as classes sociais, de todas as regiões e em todos os níveis de escolaridades.

A pesquisa foi idealizada e patrocinada pela Fundação Telefônica, em parceria com o Ibope Inteligência e com o Instituto Paulo Montenegro.

Para baixar a pesquisa completa, clique aqui

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Itaú aprimora a segurança do token por SMS

itau.jpgFernando Paiva, Mobile Time
29/09/2016 - O Itaú reforçou a segurança da sua solução de token por SMS, utilizada para a validação de operações bancárias. O banco passará a ser avisado sempre que um dos seus clientes ativar um novo SIMcard com seu número telefônico. Munido dessa informação, poderá exigir algumas medidas adicionais para a identificação do usuário quando este tentar realizar uma transação financeira a partir do novo SIMcard. O obejtivo da medida é evitar a chamada fraude de subscrição.

A primeira operadora a aderir à novidade é a Vivo, mas há negociações em curso com todas as outras teles. Os correntistas do Itáu e do Itaú Personnalité que são assinantes da Vivo receberam na semana passada um SMS com a seguinte mensagem: "Itaú: sua operadora de celular enviará um SMS oferecendo um serviço gratuito que deixará seu iToken por SMS ainda mais seguro. Aguarde." No dia seguinte, os usuários receberam uma mensagem em pop-up na sua tela (mensagem SAT push, disparada pela operadora) com o seguinte texto: "Você autoriza que a Vivo compartilhe com o Itaú os dados de ativação de chip em seu número para maior segurança no uso do iToken por SMS? Confirme para autorizar". O pedido de autorização é necessário para fins jurídicos, afinal, a Vivo vai transmitir uma informação do seu assinante para outra empresa, no caso, o Itaú.

A expectativa de fontes do mercado é de que todas as operadoras colaborem com a iniciativa do Itaú e que o mesmo caminho seja feito por outros bancos ou instituições financeiras que usam o SMS como fator de autenticação. Vale lembrar que para as teles se trata de um novo serviço B2B, consistindo em mais uma fonte de receita.

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App Govern aproxima eleitores de candidatos

23/09/2016 - Desenvolvido pela Leapps, o aplicativo Govern fornece informações sobre os políticos e permite que o usuário avalie seu candidato através de uma pesquisa de satisfação

A Leapps, startup focada em desenvolvimento de soluções de Cloud, Móbile e Big Data, anuncia o lançamento do aplicativo Govern, com a proposta de criar interação entre eleitores e candidatos. Gratuita, a plataforma está disponível nas versões Android e IPhone e o usuário pode entrar com uma conta de rede social - Facebook ou Google Plus.

O Govern permite que os usuários tenham acesso à declaração de bens dos políticos e seus planos de governo. Além da consulta de informações, o app é um canal no qual os proprietários de smatphones poderão tirar dúvidas, emitir comentários, enviar sugestões e, principalmente, responder uma pesquisa de satisfação no qual vão avaliar as propostas de governo dos concorrentes ao cargo de prefeito e vereador nas próximas eleições, que acontece em outubro. O objetivo é aproximar as pessoas da política.

Um dos diferenciais do aplicativo, o mural de mensagens, possibilita que as pessoas expressem suas opiniões ou encaminhem sugestões para o seus representantes. Já a pesquisa de satisfação foi dividia em dois grupos com 4 questões, um para que os usuários avaliem os candidatos que buscam a eleição e outro para que avaliem aqueles que visam à reeleição.

A plataforma fornece informações relevantes sobre os postulantes para estimular o engajamento político dos eleitores, uma vez que boa parte das pessoas não participa de entrevistas de órgãos de pesquisas eleitorais e concentra suas opiniões nas redes sociais. Cativar o público da web para se envolver com a temática 'política' é o grande desafio da Leapps com esse aplicativo.

A base de dados foi retirada do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e conta com informações dos pleitos de todas as cidades brasileiras, diferente de outros aplicativos de eleições, que não abrangem todo o território nacional. Além disso, o Govern disponibiliza uma lista com os dados dos Governadores, Deputados ou Senadores que estão cumprindo mandato atualmente. Em todos os casos, também é possível avaliar a gestão dos eleitos.

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Aplicativo Guichê Virtual facilita compra de ônibus

20/09/2016 - Um estudo realizado pela Cheetah Ad Platform com 52 milhões de pessoas em 9 países indica que os brasileiros estão em primeiro lugar na lista dos usuários que mais interagem com os aplicativos que baixam, figurando inclusive à frente dos Estados Unidos. Enquanto a média mundial é de 27 apps utilizados e uma interação mensal com 39 aplicativos, os números do Brasil são superiores: 29 e 53, respectivamente.

De olho nesse interesse crescente dos brasileiros pelo mobile, o Guichê Virtual, startup brasileira que atua na venda de passagens de ônibus online, acaba de lançar seu aplicativo nativo desenvolvido para  iOS  e  Android.  De acordo com a empresa, o aplicativo possibilita que seu cliente finalize a compra em menos de 1 minuto. A expectativa é que essa agilidade nas operações faça com que já no ano que vem, cerca de 20% de todas as transações sejam feitas por meio do aplicativo.

O CEO do Guichê Virtual, Thiago Carvalho, conta que isso só será possível por conta da capacidade que o sistema possui de salvar as preferências e personalizar a experiência de compra para cada cliente. “Os clientes terão a opção de salvar os dados de suas compras anteriores para ter à disposição as rotas favoritas e sugestões de viagem baseadas em seus hábitos”, explica.

Além disso, a empresa anuncia que já está fechando parcerias com as companhias de ônibus parceiras para oferecer promoções especiais para o passageiro que estiver na rodoviária naquele momento através de notificações (push) e usando a geolocalização. Será possível até enviar avisos aos clientes no horário em que eles precisarem sair de casa para não perder o ônibus e consultar informações offline.




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Saiba como descobrir o IMEI do seu celular

apple_ny.jpg16/09/2016 - Infelizmente o índice de aparelhos celulares roubados no país cresce a cada dia e para quem tem o aparelho furtado, poucos sabem que com um código pode bloquear seu aparelho e evitar roubo de dados e maiores danos. Todos os smartphones possuem um número de identificação global e único para cada aparelho chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity ) ou em português (Identificação Internacional de Equipamento Móvel).

Agora como descobrir o código de seu aparelho? A Conserta Smart, rede de assistência técnica para smartphones e tablets, explica como localizar esse código e bloquear seu aparelho caso necessário.

Com o aparelho: Para localizar o IMEI do aparelho basta digitar *#06# no seu aprelho ou verificar em uma etiqueta atrás da bateria. O número consiste de quatro grupos, que segue o padrão: nnnnnn-nn-nnnnnn-n.

Sem o aparelho: Em caso de roubo do seu telefone celular, é possível descobrir o IMEI do aparelho através da sua conta Google. Faça login na conta Google e acesse as configurações da conta. No submenu Ferramentas da conta, clique no Painel de Controle e, depois, localize a aba Android. Selecione seu dispositivo móvel perdido ou roubado. O número do IMEI será disponibilizado junto com as informações do fabricante do produto.

Mais uma dica: Essas identificações dos celulares (IMEI) estão conectados a uma rede GSM e são armazenados em um banco de dados de Registro de Identidade de Equipamentos (EIR), contendo os números de todos os equipamentos móveis válidos no mundo. Ao ser reportada à operadora a perda do aparelho (passando o número do IMEI), automaticamente o aparelho será bloqueado, independente de qual SIM Card (dessa operadora) esteja inserido.

Vale lembrar que alguns aparelhos podem ter dois ou mais números de IMEI de acordo com a quantidade de SIM card.      

 

 

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Philips e Qualcomm criam plataforma focada em saúde

14/09/2016 - A Philips e a Qualcomm anunciaram uma colaboração tecnológica estratégica para promover a conectividade no cuidado com a saúde por meio do processo de Continuum da saúde - a partir de uma vida saudável, prevenção e gestão de doenças crônicas e cuidados domésticos.

A plataforma 2net da Qualcomm servirá como solução de conectividade do Philips HealthSuite, o ecossistema de dispositivos, aplicativos e ferramentas de Digital habilitado para nuvem. Ao aderir à plataforma 2net, a Philips oferece aos usuários do HealthSuite acesso contínuo a uma grande variedade de dispositivos médicos conectados, incluindo distribuidores de medicamentos, biossensores, ventiladores, monitores de pressão arterial e medidores de glicose no sangue.

A conectividade segura e a captura e transmissão de informações feitas pelas plataformas 2net, 2net Hub e 2net Mobile, permitirão que os usuários HealthSuite personalizem programas de tratamento de saúde, adicionem dispositivos médicos adicionais e obtenham um perfil mais completo do paciente, apoiando durante a necessidade de intervenções oportunas, o diagnóstico e os resultados dos pacientes.

Como parte da colaboração, a Qualcomm Life vai utilizar a plataforma Philips HealthSuite como solução global de segurança, gestão e armazenamento de dados para sua plataforma 2net, permitindo que a empresa explore o valor da informação em saúde por meio da normalização, agregação e análise de dados. A partir de agora, os clientes da Qualcomm Life podem ter acesso direto a aplicações, integração com sistemas eletrônicos de registro de dados, armazenamento de dados e análises e gerenciamento de autorizações e consentimentos em um ambiente seguro.

"Como as casas estão rapidamente se tornando ambientes viáveis de cuidado da saúde, prestadores de serviços de saúde e outras instituições estão usando cada vez mais tecnologias conectadas para reduzir o atendimento de emergência e reinternações de pacientes com doenças crônicas", diz Jeroen Tas, CEO de Connected Care and Health Informatics da Philips. "Ao colaborar com a Qualcomm Life e desenvolver expertise em conectividade e tecnologia wireless, pretendemos ajudar os profissionais da área de saúde a melhorar o cuidado com seus pacientes e contribuir com a melhoria dos resultados dos tratamentos. A auto-gestão de saúde combinada com total conectividade é um modelo de cuidado com a saúde emergente, que permite a uma melhor gestão de doenças crônicas para pacientes e profissionais".

"Como líder incontestável na indústria de tecnologia de cuidados de saúde, a Philips traz uma profunda experiência em tecnologia aliada às suas iniciativas de cuidados com a saúde, e ao somarmos forças, nosso objetivo é oferecer mais inteligência no cuidado com a saúde em grande escala para pacientes e profissionais", diz disse Rick Valencia, presidente da Qualcomm Life. "Estamos entusiasmados em trabalhar com a Philips, o que permitirá que a Qualcomm Life continue expandindo seu ecossistema e oferecendo soluções de IOT relacionadas à área da saúde".

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