Aplicativo ajuda deficiente visual a pagar com cartão

cpqd_cartao.jpgPor Ethevaldo Siqueira
16/09/2018 - Entre os principais benefícios do aplicativo móvel Pay Voice, desenvolvido pelo CPqD, estão o aumento da segurança e da autonomia para as pessoas com deficiência visual que utilizam cartões de pagamento - de vários tipos - em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

O Pay Voice foi desenvolvido em parceria com a ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, e lançado recentemente, durante o 12.º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizado em São Paulo.

Disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, o Pay Voice é uma ferramenta de acessibilidade da ABECS, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos do Google e da Apple.

Sua função principal é permitir que o deficiente visual, ou aquelas pessoas com maior dificuldade de enxergar, confirmem o valor da transação e a forma de pagamento, antes de digitar sua senha na máquina POS (point of sale ou Ponto de Venda).

Após o caixa – ou atendente – inserir o cartão e digitar o valor na máquina, o usuário deve acionar o aplicativo e apontar a câmera do celular para a tela do terminal POS.

Com a utilização da tecnologia de visão computacional (uma área da computação cognitiva), a aplicação “lê” para o usuário as informações que estão na tela – valor e forma de pagamento (crédito, débito, parcelado, refeição, alimentação e voucher) -, por meio da integração com as ferramentas de acessibilidade TalkBack (para Android) e VoiceOver (para iOS) existentes nos smartphones.

Essa é, na verdade, uma solução inovadora, que combina as competências do CPqD nas áreas de visão computacional e processamento de imagens, desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e de acessibilidade.

O aplicativo é o primeiro resultado de um projeto iniciado em dezembro pelo CPqD e ABECS - entidade que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento – e que deverá se estender até o final deste ano.

Para a ABECS, essa solução de acessibilidade é importante, pois vai contribuir para melhorar a qualidade de vida de consumidores que possuem algum tipo grave de deficiência visual – mais de 6 milhões de pessoas no Brasil.

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