CPqD lança app de assistente virtual inteligente

cpqd_texto_fala.jpgPor Ethevaldo Siqueira
16/09/2018 - O CPqD de Campinas, o maior centro de pesquisas da América Latina lançou uma plataforma de assistente virtual inteligente, que tem milhares de novos produtos e soluções desenvolvidos por cientistas brasileiros

Vale relembrar que o CPqD foi fundado há 42 anos, ainda no tempo da antiga Telebrás, com o nome de Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações Padre Landell de Moura. Atualmente, seu nome sintético é apenas CPqD, pois seu espectro de pesquisa e tecnologia vai muito além das telecomunicações.

Um dos melhores exemplos de nova tecnologia criada pelo CPqD é o uso de assistentes virtuais inteligentes. Aliás, o uso dessas soluções é uma tendência que vem crescendo entre as empresas interessadas, com o objetivo de tornar o relacionamento com seus clientes, em diversos canais, muito mais natural, eficiente e humano.

Com o objetivo de atender essa demanda – decorrente principalmente da mudança de comportamento do consumidor e da transformação digital –, o CPqD lançou recentemente uma plataforma inovadora que utiliza recursos de Inteligência Artificial para automatizar o atendimento ao cliente em canais de texto e de voz.

Segundo explica Luciano Lemos, especialista em Marketing de Produto do CPqD, “essa plataforma pioneira possibilita a criação e gestão de assistentes virtuais de forma simples. E seus recursos permitem compreender e atender às necessidades dos clientes com eficácia e agilidade, em qualquer canal de relacionamento”.

Lemos explica que a tecnologia de compreensão de diálogo natural da plataforma permite que as pessoas conversem com naturalidade com os assistentes virtuais, o que humaniza os diálogos durante o atendimento e dispensa a necessidade de fluxos pré-estabelecidos.

Um dos diferenciais da solução é a possibilidade de utilizar dois motores de diálogo natural: uma tecnologia própria do CPqD ou do Watson da IBM. Com isso, se dá flexibilidade à criação dos assistentes virtuais.

Para aumentar a eficácia do atendimento no canal telefônico e garantir uma boa experiência ao usuário, a nova solução – batizada de CPqD Assistente Virtual – utiliza a tecnologia de reconhecimento da fala, do próprio CPqD, já integrada à plataforma, de forma a facilitar a implementação das aplicações.

Por meio dessa tecnologia, a fala do cliente é transformada em texto, em tempo real, para, só então, ter sua intenção interpretada com o uso de Inteligência Artificial.

Ainda na explicação de Luciano Lemos, a combinação de reconhecimento da fala e de Inteligência Artificial dá aos assistentes virtuais uma eficácia elevada, pois permite que eles entendam perguntas e respostas dos usuários dentro de amplo vocabulário, incluindo regionalismos e gírias, linguagem formal ou informal”.

Para responder ao usuário, o assistente virtual utiliza a solução CPqD Texto Fala, que converte o texto em voz de alta qualidade. Em relação aos canais digitais, estão disponíveis nessa primeira versão do CPqD:

• Assistente Virtual, o
• Messenger do Facebook,
• Chat Web,
• Chat Mobile,
• e-mail e SMS.

“Outro diferencial importante da solução é a possibilidade de interação por voz nos canais digitais, utilizando as tecnologias de fala do CPqD, com diferentes opções de vozes - que podem ser trocadas facilmente.
Além disso, em todos os canais, é possível fazer a gestão das conversas e verificar o desempenho dos atendimentos, de modo a identificar assuntos que não foram treinados e passar a tratá-los”.

A nova plataforma do CPqD é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa PGMais, com o suporte de recursos da EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

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