App Fidelity Mobile conecta cidadãos e deputados

06/12/2017 - A Microsoft apresentou a Fidelity Mobile como estudo de caso global de uso do Xamarin para mobile government. A empresa destacou o uso da plataforma para o desenvolvimento do app ALMT Interativa, que permite a comunicação direta entre cidadãos e deputados do Mato Grosso.

O app foi desenvolvido utilizando o Visual Studio Tools for Xamarin, Azzure e o Visual Studio App Center, ferramentas que ajudaram a equipe de oito desenvolvedores da Fidelity no desenvolvimento do aplicativo. De acordo com a Microsoft, o app “combina featuras populares de UX para consumo (como chat e gamificação), segurança em nível empresarial e serviços inteligentes de cloud, como tradução e acesso contínuo a dados, para promover o engajamento do cidadão e elevar a transparência e a confiança”.

O Xamarin permitiu à Fidelity o desenvolvimento do app nativo em Windows, com compartilhamento de mais de 90% do código para iOS e Android. Todo o aplicativo pode ser testado Visual Studio App Center, assegurando os requisito de segurança exigidos pela Assembleia Legislativa. E o serviço de cloud Microsoft Azzure ofereceu as condições para que o app pudesse rodar on e offline, com integração simples às API de inteligência cognitiva do sistema.

Por trás do app, existe um projeto de inovação aprovado por mérito científico pela Fidelity Mobile no programa TECNOVA, gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Mato Grosso (FAPEMAT). Este projeto gerou tecnologias disruptivas inéditas no mundo:

- Chat Deputado + Chat Cidadão: Trata-se de uma ferramenta de conversação ou bate papo em tempo real com os mesmos recursos dos serviços de instant messenger tradicionais, como o Whatsapp, que possibilita o envio de mensagens de texto, arquivos, dos cidadãos com os deputados e a assembleia. Para atender aos requisitos da Constituição e do Marco Civil da Internet, todo usuário faz um cadastro prévio antes de utilizar este serviço;

- Web Chat: Sistema para o atendimento das interações do Chat Deputado por meio da intranet integrado ao app. Por meio dele o gabinete do deputado e os setores da assembleia legislativa podem realizar o atendimento a todos os cidadãos;

- Funções sem e com internet: Todos os serviços do aplicativo podem ser utilizados sem internet via SMS sem custos para o cidadão;

- Funções offline:  O app permite a navegação sem internet, sem bugs superando um dos grandes problemas do atual ecossistema de aplicativos pois a grande maioria dos apps no mercado mundial exigem uma conexão constante com a internet para realizar funções simples como abrir, navegar, acessar menus.

- Gamificação: Inserida no app com o objetivo estimular  os jovens a se engajarem nas questões políticas. Ao interagir com o app os cidadãos ganham pontos, sobem no ranking, conquistam troféus e concorrem ao título de cidadão colaborativo.

Sobre a Fidelity Mobile

Fundada em agosto de 2006, a Fidelity Mobile é uma empresa de tecnologia e inovação, que acumula know-how na gestão do conhecimento. Com base nesta experiência disruptiva, a empresa desenvolveu uma plataforma tecnológica mobile inovadora, social e sustentável. Foi ganhadora do Prêmio FINEP de Inovação em duas ocasiões, 2010 e 2013, e em duas categorias: Micro e Pequena Empresa e Gestão da Inovação. Também em 2010 a empresa foi eleita para o World Summit Award (WSA MOBILE CONTENT 2010) o maior Prêmio de Mobilidade do Mundo, realizado em Dubai (Emirados Árabes Unidos), em parceria com as Nações Unidas (ONU), como sendo o melhor case brasileiro na categoria “M-Government & Participation”.

Comentário (0) Hits: 217

BlaBlaCar: 2 anos no Brasil com 1,6 milhão de usuários

blablacar_2.jpg06/12/2017 - Plataforma cresce em capitais e em cidades menores que não estão ligadas diretamente por outras opções de transporte público

Em apenas dois anos desde seu lançamento no Brasil, a plataforma de caronas BlaBlaCar anuncia ter ultrapassado 1,6 milhão de usuários, o dobro do resultado esperado para 2017. Além da economia gerada para condutores e passageiros em suas viagens, a empresa atribui seu crescimento às necessidades de novas opções de transporte de longa distância no país. Das 38 mil rotas cadastradas no aplicativo, cerca de 20 mil conectam cidades que não estão ligadas por transporte público.

De acordo com dados do IBGE de 2016, a rede brasileira de transportes entre cidades é composta por mais de 65 mil rotas para viagem por terra ou via fluvial. Ainda assim, alguns municípios não são conectados pelas modalidades de transporte tradicionais. É o caso de rotas como Barueri (SP) - Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP) - Sorocaba (SP), Campinas (SP) - Ubatuba (SP) e até capitais como Belo Horizonte (MG) - Florianópolis (SC), que formam trechos já utilizados por usuários da BlaBlaCar.

“Ao conectar condutores com lugares vazios no carro a passageiros indo para o mesmo destino, viabilizamos uma rede de transporte criada pelos próprios usuários. Com isso, colaboramos para a mobilidade entre as cidades brasileiras sem a necessidade de investimento público em infraestrutura”, explica o diretor geral da empresa no Brasil, Ricardo Leite. O gestor destaca também que, como as caronas dependem das publicações feitas pelos condutores, algumas rotas são sazonais, e não estão presentes na plataforma de forma constante.

Crescimento ancorado em marketing e boca a boca

A fim de crescer até três vezes no próximo ano, Leite aposta em aumentar os investimento de marketing nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, além de cidades menores do Sul e Sudeste. “Até agora, focamos em um público-alvo que representa apenas 30% da população brasileira. Temos um potencial imenso de crescimento”, afirma o gestor. Esta expansão conta também com a ajuda dos usuários do aplicativo, que são hoje os maiores promotores do serviço: cerca de 85% dos novos cadastros chegam por indicação de amigos ou familiares.

Entre as razões que motivam o uso da carona está o aspecto social deste tipo de transporte. É o que conta Alexandre Campos Gonçalves, de 45 anos, natural da região metropolitana de Porto Alegre, e morador de Itapema, em Santa Catarina. "Eu tenho uma história bem bonita com a BlaBlaCar. Sou cadeirante e tinha sérios problemas de depressão. Depois que eu comecei a viajar entre Santa Catarina e Porto Alegre, Porto Alegre - Santa Catarina para ver meus filhos, foi uma experiência incrível. Fiz vários amigos, venci a depressão e acredito que a carona me ajudou”, afirma Alexandre.

Para manter o ambiente de confiança, a plataforma verifica o número de telefone e endereço de e-mail dos usuários, além de moderar as fotos e mini biografias. Estas informações fazem parte do perfil público dos viajantes, junto com as avaliações das pessoas com quem eles compartilharam uma carona. Outra inovação lançada pela empresa para aumentar a confiança do seu serviço é a verificação de documentação. O Brasil foi o segundo país a adotar o recurso, que hoje está presente em outros 5 dos 22 países onde a empresa atua.

Confira abaixo outros dados sobre a BlaBlaCar:

● Antecedência de publicação das vagas: 11% são publicadas com mais de uma semana de antecedência, 22% com 3 a 7 dias para a data da viagem, 29% com 1 a 3 dias, e 38% nas 24 horas que antecedem a carona.

● Celular x desktop: 83% dos condutores utilizam o smartphone para publicar uma carona, já entre os passageiros, 85% preferem reservar a viagem pelo celular.

● Distância média das viagens no país: 200 km.

● Algumas rotas internacionais que já foram feitas pelo aplicativo: Montevidéu (Uruguai) - Porto Alegre (RS),  Paulínia (SP) - Ushuaia (Argentina) e Bogotá (Colômbia) - São Paulo (SP), entre outras.

● Principais motivos de compartilhamento: visitar a família é a razão apontada por 37% dos viajantes para pegar a estrada. Visitas a namorado(a)s e amigos são apontadas por 26% dos usuários do aplicativo como a razão para as suas caronas, enquanto 18% usam a BlaBlaCar para viagens de negócios, e 19% indicam outros motivos.

● Idades: a plataforma é mais popular entre pessoas de 25 a 35 anos (48%), seguidas pelos jovens até 25 anos (25%). Os usuários com entre 35 e 45 anos representam 19% do total, e aqueles com mais de 45 anos, 8%.

●  Sazonalidade: grandes eventos e feriados costumam atuar como propulsores do movimento de caronas.  No feriado de 12 de outubro, por exemplo, o aplicativo foi o 4º mais baixado na Play Store do Google. Neste mês de dezembro, incentivados pelo Natal e ano novo, os usuários da BlaBlaCar devem compartilhar mais de meio milhão de assentos na plataforma, um incremento de 250% em comparação com o mesmo período do ano passado.

Sobre a BlaBlaCar

A BlaBlaCar conecta condutores que fazem viagens de longa distância a passageiros indo para o mesmo destino. Eles viajam juntos e dividem os custos do trajeto. Cada passageiro faz uma contribuição justa pelo seu assento e o condutor não obtém lucro. Os perfis dos usuários contêm foto, minibiografia, verificação de telefone, email e documento (opcional), além de avaliações de companheiros de viagem anteriores.

O serviço está disponível no endereço www.blablacar.com.br e em aplicativos para iPhone e Android.

Comentário (0) Hits: 149

App Engie, um mecânico na palma da mão

app_carro_2.jpgPor Thais Sogayar
30/11/2017 - Lançada no Brasil nesta quinta-feira, 30, a startup israelense Engie usa dispositivo próprio e aplicativo para identificar problemas em automóvel

Hoje em dia, a tecnologia móvel está totalmente incorporada a praticamente todos os aspectos de nossas vidas. Estamos completamente dependentes dos smartphones e da conexão com a internet. E para quem tem um carro, mas tem dificuldade de lidar com sua manutenção, chega ao Brasil um aplicativo que fornece um diagnóstico em tempo real sobre as condições do veículo e a ajuda a prever problemas antes de mesmo que eles aconteçam. Desenvolvido em colaboração com Uri Levine, um dos co-fundadores do Waze, o Engie é uma startup israelense criada por Gal Aharon (foto) e Alon Hendelman, em 2014. Eles começaram a operar em Israel, chegaram ao Reino Unido no ano passado e decidiram vir à América Latina para lançar o aplicativo no México e no Brasil.

Engie é uma solução simples e inteligente que promete ajudar os motoristas a ter controle de seus carros por meio de diagnósticos em tempo real da sua condição e desempenho, evitando experiências frustrantes na hora de visitar uma oficina mecânica, como receber um orçamento sem saber qual é exatamente o problema do carro. Quando é detectado um mau funcionamento, os motoristas obtêm informações exatas seguidas de cotações em tempo real de mecânicos próximos para fazer o conserto.

O aplicativo se baseia no sistema OBDII, disponível em todos os carros a gasolina/álcool desde 2002 e na maioria dos veículos a diesel a partir de 2005, mas não funciona para carros híbridos.

Engie é gratuito, está disponível para Android e iOS e se baseia no sistema OBDII, (disponível em todos os carros a gasolina/álcool desde 2002 e na maioria dos veículos a diesel a partir de 2005) através do Bluetooth. Já o dispositivo poderá ser adquirido por um preço especial de pré-venda pelo site oficial de R$59,00, para Android e R$79,00 para IOS, sem frete.

Como funciona

Para começar a usar os serviços da Engie, é preciso comprar um pequeno dispositivo, que deverá ser plugado ao carro do usuário, em uma entrada chamada de On Board Diagnostic (OBD, na sigla em inglês), de onde vai extrair as informações mais relevantes para o carro. Com ajuda de conectividade Bluetooth, o aparelho consegue enviar os dados e problemas do veículo para um smartphone, onde essas informações serão processadas.

O sistema pode identificar mais de 10.000 problemas mecânicos diretamente do computador de bordo do carro, e fornecer um diagnóstico confiável sobre a condição do motor, as comunicações, o consumo de combustível, a parte elétrica,  entre outros. Além disso, em breve o aplicativo terá um banco de dados com mecânicos recomendados pelos usuários, de modo que os motoristas poderão comparar os preços e a qualidade dos serviços. Isso pode significar aproximadamente 30% de economia no custo de reparo.

Principais características

Diagnóstico de falhas - Não precisa mais tentar adivinhar o que são os barulhos e sons estranhos. O Engie te fala exatamente o que há de errado com o seu carro.

Carga da bateria - Sem mais imprevistos nas estradas, pelo menos quando se trata da carga da bateria.

Emissão - É possível saber o nível de emissão do seu carro.

Calor do motor - Quando o motor do seu carro ficar muito quente, o Engie te informará imediatamente.

Eficiência do Combustível - Controla a eficiência de seu combustível com base diária, semanal e mensal

Cotações dos mecânicos - Você já ousou sonhar que algum dia o mecânico iria realmente te dar o preço exato de tudo que faz com seu carro? Bom, com o Engie ele vai.

Estacionamento - O Engie lembra exatamente a localização de onde você parou o seu carro

Comentário (0) Hits: 164

10 funcionalidades que todo celular deveria ter

mobilidade.jpg17/11/2017 - Especialista em tecnologia lista as melhores funcionalidades em celulares Android desenvolvidas por fabricantes e que não são padrão do Android Puro fornecido pelo Google. Everton Vianna, analisou as ferramentas disponibilizadas pelas empresas e elencou as 10 melhores.

"A google desenvolve o Android e repassa para os fabricantes, este é o momento em que as fabricantes desenvolvem e colocam as suas melhorias e funcionalidades adicionais. E existem funcionalidades muito interessantes que você encontra em celulares da Samsung mas não irá encontrar em celulares da Motorola, LG, Asus, etc, e vice-versa mesmo todos possuindo o sistema operacional Android. Por isso achei interessante atentar para algumas das opções vantajosas de alguns celulares Android e que poderiam ser desenvolvidas por todas as fabricantes e entregue a seus clientes." brinca Vianna.

1 – Clonagem de Apps

Esta função é própria para quem quer ter dois perfis ou duas contas de um mesmo aplicativo em apenas um celular. Assim como duas contas de whatsapp, facebook, ou até mesmo dois perfis diferentes de um mesmo game, sem duplicar o espaço do aplicativo. Ou seja, você pode ter duas contas utilizando o espaço de apenas uma.

2 – Bloqueio de aplicativos

Essa ferramenta pode ser utilizada para quando você empresta o seu celular e fica com receio de que tenha um determinado aplicativo ou galeria aberta indevidamente. Ele irá bloquear apenas as ferramentas previamente determinadas por você e aquele aplicativo só será desbloqueado mediante a uma senha de acesso escolhida por você.

3 – Captura de tela com rolagem ( Printscreen)

Quando você precisa dar um print na tela para compartilhar com alguém, nem sempre o conteúdo todo cabe na mesma imagem e você precisa tirar um novo printscreen. Com essa funcionalidade você consegue capturar toda a tela para repassar a informação.

4 – Assistente de áudio

Esta ferramenta é excelente para quem gosta de ouvir música pelo celular. Com ela você consegue configurar e mudar a equalização conforme a sua preferência musical.

5 – Gravador de voz nativo

Essa função fica no discador do seu celular e você pode habilitá-la na hora que quiser, durante uma ligação efetuada, ou recebida. A mesma pode ser ativada para gravar toda a ligação, ou somente parte dela.

6 – Personalização do Led de notificação

O led nas maiorias dos celulares é usado apenas para identificar que seu celular está carregando ou que chegou alguma notificação. Porém alguns celulares trazem uma gama maior de cores de leds, e com isso é possível através de uma funcionalidade implementada padronizar cores diferentes para cada app, dessa forma, apenas com o contato visual você já saberá qual é o aplicativo que esta mandando a notificação e qual é a importância de responder no momento.

7 – Leitor de QR Code

O QRCode é um novo formato de "código de barras" que consegue armazenar muito mais informação, e utilizado geralmente para repassar links. Este leitor pode já vir nativo em sua câmera, é uma maneira rápida de ler o QR Code para receber as informações necessárias, sem precisar recorrer a aplicativos das lojas.

8 – Abertura de câmera através de gestos

Basta agitar o celular que a função da câmera se abre rapidamente. Isso facilita para quem não quer perder um momento rápido e não tem tempo de procurar a opção. O mesmo acontece também com a iluminação traseira que ao balançar o celular liga o modo lanterna.

9 – SOS

Com três toques é possível realizar uma ligação de emergência para um número previamente configurado, enviar um SMS e até mesmo a sua localização. É uma função muito útil tanto para uma situação de risco, mas também para idosos que em caso de mal súbito conseguem notificar rapidamente os seus parentes.

10 – Função Nativa de gravação de tela

Para quem quer gravar a tela para fazer gameplays ou tutoriais, existem funções nativas de algumas fabricantes que permitem que se grave a tela, e até mesmo realize a transmissão ao vivo durante o seu jogo.

"Caso seu celular não traga essas funcionalidades por padrão, existe a possibilidade de pesquisar nas lojas de apps por aplicativos que permitam tais funcionalidades." garante o criador do canal Android4all, Everton Vianna

*Everton Vianna é graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atua com tecnologia desde 1999, na época da bolha da internet, tendo sólidas passagens por agências digitais e empresas de TI. Atua como produtor de conteúdo especializado em tecnologia e como especialista em Tecnologia e mídias digitais.

Comentário (0) Hits: 363

“Uber” das loterias, app auxilia apostas na loteria da Caixa

sorte_sim.jpg08/11/2017 - Se você deseja fazer um jogo em alguma casa lotérica, mas não tem muito tempo, ou não quer enfrentar filas, tem agora uma opção: desde agosto deste ano a plataforma Sorte Sim opera para unir quem gosta de jogar nos jogos das loterias da Caixa, a casas lotéricas. Assim como a praticidade de serviços como iFood , OLX e Uber, o usuário tem acesso, via internet, aos jogos da Mega-Sena, Lotofácil e Quina e, assim que o jogador realizar suas apostas, a plataforma envia os jogos escolhidos a uma lotérica, para ser efetivada.

Em seguida, o usuário receberá um comprovante digital com seu CPF gravado por e-mail. "Não fazemos os jogos, apenas os intermediamos", esclarece Mauricio Crivelin, um dos fundadores da plataforma (foto).

O fundador deixa claro que o sistema não veio para tirar clientes das lotéricas, mas sim para somar os que não possuem tempo e gostariam de jogar. Em uma aposta da Mega-Sena, o lotérico recebe R$ 3,50 (valor do jogo na casa lotérica) e a plataforma cobra do usuário um valor adicional de R$ 1,25 por conta da operação do serviço, chamado de taxa de comodidade.

 

Comentário (0) Hits: 490

Ford testa app que busca farmácias e compara preços

novo_ecosport_sync3.jpg27/10/2017 - A Ford iniciou o lançamento de um aplicativo que pode ser acessado pela central multimídia SYNC 3 de seus veículos para localizar farmácias e comparar preços de medicamentos, o Qual Farmácia. Desenvolvido pela startup de Brasília com o mesmo nome, o app está disponível inicialmente apenas no Distrito Federal, devendo depois ser oferecido também em outras regiões do país.

O sistema SYNC 3 da Ford conta com tela capacitiva, um sistema aprimorado de reconhecimento de voz e sistema AppLink para acesso a aplicativos de smartphones. Além de equipar toda a linha EcoSport e Fusion, é oferecido em versões do New Fiesta, Focus e Ranger.

A ideia de criar o app Qual Farmácia surgiu quando um dos três sócios da startup, Lucas Silva, saiu de um atendimento médico com muita dor, sem ter ideia de onde comprar o remédio que precisava. “Naquele momento, pensei que alguém poderia facilitar a minha vida”, conta.

Além de medicamentos, o aplicativo serve para a busca de itens de higiene pessoal. Quando um pedido é feito, o produto fica reservado para o cliente retirar na loja ou solicitar a sua entrega. Se ele preferir ir à farmácia, o sistema indica automaticamente no navegador a rota até o local.

A plataforma também permite oferecer descontos ao consumidor. “As drogarias travam uma grande disputa de preço, com diferenças que chegam a 500%. Queremos melhorar a experiência do usuário no momento em que ele mais precisa desses produtos”, diz Silva.
 

Comentário (0) Hits: 491

newsletter buton