Mito ou verdade quando o assunto é celular

smartphone_fix_online.jpg10/12/2018 - Será mesmo que funciona colocar o celular no arroz após ele cair na água? Pasta de dente ajuda a nivelar o vidro quebrado do aparelho? Tela rachada prejudica o uso do smartphone? Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, Tatiana Moura, sócia e técnica da Fix Online, apresenta os principais questionamentos dos consumidores e revela o que realmente funciona e o que não passa de mitos populares:

Afundar o celular no arroz depois de deixá-lo cair na água, funciona?

Quem nunca colocou o celular no arroz após deixá-lo cair na água que atire a primeira pedra! Sem julgamentos, é compreensível o desespero para que ele volte a funcionar normalmente. Afinal, apesar de ser um aparelho tão pequeno, carrega uma vida inteira com ele, não é mesmo? O arroz irá absorver apenas a água superficial do aparelho, mas ele não consegue sugar o que entrou nas peças do celular. E é exatamente esta parte que acaba sendo danificada.

Quando o celular cai na água o procedimento correto a ser seguido é simples: Desligue o aparelho e leve-o a uma assistência técnica. Qualquer atitude contrária a essa pode prejudicar o conserto.

Pasta de dente nivela os rachados do vidro do aparelho. Será que é verdade?

Caso o celular não possua nenhum tipo de película protetora, é real o risco de trincar a tela. A queda não é o único responsável por este tipo de dano, ações rotineiras como colocar e retirar o celular do bolso ou o contato com superfícies não lisas também podem gerar alguns arranhões. Para esses pequenos danos, a lenda urbana é que aplicar pasta de dente preenche os riscos, tornando-os imperceptíveis, mas o que realmente pode acontecer é que o verniz protetor do LCD seja danificado ou até mesmo que o produto entre nos pequenos buracos do aparelho.

Felizmente, já existe no mercado uma pasta polidora específica e apropriada para diminuir o dano dos arranhões. O procedimento é simples e pode ser feito em casa. Com o auxílio de um pano macio ou algodão, basta aplicar o produto, deixá-lo agir por aproximadamente três minutos e retirar o excesso. Vale ressaltar a importância do uso das películas protetoras. Com um pequeno investimento, dores de cabeça como essa podem ser evitadas.

Tela rachada prejudica o funcionamento do aparelho. Mito ou verdade?

É bastante comum ver pessoas utilizando o celular mesmo com o vidro rachado, mas o uso do aparelho quebrado não é indicado. Após a queda, mesmo que o aparelho esteja funcionando normalmente, há riscos tanto para o telefone, quanto para quem o está manuseando. Isso porque, com o tempo de uso, o trincado pode vir a aumentar de espessura e profundidade, afetando a funcionalidade do celular. Pequenos farelos de vidros também podem ser soltos, expondo o usuário a cortes.

Quando isso acontece, o consumidor costuma entrar em desespero, achando que terá que trocar tudo e pagar um absurdo pelo serviço. Apesar da grande maioria das assistências trocarem tudo, em 95% dos casos a quebra é apenas do vidro e não do LCD. A troca somente do vidro, gera uma economia de 70% no orçamento.

Carregadores baratinhos podem danificar a bateria do celular. Será mesmo?

Em hipótese alguma deve se comprar um carregador que não seja de boa qualidade ou sem garantia. O item pode causar sérios danos ao celular, como provocar encaixes imperfeitos, inchaço da bateria e superaquecimento do conector de carga, além de colocar a vida do usuário em risco, já que ele não possui sistemas de segurança embutido, podendo causar explosões, choques e incêndios.

Outra questão é a economia a longo prazo que um carregador de boa procedência proporciona. Um carregador de baixa qualidade tem vida curta, então por mais que se pague barato nele, em questão de dias será necessário trocá-lo de novo.

O uso do carregador de baixa qualidade também pode ocasionar na perda de eficiência da bateria do celular. Um bom carregador entende quando a bateria do aparelho está cheia e para, automaticamente, de enviar energia pra ela. Já os outros continuam mandando energia o tempo todo em que o celular estiver conectado na tomada, o que prejudicará a vida útil da bateria.

Dormir com o celular na tomada é perigoso. Mito popular?

Nos tempos atuais, é difícil encontrar quem não dorme com o aparelho ao lado. Seja por cair no sono enquanto navega pelas redes sociais, por preocupação em não ouvir o alarme ou simplesmente pela proximidade da tomada, se tornou hábito. Mas e as histórias de aparelhos explodindo, pode acontecer mesmo? As chances são pequenas, mas todo cuidado é bem-vindo. Os fabricantes de smartphones já evoluíram bastante quanto as baterias, mas ainda podem vir a superaquecer, assim como todo eletrônico.

Não há problema algum em ter o celular por perto enquanto ele recebe as ondas de energia do carregador, mas, para evitar qualquer tipo de problema, algumas medidas sejam tomadas. Utilize um criado-mudo ou posicione o aparelho a uma certa distância do travesseiro. Se alguma falha acontecer, como um problema com o carregador, o celular conseguirá ser ventilado e a temperatura equilibrada.

 

 

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Inteligência artificial Anima conecta médicos e hospitais

mult-connect_vianna_2.jpg*Por Luiz Otavio Vianna
10/10/2018 - A Mult-Connect, empresa de inovação em tecnologia, lança sua plataforma de inteligência artificial focada no mercado de saúde, onde cada segundo conta para salvar uma vida

O Anima é um assistente virtual, que pode ser acionado no celular por comando de voz, dando acesso imediato e em qualquer lugar, às informações que os médicos precisam no seu relacionamento com os hospitais.

Diferentemente de ter que buscar essas informações em diversos locais, esse produto é uma inteligência artificial que conversa com o médico e consulta simultaneamente diversas fontes de informação para entregar a melhor resposta.

A proposta do Anima é transformar a maneira como os hospitais interagem com os médicos. O objetivo é tornar o fornecimento de informações operacionais e sobre procedimentos muito mais ágil e prático, em um ambiente onde a corrida contra o tempo equivale à corrida pela vida, em muitos casos.

Aliado a isso, entrega essas informações de maneira extremamente segura, por meio de recursos como reconhecimento facial, autenticação via celular ou outros meios. Cada hospital decide o nível de checagem para permitir que o médico tenha acesso aos dados.

Recursos de Data Analytics fornecem dados para evoluir a inteligência através de um aprendizado assistido e permitem ao hospital conhecer o comportamento e as demandas dos médicos. Isso ajudará a identificar habilidades que o Anima precisa adquirir para prestar o melhor atendimento.

"O Anima, é o menor atalho entre o médico e a informação. Nossa inteligência artificial certamente ajudará os hospitais a fidelizarem seus médicos com uma experiência única, potencializando o tempo desses profissionais tão valiosos.", completa Luiz Otavio Vianna, CEO da Mult-Connect.

A tecnologia do Anima permite outras possibilidades, como, por exemplo, melhorar a experiência de visitantes e pacientes dentro do hospital, por meio de reconhecimento facial em totens instalados em locais estratégicos.

*Luiz Otavio Vianna é CEO da Mult-Connect

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ONG lança app que ajuda cidadão nas eleições

ranking_politicos.jpg26/09/2018 - Tecnologia auxilia eleitores usando análise de dados sobre o desempenho dos parlamentares brasileiros

Visando mostrar aos eleitores quem é quem no Congresso Nacional, a ONG Ranking dos Políticos acaba de lançar o seu App para smartphones Android. A partir de agora, as informações sobre o desempenho dos atuais parlamentares também podem ser conferidas diretamente pelo aplicativo que gera, analisa e dispõe dados para a população. Para formar o ranking, a plataforma reúne informações técnicas como presença em sessões, utilização de privilégios, processos judiciais e qualidade legislativa de todos os 513 deputados federais e 81 senadores. O App também traz em sua home um mapa segmentado por estados com os respectivos representantes e permite que o eleitor faça uma imagem do parlamentar para obter informações em poucos segundos.

De acordo com Renato Dias, diretor-executivo do Ranking dos Políticos, o lançamento do App visa facilitar a consulta de informações objetivas e simples a respeito da atuação de cada congressista, todas oriundas de fontes oficiais. "Trata-se de uma plataforma extremamente intuitiva e fácil de ser utilizada. Os brasileiros terão condições de avaliar, por exemplo, o político que pretende se reeleger ou até mesmo conhecer o trabalho de outros parlamentares de uma forma muito mais detalhada", explica.

Dias lembra também que o Ranking dos Políticos atua desde 2012, com o objetivo de fornecer subsídios aos cidadãos para eleger representantes honestos, com a ficha limpa e bom desempenho no Congresso. Desde seu lançamento, a plataforma cresce de forma exponencial. No mês de agosto, foram registrados 700 mil acessos e mais de 10 milhões de pageviews, crescimento de 100% em relação à média mensal aferida em 2017. "A tendência é que esses números cresçam ainda mais a medida que as eleições se aproximem. Certamente, o App também irá trazer uma boa quantidade de novos usuários, que ainda não conhecem o nosso trabalho", finaliza Renato Dias.

Clique aqui para baixar o aplicativo.

Sobre o Ranking dos Políticos

Ranking dos Políticos atua na classificação e compliance do setor público por meio de ferramentas tecnológicas compiladas pelo Portal da Transparência e informações públicas de parlamentares brasileiros. Os critérios utilizados pelo Ranking são absolutamente técnicos, levando em conta fatores como assiduidade, gastos da cota parlamentar, processos judiciais e atuação legislativa. Todas as informações publicadas no Ranking são públicas, disponíveis nos sites oficiais do Senado e da Câmara dos Deputados e dos Tribunais de Justiça.


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Aplicativo ajuda deficiente visual a pagar com cartão

cpqd_cartao.jpgPor Ethevaldo Siqueira
16/09/2018 - Entre os principais benefícios do aplicativo móvel Pay Voice, desenvolvido pelo CPqD, estão o aumento da segurança e da autonomia para as pessoas com deficiência visual que utilizam cartões de pagamento - de vários tipos - em lojas, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais.

O Pay Voice foi desenvolvido em parceria com a ABECS - Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços, e lançado recentemente, durante o 12.º Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamento, realizado em São Paulo.

Disponível para smartphones com sistemas Android e iOS, o Pay Voice é uma ferramenta de acessibilidade da ABECS, que pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos do Google e da Apple.

Sua função principal é permitir que o deficiente visual, ou aquelas pessoas com maior dificuldade de enxergar, confirmem o valor da transação e a forma de pagamento, antes de digitar sua senha na máquina POS (point of sale ou Ponto de Venda).

Após o caixa – ou atendente – inserir o cartão e digitar o valor na máquina, o usuário deve acionar o aplicativo e apontar a câmera do celular para a tela do terminal POS.

Com a utilização da tecnologia de visão computacional (uma área da computação cognitiva), a aplicação “lê” para o usuário as informações que estão na tela – valor e forma de pagamento (crédito, débito, parcelado, refeição, alimentação e voucher) -, por meio da integração com as ferramentas de acessibilidade TalkBack (para Android) e VoiceOver (para iOS) existentes nos smartphones.

Essa é, na verdade, uma solução inovadora, que combina as competências do CPqD nas áreas de visão computacional e processamento de imagens, desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis e de acessibilidade.

O aplicativo é o primeiro resultado de um projeto iniciado em dezembro pelo CPqD e ABECS - entidade que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento – e que deverá se estender até o final deste ano.

Para a ABECS, essa solução de acessibilidade é importante, pois vai contribuir para melhorar a qualidade de vida de consumidores que possuem algum tipo grave de deficiência visual – mais de 6 milhões de pessoas no Brasil.

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App facilita o uso de smartphones por idosos

cpqd_facilita.jpgPor Ethevaldo Siqueira
16/09/2018 - O CPqD acaba de colocar na loja de aplicativos do Google os dois primeiros resultados do projeto AVISA – sigla de Assistente Virtual para Inclusão Social e Autonomia, que o centro de pesquisa vem desenvolvendo com o objetivo de facilitar o uso de dispositivos móveis com tela sensível ao toque (touchscreen) por idosos, pessoas com baixo escolaridade ou semiletrados, cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar.

Uma das novidades disponíveis é o CPqD Facilita, aplicação que tem como foco pessoas idosas ou com dificuldade em lidar com tecnologia. A outra novidade é o CPqD Alcance+, nova versão do aplicativo destinado a pessoas com deficiências visuais, que já atingiu mais de 40 mil downloads na loja do Google.

Como explica o pesquisador Claudinei Martins, do CPqD, que está coordenando o projeto AVISA, um dos destaques do CPqD Facilita é a padronização da tela do smartphone, com letras e ícones fáceis de enxergar, que passa a ser dividida em grandes áreas.  

O aplicativo oferece ao usuário a possibilidade de configurar o tamanho das letras exibidas na tela, bem como de utilizar o recurso de síntese de fala para ouvir as funções e avisos (por exemplo, sobre carga da bateria, mensagens recebidas, disponibilidade de rede sem fio, etc.).

Martins explica que o aplicativo CPqD Facilita passa a falar ou descrever a função, na medida em que o usuário desliza o dedo sobre a tela, explica Martins. Se o usuário preferir, esse recurso também pode ser utilizado para ouvir diversos conteúdos – como e-mails, notícias, previsão do tempo, entre outros.

Outra facilidade está na navegação pelas páginas no menu: basta deslizar o dedo da esquerda para a direita da tela (ou vice-versa), como se estivesse folheando um livro.

Já o CPqD Alcance+ é uma atualização tecnológica do aplicativo lançado em 2013, com foco em pessoas cegas ou com grande dificuldade permanente de enxergar.

Destinada a smartphones equipados com sistema operacional Android 5.0 (ou superior), a nova versão tem como principal destaque o recurso de envio e recebimento de e-mails com leitura do conteúdo por meio de síntese de fala.

Além disso, o usuário agora pode escolher o tipo de voz para ouvir suas mensagens e informações: masculina ou feminina. Para quem tem smartphones com versões mais antigas do Android, o CPqD Alcance continua disponível para download na Play Store. Todos os aplicativos do CPqD podem ser baixados gratuitamente na loja do Google.

O projeto AVISA conta com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) da FINEP e está sendo desenvolvido em parceria com o Centro de Prevenção à Cegueira (CPC) de Americana, no interior de São Paulo.

Desde junho, um grupo de voluntários desse centro – integrado por idosos, pessoas com deficiências visuais e com baixa capacidade leitura – participa do teste piloto do projeto, que tem término previsto para o início de 2019.

Chegamos ao final deste segundo bloco do Mundo Digital de hoje. Voltaremos em poucos minutos para falar sobre mais um desenvolvimento do CPqD de Campinas, que é um Aplicativo que facilita os pagamentos com cartões por pessoas com deficiência visual.

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CPqD lança app de assistente virtual inteligente

cpqd_texto_fala.jpgPor Ethevaldo Siqueira
16/09/2018 - O CPqD de Campinas, o maior centro de pesquisas da América Latina lançou uma plataforma de assistente virtual inteligente, que tem milhares de novos produtos e soluções desenvolvidos por cientistas brasileiros

Vale relembrar que o CPqD foi fundado há 42 anos, ainda no tempo da antiga Telebrás, com o nome de Centro de Pesquisas e Desenvolvimento em Telecomunicações Padre Landell de Moura. Atualmente, seu nome sintético é apenas CPqD, pois seu espectro de pesquisa e tecnologia vai muito além das telecomunicações.

Um dos melhores exemplos de nova tecnologia criada pelo CPqD é o uso de assistentes virtuais inteligentes. Aliás, o uso dessas soluções é uma tendência que vem crescendo entre as empresas interessadas, com o objetivo de tornar o relacionamento com seus clientes, em diversos canais, muito mais natural, eficiente e humano.

Com o objetivo de atender essa demanda – decorrente principalmente da mudança de comportamento do consumidor e da transformação digital –, o CPqD lançou recentemente uma plataforma inovadora que utiliza recursos de Inteligência Artificial para automatizar o atendimento ao cliente em canais de texto e de voz.

Segundo explica Luciano Lemos, especialista em Marketing de Produto do CPqD, “essa plataforma pioneira possibilita a criação e gestão de assistentes virtuais de forma simples. E seus recursos permitem compreender e atender às necessidades dos clientes com eficácia e agilidade, em qualquer canal de relacionamento”.

Lemos explica que a tecnologia de compreensão de diálogo natural da plataforma permite que as pessoas conversem com naturalidade com os assistentes virtuais, o que humaniza os diálogos durante o atendimento e dispensa a necessidade de fluxos pré-estabelecidos.

Um dos diferenciais da solução é a possibilidade de utilizar dois motores de diálogo natural: uma tecnologia própria do CPqD ou do Watson da IBM. Com isso, se dá flexibilidade à criação dos assistentes virtuais.

Para aumentar a eficácia do atendimento no canal telefônico e garantir uma boa experiência ao usuário, a nova solução – batizada de CPqD Assistente Virtual – utiliza a tecnologia de reconhecimento da fala, do próprio CPqD, já integrada à plataforma, de forma a facilitar a implementação das aplicações.

Por meio dessa tecnologia, a fala do cliente é transformada em texto, em tempo real, para, só então, ter sua intenção interpretada com o uso de Inteligência Artificial.

Ainda na explicação de Luciano Lemos, a combinação de reconhecimento da fala e de Inteligência Artificial dá aos assistentes virtuais uma eficácia elevada, pois permite que eles entendam perguntas e respostas dos usuários dentro de amplo vocabulário, incluindo regionalismos e gírias, linguagem formal ou informal”.

Para responder ao usuário, o assistente virtual utiliza a solução CPqD Texto Fala, que converte o texto em voz de alta qualidade. Em relação aos canais digitais, estão disponíveis nessa primeira versão do CPqD:

• Assistente Virtual, o
• Messenger do Facebook,
• Chat Web,
• Chat Mobile,
• e-mail e SMS.

“Outro diferencial importante da solução é a possibilidade de interação por voz nos canais digitais, utilizando as tecnologias de fala do CPqD, com diferentes opções de vozes - que podem ser trocadas facilmente.
Além disso, em todos os canais, é possível fazer a gestão das conversas e verificar o desempenho dos atendimentos, de modo a identificar assuntos que não foram treinados e passar a tratá-los”.

A nova plataforma do CPqD é resultado de um projeto desenvolvido em parceria com a empresa PGMais, com o suporte de recursos da EMBRAPII (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial).

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