Como a Austrália colocou o Google em desvantagem em todo o mundo

Richard Waters em São Francisco, Alex Barker em Londres e Jamie Smyth em Sydney — do Financial Times

Para o Google, tudo começou como uma mesquinharia em um mercado pequeno e distante: uma investigação pública da comissão de concorrência da Austrália sobre Big Tech e a mídia.

Mas quatro anos depois, a Austrália está na vanguarda de uma reação regulatória global que ameaça redefinir os termos de troca entre as plataformas de tecnologia e a mídia de notícias e, mais importante para o Google, erodir os pilares fundamentais da Internet que ajudaram a prosperar.

O parlamento da Austrália está se aproximando de um código estatutário que abre muitos precedentes. É a primeira lei que obriga o Google e o Facebook a pagar aos editores aos quais se vinculam pelo conteúdo, e a primeira vez que eles seriam forçados a notificá-los de mudanças significativas em seus algoritmos.

As apostas são tão altas que o Google ameaçou retirar seu mecanismo de busca do país, em um teste de força com um governo de médio porte que tenta colocar um controle sobre sua liberdade comercial.

Apesar do forte lobby em Canberra para atrasar ou emendar o código, um comitê parlamentar importante recomendou na sexta-feira que os parlamentares o convertessem em lei para “ajudar a proteger o jornalismo de interesse público”.

“Parece que o que estamos vendo na Austrália é o fim de uma fase discricionária de financiamento de notícias do Google e o início de uma nova fase regulamentada”, disse Matt Rogerson, diretor de políticas públicas do Guardian Media Group. “Eles se tornarão mais responsáveis pelo valor que derivam do uso do conteúdo do editor.”

O código de barganha proposto pela Austrália mudaria o equilíbrio de poder entre a Big Tech e a mídia drasticamente, até mesmo dando a grandes grupos editoriais como a News Corp a alavanca para fazer negócios de conteúdo global.

Sob o chamado sistema de oferta final — mais conhecido para acertar salários no beisebol nos Estados Unidos — isso forçaria cada lado a apresentar sua proposta a um árbitro, que então escolheria qual deveria entrar em vigor.

As organizações de notícias também poderiam negociar coletivamente, aumentando seus músculos.

Outros países estão assistindo. O Canadá disse que está preparando uma legislação semelhante. A UE e o Reino Unido estão considerando a introdução de alguns elementos das medidas australianas em suas leis futuras.

E nesta semana, a Microsoft pediu aos EUA que sigam o exemplo da Austrália. O próprio mecanismo de busca da Microsoft, o Bing, seria atingido por tal movimento, mas isso não a impediu de aproveitar a chance de minar o Google.

“Estamos preparados para administrar nosso negócio de busca com margens mais baixas do que o Google”, declarou Brad Smith, presidente da Microsoft. “Estamos preparados para compartilhar mais receita com os editores.”

O Google recentemente silenciou sobre sua ameaça de deixar a Austrália, mas repetiu que o código era “impraticável”. A empresa disse que o código abriria um precedente para o pagamento de links de seu mecanismo de busca para conteúdo externo, atingindo o coração de seus negócios.

Kent Walker, conselheiro geral, disse que o plano exporia a empresa a “pagamentos desconhecidos” e que daria a “poucos favorecidos” uma visão antecipada das mudanças em seus algoritmos - coisas que ele disse “mudariam fundamentalmente a internet”.

Alguns argumentam que o Google exagerou nesse ponto. O código australiano não impõe um sistema de pay-per-link, e Smith, da Microsoft, disse que a arbitragem provavelmente levaria a negócios em que as empresas de mídia recebem uma parcela da receita ou uma taxa fixa.

Um executivo-chefe de uma editora de notícias comparou a forma como o conteúdo é licenciado para o banco de dados de mídia Factiva, que paga uma taxa aos editores independentemente de o conteúdo ser lido ou pesquisado.

Isso poderia abrir um precedente perigoso para o Google quando se trata de vincular a outras formas de conteúdo online — embora qualquer outro setor que busque seguir os passos dos editores de notícias teria que persuadir os governos de que eles também mereciam tratamento especial antes de poderem ter esperança por poder de barganha semelhante contra os gigantes da tecnologia.

O ímpeto na Austrália animou muitos executivos da indústria de notícias, após anos de dependência desconfortável da Big Tech para tráfego online.

Robert Thomson, o presidente-executivo da NewsCorp, disse aos investidores na semana passada que finalmente estava começando a ver um "futuro mais frutífero para os criadores de conteúdo" após uma longa campanha contra o Google. “É justo dizer que os reguladores em todo o mundo juntaram-se aos pontos digitais.”

Os editores há muito argumentam que o Google lucra injustamente ao mostrar manchetes e fragmentos de histórias em seu mecanismo de busca. Mas eles não tiveram o poder de barganha para reaver parte desses lucros para eles próprios, e a falta de dados tornou difícil dizer quem se beneficia mais com a simbiose entre a empresa de buscas e os editores.

No final do ano passado, ela disse que pagaria US $ 1 bilhão a editoras ao redor do mundo nos próximos três anos e chegou a um acordo com cerca de 450 “parceiros de notícias” em mais de uma dúzia de países, incluindo Reino Unido, Japão e Brasil.

O único acordo significativo na UE, por exemplo, foi assinado no mês passado na França, mas viu o Google concordar em pagar apenas €22 milhões por ano a um grupo de editoras.

As negociações com o Google são normalmente tratadas em segredo com editores individuais, país por país — uma abordagem que um executivo de notícias descreveu como “dividir para governar”. As ofertas são geralmente pagamentos multimilionários distribuídos ao longo de vários anos, em troca da promessa de não registrar queixas antitruste contra o Google.

Mas não está claro quanto as organizações de notícias podem ganhar ou quem se beneficiará mais. Os críticos alertam que o código australiano favorecerá particularmente um punhado de empresas poderosas, começando com o império de notícias de Rupert Murdoch.

“Minha preocupação é que os grandes players fiquem com todo o dinheiro. É uma extração de ativos por políticos e grandes organizações de mídia”, disse Aron Pilhofer, ex-diretor digital do Guardian e agora professor associado da Temple University.

Se o Google deixar a Austrália, os editores também podem sofrer. Um estudo acadêmico liderado por Susan Athey, economista da Universidade de Stanford, sobre o que aconteceu quando o Google News saiu da Espanha em 2014, concluiu que o tráfego para sites de notícias caiu cerca de 10 por cento.

Mas também apontou para um impacto mais insidioso no setor de notícias. Agregadores como o Google News direcionam os leitores diretamente para histórias individuais, em vez de páginas iniciais dos editores, minando o modelo de negócios "agrupado" em que muitos dependem e enfraquecendo suas marcas individuais. Os mecanismos de pesquisa também favorecem os editores menores em detrimento dos grandes.

As dificuldades em colocar um preço sobre o valor das notícias para o Google podem, em última análise, dissuadir os editores de recorrer à arbitragem na Austrália, temendo que a decisão final possa ser desanimadora.

Seja qual for o resultado da Austrália, os executivos de notícias não esperam que a receita de licenciamento do Google e do Facebook transforme um modelo de negócio em dificuldades para as editoras.

Na época em que o Google foi fundado em 1998, jornais e revistas respondiam por quase um em cada dois dólares de publicidade em todo o mundo. Em 2020, de acordo com o GroupM, as editoras respondiam por uma fatia vertiginosamente modesta do mercado de anúncios de US$ 578 bilhões: 8,3%.

Comentário (0) Hits: 1772

EUA decidem enfrentar as ameaças dos hackers

Kiran Stacey em Washington e Hannah Murphy em São Francisco (05-janeiro-2021)

Do Financial Times

O ex-chefe da segurança cibernética do governo dos Estados Unidos pediu aos militares que processem as gangues de hackers do crime organizado que lançam ataques de ransomware contra empresas e governos. Chris Krebs , ex-chefe da Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura dos Estados Unidos, disse ao Financial Times que o país precisava ser mais agressivo ao reagir contra hackers que pedem resgate por organizações, ao criptografar seus sistemas de dados e exigem uma taxa para descongelá-los.

Ele sugeriu que os ciberataques militares poderiam tentar deter gangues usando ransomware, ao publicar seus detalhes privados, uma tática conhecida como doxing. “Você tem que ir atrás dos bandidos, e não estou falando apenas sobre a aplicação da lei”, disse Krebs em uma entrevista ao FT. Ele acrescentou: “Você realmente desdobra funcionários titulares de dez [civis empregados pelo exército], como o Cyber Command, e desdobra recursos de inteligência. Você envia uma mensagem direta a eles, dizendo: 'Nós sabemos quem você é, pare ou iremos atrás de você, usando guerra de informação.' Você os dox. Existem coisas que você pode fazer.”

Os comentários de Krebs vão contra o pensamento ortodoxo no sistema de segurança cibernética. Os especialistas tendem a alertar as empresas contra o “hacking” de atacantes de ransomware, visto que pode ser difícil estabelecer com qual adversário eles estão lidando ou quais são suas capacidades. Os ataques de ransomware têm se tornado cada vez mais frequentes nos últimos anos, à medida que os criminosos se aproveitam do uso generalizado de criptomoedas, como bitcoin, para coletar pagamentos sem serem rastreados. A mudança para o trabalho remoto durante a pandemia deixou as empresas mais vulneráveis a ataques.

A prática se tornou mais comum em parte devido ao desenvolvimento do mercado de “ransomware-as-a-service”, em que hackers sofisticados alugam sua experiência para criminosos sem as habilidades de codificação necessárias para lançar um ataque.

O número de ataques aumentou cerca de 40 por cento nos primeiros três trimestres de 2020 em comparação com o mesmo período de 2019, de 142 milhões de casos para 200 milhões, de acordo com dados da SonicWall , uma empresa de segurança de dados. Enquanto isso, o pagamento médio do resgate mais do que dobrou, de US$ 84.000 no último trimestre de 2019 para quase US$ 234.000 no terceiro trimestre de 2020, de acordo com uma análise da Atlas VPN , um serviço de rede virtual privada.

Como chefe da CISA (Agência de Segurança Cibernética e Infraestrutura), Krebs estava encarregado de monitorar ameaças online de países estrangeiros. Ele foi demitido pelo então presidente Donald Trump pouco antes de surgir a suspeita de que hackers russos haviam se infiltrado nos sistemas de várias empresas e departamentos do governo dos EUA em um dos ataques mais difundidos dos últimos anos. Krebs agora está ajudando a lidar com as consequências desse ataque como consultor da SolarWinds, a empresa de tecnologia cujo software foi comprometido. Mas ele disse ao FT que esses hacks de grande escala apoiados pelo Estado são agora menos uma ameaça do que os ataques de ransomware generalizados realizados por criminosos privados.

“Você tem que começar com o que realmente importa e então trabalhar a partir daí”, disse ele. “Então, dessa perspectiva. . . ransomware é a maior ameaça.” Nos últimos anos, os governos estaduais e municipais dos EUA estão cada vez mais sob ataque de ransomware. Atlanta foi alvo de ataques, enquanto Baltimore foi atacada duas vezes no espaço de dois anos. “Os Estados estão comprando seguro cibernético”, disse Krebs. "Que loucura é essa?" e acrescentou: “Precisamos de um conjunto mais amplo de ferramentas para impedir esse tipo de coisa, porque isso está sistematicamente minando a capacidade dos governos estaduais e locais de fornecer serviços”.

Comentário (0) Hits: 2427

Como as redes sociais mudaram o cenário do marketing

Você já reparou que algumas vezes o Facebook, o Google ou o Instagram parecem adivinhar exatamente o que você está pensando? Já teve a sensação de que essas redes sociais te observam diariamente a ponto de exibir exatamente anúncios sobre algo que necessita? Isso não é uma ocorrência rara nos tempos atuais. Na verdade, essa inteligência de marketing é o motor que impulsiona e financia a existência desses aplicativos.

Para melhor entendimento desse fenômeno, é necessário voltar cerca de 20 anos ao passado. Naquela época o Google despontava como a melhor opção para obtenção de tráfego pago para um website. Seu modelo de buscas, utilizando um algoritmo que retornava pesquisas cada vez mais precisas, havia revolucionado a Internet, e o modelo de negócios da empresa se tornara cada vez mais viável, você poderia pagar para exibir um link para seu site quando alguém buscasse por uma palavra chave relacionada a ele.

Isso por si só já era uma evolução tremenda em relação aos veículos de comunicação de massa. Para anunciar em uma revista, por exemplo, era necessário primeiro encontrar alguma que se relacionasse com seu público alvo, depois pedir orçamentos, negociar. A maioria desses veículos dificilmente se relacionava com pequenos empresários, e para obter um preço que fosse possível de se pagar, as empresas tinham que se comprometer em comprar um número “X” de anúncios. E para piorar isso tudo sem garantia alguma de retorno.

Dessa forma, o Google com seu modelo de CPC (custo por clique, ou seja, você só paga quando alguém efetivamente clica em seu anúncio) havia se tornado uma excelente opção de investimento. Uma alternativa de publicidade em que você só pagaria quando alguém que buscasse pelo seu produto clicasse no seu link? Parecia muito bom para ser verdade.

Então o Google tornou-se durante muitos anos o principal meio de anúncios na Internet, e todos se perguntavam qual seria a próxima evolução do marketing digital, até surgirem as redes sociais.

Elas possuíam todas as vantagens do Google, e além: a exibição dos anúncios era muito mais fácil e muito mais direcionada. Você não precisava esperar as pessoas buscarem por uma palavra chave para exibir seus anúncios para ela, poderia fazer isso quando quisesse, e se mantém assim. Funciona da seguinte maneira: as redes sociais possuem um mapeamento dos interesses dos seus usuários. Um algoritmo analisa o perfil do usuário, as páginas que ele segue, os comentários que ele faz e as curtidas que ele deixa, para classificar aquela conta como propícia a receber anúncios de um determinado nicho. Em algumas redes, é até comum a própria plataforma perguntar quais anúncios o usuário prefere ver.

As empresas então ganharam a opção de exibir seu anúncio justamente para quem está interessado em ver, com o orçamento controlado e pagando por resultado. É um modelo inovador que traz um benefício real, tanto para os anunciantes quando para a audiência.

Comentário (0) Hits: 628

As fraudes mais comuns no e-commerce e como evitá-las

Com a popularização das compras online nos últimos anos e principalmente agora durante a pandemia, torna-se cada vez mais importante saber proteger-se contra os oportunistas que buscam se aproveitar dos iniciantes nesse canal recente de comercialização. A tecnologia de vendas online está bem evoluída e pode ser bastante segura, contato que os desenvolvedores da loja tenham tomado os cuidados necessários.

A primeira coisa que o comprador deve checar antes de realizar uma compra é se o site é criptografado. É possível checar isso olhando o cadeado ao lado do endereço do website na barra de endereços do navegador. Um site criptografado impede que os dados enviados via formulários de cartão de crédito seja legível para qualquer outro observador que não seja o servidor do próprio website. Isso garante que ninguém vai se interessar em interceptar os dados enviados por aquela loja, já que são inúteis.

Porém, isso por si só não garante que você não esteja caindo em uma fraude, pois existem outras maneiras de captar dados sem ter a necessidade de interceptar uma transação. Uma das técnicas mais utilizadas chama-se phishing, e consiste em criar um website falso de uma marca famosa ou confiável, e então disparar e-mails com ofertas muito boas. O cliente clica no link de uma oferta e acaba em um site que parece legítimo, porém direciona os dados para um servidor controlado pelo fraudador, que com isso consegue roubar os dados. Essa fraude tem muitas variantes, por exemplo mensagens de SMS pedindo recadastro no banco, confirmação de dados, resgate de prêmios e outros.

Para evitar cair nesse golpe, sempre cheque o endereço do navegador para ter certeza de que o site que você está é realmente legítimo. De preferência, sempre digite você mesmo o endereço ao invés de clicar em links.

Um hábito que pode ser perigoso é o de comprar em lojas desconhecidas. Nunca compre nada em lojas que não conheça a procedência. Prefira sempre as lojas confiáveis, a maioria dos lojistas já deixa seu produto em market places gigantes como o Mercado Livre ou a Amazon, dessa forma você pode comprar com confiança e garantia de recebimento. Caso a loja alvo de seu interesse não esteja em nenhum desses canais, pesquise por ela, busque opiniões da loja no Google, cheque sites como o Reclame Aqui, e principalmente procure o perfil da loja no Instagram, não tenha medo de perguntar e mandar mensagens nas Redes Sociais oficiais antes de concretizar a compra.

Nunca, em hipótese alguma, armazene o número do seu cartão de crédito em uma loja pequena. Use cartões virtuais e não assine serviços que não usem um canal confiável (Pagseguro, Mercado Pago ou etc...). Quando você armazena o número do seu cartão de crédito em alguma loja ele fica gravado em um banco de dados, e é impossível para o cliente final saber quem tem acesso a esse banco. Ele pode ser invadido ou a informação pode vazar por meio de funcionários ou administradores de sistema mal intencionados.

Tomando esses cuidados você garante que sua experiência de compra online será agradável e segura, para que você receba seus produtos em casa sem demais preocupações.

Comentário (0) Hits: 1966

Google ameaça fechar seu mecanismo de busca na Austrália

Da Associated Press

O Google ameaçou fechar seu mecanismo de busca na Austrália se o governo prosseguir com um plano para forçar os grupos Big Tech a pagar aos provedores de notícias por seu conteúdo. O projeto de lei forçaria o grupo dos EUA e o Facebook a pagar as editoras pelo conteúdo. A declaração foi feita pela senhora Mel Silva, diretora administrativa do Google na Austrália, em audiência no Senado, em Canberra, nesta sexta-feira, 22. Para ela, leis desse tipo são "impraticáveis e irracionais”, segundo notícia da Associated Press.

O alerta é o mais forte que o Google já fez contra a proposta histórica da Austrália, e que obrigaria a empresa e o grupo de tecnologia americano Facebook a pagar a agências de notícias e editoras em troca da circulação de reportagens.

“Se o código se tornar lei, o Google não terá escolha a não ser interromper o fornecimento de buscas na Austrália”, disse Mel Silva. A ameaça da Austrália surge no momento em que Google, Facebook e outras empresas do Vale do Silício enfrentam crescente pressão de reguladores globais sobre seu domínio de mercado.

O governo australiano justificou a legislação ao afirmar que ela é necessária, não apenas porque o Google é líder mundial, assim como para que se crie um cenário de mídia sustentável. A proposta envolve um sistema de arbitragem que tomaria decisões vinculativas sobre as taxas que os grupos de mídia social devem pagar às empresas de mídia.

O Google, que também é dono do YouTube, o popular site de vídeos, já expressou forte oposição à legislação proposta. Estima-se que a empresa tenha mais de 19 milhões de usuários mensais na Austrália, de acordo com o órgão de vigilância da competição de consumidores do país, o que significa que a grande maioria de suas buscas online passa pelo Google.

O Facebook também se opõe à lei e reiterou um alerta na audiência de sexta-feira de que bloquearia os australianos de compartilhar notícias em sua plataforma se a legislação fosse aprovada.
Scott Morrison, o primeiro-ministro da Austrália, reagiu aos comentários do Google, em uma entrevista coletiva na sexta-feira, dizendo que “não respondemos a ameaças”.

A Sra. Mel Silva disse que forçar o Google a pagar sites de notícias para criar um link para seu conteúdo quebraria “um princípio fundamental de como a web funciona ... estabelecendo um precedente insustentável para nosso negócio, a internet e a economia digital ”. Sair do mercado australiano é “a última coisa que queremos que aconteça - especialmente quando há um caminho para um código viável que nos permite apoiar o jornalismo australiano sem interromper a pesquisa”, acrescentou ela. O Google lançou um recurso móvel em outubro chamado Google News Showcase em um esforço para estabelecer novos termos de troca com grupos de mídia. O Google disse anteriormente que o programa, que tem cerca de 450 parceiros em todo o mundo, está “em pausa” na Austrália. No entanto, Sra. Mel Silva disse na sexta-feira que a iniciativa pode fornecer uma maneira para o Google chegar a acordos comerciais com editoras no país. Uma votação sobre a legislação australiana é esperada no início deste ano.

Comentário (0) Hits: 2888

As 5 principais ameaças virtuais de 2020 e como começar 2021 protegido

ESET compartilha quais os golpes que mais ocorreram neste ano e dá dicas sobre como evitar ser uma futura vítima de ataques cibernéticos

São Paulo, 29 de dezembro de 2020 - 2020 foi um ano muito diferente e ficará para a história por diversos motivos, principalmente pela crise de saúde em que o mundo ainda se encontra. A pandemia da Covid-19 mudou o cotidiano das pessoas, expondo a fragilidade coletiva e fazendo com que muitos fossem afetados negativamente por esse novo estilo de vida. Com base nisso, a ESET, empresa líder em detecção proativa de ameaças, apresenta as 5 principais ameaças cibernéticas de 2020 e dá dicas de como iniciar o ano seguinte protegido.

Além de ameaças silenciosas como o spyware, os principais golpes utilizados pelos cibercriminosos têm a ver com a situação em que o mundo se encontra. Sempre atualizados, com o intuito de gerar mais credibilidade e atenção com os temas do momento, eles também utilizam de mecanismos cada vez mais convincentes para fazerem a vítima acreditar no que é proposto sem ao menos desconfiar de que está sendo enganada. Confira as principais ameaças deste ano:

1 - Phishing

O phishing pode ser entendido como uma tentativa para adquirir informação pessoal por meio da Internet a fim de usá-la de forma ilegal. Na maioria dos casos, os golpistas buscam obter algum tipo de lucro econômico fazendo-se passar por instituições ou mesmo empresas confiáveis para enganar as vítimas. A essência do golpe é chamar a atenção para solicitar dados pessoais. Qualquer dúvida que possa gerar um pedido incomum como este, é mascarado com uma pretensão de seriedade: os criminosos costumam agir e falar como profissionais. Um phishing bem elaborado pode ser difícil de detectar, razão pela qual muitas pessoas acabam sendo enganadas.

É importante ter em conta que ataques de engenharia social não são enviados exclusivamente por e-mails. Eles também podem chegar por meio de um site que parece ser legítimo, uma rede social, mensagem de WhatsApp, SMS, ou mesmo através de um Wi-Fi aberto.

2 - RDP (Remote Desktop Protocol)

Quase tão antigo quanto o próprio Windows, o serviço RDP é usado em quase todas as empresas para os mais diversos fins. Por ser tão difundido, também é alvo de ataques constantes e direcionados. Além disso, esse serviço também pode gerar diversos impactos quando mal administrado. A sigla RDP vem do inglês Remote Desktop Protocol, ou seja, Protocolo de Área de Trabalho Remota, em tradução livre, e permite que que usuários consigam ter acesso às suas respectivas áreas de trabalho sem que seja necessário estar fisicamente próximo a seus computadores.

O coronavírus forçou muitas empresas a fazerem uma transformação digital, muitas vezes às pressas, para que conseguissem continuar com suas atividades com o menor impacto possível mesmo com os funcionários em suas casas, e por ser um serviço que normalmente é disponibilizado diretamente na Internet, ele se torna muito suscetível a ataques dos mais diversos tipos.

Medição de ataques a RDP por dia, obtidos por sistemas de detecção da ESET

3 - Ransomware

Esta é uma categoria que corresponde a todo tipo de código malicioso que exige o pagamento de um resgate para recuperar a informação do usuário. Uma vez que o equipamento tenha sido infectado, esse malware utiliza diferentes mecanismos para tornar os dados inacessíveis pelo usuário, com o objetivo de extorquir e exigir o pagamento de uma quantia de dinheiro em troca do acesso à informação novamente. Em abril deste ano, em plena expansão da pandemia em todo o mundo, a INTERPOL alertou sobre o crescimento de ataques de ransomware direcionados a hospitais e empresas que desempenham um papel importante na luta contra a Covid-19. Além disso, os cibercriminosos estão mudando a forma de utilizar o ransomware, observamos vários casos em que todas as informações sensíveis do ambiente são extraídas antes da criptografia ser executada, isso permite que os criminosos chantageiem suas vítimas, deixando elas invariavelmente reféns.

4 - Trojans bancários

No Brasil, a pandemia desencadeou um uso muito grande de aplicativos bancários e de pagamentos. Ações do governo, como o Auxílio Emergencial e o saque do FGTS pelo app Caixa Tem, fizeram com que muitas pessoas não acostumadas com esse tipo de tecnologia tivessem que usar os smartphones para ter acesso ao dinheiro. Os trojans bancários atuam de uma forma muito sorrateira a fim de obter acesso aos dados de suas vítimas e, assim, retirar o dinheiro por meio de transações para as contas dos criminosos. Esse tipo de ameaça se propaga principalmente por meio de campanhas de phishing.

5 - Spyware

Spyware corresponde a uma variedade de malwares sigilosos, como keyloggers, remote access trojans e backdoors, especialmente aqueles que permitem a vigilância remota de senhas e outras informações confidenciais. O conceito também pode se referir a um adware mais agressivo, que coleta dados pessoais do usuário, como sites visitados ou aplicativos instalados. O spyware é um grande problema para empresas e usuários, especialmente por causa das variantes que infectam dispositivos Android, iOS e Windows. O Brasil está entre os países mais afetados por essa ameaça silenciosa.

Distribuição de spyware por país de setembro de 2018 a setembro de 2019

Como iniciar 2021 protegido

Em 2020, além de muitas empresas terem adotado o trabalho remoto, muitos usuários mudaram seu modo de vida devido a pandemia que ainda estamos vivendo. Maior acesso a serviços de streaming, ascensão no mundo dos games, utilização de meios de pagamento online, entre outros, deram aos cibercriminosos inúmeras alternativas para se beneficiarem dessa vulnerabilidade causada pelo novo normal.

“Na ESET, apostamos sempre na educação como o fator chave para a prevenção de golpes. Estar atento às práticas mais comuns usadas pelos criminosos pode poupar muitas dores de cabeça, perda de documentos e até mesmo grandes catástrofes financeiras”, alerta Daniel Barbosa, especialista em segurança da informação da ESET.

- Desconfie: sempre que receber promoções e benefícios “bons demais para serem verdade”, desconfie. Acessar canais oficiais, como o site e as redes sociais da empresa em questão, podem te livrar de um grande desconforto.

- Atualize o sistema operacional e todos os programas: manter computadores, smartphones e softwares atualizados garante que eles estarão com as últimas versões das proteções disponíveis. Isso evita que criminosos consigam explorar eventuais vulnerabilidades para ter acesso ao seu dispositivo.

- Tenha um antivírus instalado: diversos golpes contêm arquivos maliciosos em sua composição, por isso é essencial ter uma solução de proteção que consiga detê-los antes que eles cumpram seu propósito. muitos golpes exigem que suas vítimas repassem as supostas promoções para 10 de seus contatos. No entanto, não compartilhe essas informações. Empresas de verdade não entram em contato com seus clientes dessa forma.

Comentário (0) Hits: 1033

newsletter buton