Stripe, do Vale do Silício, avaliada em US$ 95 bilhões, após abertura do capital

The Guardian

A empresa de pagamentos digitais Stripe foi avaliada em US$ 95 bilhões, após uma rodada de financiamento que torna a empresa o negócio privado mais valiosa do Vale do Silício.

A empresa, com sede dupla em San Francisco e Dublin, levantou US$ 600 milhões de investidores, incluindo o fundo soberano da Irlanda (NTMA), Allianz X, Axa, Baillie Gifford, Fidelity Management & Research Company e Sequoia Capital.

A avaliação da Stripe quase triplicou em menos de um ano, tendo sido avaliada em US$ 36 bilhões após uma rodada de financiamento em abril passado. A marca de US $ 95 bilhões coloca-a à frente da SpaceX, de foguetes espaciais de Elon Musk, avaliada em US$ 74 bilhões em fevereiro, quando levantou US$ 850 milhões em ações, para se tornar a mais valiosa startup de tecnologia com base nos Estados Unidos.

No entanto, ainda está um pouco atrás da ByteDance, a empresa privada chinesa por trás da TikTok, avaliada em US$ 180 bilhões.

A Stripe, fundada pelos irmãos irlandeses Patrick e John Collison em 2010, planeja usar o novo caixa para investir em suas operações europeias, e em seu escritório de Dublin em particular.

A mudança tem como objetivo apoiar o “aumento da demanda” em toda a Europa, que abriga 31 dos 42 países em que a empresa opera. Os maiores clientes europeus da Stripe incluem Jaguar Land Rover, Waitrose, Mountain Warehouse, Klarna e Deliveroo.

“Estamos investindo muito mais na Europa este ano, especialmente na Irlanda”, disse o presidente e cofundador, John Collison. “Seja em fintech, mobilidade, varejo ou SaaS [software como serviço], a oportunidade de crescimento para a economia digital europeia é imensa.”

A Stripe também usará os fundos para abastecer sua rede global de pagamentos e tesouraria e expandir o tipo de software e serviços que oferece às empresas que desejam aumentar suas receitas.

O Ireland Strategic Investment Fund, fundo soberano do país, investiu US$ 50 milhões, que deverão criar 1.000 novos empregos na Stripe, no país nos próximos cinco anos.

Conor O'Kelly, o presidente-executivo do fundo irlandês, disse: “Estamos muito satisfeitos por apoiar a história de sucesso mais importante da Irlanda e da Europa e, ao fazê-lo, ajudar milhares de outras empresas ambiciosas a se tornarem mais competitivas na economia global.”

Dhivya Suryadevara, o diretor financeiro da Stripe que se juntou à General Motors em 2020, disse: “A pandemia nos ensinou muitas coisas sobre a sociedade, incluindo o quanto pode ser alcançado — e pago — online.

“Embora a Stripe já processe centenas de bilhões de dólares por ano para milhões de empresas em todo o mundo, a oportunidade pela frente é muito maior ... do que era quando a empresa foi fundada há 10 anos.”

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Tim Berners-Lee diz que muitos jovens são excluídos da web

Fonte: The Guardian

Em carta em que comemora os 32 anos da web, seu fundador diz que ter 2,2 bilhões totalmente online deve ser uma prioridade
Muitos jovens em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à web. Colocá-los online deve ser uma prioridade para a era pós-Covid, diz Tim Berners-Lee.

Em uma carta publicada para marcar o 32º aniversário da web, seu fundador diz que a oportunidade de “reimaginar nosso mundo e criar algo melhor” após a Covid-19 deve ser canalizada para obter acesso à internet para um terço das pessoas com idade entre 15 e 24 que estão offline.

“A influência dos jovens é sentida em suas comunidades e redes online”, escreve Berners-Lee. “Mas hoje estamos vendo apenas uma fração do que é possível. Porque embora falemos de uma geração de 'nativos digitais', muitos jovens permanecem excluídos e incapazes de usar a web para compartilhar seus talentos e idéias.

“Um terço dos jovens não tem acesso à Internet. Muitos outros não têm os dados, os dispositivos e a conexão confiável de que precisam para aproveitar ao máximo a web. Na verdade, apenas o terço superior dos menores de 25 anos tem uma conexão doméstica com a Internet, de acordo com a Unicef. Essa situação deixa 2,2 bilhões de jovens sem o acesso estável de que precisam para aprender online. Vale lembrar que a internet permitiu outros 2,2 bilhões a continuar seus estudos durante a pandemia”.

Mesmo que os jovens sejam mais propensos do que o cidadão global típico a ter acesso à Internet — quase metade do mundo está online, mas o número sobe para 70% das pessoas com idade entre 15 e 25 anos — Berners-Lee argumenta que o objetivo de conectar todos os jovens no mundo para a web colherá dividendos.

Ele também diz que isso seria relativamente barato em comparação com o custo de muitos programas governamentais lançados nos últimos 12 meses. E estima que um investimento de US$ 428 bilhões na próxima década proporcionaria a todos uma conexão de banda larga de qualidade.

Rosemary Leith, que fundou a Web Foundation com Berners-Lee, disse que o acesso à web deve ser um direito básico para os jovens, semelhante à educação. “Se meia geração de jovens for incapaz de usar as ferramentas para prosperar em um mundo digital — para aprender novas habilidades, administrar negócios, construir comunidades, participar de debates democráticos — a sociedade como um todo perderá seus talentos, ideias e esforços”, disse ela.

A necessidade de colocar os jovens online foi demonstrada durante a pandemia de Covid, à medida que muitos países ao redor do mundo adotaram o aprendizado remoto por padrão. O governo do Reino Unido foi acusado de não cumprir suas promessas de fornecer laptops aos alunos mais pobres meses após o período de bloqueio nacional.

“Mais de três quartos de nossos alunos do décimo ano não têm acesso, regular e consistente, a um dispositivo ou à Internet em casa”, disse Steve Howell, diretor da escola da cidade de Birmingham, em junho.  “Os alunos mais desfavorecidos são os mais atingidos pela pobreza de TI, e o fato de ter demorado tanto está realmente piorando as coisas.”

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Computador, uma maravilha para idosos

A pandemia levou algumas pessoas a confrontar suas inseguranças e se aventurar online. Antes de se apaixonar pela internet, Jim Whelan, de 79 anos, mal usava seu computador. O mundo online para ele era um mistério e algo totalmente irrelevante. Um ano depois, porém, Whelan pode dar muitas lições aos geeks de computador, com metade de sua idade.

“Embora, antes da pandemia, eu estivesse online esporadicamente, isso ocorria apenas para dar uma resposta ocasional a e-mails. Agora sou um mestre em todos os tipos de coisas incríveis”, afirma Whelan, um ex-ator da Coronation Street que, antes da pandemia, costumava viajar por grupos comunitários locais para dar palestras sobre seus 50 anos de experiência na profissão de ator“.

E continua: “Passei de nem mesmo saber o que era PowerPoint para gravar quatro programas de 40 minutos que posso enviar para grupos em todo o Reino Unido que querem ouvir todas as minhas fofocas da Coronation Street”, disse ele.

“É incrível, realmente. Eu criei esses programas sozinho, sem diretor, cameraman, iluminação ou as muitas pessoas que vão fazer um programa de TV. Eu fiz tudo sozinho, com apenas um laptop.”

Whelan, que apareceu em Velvet Goldmine com Ewan McGregor e Snake Eyes com Nicolas Cage, também aprendeu sozinho a gravar testes para trabalhos de atuação e enviá-los aos diretores de elenco.

“Agora, eu até tenho meu próprio site, criado para mim por um amigo, ao qual vinculei minha assinatura de e-mail”, acrescentou.

“Aprender sobre as infinitas possibilidades do mundo online foi um salva-vidas para mim. Aprendi muito sobre o mundo moderno apenas no ano passado. Abriu o Reino Unido para mim: agora posso dar palestras via Zoom para grupos na Escócia, enquanto antes eu estava limitado a 25 km ao redor de minha residência, porque é para onde eu poderia dirigir, para dar a palestra pessoalmente.”

Whelan não está sozinho. A pandemia encorajou idosos em todo o país a confrontar suas inseguranças e se aventurar online e descobrir suas possibilidades infinitas.

Rita, 84, não tinha computador antes da pandemia. “Minhas filhas compraram um laptop para mim para que eu pudesse fazer compras online em vez de ir às lojas sozinha”, disse ela. “Demorou um pouco para me acostumar, mas como sou uma pessoa de espírito prático e não tenho medo de coisas novas, depois que peguei o jeito, achei que tudo era maravilhoso.”

Tendo dominado as compras online, Rita decidiu abordar o Zoom quando seu coro começou a fazer ensaios online. “Decidi então explorar outras coisas mais que o mundo online tinha a oferecer e descobri a Universidade da Terceira Idade”, disse ela.

“Tenho feito todos os tipos de cursos interessantes em assuntos sobre os quais sempre quis saber mais, mas nunca cheguei a investigar. Realmente transformou a experiência de bloqueio para mim: eu não estava tão sozinha ou entediada como estaria de outra forma, porque tinha todos esses novos mundos maravilhosos para explorar.”

Outro caso, de Syd, de 85 anos

Syd Matthews, 85, está agora “fascinado” pela Internet. Antes da pandemia, ele tinha que perguntar aos filhos como ligar o computador.

“Antes da pandemia, eu ficava nervoso diante da internet”, disse ele. “Nunca tinha usado o Google ou navegado na web. Acabei decidindo, por ouvir tantas histórias de golpes que ouvimos, de que é mais seguro simplesmente não se envolver nesse mundo virtual. Mas quando minhas reuniões locais Probus se tornaram disponíveis online durante a pandemia e depois de algum incentivo de meus amigos mais jovens, comecei a explorar e devo dizer que os computadores são maravilhosos!” Explico que Probus são clubes para profissionais aposentados e homens de negócios. O acrônimo é a abreviação de “professional business”.

Matthews dominou o Zoom a ponto de ser ele quem faz hoje as apresentações em seu clube Probus, em Cirencester. “Estou interessado em história da família e percebi que posso fazer muitas pesquisas online”, afirma ele. “E mais: é incrível o que está lá fora. Também estou interessado em fotografia e descobri que posso tirar fotos no meu iPhone, enviá-las para a internet e manipulá-las, editá-las e aprimorá-las de maneiras interessantes.”

Além disso, a confiança recém-adquirida com a tecnologia abriu a vida de Matthews de outras maneiras, também. “Agora que estou mais confiante com a tecnologia, descobri que posso conectar meu aparelho auditivo ao meu iPhone e à TV usando Bluetooth, o que muda minha vida”, disse ele. “Minha curva de aprendizado tem sido extraordinária; melhorou meu estilo de vida sem fim e, quando a pandemia acabar, certamente irei levar esse conhecimento para minha vida daqui para frente.”

(*) Com informações de The Guardian, em artigo de Amelia Hill, de 10 de março de 2021

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Em plena pandemia, Instagram desinforma usuários sobre Covid

De The Guardian

Sob a aparência de recomendações, o Instagram também promoveu material antivacinação e anti-semita, diz o órgão fiscalizador e regulador

As recomendações do Instagram levaram desinformação sobre a Covid, em matérias do conteúdo anti-vacinação, com material antissemita durante o pico da pandemia, de acordo com um relatório da CCDH, a agência reguladora e fiscalizadora de mídia social.

O Center for Countering Digital Hate (CCDH) descobriu que as novas contas do Instagram exibiram quantidades substanciais de desinformação por meio de recomendações algorítmicas da plataforma, incluindo a página "explorar" e o recurso de "postagem sugerida", que foi introduzido em agosto de 2020 e ofereceu novas postagens para usuários que percorreram todo o conteúdo de seus amigos.

A desinformação foi mostrada com mais frequência para novos usuários que seguiram uma combinação de contas na plataforma que incluía personalidades contrárias à vacinação ou influenciadores de bem-estar, de acordo com o relatório da CCDH, Malgorithm.

Voluntários que acompanharam 10 contas com links antivacinas, por exemplo, receberam recomendações de postagens que promoviam teorias de conspiração anti-semitas. Numerosos posts afirmavam que “não havia pandemia” e outros pediam às pessoas que “parassem de fazer o teste” e “parassem de usar sua máscara”.

“É inacreditável que, com a pandemia varrendo o mundo, o Instagram tenha lançado um novo recurso encorajando os usuários a ver teorias de conspiração e mentiras sobre Covid e vacinas”, disse o presidente-executivo da CCDH, Imran Ahmed.

“Esse recurso foi criado em nome do lucro, para manter as pessoas interessadas no material, para que mais anúncios pudessem ser veiculados a elas. Algoritmos que recomendam conteúdo são o ato de um editor, fazendo escolhas quanto ao que os leitores veem, não uma plataforma neutra”.

Tal indução tem sérias implicações legais e regulatórias para as empresas de mídia social e mostra sua responsabilidade por danos aos indivíduos e à sociedade.

O Facebook, dono do Instagram, disse em um comunicado que a pesquisa estava desatualizada e, por isso, era enganosa. “Compartilhamos o objetivo de reduzir a disseminação da desinformação, mas essa pesquisa está cinco meses desatualizada. Ela usa também uma amostra de apenas 104 postagens, em comparação com os 12 milhões de informações errôneas prejudiciais sobre vacinas e Covid-19 que removemos do Facebook e Instagram desde o início da pandemia”, disse um porta-voz.

“Estamos focados em levar informações confiáveis às pessoas, e é por isso que direcionamos mais de 10 milhões de pesquisas até agora relacionadas à Covid-19 e vacinas a fontes de saúde confiáveis, como o NHS e sites do governo. Também estamos trabalhando em melhorar a pesquisa do Instagram, para tornar as contas que desencorajam as vacinas mais difíceis de encontrar.”

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Milhares de clientes da Microsoft podem ter sido hackeados na China

Do New York Times com matéria de Kate Conger e Sheera Frenkel

Os hackers começaram o ataque em janeiro, mas intensificaram seus esforços nas últimas semanas, dizem especialistas em segurança. Agências comerciais e governamentais foram afetadas.

Empresas e agências governamentais dos Estados Unidos que usam um serviço de e-mail da Microsoft foram comprometidas em uma campanha agressiva de hackers que provavelmente foi patrocinada pelo governo chinês, disse a Microsoft.

O número de vítimas é estimado em dezenas de milhares e pode aumentar, acreditam alguns especialistas em segurança, à medida que a investigação sobre a violação continua. Os hackers atacaram furtivamente vários alvos em janeiro, de acordo com a Volexity, a empresa de segurança cibernética que descobriu o hack, mas intensificou seus esforços nas últimas semanas enquanto a Microsoft se movia para reparar as vulnerabilidades exploradas no ataque.

A agência de segurança cibernética do governo dos Estados Unidos emitiu um alerta de emergência na quarta-feira, em meio a preocupações de que a campanha de hackers tenha afetado um grande número de alvos. O aviso instou as agências federais a corrigirem imediatamente seus sistemas. Na sexta-feira, o repórter de segurança cibernética Brian Krebs relatou que o ataque atingiu pelo menos 30.000 clientes da Microsoft.

“Estamos preocupados com o grande número de vítimas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira. O ataque “pode ter impactos de longo alcance”, acrescentou ela.

As autoridades federais estavam lutando para entender como o último hack se compara à intrusão do ano passado em uma variedade de agências federais e sistemas corporativos por hackers russos no que ficou conhecido como ataque SolarWinds. Nesse incidente, os hackers russos plantaram código em uma atualização do software de gerenciamento de rede SolarWinds. Embora cerca de 18.000 clientes da empresa tenham baixado o código, até agora só há evidências de que os hackers russos roubaram material de nove agências governamentais e de cerca de 100 empresas.

No hack que a Microsoft atribuiu aos chineses, há estimativas de que cerca de 30.000 clientes foram afetados quando os hackers exploraram falhas no Exchange, um servidor de e-mail e calendário criado pela Microsoft. Esses sistemas são usados por uma ampla gama de clientes, desde pequenas empresas até governos locais e estaduais e alguns empreiteiros militares. Os hackers foram capazes de roubar e-mails e instalar malware para continuar a vigilância de seus alvos, disse a Microsoft em um blog, mas a Microsoft disse que não tinha noção da extensão do roubo.

Questionado sobre se a China foi responsável pelo hack, Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse: “A China reiterou em várias ocasiões que, dada a natureza virtual do ciberespaço e o fato de que existem todos os tipos de atores online que são difícieis de rastrear, a origem dos ataques cibernéticos é uma questão técnica complexa. Também é uma questão política altamente sensível atribuir o rótulo de ataque cibernético a um determinado governo”.

A campanha foi detectada em janeiro, disse Steven Adair, fundador da Volexity. Os hackers roubaram silenciosamente e-mails de vários alvos, explorando um bug que lhes permitia acessar servidores de e-mail sem uma senha.

“Isso é o que consideramos realmente furtivo”, disse Adair, acrescentando que a descoberta desencadeou uma investigação frenética. “Isso nos fez começar a destruir tudo.” A Volexity relatou suas descobertas à Microsoft e ao governo dos Estados Unidos, acrescentou.

Mas no final de fevereiro, o ataque aumentou. Os hackers começaram a juntar várias vulnerabilidades e a atacar um grupo mais amplo de vítimas. “Sabíamos que o que havíamos relatado e visto, usado de forma muito furtiva, que agora estava sendo combinado e acorrentado a outro exploit”, disse Adair. “Estava ficando cada vez pior.”

Os hackers visaram o máximo de vítimas que puderam encontrar na Internet, atingindo pequenas empresas, governos locais e grandes cooperativas de crédito, de acordo com um pesquisador de segurança cibernética que estudou a investigação dos EUA sobre os hacks e não está autorizado a falar publicamente sobre o assunto. As falhas usadas pelos hackers, conhecidas como zero-day, eram desconhecidas da Microsoft.

“Estamos rastreando de perto o patch de emergência da Microsoft para vulnerabilidades anteriormente desconhecidas no software Exchange Server e relatórios de comprometimento potencial de grupos de reflexão dos EUA e entidades de base industrial de defesa”, disse Jake Sullivan, consultor de segurança nacional da Casa Branca.

“Este é o negócio real”, tuitou Christopher Krebs, o ex-diretor da Agência de Infraestrutura e Segurança Cibernética dos Estados Unidos. (Krebs não é parente do repórter de segurança cibernética que revelou o número de vítimas.)

Krebs acrescentou que as empresas e organizações que usam o programa Exchange da Microsoft devem presumir que foram hackeadas em algum momento entre 26 de fevereiro e 3 de março e trabalhar rapidamente para instalar os patches lançados na semana passada pela Microsoft.

Em um comunicado, Jeff Jones, diretor sênior da Microsoft, disse: “Estamos trabalhando em estreita colaboração com a CISA, outras agências governamentais e empresas de segurança para garantir que estamos fornecendo a melhor orientação e mitigação possíveis para nossos clientes”.

A Microsoft disse que um grupo de hackers chinês conhecido como Hafnium, “um grupo avaliado como patrocinado pelo Estado e operando na China”, estava por trás do hack.

Desde que a empresa divulgou o ataque, outros hackers não afiliados à Hafnium começaram a explorar as vulnerabilidades em organizações que não corrigiram seus sistemas, disse a Microsoft. “A Microsoft continua vendo um uso crescente dessas vulnerabilidades em ataques direcionados a sistemas não corrigidos por vários agentes mal-intencionados”, disse a empresa.

Corrigir esses sistemas não é uma tarefa simples. Os servidores de e-mail são difíceis de manter, mesmo para profissionais de segurança, e muitas organizações não têm experiência para hospedar seus próprios servidores com segurança. Durante anos, a Microsoft incentivou esses clientes a migrar para a nuvem, onde a empresa pode gerenciar a segurança para eles. Especialistas do setor disseram que os incidentes de segurança podem encorajar os clientes a migrar para a nuvem e ser um benefício financeiro para a Microsoft.

Devido ao amplo escopo do ataque, muitos usuários do Exchange provavelmente estão comprometidos, disse Adair. “Mesmo para as pessoas que corrigiram isso o mais rápido possível, há uma chance extremamente alta de que eles já estivessem comprometidos.”

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Facebook levanta proibição de publicidade política

Por Mike Isaac, do New York Times
3 de março de 2021

A rede social proibiu anúncios políticos em seu site indefinidamente após a eleição de novembro. Esses anúncios foram criticados por espalhar informações incorretas.

SÃO FRANCISCO — O Facebook disse quarta-feira que planeja suspender a proibição da publicidade política em sua rede, retomando uma forma de promoção digital que tem sido criticada por espalhar desinformação, falsidades e inflamar eleitores.

A rede social disse que permitiria aos anunciantes comprar novos anúncios sobre “questões sociais, eleições ou política” a partir de quinta-feira, de acordo com uma cópia de um e-mail enviado a anunciantes políticos e visto pelo The New York Times. Esses anunciantes devem completar uma série de verificações de identidade antes de serem autorizados a colocar os anúncios, disse a empresa.

“Colocamos essa proibição temporária em vigor após a eleição de novembro de 2020 para evitar confusão ou abusos após o dia da eleição”, disse o Facebook em um blog. “Ouvimos muitos comentários sobre isso e aprendemos mais sobre anúncios políticos e eleitorais durante este ciclo eleitoral. Como resultado, planejamos usar os próximos meses para examinar mais de perto como esses anúncios funcionam em nosso serviço e ver onde outras mudanças podem ser necessárias.

”A publicidade política no Facebook há muito enfrenta questões. Mark Zuckerberg, o presidente-executivo do Facebook, disse que deseja manter uma postura amplamente independente em relação a discursos no site — incluindo anúncios políticos — a menos que representem um dano imediato ao público ou aos indivíduos, dizendo que ele “não quer ser o árbitro da verdade.”

Mas depois da eleição presidencial de 2016, a empresa e os funcionários da inteligência descobriram que os russos usaram anúncios do Facebook para semear o descontentamento entre os americanos. O ex-presidente Donald J. Trump também usou os anúncios políticos do Facebook para ampliar as alegações sobre uma “invasão” na fronteira mexicana em 2019, entre outros incidentes.

O Facebook proibiu anúncios políticos no final do ano passado como uma forma de sufocar a desinformação e ameaças de violência em torno da eleição presidencial de novembro. Em setembro, a empresa disse que planejava proibir novos anúncios políticos na semana anterior ao dia das eleições e que agiria rapidamente contra as postagens que tentassem dissuadir as pessoas de votar. Contudo, em outubro, o Facebook ampliou essas restrições, ao declarar que proibiria por um período indeterminado toda a publicidade política ou aquelas baseadas em questões surgidas após o fechamento das urnas em 3 de novembro.

Em dezembro, a empresa suspendeu a proibição para permitir que alguns anunciantes publicassem questões políticas e anúncios de candidatura na Geórgia para o segundo turno de janeiro naquele estado. Mas a proibição permaneceu em vigor para os 49 estados restantes.

https://www.nytimes.com/2021/03/03/technology/facebook-lifts-ban-on-political-advertising.html

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