Milhares de clientes da Microsoft podem ter sido hackeados na China

Do New York Times com matéria de Kate Conger e Sheera Frenkel

Os hackers começaram o ataque em janeiro, mas intensificaram seus esforços nas últimas semanas, dizem especialistas em segurança. Agências comerciais e governamentais foram afetadas.

Empresas e agências governamentais dos Estados Unidos que usam um serviço de e-mail da Microsoft foram comprometidas em uma campanha agressiva de hackers que provavelmente foi patrocinada pelo governo chinês, disse a Microsoft.

O número de vítimas é estimado em dezenas de milhares e pode aumentar, acreditam alguns especialistas em segurança, à medida que a investigação sobre a violação continua. Os hackers atacaram furtivamente vários alvos em janeiro, de acordo com a Volexity, a empresa de segurança cibernética que descobriu o hack, mas intensificou seus esforços nas últimas semanas enquanto a Microsoft se movia para reparar as vulnerabilidades exploradas no ataque.

A agência de segurança cibernética do governo dos Estados Unidos emitiu um alerta de emergência na quarta-feira, em meio a preocupações de que a campanha de hackers tenha afetado um grande número de alvos. O aviso instou as agências federais a corrigirem imediatamente seus sistemas. Na sexta-feira, o repórter de segurança cibernética Brian Krebs relatou que o ataque atingiu pelo menos 30.000 clientes da Microsoft.

“Estamos preocupados com o grande número de vítimas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, durante uma coletiva de imprensa na sexta-feira. O ataque “pode ter impactos de longo alcance”, acrescentou ela.

As autoridades federais estavam lutando para entender como o último hack se compara à intrusão do ano passado em uma variedade de agências federais e sistemas corporativos por hackers russos no que ficou conhecido como ataque SolarWinds. Nesse incidente, os hackers russos plantaram código em uma atualização do software de gerenciamento de rede SolarWinds. Embora cerca de 18.000 clientes da empresa tenham baixado o código, até agora só há evidências de que os hackers russos roubaram material de nove agências governamentais e de cerca de 100 empresas.

No hack que a Microsoft atribuiu aos chineses, há estimativas de que cerca de 30.000 clientes foram afetados quando os hackers exploraram falhas no Exchange, um servidor de e-mail e calendário criado pela Microsoft. Esses sistemas são usados por uma ampla gama de clientes, desde pequenas empresas até governos locais e estaduais e alguns empreiteiros militares. Os hackers foram capazes de roubar e-mails e instalar malware para continuar a vigilância de seus alvos, disse a Microsoft em um blog, mas a Microsoft disse que não tinha noção da extensão do roubo.

Questionado sobre se a China foi responsável pelo hack, Wang Wenbin, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, disse: “A China reiterou em várias ocasiões que, dada a natureza virtual do ciberespaço e o fato de que existem todos os tipos de atores online que são difícieis de rastrear, a origem dos ataques cibernéticos é uma questão técnica complexa. Também é uma questão política altamente sensível atribuir o rótulo de ataque cibernético a um determinado governo”.

A campanha foi detectada em janeiro, disse Steven Adair, fundador da Volexity. Os hackers roubaram silenciosamente e-mails de vários alvos, explorando um bug que lhes permitia acessar servidores de e-mail sem uma senha.

“Isso é o que consideramos realmente furtivo”, disse Adair, acrescentando que a descoberta desencadeou uma investigação frenética. “Isso nos fez começar a destruir tudo.” A Volexity relatou suas descobertas à Microsoft e ao governo dos Estados Unidos, acrescentou.

Mas no final de fevereiro, o ataque aumentou. Os hackers começaram a juntar várias vulnerabilidades e a atacar um grupo mais amplo de vítimas. “Sabíamos que o que havíamos relatado e visto, usado de forma muito furtiva, que agora estava sendo combinado e acorrentado a outro exploit”, disse Adair. “Estava ficando cada vez pior.”

Os hackers visaram o máximo de vítimas que puderam encontrar na Internet, atingindo pequenas empresas, governos locais e grandes cooperativas de crédito, de acordo com um pesquisador de segurança cibernética que estudou a investigação dos EUA sobre os hacks e não está autorizado a falar publicamente sobre o assunto. As falhas usadas pelos hackers, conhecidas como zero-day, eram desconhecidas da Microsoft.

“Estamos rastreando de perto o patch de emergência da Microsoft para vulnerabilidades anteriormente desconhecidas no software Exchange Server e relatórios de comprometimento potencial de grupos de reflexão dos EUA e entidades de base industrial de defesa”, disse Jake Sullivan, consultor de segurança nacional da Casa Branca.

“Este é o negócio real”, tuitou Christopher Krebs, o ex-diretor da Agência de Infraestrutura e Segurança Cibernética dos Estados Unidos. (Krebs não é parente do repórter de segurança cibernética que revelou o número de vítimas.)

Krebs acrescentou que as empresas e organizações que usam o programa Exchange da Microsoft devem presumir que foram hackeadas em algum momento entre 26 de fevereiro e 3 de março e trabalhar rapidamente para instalar os patches lançados na semana passada pela Microsoft.

Em um comunicado, Jeff Jones, diretor sênior da Microsoft, disse: “Estamos trabalhando em estreita colaboração com a CISA, outras agências governamentais e empresas de segurança para garantir que estamos fornecendo a melhor orientação e mitigação possíveis para nossos clientes”.

A Microsoft disse que um grupo de hackers chinês conhecido como Hafnium, “um grupo avaliado como patrocinado pelo Estado e operando na China”, estava por trás do hack.

Desde que a empresa divulgou o ataque, outros hackers não afiliados à Hafnium começaram a explorar as vulnerabilidades em organizações que não corrigiram seus sistemas, disse a Microsoft. “A Microsoft continua vendo um uso crescente dessas vulnerabilidades em ataques direcionados a sistemas não corrigidos por vários agentes mal-intencionados”, disse a empresa.

Corrigir esses sistemas não é uma tarefa simples. Os servidores de e-mail são difíceis de manter, mesmo para profissionais de segurança, e muitas organizações não têm experiência para hospedar seus próprios servidores com segurança. Durante anos, a Microsoft incentivou esses clientes a migrar para a nuvem, onde a empresa pode gerenciar a segurança para eles. Especialistas do setor disseram que os incidentes de segurança podem encorajar os clientes a migrar para a nuvem e ser um benefício financeiro para a Microsoft.

Devido ao amplo escopo do ataque, muitos usuários do Exchange provavelmente estão comprometidos, disse Adair. “Mesmo para as pessoas que corrigiram isso o mais rápido possível, há uma chance extremamente alta de que eles já estivessem comprometidos.”

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Facebook levanta proibição de publicidade política

Por Mike Isaac, do New York Times
3 de março de 2021

A rede social proibiu anúncios políticos em seu site indefinidamente após a eleição de novembro. Esses anúncios foram criticados por espalhar informações incorretas.

SÃO FRANCISCO — O Facebook disse quarta-feira que planeja suspender a proibição da publicidade política em sua rede, retomando uma forma de promoção digital que tem sido criticada por espalhar desinformação, falsidades e inflamar eleitores.

A rede social disse que permitiria aos anunciantes comprar novos anúncios sobre “questões sociais, eleições ou política” a partir de quinta-feira, de acordo com uma cópia de um e-mail enviado a anunciantes políticos e visto pelo The New York Times. Esses anunciantes devem completar uma série de verificações de identidade antes de serem autorizados a colocar os anúncios, disse a empresa.

“Colocamos essa proibição temporária em vigor após a eleição de novembro de 2020 para evitar confusão ou abusos após o dia da eleição”, disse o Facebook em um blog. “Ouvimos muitos comentários sobre isso e aprendemos mais sobre anúncios políticos e eleitorais durante este ciclo eleitoral. Como resultado, planejamos usar os próximos meses para examinar mais de perto como esses anúncios funcionam em nosso serviço e ver onde outras mudanças podem ser necessárias.

”A publicidade política no Facebook há muito enfrenta questões. Mark Zuckerberg, o presidente-executivo do Facebook, disse que deseja manter uma postura amplamente independente em relação a discursos no site — incluindo anúncios políticos — a menos que representem um dano imediato ao público ou aos indivíduos, dizendo que ele “não quer ser o árbitro da verdade.”

Mas depois da eleição presidencial de 2016, a empresa e os funcionários da inteligência descobriram que os russos usaram anúncios do Facebook para semear o descontentamento entre os americanos. O ex-presidente Donald J. Trump também usou os anúncios políticos do Facebook para ampliar as alegações sobre uma “invasão” na fronteira mexicana em 2019, entre outros incidentes.

O Facebook proibiu anúncios políticos no final do ano passado como uma forma de sufocar a desinformação e ameaças de violência em torno da eleição presidencial de novembro. Em setembro, a empresa disse que planejava proibir novos anúncios políticos na semana anterior ao dia das eleições e que agiria rapidamente contra as postagens que tentassem dissuadir as pessoas de votar. Contudo, em outubro, o Facebook ampliou essas restrições, ao declarar que proibiria por um período indeterminado toda a publicidade política ou aquelas baseadas em questões surgidas após o fechamento das urnas em 3 de novembro.

Em dezembro, a empresa suspendeu a proibição para permitir que alguns anunciantes publicassem questões políticas e anúncios de candidatura na Geórgia para o segundo turno de janeiro naquele estado. Mas a proibição permaneceu em vigor para os 49 estados restantes.

https://www.nytimes.com/2021/03/03/technology/facebook-lifts-ban-on-political-advertising.html

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Dynatrace anuncia parceria estratégica com Google Cloud

A Dynatrace e o Google anunciam uma nova parceria estratégica para aprimoramento da experiência de uso de soluções Cloud. Com o acordo, a Dynatrace disponibilizará sua plataforma diretamente para compra no Google Cloud Marketplace. A Plataforma de Observability permite que organizações em todo o mundo acelerem a transformação digital de maneira rápida e simples.

Isso significa que os clientes dos serviços Google Cloud agora podem implementar facilmente a observability automática e inteligente da Dynatrace em seus ambientes de Nuvem Híbrida, por meio de um processo simplificado e completamente automatizado.

A parceria também inclui a colaboração go-to-market entre a Dynatrace e o Google, com destaque para as seguintes possibilidades:

• Os clientes do Google Cloud agora podem usar seus gastos com o Google Cloud Platform (GCP) para comprar a plataforma Dynatrace.

• Google e Dynatrace estarão envolvidos em ações de marketing conjunto, incluindo patrocínios de eventos e workshops para clientes.

• Ambas as empresas fornecerão incentivos para a venda colaborativa das soluções, encorajando um movimento de entrada no mercado simples e unificado.

“Estamos orgulhosos de apoiar a Dynatrace, permitindo que nossos clientes em comum acelerem a migração para a Nuvem e garantam o sucesso geral da transformação digital deles”, diz Amy Bray, Chefe Global do Google Cloud Marketplace. “Com apenas alguns cliques, os clientes agora podem comprar, implementar e gerenciar a plataforma Dynatrace no Google Cloud Marketplace e, assim, obter níveis maiores de velocidade e eficiência para inovarem e se transformarem mais rapidamente”, acrescenta.

De acordo com Mike Maciag, Chief Marketing Officer da Dynatrace, a plataforma Dynatrace foi projetada para permitir que as 15 mil maiores organizações globais acelerem suas iniciativas de transformação digital:

“Essas organizações descobriram que as abordagens antigas de monitoramento não conseguem acompanhar a escala e a velocidade das mudanças trazidas pelas arquiteturas nativas para a Nuvem. A abordagem da Dynatrace unifica o AIOps e de automação contínua, ajudando as organizações a acelerarem sua migração para a Nuvem e construírem novas aplicações com mais rapidez e maior consistência e confiança. Nós temos prazer de fazer parceria com o Google para permitir que organizações líderes em todo o mundo tenham sucesso e cresçam mais rápido com suas iniciativas nativas de Nuvem.”

Visite o Google Cloud Marketplace para começar a usar o Dynatrace hoje. Para saber mais sobre como a Dynatrace complementa e aprimora o Google Cloud Platform, visite o site da Dynatrace.

https://www.dynatrace.com/

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Wi-Fi 6 melhora a rede doméstica

Do New York Times de hoje, 24-02-2021

A sexta geração de redes sem fio — Wi-fi 6 — foi projetada para reduzir o congestionamento de dispositivos. Sua maior utilidade para os cidadãos foi comprovada, recentemente quando a pandemia criou mil problemas para a Humanidade. Na opinião do colunista do New York Times, Brian X. Chen, essa utilidade foi comprovada quando muitos de nós fomos forçados a ficar em casa e transferir nosso trabalho e hobbies para a Internet.

As reuniões e as salas de aula foram substituídas por chamadas de vídeo. E muitos de nós passamos a fazer uma farra no Netflix, a jogar mais videogames e a fazer compras online.

Resultado: nossas redes Wi-Fi domésticas ficaram sobrecarregadas, com mais dispositivos que passaram a trabalhar mais do que nunca. Nossas conexões congestionadas de internet tornavam as chamadas de vídeo instáveis e os downloads mais lentos.

Agora, uma nova geração de Wi-Fi, conhecida como Wi-Fi 6, chegou para resolver esse problema. Ela traz velocidades mais rápidas e uma cobertura mais ampla. Mais importante, a nova tecnologia sem fio faz um trabalho melhor, compartilhando as conexões de dados de forma mais eficiente em um grande número de dispositivos domésticos, como telefones, tablets, computadores, alto-falantes inteligentes e TVs.

Com o Wi-Fi 6, quando um dispositivo consome grandes quantidades de dados, como um console de videogame fazendo o download de um jogo enorme, ele não diminui a velocidade de toda a rede, como acontecia com a tecnologia Wi-Fi anterior.

O Wi-Fi 6 estreou em 2018, mas só atingiu o mainstream este ano, quando se tornou mais acessível, com dispositivos que custam apenas US$ 70 nos EUA e mais amplamente disponíveis em novos roteadores de internet. Muitos smartphones e computadores mais novos agora também incluem chips que os ajudam a aproveitar as vantagens do Wi-Fi 6.

Então, como funciona exatamente? Imagine carros dirigindo em uma estrada. Em redes Wi-Fi mais antigas, os carros, que representam dispositivos que transmitem dados, circulam em uma única faixa. Um dispositivo que leva muito tempo para concluir uma tarefa com muitos dados é como aquele retardado desagradável que força todos atrás a pisar no freio.

O Wi-Fi 6 reduz o congestionamento direcionando o tráfego. Agora existem várias faixas: faixas de pool de carros para os dispositivos mais novos e mais rápidos e uma faixa lenta para os mais antigos e mais lentos. Todos os veículos também estão cheios de pessoas, o que representa grandes lotes de dados sendo transportados pela rede simultaneamente.

Teste

Normalmente, tenho mais de duas dúzias de dispositivos conectados à Internet funcionando, incluindo alto-falantes inteligentes, um termostato e uma balança de banheiro. Isso pareceu tornar minha casa um ambiente de teste ideal para Wi-Fi 6.

Um teste envolveu o download de um episódio da série Netflix “The Final Table” em dois smartphones e um tablet, enquanto o streaming de vídeo em outro tablet.
Executei os roteadores por meio de muitos testes como o acima, incluindo o download de videogames durante uma chamada de vídeo. Os resultados eram frequentemente desanimadores.

Posições

A boa notícia é que usando o Wi-Fi 6, percebi mudanças sutis em minha casa. Por um lado, meus alto-falantes inteligentes da Amazon agora são mais responsivos. No meu quarto, peço a Alexa para controlar um par de lâmpadas conectadas à internet. Com o roteador mais antigo, sempre que eu dizia “Alexa, acenda as luzes”, havia um atraso de cerca de dois segundos antes de as luzes se acenderem. Agora é menos de meio segundo.
Notei algo semelhante no MyQ, que me permite usar um aplicativo de smartphone para controlar a porta da minha garagem. Anteriormente, depois de apertar o botão, esperava alguns segundos até que a porta se abrisse. Agora a espera é de uma fração de segundo. Minhas videochamadas também parecem mais claras do que antes e demoram menos para serem conectadas.
Isso sugere que o Wi-Fi 6 é um investimento de longo prazo. Quanto mais dispositivos conectados à Internet entrarem nas casas das pessoas nos próximos anos, mais as vantagens se tornarão visíveis.

Talvez seja melhor para o leitor esperar pelo Wi-Fi 6E, uma tecnologia recém-revelada que supostamente oferece ainda mais melhorias para reduzir o congestionamento da rede em bairros densos, ou seja, com muitos usuários. Os roteadores que funcionam com Wi-Fi 6E estão apenas começando a ser implantados — e são muito caros — então pode levar vários anos até que seja prático considerar uma atual.
Mas se o leitor comprou um roteador há mais de seis anos, atualizar para o Wi-Fi 6 ofereceria um grande aumento na velocidade e os benefícios gerais seriam mais perceptíveis. Isso porque, em 2015, o órgão regulador a Comissão Federal de Comunicações (FCC-Federal Communications Commission) removeu as restrições que limitavam a potência de transmissão sem fio dos roteadores Wi-Fi, permitindo que os novos fossem até 20 vezes mais poderosos.

Aqui está uma regra prática ainda mais simples: se você está satisfeito com sua conexão à Internet em casa, mantenha o que você tem e atualize quando achar que deve. Não há urgência em se fazer o salto para o Wi-Fi 6.

Fonte: New York Times, de 24-02-2021
https://www.nytimes.com/2021/02/24/technology/personaltech/new-generation-wi-fi-home-network.html

 

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Facebook e Austrália chegam a acordo e restauram as notícias

Elizabeth Dwoskin, do Washington Post

O Facebook concordou em restaurar páginas de notícias em seu site na Austrália, após anunciar na segunda-feira que havia chegado a um acordo favorável com aquele país. O acordo veio após intensas negociações e reações.

O acordo, que veio após negociações de 11 horas e intensa reação contra a empresa, permite ao Facebook divulgar notícias sem ter que passar por um processo de arbitragem administrado pelo governo, disse o chefe de parcerias de notícias do Facebook, Campbell Brown, em um comunicado.

A Austrália exigia que o Facebook pagasse pelas notícias aos editores, mas após as novas alterações, em caso de discordância o último recurso será arbitragem forçada.

Tanto o governo australiano como o Facebook disseram em declarações separadas que a empresa de mídia social restauraria as notícias na Austrália nos próximos dias.

“Após novas discussões com o governo australiano, chegamos a um acordo que nos permitirá apoiar os editores que escolhemos, incluindo editores pequenos e locais", disse Brown. E continuou: "Daqui para frente, o governo esclareceu que manteremos a capacidade de decidir se as notícias aparecem no Facebook para que não estejamos automaticamente sujeitos a uma negociação forçada."

A repentina mudança de posição do Facebook — em sua ameaça de cortar páginas de notícias para os 17 milhões de usuários do país — resultou de meses de negociações entre o governo australiano e o titã da indústria de notícias Rupert Murdoch, cuja empresa domina a indústria jornalística naquele país.

Segundo o Código de Negociação de Mídia de Notícias, o Facebook teria que pagar, juntamente com outros sites online, aos editores por seu conteúdo. As taxas estavam sujeitas a um processo de arbitragem do governo.
As alterações propostas na legislação incluem a inserção de um período de mediação de dois meses na lei que daria aos editores e plataformas tecnológicas mais tempo para intermediar acordos antes de serem forçados a entrar em uma arbitragem vinculativa administrada pelo governo, de acordo com um comunicado oficial do governo.

O conflito na Austrália é visto como um teste para a nova regulação sobre a indústria de mídia social. Por isso, tem sido observado de perto em todo o mundo.

O Facebook discorda dos termos da lei, argumentando que seu serviço já forneceu aos editores um imenso valor na forma de receita e cliques em seus sites. Em certos momentos, Mark Zuckerberg, o executivo-chefe do Facebook, chegou a entrar em contato com políticos australianos seniors e com Robert Thomson, executivo-chefe da Murdoch's News Corp.

O Google adotou um caminho mais conciliador, fazendo acordos com os maiores editores do país para pagá-los por notícias, para evitar os aspectos mais rigorosos da lei.

A realidade por trás da discordância: uma tentativa descarada do Facebook de esmagar regulamentos na Austrália que parece ter saído pela culatra. Os especialistas afirmam que o empenho do Facebook para suspender páginas de notícias na semana passada na Austrália — que originalmente varreu algumas de suas páginas, de instituições de caridade e até mesmo de organizações de saúde — causou reações em todo o mundo, inclusive de políticos nos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Canadá, que chamaram o Facebook de valentão ao exibir seu poder.

Executivos da empresa, incluindo o próprio Zuckerberg, negociaram no fim de semana para chegar a uma resolução. Na segunda-feira, o vice-presidente de políticas públicas globais do Facebook cancelou uma reunião planejada supostamente por causa do que ele descreveu como uma "emergência política incrivelmente oportuna" na Austrália, de acordo com correspondência recebida pelo The Washington Post.

Outra alteração na legislação anunciada pelo governo estipularia considerar quaisquer acordos comerciais já firmados entre as organizações de notícias e plataformas sociais, um aceno ao programa piloto existente do Facebook para pagar aos editores por notícias.

Em comunicado à Imprensa, o governo disse que "as alterações fortalecerão a mão de editores pequenos e regionais na obtenção de remuneração adequada pela utilização de seu conteúdo pelas plataformas digitais".

O comunicado ainda ressaltou que as alterações pressionarão as partes a negociar fora dos termos da lei, "uma característica central do quadro que o governo está implementando para promover o jornalismo de interesse público mais sustentável na Austrália".

A partir daí, o Facebook decidiu reiniciar as negociações comerciais com os principais editores de notícias do país, incluindo a Murdoch's News Corp, segundo informa o Sydney Morning Herald, nesta terça-feira, 23 de fevereiro.

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Facebook diz que pode levar 7 dias para desbloquear algumas páginas

Josh Taylor, Michael McGowan e Archie Bland
Do The Guardian

A desinformação corre solta, já que notícias permanecem bloqueadas uma semana enquanto sites satíricos são reintegrados. Entre as muitas páginas não noticiosas capturadas no expurgo do Facebook, está um funeral que pagou por uma campanha de marketing.

O Facebook pode esperar até uma semana antes de desbloquear algumas das páginas de centenas de organizações não-midiáticas envolvidas em sua proibição de notícias, enquanto o conteúdo anti-vacinação e a desinformação continuam a correr desenfreadamente na plataforma de mídia social.

O conteúdo designado como notícia foi bloqueado no Facebook na Austrália na manhã de quinta-feira em resposta ao código da mídia de notícias do governo federal, que exigiria que o gigante da tecnologia negociasse com os editores de notícias o pagamento pelo conteúdo.

A decisão continuou a agitar globalmente na sexta-feira, com líderes na cúpula virtual do G7 discutindo a questão e legisladores dos EUA definindo planos para uma série de projetos de lei antitruste relacionados, começando com um que tornaria mais fácil para pequenas organizações de notícias negociarem com tecnologia gigantes, permitindo que trabalhem em grupo.

Na Europa, Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia e à criação de “um livro de regras da economia digital válido em todo o mundo”. Ela citou a tomada da capital dos EUA como “um ponto de inflexão para nossa discussão sobre o impacto das mídias sociais em nossas democracias”, acrescentando: “Não podemos simplesmente deixar para o computador as decisões que têm um grande impacto em nossas democracias, nem programas sem qualquer supervisão humana ou para as salas de diretoria no Vale do Silício. A última decisão do Facebook em relação à Austrália é apenas mais uma prova disso.”

No Reino Unido, Nicola Mendelsohn, vice-presidente do Facebook para a Europa, Oriente Médio e África, defendeu a decisão, dizendo à LBC que a mudança estabeleceria “um precedente impraticável” e argumentando que “os editores optam por colocar suas histórias em nosso feed de notícias porque isso permite-lhes vender mais assinaturas, permite-lhes aumentar o seu público e, por fim, aumentar a receita de publicidade”.

Ela enfatizou que nenhum movimento semelhante era provável no Reino Unido. Mas a rede social estava sob pressão por causa dos contínuos bloqueios de conteúdo de serviço público afetados por sua ação. Atribuiu a situação à ampla definição do governo do que é considerado “notícia” no código.

Centenas de outras páginas foram impedidas de postar conteúdo, incluindo páginas do departamento de saúde e serviços de emergência, páginas de apoio à violência familiar, a página do líder da oposição da Austrália Ocidental, Zak Kirkup, e até uma página para mães na costa norte de Sydney.

Greg Inglis, o diretor-gerente da empresa funerária Picaluna, disse ao Guardian Australia que o Facebook havia “matado” a página de sua empresa ontem, logo depois que ele pagou por uma campanha de marketing na plataforma.

“Estamos apenas no início do que, para nós, é uma grande campanha, na qual vamos gastar uma boa quantia no Facebook”, disse ele. “E a ironia é que eles estão cortando a mão que os alimenta. É uma loucura, então demorei duas horas tentando encontrar um lugar no site do Facebook onde você pudesse entrar em contato com eles.”

Por fim, Inglis encontrou um chat ao vivo no Facebook, onde teve que explicar que sua empresa não era um negócio de notícias.

“Passei os primeiros 20 minutos desse chat ao vivo tentando explicar que somos uma empresa de pequeno a médio porte, não somos uma organização de mídia. Ele ficava voltando e dizendo 'sim, mas você publicou histórias'. Eu disse 'mas não somos editores, elas são histórias sobre funerais, somos uma empresa funerária'.”

Inglis foi informado que levaria 72 horas ou mais antes que alguém respondesse ao caso apresentado pelo suporte do Facebook.

Algumas outras páginas foram restauradas na quinta e na sexta-feira, mas o Guardian Australia entende que pode levar até uma semana para que muitas das páginas sejam revisadas.

Tim Hanslow, chefe de redes sociais da Preface Social Media e que também ajuda a administrar o grupo Australian Community Managers no Facebook, disse ao Guardian Australia que ouviu falar de alguns gerentes de comunidades que foram contatados por seus representantes do Facebook e que um processo de apelação iria ser colocado em prática para que as pessoas defendessem sua causa.

Ele disse em um post, compartilhado com o Guardian Australia, que o Facebook aplicou a definição de notícia de acordo com a definição da legislação do código.

“Mas eles estão cientes de que algumas páginas foram incorretamente derrubadas pela proibição. Claramente, isso foi feito de forma automática. Eles estão compilando uma lista de páginas puxadas incorretamente”, disse ele.

“Um processo de apelação para o banimento será lançado em 25 de fevereiro e você pode solicitar que sua página seja avaliada como fora do banimento de notícias. Todas as páginas/sites do governo envolvidos nisso devem ser reintegrados.”

Os sites de notícias australianos registraram uma queda acentuada no tráfego como resultado do bloqueio. A empresa de monitoramento de audiência Nielsen relatou que o total de sessões de conteúdo de notícias caiu 16% na quinta-feira em comparação com as últimas seis quintas-feiras, enquanto o tempo total gasto caiu 14%.

O site de rastreamento social Chartbeat também relatou durante a noite que os sites de notícias australianos registraram uma queda de mais de 20% no tráfego devido ao corte de sites de notícias pelo Facebook. Antes da mudança, cerca de 15% das visitas a sites na Austrália eram impulsionadas pelo Facebook, mas depois da mudança, esse número caiu para menos de 5%, disse a empresa.

Embora os sites de sátira Betoota Advocate e The Chaser também tenham sido atingidos inicialmente pela proibição, eles conseguiram remover os bloqueios e, como resultado, foram responsáveis por nove das dez principais postagens de páginas australianas sobre engajamento na quinta-feira.

https://www.theguardian.com/technology/2021/feb/19/misinformation-runs-rampant-as-facebook-says-it-may-take-a-week-before-it-unblocks-some-pages

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