Engenheiro da Apple critica segurança da App Store

Patrick McGee do Financial Times

A revelação parte de documentos legais lançados pela Epic Games antes do julgamento antitruste.

Um engenheiro sênior da Apple comparou as defesas de sua App Store contra atores mal-intencionados a “trazer uma faca de manteiga de plástico para um tiroteio”, segundo documentos legais divulgados na quinta-feira.

A expressão foi feita pelo fabricante da Fortnite, Epic Games, antes de um julgamento antitruste de alto risco na Califórnia no mês que vem, e baseada em documentos internos da Apple, citando Eric Friedman, chefe da unidade de Algoritmos de Engenharia de Fraude e Risco (Fear) da empresa. E acrescentou que a Apple estava mal equipada para “desviar invasores sofisticados”. Fortnite é um jogo eletrônico online para diversos participantes lançado originalmente em 2011.

A revelação pode ser um golpe significativo para a defesa da Apple, que repousa em sua insistência de que o contencioso de 30 por cento que arrecada em compras digitais dentro de aplicativos baixados da App Store é necessário para financiar a curadoria da loja e proteger os consumidores de malware.

As duas empresas travam há meses uma disputa sobre essa cobrança, em que a Epic processa a Apple, desde agosto passado, depois que o Fortnite foi expulso da App Store, por lançar seu próprio mecanismo de pagamento no aplicativo, uma solução que privou a Apple de sua comissão.

A Apple rejeita qualquer ferramenta de pagamento de terceiros para compras no aplicativo, argumentando que isso pode prejudicar a segurança do iPhone.

Em centenas de páginas de argumentos recentes, para os quais cada empresa teve acesso aos documentos internos da outra, a Epic lançou um ataque violento às promessas sobre a segurança na App Store. E argumentou que a gigante do Vale do Silício “não tem evidências” de que seu processo de revisão de aplicativos “analisa os problemas de segurança melhor do que outros métodos de distribuição de aplicativos”.

A fabricante de jogos citou vários exemplos de aplicativos fraudulentos listados anteriormente na App Store, incluindo ferramentas falsas de detecção de pressão arterial, golpes nos quais os usuários foram induzidos a comprar produtos falsos e "roubos óbvios", incluindo uma sequência falsificada do jogo eletrônico Minecraft, que custou US$ 6,99 e se tornou um dos cinco aplicativos pagos mais baixados.

Em seus extensos documentos legais, a Apple defendeu sua App Store, argumentando que a Epic estava pressionando injustamente para evitar taxas, apesar de o Fortnite ter ganhado US$ 700 milhões, com sua plataforma nos dois anos antes de ser expulsa.

A Apple reconheceu várias formas de malware na App Store, mas citou dados de 2018 que mostram que a plataforma do iPhone “foi responsável por apenas 0,85% das infecções por malware”, enquanto o Android foi responsável por 47,2% das infecções e o Windows e PC por 35,8%.

A Apple afirma que seu mercado é "significativamente mais seguro" do que a plataforma Android e também pode ajudar os desenvolvedores a evitar o tipo de fraude que a Epic "experimentou, ao usar processadores de pagamento de terceiros no Fortnite".

A Apple disse que rejeita cerca de 40% de todos os envios de aplicativos. A empresa chamou de “robusto” seu esforço de revisão manual centrado no ser humano, com quase 500 funcionários da empresa dedicados a proteger os usuários.

No entanto, os documentos da Epic detalham vários exemplos de outros desenvolvedores que expressaram insatisfação com o nível de controle de qualidade na App Store.

De acordo com a Epic, o chefe do aplicativo de meditação Headspace referiu-se a “roubo flagrante” na App Store, com aplicativos imitadores, que surgem repetidamente após supostamente roubar sua propriedade intelectual.

“Surpreendentemente, a Apple está aprovando esses aplicativos e, quando os usuários os compram, ficam com nada além de algumas salas de bate-papo fraudulentas em segundo plano” — escreveu ele à Apple, segundo a Epic.

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YouTube divulga a porcentagem de visualizações de vídeos que violam suas regras

Por Daisuke Wakabayashi, do New York Times

É a batalha sem fim para o YouTube. A cada minuto, o YouTube é bombardeado com vídeos que violam suas muitas diretrizes , seja pornografia ou material protegido por direitos autorais, extremismo violento ou desinformação perigosa. A empresa refinou seus sistemas de computador com inteligência artificial nos últimos anos para evitar que a maioria desses vídeos considerados violentos sejam carregados no site, mas  continua sob escrutínio por não conter a disseminação de conteúdo perigoso.

Em um esforço para demonstrar sua eficácia em encontrar e remover vídeos que violam as regras, o YouTube divulgou na terça-feira uma nova métrica: a taxa de visualização violenta. É a porcentagem do total de visualizações no YouTube provenientes de vídeos que não atendem às suas diretrizes antes de os vídeos serem removidos.

Em uma postagem de blog, o YouTube disse que os vídeos violadores representaram 0,16% a 0,18% de todas as visualizações na plataforma no quarto trimestre de 2020. Ou, dito de outra forma, de cada 10.000 visualizações no YouTube, 16 a 18 foram por conteúdo que quebrou as regras do YouTube e acabou sendo removido.

“Fizemos muito progresso e é um número muito, muito baixo, mas é claro que queremos que seja menor”, ​​disse Jennifer O'Connor, diretora da equipe de confiança e segurança do YouTube.

A empresa disse que sua taxa de visão violenta melhorou em relação aos três anos anteriores: 0,63% para 0,72% no quarto trimestre de 2017.

O YouTube disse que não divulgou o número total de vezes que vídeos problemáticos foram assistidos antes de serem removidos. Essa relutância destaca os desafios enfrentados por plataformas, como YouTube e Facebook, que dependem de conteúdo gerado pelo usuário. Mesmo se o YouTube progredir na captura e remoção de conteúdo proibido - os computadores detectam 94 por cento dos vídeos problemáticos antes mesmo de serem vistos, disse a empresa - o total de visualizações continua a ser um número surpreendente porque a plataforma é tão grande.

O YouTube decidiu divulgar uma porcentagem em vez de um número total porque ajuda a contextualizar o quão significativo é o conteúdo problemático para a plataforma geral, disse O'Connor.

O YouTube divulgou a métrica, que a empresa acompanha há anos e espera flutuar ao longo do tempo, como parte de um relatório trimestral que descreve como está aplicando suas diretrizes. No relatório, o YouTube ofereceu os totais para o número de vídeos questionáveis ​​(83 milhões) e comentários (sete bilhões) que removeu desde 2018.

Embora o YouTube aponte para esses relatórios como uma forma de responsabilidade, os dados subjacentes são baseados nas próprias decisões do YouTube para as quais os vídeos violam suas diretrizes. Se o YouTube encontrar menos vídeos violadores — e, portanto, remover menos deles — a porcentagem de exibições de vídeos violadores pode diminuir. E nenhum dos dados é objeto de auditoria independente, embora a empresa não tenha descartado isso no futuro.

“Estamos começando simplesmente publicando esses números e disponibilizamos muitos dados”, disse O'Connor. "Mas eu não tiraria isso da mesa ainda."

O YouTube também disse que está contando visualizações liberalmente. Por exemplo, uma visualização conta mesmo se o usuário parar de assistir antes de chegar à parte questionável do vídeo, disse a empresa.

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Plano de Biden visa aprimorar a Internet na América

Por Shira Ovide
Do New York Times

A proposta da Casa Branca é essencialmente uma prova de que o que estamos fazendo agora não está funcionando. Na verdade, na América, nossa internet está deteriorando. E é hora de tentar uma abordagem diferente para corrigi-la. Milhões de americanos não dispõem de um serviço moderno de Internet. É um sintoma de nossa disfunção na Internet que nem sabemos quanto. O número não confiável de provedores de internet é de 14,5 milhões de domicílios. Ou talvez sejam 157 milhões de pessoas.

Mesmo para aqueles que dispõem de um acesso confiável, os americanos geralmente pagam mais por serviços de Internet de pior qualidade do que nossos colegas na maioria dos outros países ricos.

O novo plano de infraestrutura da Casa Branca inclui uma proposta de investir US$ 100 bilhões para estender o acesso rápido à Internet a todas as residências de americanos. Sua premissa central é poderosa: para alcançar a internet que todos nós merecemos, o governo federal deve estar mais envolvido — embora não muito.

O plano do governo Biden carece de detalhes. E será difícil aprovar um grande projeto de lei desse tipo. Mas deixe-me explicar por que o plano da Casa Branca pode ser a sacudida de que precisamos.

Primeiro, como funciona agora

Atualmente, temos os piores aspectos do capitalismo de mercado livre e do governo de mão pesada. O dinheiro do contribuinte é despejado em serviços de Internet, mas geralmente é gasto de maneira míope. Um sistema que promete regulamentação leve, na verdade, tem muitas regras — muitas vezes incentivadas por empresas que protegem seus interesses — mas as regulamentações são muitas vezes equivocadas ou mal aplicadas.

O governo agora entrega muito dinheiro e autoridade para empresas de internet. O resultado é que os americanos estão desembolsando muitos bilhões de dólares a cada ano para ajudar a construir redes de internet em lugares como cidades rurais e para subsidiar o custo do serviço para escolas, bibliotecas e residências.

Mas os fundos muitas vezes ajudam a manter os canais de internet da era AOL. E o dinheiro é gasto em soluções de curto prazo. As escolas, por exemplo, obtêm ajuda para pagar provedores de internet por pontos de acesso Wi-Fi quando seria melhor ter pipelines de internet rápidos que controlam.

“Isso não quer dizer que os investimentos não tenham colocado as comunidades online. Eles, o fizeram, sim”, disse Kathryn de Wit, que gerencia o projeto de acesso à Internet do Pew Charitable Trusts. Mas, ela me disse, “chegou a hora de o governo federal assumir um papel mais ativo”.

O plano de internet da Casa Branca

O governo dos EUA estabeleceu esta semana objetivos de alto nível, tais como:

• Canais de internet de alta qualidade devem chegar a todos os lares americanos, e em breve.

• O dinheiro do contribuinte não deve ajudar a financiar a tecnologia desatualizada da Internet.

• E devemos pagar menos pelo serviço de internet.

Esses princípios parecem simples, mas são enganosamente revolucionários. O plano é essencialmente uma declaração de que o que estamos fazendo agora não está funcionando, e o governo não deve sentar e deixar o sistema continuar.

Como Kathryn de Wit me disse, o papel do governo deve ser fazer com que todos os envolvidos no sistema de internet se concentrem em uma missão: construir pipelines de internet rápidos do século 21 para chegar a todos e garantir que o público, e não as empresas de internet, disponham da primeira e última palavra em nosso sistema de internet.

Quando o governo deve sair do caminho:

A administração Biden estabeleceu princípios, mas propõe deixar margem de manobra para comunidades, estados e empresas criarem tecnologias e políticas de internet sob medida para suas necessidades.

A jornalista Cecilia Kang escreveu esta semana sobre ativistas comunitários em Maryland que montaram um sistema de antenas e roteadores para fornecer serviço de Internet a famílias de baixa renda. A Casa Branca quer apoiar mais provedores de internet baseados na comunidade como aquele, bem como redes afiliadas ao governo como a de Chattanooga, Tennessee.

O apoio da Casa Branca a provedores alternativos de Internet é uma mensagem de que grandes empresas de Internet, como a Comcast e a AT&T, podem fazer parte da solução, mas não são a única resposta. Não é de surpreender que as grandes empresas de internet não estejam abraçando calorosamente o plano Biden.

Um grupo comercial que representa a Comcast e outros disse que os grandes canais da Internet nos Estados Unidos estavam em boa forma e que o governo não deveria gerenciar as redes da Internet ou priorizar as redes de propriedade do governo.

Desafios e oportunidades que chegam

Não quero minimizar as dificuldades em consertar o sistema de internet da América. Será difícil construir redes de internet que alcancem a todos os americanos, especialmente em áreas escassamente povoadas. Não está claro como a Casa Branca planeja tornar o serviço acessível para todos.

Mas deixe-me enfatizar o que é emocionante o plano da Casa Branca. Ele identifica os problemas certos, declara uma missão digna e exige menos bloqueios de estradas para unir o melhor do governo ao melhor do capitalismo.

Se o plano da Casa Branca funcionar, nosso sistema de internet poderá ser menos caro e mais eficaz para todos nós.

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O progresso chinês nas Comunicações e Tecnologias Digitais

Ethevaldo Siqueira

Quem for à China em 2022, para assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno, verá um país ainda mais moderno do que se espera, em áreas como:

• redes de fibras ópticas e 5G,

• data centers, hiperscala,

• bases de dados globais e aplicações de inteligência artificial

A ideia da China é integrar tudo isso em escala, física e digital para obter o melhor em termos de:

• rapidez de execução,

• de produtividade e

• de oportunidade de negócios.

Entre os projetos mais avançados destacam-se os seguintes:

• o trem autônomo mais rápido do mundo, que, nos Jogos Olímpicos de inverno de Pequim 2022, vai ligar os 175 quilómetros entre a capital e as pistas de esqui em apenas 45 minutos.

• um trem de levitação magnética testado a 620 km/h;
• uma rede de cerca de 50 centrais nucleares e uma dúzia em construção, incluindo duas RPE já em funcionamento;

• um parque fotovoltaico que representa quase 35% do total mundial, muito à frente dos Estados Unidos, Japão ou Alemanha;

Tudo isso constitui uma forma de mostrar ao resto do mundo que o país é mais do que nunca capaz de ultrapassar os seus próprios recordes.

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O que os EUA perderam com o Google

De Shira Ovide
17 de março de 2021, 12h50 ET
Os memorandos recentemente revelados mostram que os pesquisadores do governo viram sinais de alerta no comportamento do Google há quase uma década.

O governo dos EUA perdeu oportunidades de controlar o Google? Há cinco meses, fiz essa pergunta neste boletim. Documentos recentemente revelados sugerem que a resposta é sim.

Na terça-feira, o Político publicou artigos baseados em memorandos internos nunca vistos de uma pesquisa do governo da era Obama sobre se o Google abusou de seu poder para esmagar a concorrência e prejudicar os americanos. A Federal Trade Commission concluiu no início de 2013 que o comportamento do Google não infringia a lei. No entanto, a empresa concordou em mudar algumas de suas práticas de negócios.

Lendo os documentos com o benefício de uma retrospectiva, fiquei surpreso ao ver que os pesquisadores viram sinais de alerta no comportamento do Google, mas ficaram divididos sobre se deveriam ou poderiam fazer algo a respeito. Atualmente, três processos antitruste estão pendentes contra o Google, e o governo agora cita alguns dos mesmos sinais de alerta que os pesquisadores viram como evidência do poder de monopólio ilegal da empresa.

A desvantagem da influência do Google sobre a publicidade online e as informações digitais poderia ser evitada se o governo tivesse colocado mais barreiras em áreas de comportamento que algumas pessoas da FTC consideraram preocupantes há quase uma década?
Deixe-me examinar três pontos ou perguntas que tenho com esse tesouro de documentos do Google:

As raízes dos casos atuais contra o Google:

Dos três processos antitruste agora pendentes contra o Google, vou me concentrar em dois: Primeiro, o Departamento de Justiça diz que o Google usou acordos comerciais com empresas de smartphones da Apple e Android para consolidar seu controle sobre nossas vidas digitais. E um grupo de procuradores-gerais do estado dos EUA alegou que o Google atrapalhava especialistas on-line em áreas como serviços de conserto de casas e avaliações de viagens.

O engraçado sobre os processos judiciais atuais do governo é que grande parte do comportamento é notícia velha. Não tudo. Mas muito. Isso estava claro antes, mas os documentos da FTC tornavam isso inegável. (The Wall Street Journal também recebeu parte de um desses documentos em 2015).

Os documentos do Politico mostram temor dentro da FTC em 2012 de que o Google usaria seu dinheiro e poder para garantir que sua caixa de busca tivesse uma posição de destaque nos smartphones e expandir seu domínio digital. Isso é essencialmente o que o governo dos EUA ( e a União Europeia ) agora dizem que o Google fez. O Google disse que as afirmações do governo não têm mérito.

E, com base em entrevistas e e-mails de executivos do Google e de outras empresas, funcionários do governo descobriram que o Google promovia seus próprios produtos - e, em alguns casos, rebaixava informações online idênticas dos concorrentes - porque ajudava nos resultados financeiros do Google. Novamente, esse é o comportamento que está no cerne de uma das ações judiciais estaduais.

Em um blog , o Google disse que os documentos corroboram a visão da empresa de que seu comportamento provavelmente beneficia os consumidores.

E se?

Eu me perguntei o que poderia ter acontecido se o Tio Sam tivesse feito escolhas diferentes há quase uma década — e muitas vezes antes e depois.

E se em 2012 os economistas da FTC não tivessem minimizado a possibilidade de que o Google pudesse usar dinheiro e coerção para bloquear seu poder nos smartphones? Uma escolha diferente da agência mudaria o rumo da indústria de smartphones e da internet? Você estaria lendo este boletim informativo em seu telefone da Amazon ou Mozilla e isso seria uma melhoria?

Quase uma década atrás, alguns membros da equipe da FTC ficaram perturbados ao descobrir que o Google extraía informações de sites como Amazon, TripAdvisor e Yelp — mesmo quando essas empresas exigiam que parassem — para tornar seus próprios resultados de pesquisa na web mais atraentes. A equipe escreveu que o comportamento sinalizou para todos na internet que o Google poderia fazer o que quisesse.

E se o governo tivesse tentado impedir a intimidação do Google? Da mesma forma, o que aconteceria se o governo tivesse forçado o Google a abrir seus resultados de pesquisa para estranhos? Hoje, se você pesquisar hotéis nas Cataratas do Niágara ou um pediatra próximo, o Google mostra principalmente as informações que coletou, em vez de listagens do TripAdvisor e do ZocDoc, que podem ser mais úteis. Funcionários do governo dos EUA também estavam preocupados com esse comportamento.

Essas escolhas levaram à Internet que temos hoje. É aquele em que o Google se tornou a primeira e última parada para muitas pesquisas na Internet. Em uma história alternativa, talvez tivéssemos mais e melhores opções online.

É inútil brincar de “e se”?

Desejar uma internet diferente não significa que o governo deva distorcer a lei para que isso aconteça. Os documentos do Político mostram que as pessoas na FTC em 2012 acreditavam que a lei não estava do lado do governo em alguns casos, ou o que o Google estava fazendo poderia ter esmagado rivais, mas também tornado os resultados de pesquisa e a web melhores para nós. O mesmo pode ser verdade hoje.

Os membros da equipe da FTC também não são adivinhos que poderiam ter previsto o resultado da competição online.

Em retrospecto, porém, é difícil não se perguntar como a economia da Internet poderia ser diferente e menos dominada por gigantes hoje se o governo tivesse tentado mudar as práticas de negócios do Google naquela época.

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IBM expande presença em nuvem para ajudar empresas brasileiras a acelerar sua jornada na nuvem híbrida

Companhia triplica localidades de data center de IBM Cloud no Brasil e expande a presença global de computação em nuvem

Clientes como Arezzo&Co, Stone e Digisystem estão utilizando as capacidades de IBM Cloud para liderar em suas indústrias

São Paulo, Brasil - 16 de março de 2021: A IBM anunciou hoje o início das operações de sua primeira IBM Cloud Multizone Region (MZR) na América Latina, uma importante expansão da presença global de computação em nuvem da companhia. Construída a partir do data center existente no Brasil, a Multizone Region é resultado do investimento contínuo da IBM para apoiar a adoção de nuvem híbrida e ajudar a promover o crescimento dos negócios na região, à medida que empresas de todos os setores aceleram seus planos de transformação digital em resposta à pandemia da COVID-19. O recém-inaugurado complexo de data centers no Brasil marca o compromisso de longa data da IBM em ajudar os clientes da região a implementar, com segurança, cargas de trabalho de missão crítica com altos níveis de resiliência em ambientes de nuvem híbrida.

Gerenciando cargas de trabalho de missão crítica com alta segurança e resiliência

A rede de IBM Cloud é projetada para oferecer baixa latência e alta segurança, ao mesmo tempo em que ajuda os clientes a atender aos requisitos de soberania e conformidade de dados - o que é especialmente importante para organizações em setores regulados, como serviços financeiros, governo e telecomunicações, entre outros. Ao hospedar cargas de trabalho em IBM Cloud - a nuvem pública mais segura e aberta do mercado para negócios - os clientes também poderão usar recursos, entregues com IBM Hyper Protect Crypto Services e apoiados pelo mais alto nível de certificação de segurança disponível comercialmente. Isso permite que as empresas mantenham o controle de suas próprias chaves de criptografia, ou seja, os clientes são os únicos que podem controlar o acesso aos seus dados - nem mesmo a IBM pode acessá-los.

Embora as empresas tenham enfrentado desafios únicos durante a pandemia, a continuidade dos negócios nunca foi tão importante. Ao conectar três zonas de disponibilidade remota - todas independentes umas das outras - os clientes que hospedam cargas de trabalho em IBM Cloud podem ter certeza de que quaisquer eventos de falha em potencial afetam apenas uma única zona, o que significa que eles podem executar cargas de trabalho de missão crítica continuamente em ambientes de nuvem híbrida e manter os negócios em funcionamento.


"Em um momento de transformação dos negócios, especialmente nos processos operacionais e de relacionamento, a IBM investe em infraestrutura e serviços em nuvem para apoiar nossos clientes e a sociedade na aceleração de sua jornada digital", diz Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil. "Com orgulho expandimos nossos investimentos e presença no Brasil oferecendo altos níveis de confiabilidade, segurança e controle para criar novos modelos de negócio baseados em uso massivo de dados e inteligência artificial, e apoiados em nuvem híbrida."

"A IDC espera que até 2022, cerca de 40% do PIB latino-americano seja digital, gerando US$ 460 bilhões em gastos com TI até 2023. Os investimentos em tecnologia de nuvem devem ser um fator chave para este crescimento, com 35% dos gastos com TI relacionados a computação em nuvem", disse Alejandro Florean, vice-presidente de consultoria da IDC América Latina. "A abertura da multizone region de IBM Cloud no Brasil é importante, uma vez que as empresas estão demonstrando um interesse maior em nuvem e isso pode ajudar as empresas latino-americanas a experimentar os benefícios de uma abordagem de nuvem híbrida e se diferenciar em seus setores."

Nesta primeira fase, estará disponível um conjunto de soluções de infraestrutura como serviços e de armazenamento, que ajudam a fornecer segurança e controle do tráfego da rede, proteção de dados sensíveis, sistemas de backup e recuperação. Ao longo de 2021, o catálogo de IBM Cloud continuará a ser lançado, oferecendo opções de serviços de plataforma para ajudar os clientes a implementar rapidamente arquitetura e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem híbrida e capacidades de inteligência artificial com IBM Watson, blockchain, IoT e analytics.

Acelerando a adoção de nuvem híbrida em diferentes setores

A abordagem de nuvem híbrida tem ajudado companhias de diferentes indústrias em todo o mundo a enfrentar os desafios do rápido crescimento nas demandas de produtos e serviços. As empresas brasileiras estão cada vez mais recorrendo à IBM Cloud devido aos seus recursos de segurança líderes de mercado:

A Arezzo&Co, líder no segmento de calçados, bolsas e acessórios femininos na América Latina, escolheu IBM Cloud para ajudar a oferecer uma experiência de compra mais rápida e segura em qualquer canal de vendas para seus quase 10 milhões de clientes. Ao trabalhar com a IBM para adotar uma abordagem de nuvem híbrida e migrar aplicações de missão crítica para IBM Cloud, a Arezzo&Co conseguiu modernizar suas principais cargas de trabalho, incluindo processos de vendas e de controle de estoque. Como resultado, a empresa criou uma estratégia omnichannel mais ágil e flexível, ao mesmo tempo em que priorizou a segurança para executar cargas de trabalho complexas e oferecer experiências aprimoradas ao cliente.

A Stone, uma fintech brasileira que oferece soluções financeiras para mais de 650 mil pequenos e médios empreendedores, firmou parceria com a IBM Cloud para mover parte de suas cargas de trabalho para a nuvem. Atuando no mercado local desde 2012, a Stone optou recentemente pela nuvem da IBM pela flexibilidade e segurança.

A Digisystem, companhia brasileira com mais de 30 anos de experiência em prover soluções que ajudam as empresas em sua jornada de transformação digital, migrou diversas de suas soluções para IBM Cloud. Adotando uma abordagem de nuvem híbrida, a Digisystem ganhou mais performance, maior redundância e flexibilidade nos sistemas operacionais e no tamanho dos servidores. Além disso, a migração gerou uma redução de custos de cerca de R$ 600 mil reais por ano. A nova infraestrutura híbrida proporcionou à equipe de TI mais autonomia e controle sobre os ambientes.

Construindo um futuro sustentável para minimizar a pegada de carbono dos data centers

Enquanto a IBM continua ajudando as empresas brasileiras a escalar seus negócios com uma abordagem de nuvem híbrida, ela também as ajuda a se preparar para um futuro sustentável. Com base em seu trabalho para enfrentar a crise climática global, a IBM anunciou recentemente o seu compromisso de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030. Utilizando uma combinação de inteligência artificial, recursos de nuvem híbrida e computação quântica, os pesquisadores da IBM estão trabalhando com clientes e parceiros para abordar questões complexas relacionadas ao clima, como a crescente pegada de carbono global de cargas de trabalho em nuvem e data centers. Isso é importante para o meio ambiente e ajudará os clientes da IBM no país em suas próprias iniciativas de sustentabilidade, visto que muitas empresas em todo o mundo procuram reduzir suas emissões de carbono.

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