O que os EUA perderam com o Google

De Shira Ovide
17 de março de 2021, 12h50 ET
Os memorandos recentemente revelados mostram que os pesquisadores do governo viram sinais de alerta no comportamento do Google há quase uma década.

O governo dos EUA perdeu oportunidades de controlar o Google? Há cinco meses, fiz essa pergunta neste boletim. Documentos recentemente revelados sugerem que a resposta é sim.

Na terça-feira, o Político publicou artigos baseados em memorandos internos nunca vistos de uma pesquisa do governo da era Obama sobre se o Google abusou de seu poder para esmagar a concorrência e prejudicar os americanos. A Federal Trade Commission concluiu no início de 2013 que o comportamento do Google não infringia a lei. No entanto, a empresa concordou em mudar algumas de suas práticas de negócios.

Lendo os documentos com o benefício de uma retrospectiva, fiquei surpreso ao ver que os pesquisadores viram sinais de alerta no comportamento do Google, mas ficaram divididos sobre se deveriam ou poderiam fazer algo a respeito. Atualmente, três processos antitruste estão pendentes contra o Google, e o governo agora cita alguns dos mesmos sinais de alerta que os pesquisadores viram como evidência do poder de monopólio ilegal da empresa.

A desvantagem da influência do Google sobre a publicidade online e as informações digitais poderia ser evitada se o governo tivesse colocado mais barreiras em áreas de comportamento que algumas pessoas da FTC consideraram preocupantes há quase uma década?
Deixe-me examinar três pontos ou perguntas que tenho com esse tesouro de documentos do Google:

As raízes dos casos atuais contra o Google:

Dos três processos antitruste agora pendentes contra o Google, vou me concentrar em dois: Primeiro, o Departamento de Justiça diz que o Google usou acordos comerciais com empresas de smartphones da Apple e Android para consolidar seu controle sobre nossas vidas digitais. E um grupo de procuradores-gerais do estado dos EUA alegou que o Google atrapalhava especialistas on-line em áreas como serviços de conserto de casas e avaliações de viagens.

O engraçado sobre os processos judiciais atuais do governo é que grande parte do comportamento é notícia velha. Não tudo. Mas muito. Isso estava claro antes, mas os documentos da FTC tornavam isso inegável. (The Wall Street Journal também recebeu parte de um desses documentos em 2015).

Os documentos do Politico mostram temor dentro da FTC em 2012 de que o Google usaria seu dinheiro e poder para garantir que sua caixa de busca tivesse uma posição de destaque nos smartphones e expandir seu domínio digital. Isso é essencialmente o que o governo dos EUA ( e a União Europeia ) agora dizem que o Google fez. O Google disse que as afirmações do governo não têm mérito.

E, com base em entrevistas e e-mails de executivos do Google e de outras empresas, funcionários do governo descobriram que o Google promovia seus próprios produtos - e, em alguns casos, rebaixava informações online idênticas dos concorrentes - porque ajudava nos resultados financeiros do Google. Novamente, esse é o comportamento que está no cerne de uma das ações judiciais estaduais.

Em um blog , o Google disse que os documentos corroboram a visão da empresa de que seu comportamento provavelmente beneficia os consumidores.

E se?

Eu me perguntei o que poderia ter acontecido se o Tio Sam tivesse feito escolhas diferentes há quase uma década — e muitas vezes antes e depois.

E se em 2012 os economistas da FTC não tivessem minimizado a possibilidade de que o Google pudesse usar dinheiro e coerção para bloquear seu poder nos smartphones? Uma escolha diferente da agência mudaria o rumo da indústria de smartphones e da internet? Você estaria lendo este boletim informativo em seu telefone da Amazon ou Mozilla e isso seria uma melhoria?

Quase uma década atrás, alguns membros da equipe da FTC ficaram perturbados ao descobrir que o Google extraía informações de sites como Amazon, TripAdvisor e Yelp — mesmo quando essas empresas exigiam que parassem — para tornar seus próprios resultados de pesquisa na web mais atraentes. A equipe escreveu que o comportamento sinalizou para todos na internet que o Google poderia fazer o que quisesse.

E se o governo tivesse tentado impedir a intimidação do Google? Da mesma forma, o que aconteceria se o governo tivesse forçado o Google a abrir seus resultados de pesquisa para estranhos? Hoje, se você pesquisar hotéis nas Cataratas do Niágara ou um pediatra próximo, o Google mostra principalmente as informações que coletou, em vez de listagens do TripAdvisor e do ZocDoc, que podem ser mais úteis. Funcionários do governo dos EUA também estavam preocupados com esse comportamento.

Essas escolhas levaram à Internet que temos hoje. É aquele em que o Google se tornou a primeira e última parada para muitas pesquisas na Internet. Em uma história alternativa, talvez tivéssemos mais e melhores opções online.

É inútil brincar de “e se”?

Desejar uma internet diferente não significa que o governo deva distorcer a lei para que isso aconteça. Os documentos do Político mostram que as pessoas na FTC em 2012 acreditavam que a lei não estava do lado do governo em alguns casos, ou o que o Google estava fazendo poderia ter esmagado rivais, mas também tornado os resultados de pesquisa e a web melhores para nós. O mesmo pode ser verdade hoje.

Os membros da equipe da FTC também não são adivinhos que poderiam ter previsto o resultado da competição online.

Em retrospecto, porém, é difícil não se perguntar como a economia da Internet poderia ser diferente e menos dominada por gigantes hoje se o governo tivesse tentado mudar as práticas de negócios do Google naquela época.

Comentário (0) Hits: 574

IBM expande presença em nuvem para ajudar empresas brasileiras a acelerar sua jornada na nuvem híbrida

Companhia triplica localidades de data center de IBM Cloud no Brasil e expande a presença global de computação em nuvem

Clientes como Arezzo&Co, Stone e Digisystem estão utilizando as capacidades de IBM Cloud para liderar em suas indústrias

São Paulo, Brasil - 16 de março de 2021: A IBM anunciou hoje o início das operações de sua primeira IBM Cloud Multizone Region (MZR) na América Latina, uma importante expansão da presença global de computação em nuvem da companhia. Construída a partir do data center existente no Brasil, a Multizone Region é resultado do investimento contínuo da IBM para apoiar a adoção de nuvem híbrida e ajudar a promover o crescimento dos negócios na região, à medida que empresas de todos os setores aceleram seus planos de transformação digital em resposta à pandemia da COVID-19. O recém-inaugurado complexo de data centers no Brasil marca o compromisso de longa data da IBM em ajudar os clientes da região a implementar, com segurança, cargas de trabalho de missão crítica com altos níveis de resiliência em ambientes de nuvem híbrida.

Gerenciando cargas de trabalho de missão crítica com alta segurança e resiliência

A rede de IBM Cloud é projetada para oferecer baixa latência e alta segurança, ao mesmo tempo em que ajuda os clientes a atender aos requisitos de soberania e conformidade de dados - o que é especialmente importante para organizações em setores regulados, como serviços financeiros, governo e telecomunicações, entre outros. Ao hospedar cargas de trabalho em IBM Cloud - a nuvem pública mais segura e aberta do mercado para negócios - os clientes também poderão usar recursos, entregues com IBM Hyper Protect Crypto Services e apoiados pelo mais alto nível de certificação de segurança disponível comercialmente. Isso permite que as empresas mantenham o controle de suas próprias chaves de criptografia, ou seja, os clientes são os únicos que podem controlar o acesso aos seus dados - nem mesmo a IBM pode acessá-los.

Embora as empresas tenham enfrentado desafios únicos durante a pandemia, a continuidade dos negócios nunca foi tão importante. Ao conectar três zonas de disponibilidade remota - todas independentes umas das outras - os clientes que hospedam cargas de trabalho em IBM Cloud podem ter certeza de que quaisquer eventos de falha em potencial afetam apenas uma única zona, o que significa que eles podem executar cargas de trabalho de missão crítica continuamente em ambientes de nuvem híbrida e manter os negócios em funcionamento.


"Em um momento de transformação dos negócios, especialmente nos processos operacionais e de relacionamento, a IBM investe em infraestrutura e serviços em nuvem para apoiar nossos clientes e a sociedade na aceleração de sua jornada digital", diz Katia Vaskys, Gerente Geral da IBM Brasil. "Com orgulho expandimos nossos investimentos e presença no Brasil oferecendo altos níveis de confiabilidade, segurança e controle para criar novos modelos de negócio baseados em uso massivo de dados e inteligência artificial, e apoiados em nuvem híbrida."

"A IDC espera que até 2022, cerca de 40% do PIB latino-americano seja digital, gerando US$ 460 bilhões em gastos com TI até 2023. Os investimentos em tecnologia de nuvem devem ser um fator chave para este crescimento, com 35% dos gastos com TI relacionados a computação em nuvem", disse Alejandro Florean, vice-presidente de consultoria da IDC América Latina. "A abertura da multizone region de IBM Cloud no Brasil é importante, uma vez que as empresas estão demonstrando um interesse maior em nuvem e isso pode ajudar as empresas latino-americanas a experimentar os benefícios de uma abordagem de nuvem híbrida e se diferenciar em seus setores."

Nesta primeira fase, estará disponível um conjunto de soluções de infraestrutura como serviços e de armazenamento, que ajudam a fornecer segurança e controle do tráfego da rede, proteção de dados sensíveis, sistemas de backup e recuperação. Ao longo de 2021, o catálogo de IBM Cloud continuará a ser lançado, oferecendo opções de serviços de plataforma para ajudar os clientes a implementar rapidamente arquitetura e aplicações de missão crítica em ambientes de nuvem híbrida e capacidades de inteligência artificial com IBM Watson, blockchain, IoT e analytics.

Acelerando a adoção de nuvem híbrida em diferentes setores

A abordagem de nuvem híbrida tem ajudado companhias de diferentes indústrias em todo o mundo a enfrentar os desafios do rápido crescimento nas demandas de produtos e serviços. As empresas brasileiras estão cada vez mais recorrendo à IBM Cloud devido aos seus recursos de segurança líderes de mercado:

A Arezzo&Co, líder no segmento de calçados, bolsas e acessórios femininos na América Latina, escolheu IBM Cloud para ajudar a oferecer uma experiência de compra mais rápida e segura em qualquer canal de vendas para seus quase 10 milhões de clientes. Ao trabalhar com a IBM para adotar uma abordagem de nuvem híbrida e migrar aplicações de missão crítica para IBM Cloud, a Arezzo&Co conseguiu modernizar suas principais cargas de trabalho, incluindo processos de vendas e de controle de estoque. Como resultado, a empresa criou uma estratégia omnichannel mais ágil e flexível, ao mesmo tempo em que priorizou a segurança para executar cargas de trabalho complexas e oferecer experiências aprimoradas ao cliente.

A Stone, uma fintech brasileira que oferece soluções financeiras para mais de 650 mil pequenos e médios empreendedores, firmou parceria com a IBM Cloud para mover parte de suas cargas de trabalho para a nuvem. Atuando no mercado local desde 2012, a Stone optou recentemente pela nuvem da IBM pela flexibilidade e segurança.

A Digisystem, companhia brasileira com mais de 30 anos de experiência em prover soluções que ajudam as empresas em sua jornada de transformação digital, migrou diversas de suas soluções para IBM Cloud. Adotando uma abordagem de nuvem híbrida, a Digisystem ganhou mais performance, maior redundância e flexibilidade nos sistemas operacionais e no tamanho dos servidores. Além disso, a migração gerou uma redução de custos de cerca de R$ 600 mil reais por ano. A nova infraestrutura híbrida proporcionou à equipe de TI mais autonomia e controle sobre os ambientes.

Construindo um futuro sustentável para minimizar a pegada de carbono dos data centers

Enquanto a IBM continua ajudando as empresas brasileiras a escalar seus negócios com uma abordagem de nuvem híbrida, ela também as ajuda a se preparar para um futuro sustentável. Com base em seu trabalho para enfrentar a crise climática global, a IBM anunciou recentemente o seu compromisso de atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2030. Utilizando uma combinação de inteligência artificial, recursos de nuvem híbrida e computação quântica, os pesquisadores da IBM estão trabalhando com clientes e parceiros para abordar questões complexas relacionadas ao clima, como a crescente pegada de carbono global de cargas de trabalho em nuvem e data centers. Isso é importante para o meio ambiente e ajudará os clientes da IBM no país em suas próprias iniciativas de sustentabilidade, visto que muitas empresas em todo o mundo procuram reduzir suas emissões de carbono.

Comentário (0) Hits: 547

Stripe, do Vale do Silício, avaliada em US$ 95 bilhões, após abertura do capital

The Guardian

A empresa de pagamentos digitais Stripe foi avaliada em US$ 95 bilhões, após uma rodada de financiamento que torna a empresa o negócio privado mais valiosa do Vale do Silício.

A empresa, com sede dupla em San Francisco e Dublin, levantou US$ 600 milhões de investidores, incluindo o fundo soberano da Irlanda (NTMA), Allianz X, Axa, Baillie Gifford, Fidelity Management & Research Company e Sequoia Capital.

A avaliação da Stripe quase triplicou em menos de um ano, tendo sido avaliada em US$ 36 bilhões após uma rodada de financiamento em abril passado. A marca de US $ 95 bilhões coloca-a à frente da SpaceX, de foguetes espaciais de Elon Musk, avaliada em US$ 74 bilhões em fevereiro, quando levantou US$ 850 milhões em ações, para se tornar a mais valiosa startup de tecnologia com base nos Estados Unidos.

No entanto, ainda está um pouco atrás da ByteDance, a empresa privada chinesa por trás da TikTok, avaliada em US$ 180 bilhões.

A Stripe, fundada pelos irmãos irlandeses Patrick e John Collison em 2010, planeja usar o novo caixa para investir em suas operações europeias, e em seu escritório de Dublin em particular.

A mudança tem como objetivo apoiar o “aumento da demanda” em toda a Europa, que abriga 31 dos 42 países em que a empresa opera. Os maiores clientes europeus da Stripe incluem Jaguar Land Rover, Waitrose, Mountain Warehouse, Klarna e Deliveroo.

“Estamos investindo muito mais na Europa este ano, especialmente na Irlanda”, disse o presidente e cofundador, John Collison. “Seja em fintech, mobilidade, varejo ou SaaS [software como serviço], a oportunidade de crescimento para a economia digital europeia é imensa.”

A Stripe também usará os fundos para abastecer sua rede global de pagamentos e tesouraria e expandir o tipo de software e serviços que oferece às empresas que desejam aumentar suas receitas.

O Ireland Strategic Investment Fund, fundo soberano do país, investiu US$ 50 milhões, que deverão criar 1.000 novos empregos na Stripe, no país nos próximos cinco anos.

Conor O'Kelly, o presidente-executivo do fundo irlandês, disse: “Estamos muito satisfeitos por apoiar a história de sucesso mais importante da Irlanda e da Europa e, ao fazê-lo, ajudar milhares de outras empresas ambiciosas a se tornarem mais competitivas na economia global.”

Dhivya Suryadevara, o diretor financeiro da Stripe que se juntou à General Motors em 2020, disse: “A pandemia nos ensinou muitas coisas sobre a sociedade, incluindo o quanto pode ser alcançado — e pago — online.

“Embora a Stripe já processe centenas de bilhões de dólares por ano para milhões de empresas em todo o mundo, a oportunidade pela frente é muito maior ... do que era quando a empresa foi fundada há 10 anos.”

Comentário (0) Hits: 1897

Tim Berners-Lee diz que muitos jovens são excluídos da web

Fonte: The Guardian

Em carta em que comemora os 32 anos da web, seu fundador diz que ter 2,2 bilhões totalmente online deve ser uma prioridade
Muitos jovens em todo o mundo ainda estão excluídos do acesso à web. Colocá-los online deve ser uma prioridade para a era pós-Covid, diz Tim Berners-Lee.

Em uma carta publicada para marcar o 32º aniversário da web, seu fundador diz que a oportunidade de “reimaginar nosso mundo e criar algo melhor” após a Covid-19 deve ser canalizada para obter acesso à internet para um terço das pessoas com idade entre 15 e 24 que estão offline.

“A influência dos jovens é sentida em suas comunidades e redes online”, escreve Berners-Lee. “Mas hoje estamos vendo apenas uma fração do que é possível. Porque embora falemos de uma geração de 'nativos digitais', muitos jovens permanecem excluídos e incapazes de usar a web para compartilhar seus talentos e idéias.

“Um terço dos jovens não tem acesso à Internet. Muitos outros não têm os dados, os dispositivos e a conexão confiável de que precisam para aproveitar ao máximo a web. Na verdade, apenas o terço superior dos menores de 25 anos tem uma conexão doméstica com a Internet, de acordo com a Unicef. Essa situação deixa 2,2 bilhões de jovens sem o acesso estável de que precisam para aprender online. Vale lembrar que a internet permitiu outros 2,2 bilhões a continuar seus estudos durante a pandemia”.

Mesmo que os jovens sejam mais propensos do que o cidadão global típico a ter acesso à Internet — quase metade do mundo está online, mas o número sobe para 70% das pessoas com idade entre 15 e 25 anos — Berners-Lee argumenta que o objetivo de conectar todos os jovens no mundo para a web colherá dividendos.

Ele também diz que isso seria relativamente barato em comparação com o custo de muitos programas governamentais lançados nos últimos 12 meses. E estima que um investimento de US$ 428 bilhões na próxima década proporcionaria a todos uma conexão de banda larga de qualidade.

Rosemary Leith, que fundou a Web Foundation com Berners-Lee, disse que o acesso à web deve ser um direito básico para os jovens, semelhante à educação. “Se meia geração de jovens for incapaz de usar as ferramentas para prosperar em um mundo digital — para aprender novas habilidades, administrar negócios, construir comunidades, participar de debates democráticos — a sociedade como um todo perderá seus talentos, ideias e esforços”, disse ela.

A necessidade de colocar os jovens online foi demonstrada durante a pandemia de Covid, à medida que muitos países ao redor do mundo adotaram o aprendizado remoto por padrão. O governo do Reino Unido foi acusado de não cumprir suas promessas de fornecer laptops aos alunos mais pobres meses após o período de bloqueio nacional.

“Mais de três quartos de nossos alunos do décimo ano não têm acesso, regular e consistente, a um dispositivo ou à Internet em casa”, disse Steve Howell, diretor da escola da cidade de Birmingham, em junho.  “Os alunos mais desfavorecidos são os mais atingidos pela pobreza de TI, e o fato de ter demorado tanto está realmente piorando as coisas.”

Comentário (0) Hits: 620

Computador, uma maravilha para idosos

A pandemia levou algumas pessoas a confrontar suas inseguranças e se aventurar online. Antes de se apaixonar pela internet, Jim Whelan, de 79 anos, mal usava seu computador. O mundo online para ele era um mistério e algo totalmente irrelevante. Um ano depois, porém, Whelan pode dar muitas lições aos geeks de computador, com metade de sua idade.

“Embora, antes da pandemia, eu estivesse online esporadicamente, isso ocorria apenas para dar uma resposta ocasional a e-mails. Agora sou um mestre em todos os tipos de coisas incríveis”, afirma Whelan, um ex-ator da Coronation Street que, antes da pandemia, costumava viajar por grupos comunitários locais para dar palestras sobre seus 50 anos de experiência na profissão de ator“.

E continua: “Passei de nem mesmo saber o que era PowerPoint para gravar quatro programas de 40 minutos que posso enviar para grupos em todo o Reino Unido que querem ouvir todas as minhas fofocas da Coronation Street”, disse ele.

“É incrível, realmente. Eu criei esses programas sozinho, sem diretor, cameraman, iluminação ou as muitas pessoas que vão fazer um programa de TV. Eu fiz tudo sozinho, com apenas um laptop.”

Whelan, que apareceu em Velvet Goldmine com Ewan McGregor e Snake Eyes com Nicolas Cage, também aprendeu sozinho a gravar testes para trabalhos de atuação e enviá-los aos diretores de elenco.

“Agora, eu até tenho meu próprio site, criado para mim por um amigo, ao qual vinculei minha assinatura de e-mail”, acrescentou.

“Aprender sobre as infinitas possibilidades do mundo online foi um salva-vidas para mim. Aprendi muito sobre o mundo moderno apenas no ano passado. Abriu o Reino Unido para mim: agora posso dar palestras via Zoom para grupos na Escócia, enquanto antes eu estava limitado a 25 km ao redor de minha residência, porque é para onde eu poderia dirigir, para dar a palestra pessoalmente.”

Whelan não está sozinho. A pandemia encorajou idosos em todo o país a confrontar suas inseguranças e se aventurar online e descobrir suas possibilidades infinitas.

Rita, 84, não tinha computador antes da pandemia. “Minhas filhas compraram um laptop para mim para que eu pudesse fazer compras online em vez de ir às lojas sozinha”, disse ela. “Demorou um pouco para me acostumar, mas como sou uma pessoa de espírito prático e não tenho medo de coisas novas, depois que peguei o jeito, achei que tudo era maravilhoso.”

Tendo dominado as compras online, Rita decidiu abordar o Zoom quando seu coro começou a fazer ensaios online. “Decidi então explorar outras coisas mais que o mundo online tinha a oferecer e descobri a Universidade da Terceira Idade”, disse ela.

“Tenho feito todos os tipos de cursos interessantes em assuntos sobre os quais sempre quis saber mais, mas nunca cheguei a investigar. Realmente transformou a experiência de bloqueio para mim: eu não estava tão sozinha ou entediada como estaria de outra forma, porque tinha todos esses novos mundos maravilhosos para explorar.”

Outro caso, de Syd, de 85 anos

Syd Matthews, 85, está agora “fascinado” pela Internet. Antes da pandemia, ele tinha que perguntar aos filhos como ligar o computador.

“Antes da pandemia, eu ficava nervoso diante da internet”, disse ele. “Nunca tinha usado o Google ou navegado na web. Acabei decidindo, por ouvir tantas histórias de golpes que ouvimos, de que é mais seguro simplesmente não se envolver nesse mundo virtual. Mas quando minhas reuniões locais Probus se tornaram disponíveis online durante a pandemia e depois de algum incentivo de meus amigos mais jovens, comecei a explorar e devo dizer que os computadores são maravilhosos!” Explico que Probus são clubes para profissionais aposentados e homens de negócios. O acrônimo é a abreviação de “professional business”.

Matthews dominou o Zoom a ponto de ser ele quem faz hoje as apresentações em seu clube Probus, em Cirencester. “Estou interessado em história da família e percebi que posso fazer muitas pesquisas online”, afirma ele. “E mais: é incrível o que está lá fora. Também estou interessado em fotografia e descobri que posso tirar fotos no meu iPhone, enviá-las para a internet e manipulá-las, editá-las e aprimorá-las de maneiras interessantes.”

Além disso, a confiança recém-adquirida com a tecnologia abriu a vida de Matthews de outras maneiras, também. “Agora que estou mais confiante com a tecnologia, descobri que posso conectar meu aparelho auditivo ao meu iPhone e à TV usando Bluetooth, o que muda minha vida”, disse ele. “Minha curva de aprendizado tem sido extraordinária; melhorou meu estilo de vida sem fim e, quando a pandemia acabar, certamente irei levar esse conhecimento para minha vida daqui para frente.”

(*) Com informações de The Guardian, em artigo de Amelia Hill, de 10 de março de 2021

Comentário (0) Hits: 673

Em plena pandemia, Instagram desinforma usuários sobre Covid

De The Guardian

Sob a aparência de recomendações, o Instagram também promoveu material antivacinação e anti-semita, diz o órgão fiscalizador e regulador

As recomendações do Instagram levaram desinformação sobre a Covid, em matérias do conteúdo anti-vacinação, com material antissemita durante o pico da pandemia, de acordo com um relatório da CCDH, a agência reguladora e fiscalizadora de mídia social.

O Center for Countering Digital Hate (CCDH) descobriu que as novas contas do Instagram exibiram quantidades substanciais de desinformação por meio de recomendações algorítmicas da plataforma, incluindo a página "explorar" e o recurso de "postagem sugerida", que foi introduzido em agosto de 2020 e ofereceu novas postagens para usuários que percorreram todo o conteúdo de seus amigos.

A desinformação foi mostrada com mais frequência para novos usuários que seguiram uma combinação de contas na plataforma que incluía personalidades contrárias à vacinação ou influenciadores de bem-estar, de acordo com o relatório da CCDH, Malgorithm.

Voluntários que acompanharam 10 contas com links antivacinas, por exemplo, receberam recomendações de postagens que promoviam teorias de conspiração anti-semitas. Numerosos posts afirmavam que “não havia pandemia” e outros pediam às pessoas que “parassem de fazer o teste” e “parassem de usar sua máscara”.

“É inacreditável que, com a pandemia varrendo o mundo, o Instagram tenha lançado um novo recurso encorajando os usuários a ver teorias de conspiração e mentiras sobre Covid e vacinas”, disse o presidente-executivo da CCDH, Imran Ahmed.

“Esse recurso foi criado em nome do lucro, para manter as pessoas interessadas no material, para que mais anúncios pudessem ser veiculados a elas. Algoritmos que recomendam conteúdo são o ato de um editor, fazendo escolhas quanto ao que os leitores veem, não uma plataforma neutra”.

Tal indução tem sérias implicações legais e regulatórias para as empresas de mídia social e mostra sua responsabilidade por danos aos indivíduos e à sociedade.

O Facebook, dono do Instagram, disse em um comunicado que a pesquisa estava desatualizada e, por isso, era enganosa. “Compartilhamos o objetivo de reduzir a disseminação da desinformação, mas essa pesquisa está cinco meses desatualizada. Ela usa também uma amostra de apenas 104 postagens, em comparação com os 12 milhões de informações errôneas prejudiciais sobre vacinas e Covid-19 que removemos do Facebook e Instagram desde o início da pandemia”, disse um porta-voz.

“Estamos focados em levar informações confiáveis às pessoas, e é por isso que direcionamos mais de 10 milhões de pesquisas até agora relacionadas à Covid-19 e vacinas a fontes de saúde confiáveis, como o NHS e sites do governo. Também estamos trabalhando em melhorar a pesquisa do Instagram, para tornar as contas que desencorajam as vacinas mais difíceis de encontrar.”

Comentário (0) Hits: 21801

newsletter buton