Facebook alimentou discurso de ódio na Índia ao negligenciar o resto do mundo

Uma coleção de documentos internos mostra que o Facebook não investiu em protocolos de segurança importantes no maior mercado da empresa.

Por Cat Zakrzewski, Gerrit De Vynck, Niha Masih e Shibani Mahtani do Washington Post


Em fevereiro de 2019, pouco antes das eleições gerais na Índia, dois funcionários do Facebook configuraram uma conta fictícia para entender melhor a experiência de um novo usuário no maior mercado da empresa. Eles fizeram o perfil de uma mulher de 21 anos, residente no norte da Índia, e começaram a rastrear o que o Facebook mostrava a ela.

No início, seu feed se encheu de pornografia soft-core e outras, mais inofensivas, tarifa. Em seguida, a violência explodiu na Caxemira, o local de uma disputa territorial de longa data entre a Índia e o Paquistão. O primeiro-ministro indiano Narendra Modi, em campanha pela reeleição como um homem forte nacionalista, desencadeou ataques aéreos de retaliação que a Índia alegou ter atingido um campo de treinamento terrorista.

Logo, sem nenhuma orientação do usuário, a conta do Facebook foi inundada com propaganda pró-Modi e discurso de ódio antimuçulmano. “Trezentos cães morreram agora, diga viva a Índia, morte ao Paquistão”, disse um post, sobre um fundo de rostos de emojis. “Estes são cães paquistaneses”, dizia a legenda traduzida de uma foto de cadáveres alinhados em macas, hospedada no News Feed.

Um memorando interno do Facebook, revisado pelo The Washington Post, chamou o teste da conta fictícia de um “pesadelo de integridade” que destacou a vasta diferença entre a experiência do Facebook na Índia e o que os usuários americanos normalmente encontram. Um funcionário do Facebook observou o número impressionante de cadáveres.

Mais ou menos na mesma época, em um dormitório no norte da Índia, a 12.800 quilômetros da sede da empresa no Vale do Silício, um estudante da Caxemira chamado Junaid disse ao The Post que observou sua página real no Facebook inundar com mensagens de ódio. Um disse que os caxemires eram “traidores que mereciam ser fuzilados”. Alguns de seus colegas usaram essas postagens como fotos de perfil no WhatsApp do Facebook.

Junaid, que falou com a condição de que apenas seu primeiro nome fosse usado por medo de retaliação, lembrou-se de se amontoar em seu quarto uma noite enquanto grupos de homens marchavam do lado de fora cantando a morte aos caxemires. Seu telefone zumbia com notícias de estudantes da Caxemira sendo espancados nas ruas - junto com mensagens mais violentas no Facebook.

“O ódio se espalha como um incêndio no Facebook”, disse Junaid. “Nenhuma das contas de discurso de ódio foi bloqueada.”

Apesar de todos os problemas do Facebook na América do Norte, seus problemas com discurso de ódio e desinformação são dramaticamente piores no mundo em desenvolvimento. Documentos internos da empresa tornados públicos no sábado revelam que o Facebook estudou meticulosamente sua abordagem no exterior - e estava bem ciente de que a moderação mais fraca em países que não falam inglês deixa a plataforma vulnerável a abusos por parte de malfeitores e regimes autoritários.

Esta história é baseada nesses documentos, conhecidos como Facebook Papers, que foram divulgados à Comissão de Valores Mobiliários pela denunciante Frances Haugen, e compostos por pesquisas, apresentações de slides e postagens no quadro de mensagens da empresa — algumas relatadas anteriormente pelo Wall Street Diário. Também se baseia em documentos revisados independentemente pelo The Post, bem como em mais de uma dúzia de entrevistas com ex-funcionários do Facebook e especialistas da indústria com conhecimento das práticas da empresa no exterior.

As divulgações da SEC, fornecidas ao Congresso de forma redigida pelo consultor jurídico de Haugen e revisadas por um consórcio de organizações de notícias, incluindo o The Post, sugerem que, à medida que o Facebook avançava para o mundo em desenvolvimento, não investia em proteções comparáveis.

De acordo com um resumo de 2020, embora os Estados Unidos representem menos de 10 por cento dos usuários diários do Facebook, o orçamento da empresa para combater a desinformação foi fortemente direcionado para a América, onde 84 por cento de sua “cobertura global por idioma/competência” foi alocada. Apenas 16% foram destinados ao “Resto do Mundo”, um agrupamento entre continentes que incluía Índia, França e Itália.

O porta-voz do Facebook, Dani Lever, disse que a empresa havia feito “progresso” e tinha “equipes dedicadas trabalhando para impedir o abuso em nossa plataforma em países onde há risco elevado de conflito e violência. Também temos equipes globais com falantes nativos que revisam conteúdo em mais de 70 idiomas, juntamente com especialistas em questões humanitárias e de direitos humanos.”

Muitas dessas adições ocorreram nos últimos dois anos. “Contratamos mais pessoas com experiência em idioma, país e tópico. Também aumentamos o número de membros da equipe com experiência de trabalho em Mianmar e na Etiópia para incluir ex-trabalhadores de ajuda humanitária, socorristas e especialistas em políticas”, disse Lever.

Enquanto isso, na Índia, disse Lever, a “conta de teste hipotética inspirou análises mais profundas e rigorosas de nossos sistemas de recomendação”.

Globalmente, existem mais de 90 idiomas com mais de 10 milhões de falantes. Só na Índia, o governo reconhece 122 idiomas, de acordo com seu censo de 2001.

Na Índia, onde o Partido Hindu-nacionalista Bharatiya Janata — parte da coalizão por trás da ascensão política de Modi — usa retórica inflamada contra a minoria muçulmana do país, desinformação e discurso de ódio podem se traduzir em violência na vida real, tornando o risco desses protocolos de segurança limitados particularmente alto.

Os pesquisadores documentaram o BJP usando a mídia social, incluindo o Facebook e o WhatsApp, para fazer campanhas de propaganda complexas que os estudiosos dizem que jogam com as tensões sociais existentes contra os muçulmanos.

Membros da Next Billion Network, um coletivo de atores da sociedade civil que trabalham em danos relacionados à tecnologia no sul global, alertaram as autoridades do Facebook nos Estados Unidos que o discurso de ódio não controlado na plataforma poderia desencadear violência comunal em larga escala na Índia, em múltiplos reuniões realizadas entre 2018 e 2019, segundo três pessoas com conhecimento do assunto, que falaram sob condição de anonimato para descrever assuntos delicados.

Apesar das garantias do Facebook de que aumentaria os esforços de moderação, quando os tumultos eclodiram em Delhi no ano passado, as chamadas à violência contra os muçulmanos permaneceram no site, apesar de serem sinalizadas, de acordo com o grupo. Imagens horríveis, alegando falsamente retratar a violência perpetrada por muçulmanos durante os distúrbios, foram encontradas pelo The Post. O Facebook os rotulou com uma checagem de fatos, mas eles permaneceram no site no sábado.

Mais de 50 pessoas foram mortas no tumulto, a maioria delas muçulmanas.

“Eles ouviram, disseram, disseram e eles não fizeram absolutamente nada sobre isso”, disse um membro do grupo que compareceu às reuniões. “A raiva [do sul global] é tão visceral em como eles vêem nossas vidas descartáveis.”

O Facebook disse que removeu conteúdo que elogiava, apoiava ou representava a violência durante os distúrbios em Delhi.

A Índia é a maior democracia do mundo e uma potência econômica em crescimento, tornando-se mais uma prioridade para o Facebook do que muitos outros países no sul global. Smartphones de baixo custo e planos de dados baratos levaram a uma revolução nas telecomunicações, com milhões de usuários indianos ficando online pela primeira vez a cada ano. O Facebook tem feito grandes esforços para capturar esses clientes e seu aplicativo de assinatura tem 410 milhões de usuários de acordo com o governo indiano, mais do que toda a população dos Estados Unidos.

A empresa ativou grandes equipes para monitorar a plataforma durante as principais eleições, despachou representantes para se engajarem com ativistas e grupos da sociedade civil e realizou pesquisas com os indígenas, descobrindo que muitos estavam preocupados com a quantidade de desinformação na plataforma, de acordo com vários documentos.

Mas, apesar da atenção extra, o Facebook com o qual os indianos interagem está perdendo muitas das principais proteções que a empresa implantou nos Estados Unidos e em outros países de língua inglesa por anos. Um documento afirmava que o Facebook não desenvolveu algoritmos que pudessem detectar incitação ao ódio em hindi e bengali, apesar de serem o quarto e o sétimo idiomas mais falados no mundo, respectivamente. Outros documentos mostraram como atores políticos enviaram spam para a rede social com várias contas, espalhando mensagens antimuçulmanas nos feeds de notícias das pessoas, violando as regras do Facebook.

A empresa disse que introduziu classificadores de discurso de ódio em hindi em 2018 e bengali em 2020; sistemas para detectar violência e incitamento em hindi e bengali foram adicionados em 2021.

Pratik Sinha, cofundador do Alt News, um site de checagem de fatos na Índia que rotineiramente desmascara postagens virais falsas e inflamatórias, disse que enquanto a desinformação e o discurso de ódio proliferam em várias redes sociais, o Facebook às vezes não remove os malfeitores.

“O investimento deles na democracia de um país é condicional”, disse Sinha. “É benéfico se preocupar com isso nos EUA. Banning Trump trabalha para eles lá. Eles não podem nem mesmo banir um sujeito insignificante na Índia.”

'Aproxime o mundo'

A missão do Facebook é “aproximar o mundo” e, por anos, a expansão voraz em mercados fora dos Estados Unidos alimentou seu crescimento e lucros.

As redes sociais que permitem que os cidadãos se conectem e se organizem tornaram-se uma rota em torno de governos que controlavam e censuravam sistemas centralizados, como TV e rádio. O Facebook foi celebrado por seu papel em ajudar ativistas a organizar protestos contra governos autoritários no Oriente Médio durante a Primavera Árabe.

Para milhões de pessoas na Ásia, África e América do Sul, o Facebook se tornou a principal forma de acessar a Internet. O Facebook fez parceria com operadoras de telecomunicações locais em países como Mianmar, Gana e México para dar acesso gratuito ao seu aplicativo, junto com um pacote de outros serviços básicos, como listas de empregos e boletins meteorológicos.

O programa, chamado “Free Basics”, ajudou milhões a ficarem online pela primeira vez, consolidando o papel do Facebook como plataforma de comunicação em todo o mundo e prendendo milhões de usuários em uma versão da Internet controlada por uma empresa individual. (Embora a Índia tenha sido um dos primeiros países a obter o Free Basics em 2015, a reação de ativistas que argumentaram que o programa beneficiava o Facebook injustamente levou ao seu encerramento.)

No final de 2019, a Next Billion Network realizou um estudo em vários países, separado dos documentos do denunciante, sobre a moderação do Facebook e alertou a empresa que grandes volumes de reclamações legítimas, incluindo ameaças de morte, estavam sendo rejeitadas em países em todo o sul global, incluindo o Paquistão, Mianmar e Índia, por causa de problemas técnicos, de acordo com uma cópia do relatório revisado pelo The Post.

Ele descobriu que os fluxos de relatórios complicados e a falta de traduções desestimulavam os usuários a relatar conteúdo impróprio, a única maneira de moderar o conteúdo em muitos dos países que carecem de sistemas mais automatizados. Os padrões da comunidade do Facebook, o conjunto de regras que os usuários devem seguir, não foram traduzidos para o urdu, o idioma nacional do Paquistão. Em vez disso, a empresa inverteu a versão em inglês para que fosse lida da direita para a esquerda, refletindo a forma como o urdu é lido.

Em junho de 2020, um funcionário do Facebook postou uma auditoria das tentativas da empresa de tornar sua plataforma mais segura para usuários em “países de risco”, uma designação dada às nações que o Facebook marca como especialmente vulneráveis à desinformação e discurso de ódio. A auditoria mostrou que o Facebook tinha grandes lacunas na cobertura. Em países como Mianmar, Paquistão e Etiópia, o Facebook não tinha algoritmos que pudessem analisar o idioma local e identificar postagens sobre covid-19. Na Índia e na Indonésia, não foi possível identificar links para desinformação, mostrou a auditoria.

Na Etiópia, a auditoria ocorreu um mês depois de seu governo adiar as eleições federais, um passo importante na preparação de uma guerra civil que eclodiu meses depois. Além de ser incapaz de detectar informações incorretas, a auditoria descobriu que o Facebook também não tinha algoritmos para sinalizar discurso de ódio nas duas maiores línguas locais do país.

Após cobertura negativa, o Facebook fez investimentos dramáticos. Por exemplo, depois que um contundente relatório das Nações Unidas conectou o Facebook a um suposto genocídio contra a minoria muçulmana Rohingya em Mianmar, a região se tornou uma prioridade para a empresa, que começou a inundá-la com recursos em 2018, de acordo com entrevistas com dois ex-funcionários do Facebook com conhecimento do assunto, que, como outros, falou sob condição de anonimato para descrever assuntos delicados.

O Facebook tomou várias medidas para aumentar a segurança e remover o discurso de ódio viral e a desinformação na região, de acordo com vários documentos. Uma nota, de 2019, mostrou que o Facebook expandiu sua lista de termos depreciativos no idioma local e foi capaz de capturar e rebaixar milhares de calúnias. Antes das eleições de 2020 em Mianmar, o Facebook lançou uma intervenção que promoveu postagens de amigos e familiares dos usuários e reduziu a desinformação viral, descobriram os funcionários.

Um ex-funcionário disse que era fácil trabalhar nos programas da empresa em Mianmar, mas havia menos incentivo para trabalhar em questões problemáticas em países de perfil inferior, o que significa que muitas das intervenções implantadas em Mianmar não foram usadas em outros lugares.

“Por que apenas Mianmar? Essa foi a verdadeira tragédia”, disse o ex-funcionário.

'Porcos' e fomentador de medo

Na Índia, documentos internos sugerem que o Facebook estava ciente do número de mensagens políticas em suas plataformas. Uma postagem interna de março mostra que um funcionário do Facebook acreditava que um funcionário do BJP estava violando as regras do site para postar conteúdo inflamatório e spam em postagens políticas.

O pesquisador detalhou como o trabalhador usou várias contas para postar milhares de mensagens “politicamente sensíveis” no Facebook e no WhatsApp durante o período que antecedeu as eleições no estado de Bengala Ocidental. Os esforços quebraram as regras do Facebook contra “comportamento inautêntico coordenado”, escreveu o funcionário. O Facebook negou que a operação constituísse uma atividade coordenada, mas disse que entrou em ação.

Um estudo de caso sobre redes prejudiciais na Índia mostra que páginas e grupos do Rashtriya Swayamsevak Sangh, um influente grupo hindu-nacionalista associado ao BJP, promoveu narrativas antimuçulmanas que fomentam o medo com intenções violentas. Vários posts compararam muçulmanos a “porcos” e citaram informações incorretas, alegando que o Alcorão pede que os homens estuprem membros femininos da família.

O grupo não havia sido sinalizado, segundo o documento, devido ao que os funcionários chamaram de “sensibilidades políticas”. Em um conjunto de slides no mesmo documento, funcionários do Facebook disseram que as postagens também não foram encontradas porque a empresa não tinha algoritmos que detectassem incitação ao ódio em hindi e bengali.

O Facebook na Índia tem sido repetidamente criticado pela falta de um firewall entre os políticos e a empresa. Uma apresentação sobre a influência política na política de conteúdo de dezembro de 2020 reconheceu que a empresa “rotineiramente faz exceções para atores poderosos ao aplicar a política de conteúdo”, citando a Índia como exemplo.

“O problema que surge é que os incentivos estão alinhados até certo ponto”, disse Apar Gupta, diretor executivo da Internet Freedom Foundation, um grupo de defesa digital na Índia. “O governo quer manter um nível de controle político sobre o discurso online e as plataformas de mídia social, quer lucrar com um mercado muito grande, considerável e em crescimento na Índia.”

O Facebook afirma que suas equipes de políticas globais operam de forma independente e que a opinião de nenhuma equipe tem mais influência do que a outra.

No início deste ano, a Índia promulgou novas regras estritas para empresas de mídia social, que aumentam os poderes do governo ao exigir que as empresas removam qualquer conteúdo considerado ilegal dentro de 36 horas após a notificação. As novas regras geraram novas preocupações sobre a censura do governo às redes de mídia social baseadas nos Estados Unidos. Eles exigem que as empresas tenham um residente indiano na equipe para coordenar com as agências locais de aplicação da lei. As empresas também devem ter um processo em que as pessoas possam compartilhar reclamações diretamente nas redes sociais.

Mas Junaid, o estudante universitário da Caxemira, disse que o Facebook fez pouco para remover as postagens de discurso de ódio contra os Caxemires. Ele voltou para a casa de sua família depois que sua escola pediu aos alunos da Caxemira que fossem embora para sua própria segurança. Quando ele voltou ao campus 45 dias após o atentado de 2019, a postagem no Facebook de um colega pedindo que os caxemires fossem fuzilados ainda estava em sua conta.

Regine Cabato em Manila contribuiu para este relatório.

 

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O Facebook pode estar mudando de nome, de acordo com o relatório

O CEO Mark Zuckerberg quer mudar o foco para os novos empreendimentos da empresa — e talvez longe de seus problemas.

Por Elizabeth Dwoskin do Washington Post

O Facebook há muito tenta mudar de assunto para distrair o mundo de seus problemas. Agora a empresa pode estar levando essa estratégia a um novo nível: mudando seu nome.

De acordo com um relatório na publicação de tecnologia The Verge, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, está planejando anunciar uma reformulação da empresa na próxima semana para se concentrar mais nos próximos projetos de hardware e realidade virtual.

O Washington Post não confirmou de forma independente o relatório Verge. “Não comentamos rumores ou especulações”, disse o porta-voz do Facebook Joe Osborne em um comunicado.

Se o Facebook mudar de nome, estará alinhado com a estratégia de Zuckerberg de reformular a marca da empresa como um todo. O Washington Post relatou anteriormente que está focado em um projeto chamado metaverso, um mundo virtual que ele diz que uniria os vários produtos e serviços do Facebook, e mudaria seu foco exclusivo de mídia social.

Enquanto isso, o Facebook está enfrentando outra grande crise — um denunciante que compartilhou milhares de documentos internos da empresa com o Congresso, demonstrando como a plataforma contribui para danos sociais. Frances Haugen testemunhou perante o Senado este mês e deve fazê-lo na Grã-Bretanha na segunda-feira.

A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos está considerando se aceita o caso de Haugen. Além disso, legisladores em todo o mundo estão preparando ou debatendo leis que colocariam responsabilidades legais significativas sobre empresas de mídia social que há muito não são regulamentadas.

Quando o Google mudou seu nome para Alphabet em 2015, também foi uma tentativa de criar uma empresa guarda-chuva que unificaria suas muitas subsidiárias e filiais. Mas, coloquialmente, a empresa ainda é chamada de Google.

E como a parte do conglomerado Alphabet que envolve a pesquisa e os anúncios do Google, o “grande aplicativo azul” do Facebook, como a principal empresa de mídia social é conhecida internamente, ainda é de longe o único gerador de lucro para a empresa. Outros produtos do Facebook, como WhatsApp ou fones de ouvido Oculus, ganham muito pouco dinheiro em comparação.

 

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A batalha pela privacidade digital está remodelando a Internet

À medida que a Apple e o Google promulgam mudanças de privacidade, as empresas estão lutando contra as consequências, a Madison Avenue está resistindo e o Facebook clama por isso.

Por Brian X. Chen do New York Times - SÃO FRANCISCO — A Apple lançou uma janela pop-up para iPhones em abril, que pede às pessoas permissão para serem rastreados por diferentes aplicativos.

O Google recentemente delineou planos para desativar uma tecnologia de rastreamento em seu navegador Chrome.

E o Facebook disse no mês passado que centenas de seus engenheiros estavam trabalhando em um novo método de exibição de anúncios sem depender dos dados pessoais das pessoas.

Os desenvolvimentos podem parecer remendos técnicos, mas eles estavam ligados a algo maior: uma batalha cada vez mais intensa sobre o futuro da internet. A luta enredou titãs da tecnologia, derrubou a Madison Avenue e desorganizou pequenos negócios. E anuncia uma mudança profunda na forma como as informações pessoais das pessoas podem ser usadas online, com implicações abrangentes nas formas como as empresas ganham dinheiro digitalmente.

No centro da disputa está o que tem sido a força vital da Internet: a publicidade.

Mais de 20 anos atrás, a Internet impulsionou uma revolução na indústria da publicidade. Ele eviscerou jornais e revistas que dependiam da venda de anúncios classificados e impressos e ameaçou destronar a publicidade na televisão como a principal forma de os profissionais de marketing atingirem grandes públicos.

Em vez disso, as marcas espalhavam seus anúncios em sites, com suas promoções muitas vezes feitas sob medida para os interesses específicos das pessoas. Esses anúncios digitais impulsionaram o crescimento do Facebook, Google e Twitter, que ofereciam seus serviços de busca e redes sociais para as pessoas gratuitamente. Mas, em troca, as pessoas eram rastreadas de site para site por tecnologias como “cookies”, e seus dados pessoais eram usados para direcioná-los com marketing relevante.

Agora esse sistema, que cresceu em uma indústria de publicidade digital de US $ 350 bilhões, está sendo desmontado. Impulsionados por temores de privacidade online, a Apple e o Google começaram a reformular as regras em torno da coleta de dados online. A Apple, citando o mantra da privacidade, lançou ferramentas que impedem os profissionais de marketing de rastrear pessoas. O Google, que depende de anúncios digitais, está tentando ter as duas coisas reinventando o sistema para que possa continuar direcionando anúncios para as pessoas sem explorar o acesso a seus dados pessoais.

Se as informações pessoais não são mais a moeda que as pessoas dão para conteúdo e serviços online, outra coisa deve tomar o seu lugar. Editores de mídia, fabricantes de aplicativos e lojas de e-commerce estão agora explorando diferentes caminhos para sobreviver a uma internet que se preocupa com a privacidade, em alguns casos derrubando seus modelos de negócios. Muitos estão optando por fazer as pessoas pagarem pelo que obtêm online, cobrando taxas de assinatura e outras cobranças, em vez de usar seus dados pessoais.

Jeff Green, o presidente-executivo da Trade Desk, uma empresa de tecnologia de publicidade em Ventura, Califórnia, que trabalha com grandes agências de publicidade, disse que a briga nos bastidores foi fundamental para a natureza da web.

“A internet está respondendo a uma pergunta que vem lutando há décadas, que é: como a internet vai se pagar?” ele disse.

As consequências podem prejudicar marcas que dependiam de anúncios direcionados para fazer com que as pessoas comprassem seus produtos. Também pode prejudicar inicialmente gigantes da tecnologia como o Facebook — mas não por muito tempo. Em vez disso, as empresas que não conseguem mais rastrear pessoas, mas ainda precisam anunciar, provavelmente gastarão mais com as maiores plataformas de tecnologia, que ainda possuem a maior quantidade de dados sobre os consumidores.

David Cohen, executivo-chefe do Interactive Advertising Bureau, um grupo comercial, disse que as mudanças continuarão a “atrair dinheiro e atenção para o Google, Facebook, Twitter”.

As mudanças são complicadas pelas visões opostas do Google e da Apple sobre quanto rastreamento de anúncios deve ser reduzido. A Apple quer que seus clientes, que pagam mais por seus iPhones, tenham o direito de bloquear totalmente o rastreamento. Mas os executivos do Google sugeriram que a Apple transformou a privacidade em um privilégio para aqueles que podem pagar seus produtos.

Para muitas pessoas, isso significa que a Internet pode começar a ter uma aparência diferente dependendo dos produtos que usam. Nos gadgets da Apple, os anúncios podem ser apenas um pouco relevantes para os interesses de uma pessoa, em comparação com promoções altamente direcionadas na web do Google. Os criadores de sites podem eventualmente escolher lados, então alguns sites que funcionam bem no navegador do Google podem nem carregar no navegador da Apple, disse Brendan Eich, fundador do Brave, o navegador privado.

“Será um conto de duas internets”, disse ele.

As empresas que não acompanham as mudanças correm o risco de ser atropeladas. Cada vez mais, os editores de mídia e até mesmo aplicativos que mostram o tempo estão cobrando taxas de assinatura, da mesma forma que a Netflix cobra uma taxa mensal para streaming de vídeo. Alguns sites de comércio eletrônico estão considerando aumentar os preços dos produtos para manter suas receitas altas.

Considere a Seven Sisters Scones, uma confeitaria encomendada pelo correio em Johns Creek, Geórgia, que depende de anúncios do Facebook para promover seus itens. Nate Martin, que lidera o marketing digital da padaria, disse que depois que a Apple bloqueou o rastreamento de alguns anúncios, suas campanhas de marketing digital no Facebook se tornaram menos eficazes. Como o Facebook não conseguia mais obter tantos dados sobre quais clientes gostam de produtos assados, era mais difícil para a loja encontrar compradores online interessados.

“Tudo parou bruscamente”, disse Martin. Em junho, a receita da padaria caiu de US$ 40.000 para US$ 16.000 em maio.

As vendas desde então permaneceram estáveis, disse ele. Para compensar as quedas, Seven Sisters Scones discutiu o aumento dos preços nas caixas de amostra de $29 para $36.

A Apple não quis comentar, mas seus executivos disseram que os anunciantes vão se adaptar. O Google disse que está trabalhando em uma abordagem que protegerá os dados das pessoas, mas também permitirá que os anunciantes continuem direcionando seus anúncios aos usuários.

Desde a década de 1990, grande parte da web tem suas raízes na publicidade digital. Naquela década, um pedaço de código plantado em navegadores da web - o “cookie” - começou a rastrear as atividades de navegação das pessoas de um site para outro. Os profissionais de marketing usaram as informações para direcionar anúncios a indivíduos, de modo que alguém interessado em maquiagem ou bicicletas viu anúncios sobre esses tópicos e produtos.

Depois que as lojas de aplicativos para iPhone e Android foram introduzidas em 2008, os anunciantes também coletaram dados sobre o que as pessoas faziam dentro dos aplicativos, plantando rastreadores invisíveis. Essas informações foram vinculadas a dados de cookies e compartilhadas com corretores de dados para uma segmentação de anúncios ainda mais específica.

O resultado foi um vasto ecossistema de publicidade que sustentou sites e serviços online gratuitos. Sites e aplicativos como BuzzFeed e TikTok floresceram usando esse modelo. Mesmo os sites de comércio eletrônico dependem parcialmente da publicidade para expandir seus negócios.

Mas a desconfiança em relação a essas práticas começou a crescer. Em 2018, o Facebook se envolveu no escândalo Cambridge Analytica , em que os dados das pessoas no Facebook foram coletados indevidamente sem seu consentimento. No mesmo ano, os reguladores europeus promulgaram o Regulamento Geral de Proteção de Dados, leis para proteger as informações das pessoas. Em 2019, o Google e o Facebook concordaram em pagar multas recordes à Federal Trade Commission para resolver as alegações de violações de privacidade.

No Vale do Silício, a Apple reconsiderou sua abordagem publicitária. Em 2017, Craig Federighi, chefe de engenharia de software da Apple, anunciou que o navegador Safari bloquearia os cookies de seguir pessoas de um site para outro.

“Parece que você está sendo rastreado, e isso é porque você está”, disse Federighi. "Não mais."

No ano passado, a Apple anunciou a janela pop-up em aplicativos do iPhone que pergunta às pessoas se elas querem ser seguidas para fins de marketing. Se o usuário disser não, o aplicativo deve parar de monitorar e compartilhar dados com terceiros.

Isso gerou protestos do Facebook , um dos aplicativos afetados. Em dezembro, a rede social publicou anúncios de página inteira em jornais declarando que estava “enfrentando a Apple” em nome de pequenas empresas que seriam prejudicadas quando seus anúncios não pudessem mais encontrar públicos específicos.

“A situação vai ser um desafio para eles navegar”, disse Mark Zuckerberg, presidente-executivo do Facebook.

O Facebook agora está desenvolvendo maneiras de direcionar os anúncios às pessoas usando insights coletados em seus dispositivos, sem permitir que dados pessoais sejam compartilhados com terceiros. Se as pessoas que clicam em anúncios de desodorantes também compram tênis, o Facebook pode compartilhar esse padrão com os anunciantes para que eles possam mostrar anúncios de tênis para esse grupo. Isso seria menos invasivo do que compartilhar informações pessoais, como endereços de e-mail, com anunciantes.

“Apoiamos dar às pessoas mais controle sobre como seus dados são usados, mas as mudanças de longo alcance da Apple ocorreram sem a contribuição da indústria e daqueles que são mais afetados”, disse um porta-voz do Facebook.

Desde que a Apple lançou a janela pop-up, mais de 80 por cento dos usuários do iPhone optaram por não rastrear em todo o mundo, de acordo com empresas de tecnologia de publicidade. No mês passado, Peter Farago, executivo da Flurry, empresa de análise móvel de propriedade da Verizon Media, publicou um post no LinkedIn chamando de “hora da morte” para rastreamento de anúncios em iPhones.

No Google, Sundar Pichai, o presidente-executivo, e seus assessores começaram a discutir em 2019 como fornecer mais privacidade sem matar o negócio de publicidade online de US$ 135 bilhões da empresa. Em estudos, pesquisadores do Google descobriram que o cookie minou a confiança das pessoas. O Google disse que seu Chrome e equipes de anúncios concluíram que o navegador Chrome deve parar de suportar cookies.
Mas o Google também disse que não desativaria os cookies até que houvesse uma maneira diferente de os profissionais de marketing continuarem a veicular anúncios direcionados às pessoas. Em março, a empresa tentou um método que usa seus bancos de dados para colocar as pessoas em grupos com base em seus interesses, para que os profissionais de marketing possam direcionar os anúncios para essas coortes, em vez de indivíduos. A abordagem é conhecida como Aprendizagem Federada de Coortes, ou FLOC.

Os planos permanecem em fluxo. O Google não bloqueará rastreadores no Chrome até 2023.

Mesmo assim, os anunciantes disseram que ficaram alarmados.

Em um artigo neste ano, Sheri Bachstein, chefe da IBM Watson Advertising, alertou que as mudanças de privacidade significavam que depender apenas da publicidade para obter receita estava em risco. As empresas devem se adaptar, disse ela, inclusive cobrando taxas de assinatura e usando inteligência artificial para ajudar a veicular anúncios.

“As grandes empresas de tecnologia colocaram um relógio sobre nós”, disse ela em uma entrevista.

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Lixo eletrônico – o que os designers podem fazer?

Andrew Dickson, do Financial Times

Antigos telefones celulares, laptops, tablets — conforme a montanha global de lixo eletrônico fica mais alta, o mundo precisa de soluções práticas.

Aqui está uma pergunta incômoda. Quantos dispositivos eletrônicos você comprou nos últimos cinco anos? Talvez sua operadora de celular o tenha tentado com uma atualização gratuita (ou duas). É provável que você tenha um novo laptop ou tablet depois que o antigo parou. A pandemia o encorajou a investir em uma TV maior ou alguns alto-falantes inteligentes, ou um monitor e teclado para os trabalhos de casa? Ou você pode ter filhos; nesse caso, a quantidade de itens que você possui que consomem pilhas e emitem bipes irritantes é provavelmente incontável.

Nas últimas décadas, muitos de nós nos tornamos inquietamente conscientes de quantas coisas consumimos e do ônus moral de fazer algo a respeito. Mudamos para lâmpadas com baixo consumo de energia, aprendemos a reciclar e tentamos quebrar o hábito das sacolas plásticas (com resultados mistos).

Mas e quanto a objetos como telefones celulares e TVs? O fato de que poucos de nós consideramos os eletrônicos descartáveis desmente o fato de que os estamos jogando fora em um ritmo mais rápido do que nunca.

Milhões de toneladas de lixo eletrônico

De acordo com estimativas recentes da ONU, em 2019 o mundo gerou um recorde de 53,6 milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico - mais do que o peso combinado de todos os adultos na Europa. Isso equivale a cerca de 7,3 kg por pessoa, embora o mundo desenvolvido, ávido por tecnologia, seja responsável pela maior parte disso.

Por mais desagradável que seja o lixo, é o tema da exposição de outono do London Design Museum, Waste Age: What Can Design Do? Seu argumento é que estamos vivendo exatamente isso: uma era em que o problema do lixo é tão definidor quanto o problema de um planeta superaquecido (os dois, é claro, estão ligados).

E a falta de apelo é parte do problema. Como disse o curador-chefe do Design Museum, Justin McGuirk: “É uma questão realmente enorme sobre a qual ninguém quer realmente pensar. Nem é preciso dizer que o ponto principal do desperdício é que ele está fora da vista e da mente.

Cronometrada para coincidir com a conferência sobre mudança climática COP26 da ONU, a exposição visa, em vez disso, colocar resíduos de todos os tipos na frente e no centro: construção, alimentos, embalagens e moda, bem como eletrônicos.

Uma seção mostrará o problema épico do lixo global (cerca de 80 por cento dos produtos são jogados fora nos primeiros seis meses de vida).

Em outra exposição, designers tentam encontrar soluções, seja por meio de materiais experimentais ou de objetos feitos especificamente para serem desmontados e reconfigurados no âmbito da “economia circular”. O lixo eletrônico aparece com destaque.

É um problema difícil de resolver: a eletrônica consome recursos invulgarmente e é complexa de manusear. A mineração de lítio, cobre, elementos de terras raras e outros materiais tóxicos necessários para componentes e baterias é perigoso para as pessoas envolvidas na extração e, novamente, se eles forem descartados em aterros sanitários (uma das inúmeras ironias é que o próprio Vale do Silício é salpicado de locais de resíduos tóxicos que datam do início da era dos semicondutores).

O grande número de elementos diferentes que entram mesmo em peças simples de tecnologia também tornam a desmontagem e a reciclagem um pesadelo - como qualquer pessoa que tentou se desfazer de um monitor morto pode atestar.

Talvez a maior dor de cabeça seja o encolhimento do ciclo de vida de muitos aparelhos. Reclamações sobre obsolescência embutida já existem há pelo menos um século (em 1924, um cartel de fabricantes de lâmpadas começou a limitar artificialmente a vida útil de seus produtos, um escândalo que foi exposto décadas depois). Mas até recentemente, não era incomum manter uma máquina de lavar ou TV funcionando por uma década, talvez mais. Agora, muitos de nós mudamos nossos smartphones com mais frequência do que mudamos nossos estilos de cabelo.

Não reciclar, a visão irracional

“É uma loucura”, diz Janet Gunter, cofundadora do Restart Project, com sede no Reino Unido, uma empresa social que faz campanha para reduzir o lixo eletrônico. “Quando compramos dispositivos, aceitamos que não podemos substituir os componentes quando eles se desgastam. Se a bateria do seu carro acabasse, você não iria estragar o carro. Mas as pessoas fazem [lixo] em seus telefones celulares.”


Gunter vê isso como emblemático de um mal-estar social — uma cultura que anseia por objetos novos e cada vez mais brilhantes e assume uma atitude negligente e descartável para aqueles que já possuímos. McGuirk, em contraste, coloca a culpa diretamente nos fabricantes de tecnologia, que — apesar de terem começado a anunciar suas credenciais verdes —produzem infinitos refinamentos de hardware e atualizações de software que significam que os dispositivos envelhecem muito mais rápido do que deveriam.

Os materiais que compõem, digamos, um iPhone —alumínio, vidro, cobre, ouro - são duráveis e valiosos, e a forma em que são moldados parece atemporal em sua perfeição. Mas três anos depois de comprar um, você provavelmente precisará fazer um upgrade. “É a produção do desejo”, diz McGuirk.

Tanto McGuirk quanto Gunter concordam que, embora os consumidores possam se sentir culpados, dificilmente é nossa culpa: enquanto uma motocicleta vintage restaurada pode funcionar perfeitamente sete décadas depois, qualquer pessoa que tente reviver um laptop de 10 anos de idade ou encontrar a ferramenta certa para consertar um smartphone está fadado à frustração.

Ninguém contesta a questão. Então o que fazer sobre isso? O impulso da exposição do Design Museum é que, por mais que se tratem de problemas de design, também existem soluções de design. McGuirk e sua colega curadora Gemma Curtin apresentam um celular “sustentável” chamado Fairphone, que é montado com materiais de origem responsável e projetado para ser reparado pelo usuário.

Eles também se concentram em percepções coletadas de uma aldeia chamada Kamikatsu no Japão, que tem tentado se transformar na primeira comunidade "sem resíduos" do planeta: a reciclagem deve ser classificada em nada menos que 45 categorias diferentes e quase tudo reutilizado.

Outro projeto inovador que os curadores destacam é uma startup sediada no (sim) Vale do Silício, chamada Framework. Fundada pelo ex-engenheiro da Apple, Facebook e Oculus Nirav Patel, a empresa, como o FT relatou recentemente, começou recentemente a enviar o primeiro laptop totalmente "modular", em que todos os componentes principais — bateria, tela, teclado, armazenamento, memória, portas — é facilmente substituível. Tal como acontece com o Fairphone, as peças físicas podem ser trocadas ou atualizadas quando se desgastam, com pouco mais do que uma chave de fenda.

Falando sobre o Zoom, Patel explica que o objetivo do Framework é aumentar o número de “anos felizes” que as pessoas vivenciam. “Com um produto eletrônico de consumo típico, você pode passar um ou dois anos totalmente feliz”, diz ele. “Depois disso, você descobre que sua bateria está começando a se desgastar. Talvez uma tecla do seu teclado esteja ficando um pouco instável.”

Com laptops convencionais, as opções são limitadas neste estágio; simplesmente porque uma parte não funciona, você pode ser forçado a obter uma máquina inteiramente nova. É um sistema quebrado, diz Patel:
“As práticas que eram a norma na indústria simplesmente não fazem sentido. Eles não atendem bem ao consumidor. E certamente não atendem bem ao meio ambiente”.

É um sistema quebrado, diz Patel: “As práticas que eram a norma na indústria simplesmente não fazem sentido. Eles não atendem bem ao consumidor. E certamente não atendem bem ao meio ambiente”.

Ele considera isso uma conspiração do mundo da tecnologia? Ele ri. “Você quase esperava que houvesse um enredo nefasto para que isso fosse uma estratégia de geração de receita. Mas, na verdade, acho que é quase pior do que isso.” Muitas empresas de tecnologia, explica ele, não vêem muito além do lançamento do produto; o ciclo de fim de vida mal aparece. “Quando você tem produtos que duram três anos e suas receitas e projeções de volume unitário giram em torno disso, torna-se muito difícil sair desse espaço.”

O projeto de reinicialização de Janet Gunter visa devolver o poder às pessoas. Uma vertente de seu trabalho envolve o compartilhamento de dicas sobre como consertar gadgets que você já possui, de impressoras emperradas a aspiradores de pó com vazamento, geralmente por meio de workshops de compartilhamento de habilidades chamados Restart Parties. Outra vertente promove empresas de conserto de bairro, que costumavam ser comuns no Reino Unido, mas diminuíram à medida que os fabricantes tornaram os eletrodomésticos mais difíceis de consertar por pessoal “não autorizado”.

“Os trabalhos de reparo são os empregos verdes originais”, diz Gunter, apontando para um relatório recente do think-tank Green Alliance sugerindo que a “remanufatura” e o trabalho de reparo poderiam gerar trabalho para mais de 450.000 pessoas no Reino Unido até 2035.

A instituição de caridade também pressiona fortemente o chamado “direito de reparar”. Em abril, o Parlamento Europeu aprovou uma legislação declarando que os fabricantes de aparelhos como máquinas de lavar, lava-louças e TVs devem disponibilizar peças para que possam ser consertadas por pelo menos 10 anos. Em julho, o governo britânico aprovou uma lei semelhante, embora tenha sido criticada por não ser abrangente o suficiente. A legislação ainda não chegou aos Estados Unidos (uma estimativa sugere que não ter o direito de consertar custa aos consumidores americanos US $ 40 bilhões). Os ativistas estão agitando para que regras semelhantes sejam estendidas a dispositivos como smartphones e laptopsa— até agora com pouco sucesso.

O mantra ambientalista “reduzir, reutilizar, reciclar” é um excelente conselho, mas se quisermos alcançar uma economia circular adequada, precisamos adicionar outro verbo: reparar. Nesse sentido, sugere McGuirk, poderíamos aprender com as economias em desenvolvimento que tiveram que fazer isso por necessidade, seja em Cuba (onde muitos automóveis dos EUA da década de 1950 ainda estão na estrada , montados juntos apesar dos embargos comerciais) ou na Índia, onde o conceito de jugaad — talvez melhor traduzido como “remendando juntos” — é um ponto de orgulho, referindo-se a tudo, desde caminhões montados de peças de reposição a adutoras semilegais que vão para assentamentos informais.

Por mais sedutor que seja o dispositivo eletrônico mais recente, soluções improvisadas como essas possuem sua própria beleza, argumenta Gunter. Podemos pensar em outro mantra mais antigo, ela sugere: “É hora de fazer as coisas e consertar”.

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Anúncios do Google na Internet sob investigação antitruste da UE

A investigação da União Europeia sobre cerne do modelo de negócios do Google é parte de um esforço para regulamentar as maiores empresas de tecnologia do mundo - De Adam Satariano, de The New York Times

Os reguladores da União Europeia apontaram para o cerne do modelo de negócios do Google na terça-feira, anunciando que a gigante do Vale do Silício é objeto de uma nova investigação antitruste por potencialmente abusar de seu domínio no mercado de publicidade online para sufocar a concorrência.

A investigação faz parte de um esforço mais amplo das autoridades europeias para reprimir as maiores empresas de tecnologia do mundo. Amazon, Apple e Facebook também estão sujeitos a ações antitruste por parte do bloco de 27 nações. Além disso, a União Europeia está elaborando novas leis antitruste e de serviços digitais para restringir ainda mais a supervisão da Big Tech.

A publicidade online ajudou o Google a se tornar uma das empresas mais valiosas e poderosas do mundo. A Alphabet, sua controladora, obteve um lucro líquido de US$ 40 bilhões no ano passado. Mas editoras como a News Corp., assim como empresas rivais de publicidade digital, há muito reclamam que o domínio do Google torna mais difícil atrair receita de publicidade de seus sites e para os concorrentes ganharem terreno.

A Comissão Europeia, órgão executivo do bloco, disse que a investigação se concentra no mercado de publicidade gráfica, que vale cerca de US$ 24 bilhões na Europa e onde o Google oferece uma série de serviços para anunciantes e editores.

A empresa coleta dados para direcionar publicidade, vende espaço publicitário em sites da Internet e oferece serviços que funcionam como intermediários entre anunciantes e editores.

“Estamos preocupados com o fato de o Google ter dificultado a concorrência de serviços de publicidade online rivais na chamada pilha de tecnologia de anúncios”, disse em um comunicado Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia encarregada da política de concorrência.

“A igualdade de condições é essencial para todos na cadeia de abastecimento”, disse ela.

Anunciar o início da investigação formal é uma etapa de um processo que pode se arrastar por anos. O Google pode enfrentar multas de até 10% da receita global e exige que mude suas práticas de negócios se for considerado culpado.

Ao se concentrar em publicidade, as autoridades estão se concentrando em uma pedra angular do sucesso financeiro do Google. Seu domínio ajudou a empresa a construir um império digital em pesquisa na Internet, e-mail, entretenimento, mapas, computação em nuvem, smartphones e outros produtos eletrônicos de consumo, compras e direção autônoma. Com um valor de mercado de mais de US$ 1,6 trilhão, o Google é uma das maiores empresas do mundo.

A investigação da comissão se concentra nas maneiras como o Google aproveita seu poder no mercado de tecnologia de publicidade para limitar a competição, incluindo forçar os anunciantes a usar certos serviços do Google para comprar publicidade gráfica no YouTube. Os investigadores disseram que também examinariam uma nova política do Google para seu navegador Chrome, com o objetivo de substituir "cookies" de rastreamento colocados em sites por um novo sistema criado pelo Google.

Uma porta-voz do Google disse que a empresa “continuará a se envolver de forma construtiva com a Comissão Europeia para responder às suas perguntas e demonstrar os benefícios de nossos produtos”.

“Milhares de empresas europeias usam nossos produtos de publicidade para alcançar novos clientes e financiar seus sites todos os dias”, disse a porta-voz. “Eles os escolhem porque são competitivos e eficazes.”

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Executivos do Google veem risco na liderança de Sundar Pichai

Apesar dos lucros recordes, vários executivos do Google estão preocupados com o tamanho da empresa, bem como quanto à liderança do CEO, Sundar Pichai.

De Daisuke Wakabayashi de The New York Times

OAKLAND, Califórnia — As sementes da queda de uma empresa, costuma-se dizer no mundo dos negócios, são plantadas quando tudo está indo muito bem.

É difícil argumentar que as coisas não estão indo muito bem para o Google. A receita e os lucros atingem novos recordes a cada três meses. A empresa controladora do Google, a Alphabet, vale US$ 1,6 trilhão. O Google se enraizou cada vez mais profundamente na vida dos americanos comuns.

Mas uma classe inquieta de executivos do Google teme que a empresa esteja apresentando fraturas e ameaças em seu futuro. Eles dizem que a força de trabalho do Google está cada vez mais aberta. E os problemas de pessoal chegam ao conhecimento do grande público.

Liderança decisiva e grandes ideias deram lugar à aversão ao risco e ao incrementalismo, ou seja, ao crescimento como meta única. E alguns desses executivos estão saindo e deixando todos saberem exatamente a razão verdadeira.

Quando a empresa adquiriu o serviço de mapeamento Waze, escreveu ele em um blog duas semanas depois de deixar a empresa em fevereiro: Noam Bardin, que ingressou no Google em 2013, desabafa: “Eu ainda continuo a ser questionado por que eu fui embora. Não seria melhor perguntar por que fiquei tanto tempo?”

“Os desafios da inovação só vão piorar, à medida que a tolerância ao risco diminuir”.

Muitos dos problemas do Google, disseram executivos atuais e recentemente falecidos, derivam do estilo de liderança de Sundar Pichai, o afável e discreto presidente-executivo da empresa.

Quinze atuais e ex-executivos do Google, que falaram sob condição de anonimato por medo de irritar o Google e Pichai, disseram ao The New York Times que o Google estava sofrendo com muitas das armadilhas de uma grande empresa em desenvolvimento — uma burocracia paralisante, um preconceito em direção à inação e uma fixação na percepção pública.

Os executivos, alguns dos quais interagiam regularmente com Pichai, disseram que o Google não agiu rapidamente nas principais mudanças de negócios e pessoal porque ele ruminou as decisões e atrasou a ação. Eles disseram que o Google continuou a ser abalado por lutas culturais no local de trabalho e que as tentativas de Pichai de baixar a temperatura tiveram o efeito oposto — permitindo que os problemas piorassem, evitando posições difíceis e às vezes impopulares.

Um porta-voz do Google disse que pesquisas internas sobre a liderança de Pichai foram positivas. A empresa se recusou a autorizar Pichai, 49, para comentar, mas conseguiu entrevistas com nove executivos atuais e ex-executivos para oferecer uma perspectiva diferente sobre sua liderança.

“Eu ficaria mais feliz se ele tomasse decisões mais rápido? Sim”, disse Caesar Sengupta, ex-vice-presidente que trabalhou próximo de Pichai durante 15 anos no Google. Ele saiu em março. “Mas estou feliz por ele acertar quase todas as suas decisões? Sim."

O Google está enfrentando um momento perigoso. Ele está lutando contra os desafios regulatórios em casa e no exterior. Políticos de esquerda e direita estão unidos em sua desconfiança na empresa, tornando Pichai uma presença constante nas audiências do Congresso. Mesmo seus críticos dizem que até agora ele conseguiu navegar nessas audiências sem irritar os legisladores ou fornecer mais munição para os inimigos de sua empresa.

Os executivos do Google que reclamam da liderança de Pichai reconhecem isso e dizem que ele é um líder atencioso. Eles dizem que o Google é mais disciplinado e organizado hoje em dia — uma empresa maior e mais gerida profissionalmente do que a que Pichai herdou há seis anos.

Durante seu tempo à frente do Google, ele dobrou sua força de trabalho para cerca de 140.000 pessoas, e o valor da Alphabet triplicou. Não é incomum que uma empresa que cresceu tanto pareça lenta ou relutante em arriscar o que a tornou tão rica. Pichai tomou algumas medidas para se opor a isso. Em 2019, por exemplo, ele reorganizou o Google e criou novos órgãos de tomada de decisão para que menos decisões precisassem de sua aprovação.

Mesmo assim, o Google, fundado em 1998, é perseguido pela percepção de que seus melhores dias ficaram para trás. No Vale do Silício, onde recrutar e reter talentos servem como referendo sobre as perspectivas de uma empresa, executivos de outras empresas de tecnologia disseram que nunca foi tão fácil persuadir um executivo do Google a abrir mão de um salário estável de sete dígitos por uma oportunidade em outro lugar.

Pichai, que foi consultor da McKinsey, ingressou no Google em 2004 e rapidamente demonstrou um talento especial para navegar em uma empresa repleta de grandes egos e cotovelos afiados.

Em 2015, quando o Google passou a fazer parte da Alphabet, Pichai assumiu o cargo de presidente-executivo do Google. Ele foi promovido novamente para supervisionar a empresa controladora também quando Larry Page, um cofundador do Google, deixou o cargo de chefe da Alphabet quatro anos depois.

Em 2018, mais de uma dúzia de vice-presidentes do Google tentaram avisar Pichai em um e-mail que a empresa estava passando por dificuldades de crescimento significativas. Eles disseram que havia problemas para coordenar as decisões técnicas e que o feedback dos vice-presidentes muitas vezes era desconsiderado.

Os executivos — muitos dos quais passaram mais de uma década na empresa — escreveram que o Google demorava muito com grandes decisões, tornando difícil fazer qualquer coisa, segundo disseram 5 pessoas que tiveram conhecimento do e-mail. Embora não critiquem diretamente Pichai, disseram eles, a mensagem era clara: o Google precisava de uma liderança mais decisiva no topo.

Desde então, vários dos executivos que assinaram o e-mail pediram demissão para aceitar empregos em outro lugar. Pelo menos 36 vice-presidentes do Google deixaram a empresa desde o ano passado, de acordo com perfis do LinkedIn.

É uma fuga significativa de cérebros de vice-presidentes, que totalizam cerca de 400 gerentes e atuam como a espinha dorsal da liderança em toda a empresa. O Google disse que está confortável com as taxas de desgaste de seus vice-presidentes, que têm se mantido estáveis nos últimos cinco anos.

Uma crítica comum entre atuais e ex-executivos é que as lentas deliberações de Pichai muitas vezes parecem uma forma de jogar pelo seguro e chegar a um "não".
Os executivos do Google propuseram a ideia de adquirir a Shopify como uma forma de desafiar a Amazon no comércio online há alguns anos. Pichai rejeitou a ideia porque achava que o Shopify era muito caro, disseram duas pessoas familiarizadas com as discussões.

Mas essas pessoas disseram que nunca pensaram que Pichai tivesse estômago para um negócio e que o preço era uma justificativa conveniente e, em última análise, equivocada. O preço das ações do Shopify aumentou quase dez vezes nos últimos anos. Jason Post, porta-voz do Google, disse: “Nunca houve uma discussão séria sobre essa aquisição”.

Um ex-executivo disse que a aversão ao risco da empresa foi incorporada por um estado de pesquisa e desenvolvimento perpétuo conhecido internamente como "modo de despensa". As equipes irão guardar os produtos caso um rival crie algo novo e o Google precise responder rapidamente.

Pichai também costuma tomar devagar suas decisões sobre o pessoal da empresa. Quando o Google promoveu Kent Walker a vice-presidente sênior de assuntos globais em 2018, a empresa iniciou uma pesquisa junto ao conselho geral para substituí-lo. Só depois de mais de um ano, o Google decidiu selecionar Halimah DeLaine Prado, alta funcionária com longa experiência na equipe jurídica da empresa.

Halimah Prado estava no topo de uma lista inicial de candidatos fornecida a Pichai, mas ele pediu para ver mais nomes, disseram várias pessoas próximas da direção. A busca exaustiva demorou tanto, disseram, que se tornou uma piada comum entre os caçadores de talentos do setor.

A relutância de Pichai em tomar medidas decisivas sobre a volátil força de trabalho do Google tem sido perceptível. Em dezembro, Timnit Gebru, vice-líder da equipe Ethical AI do Google e uma de suas funcionárias negras mais conhecidas, disseram que ela foi demitida após criticar a abordagem do Google para a contratação de minorias e redigir um artigo de pesquisa destacando os preconceitos embutidos em sua tecnologia de inteligência artificial. Inicialmente, Pichai ficou fora da briga.

No entanto, depois que dois mil funcionários assinaram uma petição protestando contra sua demissão, Pichai enviou um e-mail prometendo restaurar a confiança perdida, enquanto continuava a repetir a versão do Google de que Gebru não havia sido demitido. Mas não chegou a fazer um pedido de desculpas, disse ele, como esperavam alguns funcionários.

David Baker, ex-diretor de engenharia do grupo de confiança e segurança do Google que renunciou em protesto contra a demissão de Gebru, disse que o Google deveria admitir que cometeu um erro em vez de tentar salvar sua aparência.

“A falta de coragem do Google com seu problema de diversidade foi, em última análise, o que fez evaporar minha paixão pelo trabalho”, disse Baker, que trabalhou na empresa por 16 anos. “Quanto mais seguro o Google se torna financeiramente, mais avesso ao risco ele se torna.”

Algumas críticas a Pichai podem ser atribuídas ao desafio de manter a cultura aberta do Google entre uma força de trabalho muito maior do que antes, disseram os executivos do Google a quem a empresa pediu para falar ao The Times.

“Não creio que ninguém mais pudesse gerenciar essas questões tão bem quanto Sundar”, disse Luiz Barroso, um dos executivos técnicos mais experientes da empresa. Pichai fez questão de não agir como um “messias” de escritório - um chefe autocrático e grandioso que é frequentemente romantizado na indústria de tecnologia, mas pode tornar-se um local de trabalho tóxico, disse Aparna Chennapragada, que era um vice-presidente do Google antes de sair em abril para supervisionar o desenvolvimento de produtos no aplicativo comercial Robinhood.

Pichai também passou por decisões difíceis e impopulares, como cortar “projetos vaidosos” que não ajudaram muito os negócios, disse Chennapragada.
Sua ênfase na equipe de gestão - ao invés de seu ego - levou Pichai a fazer seus representantes tomarem mais decisões sem ele, disseram os executivos do Google. Mas ele foi notavelmente decisivo quando talvez fosse o mais importante: dizer aos funcionários para começarem a trabalhar em casa quando a pandemia do coronavírus começou a se espalhar nos Estados Unidos.

As discussões para adquirir o rastreador de atividades Fitbit, que foram fechadas em janeiro, levaram cerca de um ano enquanto Pichai lutava com aspectos do negócio, incluindo como integrar a empresa, seus planos de produto e como ela pretendia proteger os dados do usuário, disse Sameer Samat, um vice-presidente do Google.

Samat, que estava pressionando pelo acordo, disse que Pichai identificou problemas potenciais que não havia considerado totalmente.

“Eu pude ver como essas discussões múltiplas podem fazer alguém sentir que somos lentos para tomar decisões”, disse Samat. “A realidade é que essas são decisões muito grandes.”

 

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