Bilionário quer construir utopia no deserto, mas isso pode dar errado

Jessa Crispin do The Guardian

Bem-vindo a Telosa, “cidade do futuro” de US$ 400 bilhões, de acordo com seu fundador, o bilionário Marc Lore. A cidade ainda não existe, nem está claro qual estado abrigará o experimento, mas os arquitetos do projeto proposto de 150.000 acres estão explorando o sudoeste americano. Eles já estão prevendo que os primeiros residentes poderão se mudar até 2030.

Telosa acabará por abrigar 5 milhões de pessoas, de acordo com seu site, e se beneficiará de um halo de promessas utópicas: arquitetura de vanguarda, resistência à seca, impacto ambiental mínimo, recursos comunitários. Essa hipotética metrópole promete pegar algumas das ideias mais vanguardistas sobre sustentabilidade e projeto urbano e torná-las realidade.

O plano combina ideias sobre agricultura urbana (a torre “farol” do projeto abrigará fazendas aeropônicas) e qualidade de vida (uma cidade onde todos podem viver, trabalhar e se divertir em 15 minutos de deslocamento) ao lado de novas tecnologias verdes e um modelo da propriedade da terra proposta, mas nunca executada, pelo economista do século 19, Henry George.

São ideias que permaneceram no abstrato ou apenas tentadas em pequena escala; agora eles terão toda uma metrópole americana para experimentar, trazida à vida pelas ambições criativas de um homem muito rico.

Telosa certamente é uma cidade do futuro, mas não de uma maneira ótima. Sim, provavelmente terá um sistema de transporte público brilhante, mas parece futurístico mais no sentido de que, à medida que o mundo se deteriora, os ultra ricos parecem cada vez mais interessados em dizer ao resto de nós como viver. Não mais contentes em apenas zombar de nós de seus jatos particulares, eles tomam conta de nossas casas, nossas cidades, nossa sociedade.

Claramente, Lore foi ao festival Aspen Ideas pelo menos uma vez, e em algum momento, eu não sei, um curador que ele contratou para encher suas prateleiras com livros antigos esteticamente agradáveis acidentalmente incluiu alguma teoria econômica (se ao menos ele tivesse encontrado Charles Fourier antes de chegar ao George! E agora ele tem ideias.

Como qualquer pessoa que tem um parente adulto que governa seu trem em miniatura no porão com punho de ferro, ou que passou algum tempo nas redes sociais ouvindo esquerdistas de 22 anos falar sobre como será a vida depois da "revolução", sabe, muitas pessoas têm ideias sobre como as cidades, países e sociedades devem funcionar.

Em geral, somos protegidos de ver essas ideias realizadas e de lidar com as consequências dessa megalomania, simplesmente impedindo que qualquer pessoa construa riqueza ou poder suficientes. Mas tenho algo a lhe contar sobre a política tributária das últimas duas décadas e a forma como um pequeno número de pessoas se beneficiou. E você não vai gostar.

Agora que homens e mulheres individuais possuem mais riqueza do que países inteiros, eles se veem tentando contornar a política e deixar sua marca na Terra de uma forma muito mais literal. E se eu construísse algo que se parecesse mais ou menos com um pênis e fizesse todo mundo olhar para ele? Esses pensamentos atormentam continuamente os bilionários, como a nave espacial da Amazon, Jeff Bezos, e o agora construtor de torres Marc Lore.

Olha, eu percebo a hesitação deles. Paga impostos? Para este governo? O mesmo governo que decidiu destruir, construir e destruir o Afeganistão por quase 20 anos, em vez de alimentar e educar as crianças americanas? O mesmo governo que subsidia a pecuária industrial, apesar de seus efeitos deletérios sobre nosso meio ambiente, nossa saúde e o bem-estar dos animais? O mesmo governo que ouviu a dor e a indignação sobre o mau uso do poder pela polícia em toda a América e respondeu: "Que tal mais polícia, é isso que você quer, ainda mais polícia?"

Vendo tudo isso, quase faz sentido que alguém com os meios e o desejo de “ajudar” queira seguir um caminho mais direto. E as ideias desta pequena cidade falsa são grandiosas! Arquitetura verde, tecnologia ambiental, “governança transparente”, ideias inovadoras de planejamento urbano — se isso funcionar, pode avançar nosso pensamento sobre como os humanos podem existir em um mundo em mudança e viver vidas harmoniosas durante as próximas calamidades ambientais e econômicas.

Mas não vai funcionar. Não vai funcionar porque um cara não consegue decidir como o mundo, ou mesmo uma cidade, deve funcionar. Mesmo que ele esteja colaborando com os maiores “pensadores”, arquitetos e cientistas de nosso tempo, apenas uma olhada no portfólio de Lore revelará que todas as suas grandes ideias e linguagem sofisticada sobre a melhoria e o avanço da sociedade são muito vazias.

Este é um cara que construiu sua fortuna em parte por meio do Walmart, uma empresa que acaba com o trabalho e paga tão pouco aos próprios trabalhadores que eles frequentemente dependem de programas de previdência financiados pelo governo, apesar de estarem empregados em tempo integral.

Lore fez outro pedaço de sua fortuna vendendo um empreendimento para a Amazon, uma empresa tão odiosa no tratamento que dispensa aos trabalhadores que até o Wall Street Journal torceu o nariz. Ambas as empresas têm sido fundamentais para canalizar dinheiro e alegria das classes mais baixas e entregá-lo a um grupo seleto que pode ter pensamentos elevados sobre:

"O que tornaria a sociedade melhor?"

O que tornaria a sociedade melhor? São arranha-céus no deserto? Ou seria realmente mais benéfico para o mundo se os bilionários tivessem menos influência sobre a forma como a sociedade opera?

O nome de Telosa, como tem sido mencionado com frequência em seus materiais promocionais, vem do uso de Aristóteles da palavra “telos” para significar “propósito supremo”. Talvez um nome melhor pudesse ser derivado de Hybris, a deusa grega da insolência e do orgulho irresponsável. Mas é melhor não esperar por algum ato divino para julgar nosso pequeno Ícaro aqui. Nós, o povo, estamos em uma posição muito melhor para provocar sua queda.

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NASA olha para um futuro que inclui voos para a Lua e para Marte

À medida que as empresas comerciais assumem voos para a órbita baixa da Terra, a agência espacial está olhando para o espaço profundo para sua nova missão

Christian Davenport do Washington Post

Com a SpaceX agora responsável por transportar cargas e astronautas para a Estação Espacial Internacional, a NASA está se reorganizando para colocar uma nova ênfase no espaço profundo, incluindo a criação de uma nova diretoria para desenvolver as tecnologias necessárias para buscar o que seriam algumas das missões mais ambiciosas da NASA já tentou, incluindo a construção de uma presença permanente na lua e, eventualmente, em Marte.

Em entrevista ao The Washington Post, Bill Nelson, administrador da NASA, disse que a nova diretoria, conhecida como Desenvolvimento de Sistemas de Exploração, supervisionará o desenvolvimento de novas ferramentas, incluindo habitats, rôvers e sistemas de propulsão, para ajudar a NASA a abrir novas fronteiras.

O sucesso da parceria da agência com uma crescente indústria espacial comercial permite que “a NASA saia da órbita terrestre baixa e vá explorar”, disse Nelson.

A NASA anunciou a criação da nova diretoria em uma reunião na prefeitura com funcionários da agência. Jim Free, ex-administrador associado da NASA, comandará a nova diretoria. Kathy Lueders, que lidera a atual Diretoria de Exploração Humana e Missão de Operações da agência, comandará uma segunda nova diretoria, a ser conhecida como Operações Espaciais.

Jim Free supervisionará os programas assim que eles saírem do desenvolvimento, como a estação espacial, a comercialização da órbita terrestre baixa e, nos próximos anos, as operações na Lua, disse a NASA em um comunicado.

Uma reorientação das operações da NASA foi antecipada, acelerada pelo sucesso da SpaceX, que vem entregando cargas e suprimentos para a estação espacial há anos. Então, no ano passado, a SpaceX voou a primeira missão de astronautas da NASA para a estação espacial, demonstrando que a NASA não era mais o único jogador a levar os astronautas para a órbita baixa da Terra.

Essa realidade foi cimentada na semana passada, quando a SpaceX, o empreendimento fundado por Elon Musk, voou com sucesso quatro civis em uma missão de três dias orbitando a Terra sem qualquer envolvimento da NASA.

Além da SpaceX, a Northrop Grumman transporta cargas para a estação. E a Boeing está sob contrato para levar astronautas para lá, embora tenha tropeçado muito com o desenvolvimento de sua espaçonave Starliner e esteja anos atrasada.

A capacidade de depender de empreendimentos comerciais para empreendimentos nas terras baixas libera a NASA para dedicar mais atenção a missões mais ambiciosas.

“Se você olhar para as próximas duas décadas, o que temos é uma série de programas”, disse Pam Melroy, vice-administradora da NASA, em entrevista. “Estamos falando de habitats, sistemas de transporte como veículos espaciais. Estamos falando de infraestrutura como energia, comunicações, extração de recursos. O escopo do que temos pela frente é muito diferente do que fizemos no passado.”

Nelson disse que as mudanças foram feitas porque o empreendimento, desde astronautas voadores para a estação espacial, até seu programa Artemis para levar astronautas à Lua e, finalmente, a Marte, “ficou grande demais. Uma pessoa não pode fazer tudo.”

Free disse que as duas diretorias trabalharão juntas, mas que ele estará olhando para as missões futuras e aproveitando a tecnologia que as fará acontecer, desde novas formas de propulsão até fabricação e mineração no espaço. Mas primeiro a agência deve se concentrar em devolver os humanos à Lua sob o programa Artemis, disse Free durante a prefeitura.

“Esse é o nosso foco, nossa responsabilidade”, disse ele.

“Há muita tecnologia nova a ser desenvolvida para a Lua e Marte, além de cultivar as parcerias internacionais que estarão conosco”, disse Nelson.

É improvável que a mudança seja saudada com entusiasmo por todos, especialmente em uma empresa onde os erros podem ser fatais. Os críticos dirão, provavelmente, que a mudança cria outro nível de burocracia, exigindo um orçamento separado e novos canais para legisladores, líderes do setor e parceiros internacionais, bem como o potencial de competição entre as duas diretorias.

Nelson disse que as mudanças não são uma diminuição das responsabilidades de Lueders, mas sim "um aumento do tremendo sucesso que ela já alcançou".

Lueders supervisionou o contrato para construir uma espaçonave capaz de pousar astronautas na lua que a NASA concedeu à SpaceX no início deste ano. A Blue Origin, de Jeff Bezos, que fez um lance de US$ 6 bilhões, ou o dobro da SpaceX, e perdeu o contrato, alegou que a aquisição estava seriamente falha. Ela protestou contra a decisão junto ao Government Accountability Office, perdeu e, desde então, entrou com uma ação no Tribunal de Justiça Federal. (Bezos é dono do The Washington Post.)

O litígio forçou a NASA a interromper o trabalho no contrato. Na prefeitura, ela disse que estava ansiosa para trabalhar com a Free. “Eu não posso dizer-lhe o quão animada estou por ter um parceiro aqui”, disse ela. “Eu continuo pensando que duas cabeças são melhores do que uma e isso vai ser muito divertido.”

O programa lunar de Artemis já sofreu vários atrasos e é improvável que os astronautas voltem à superfície em 2024, objetivo da NASA. Mas Nelson disse que a primeira missão do programa, conhecida como Artemis I, está a caminho de lançar a espaçonave Orion, sem astronautas a bordo, que orbitará a Lua ainda este ano ou no início do próximo. A missão seria o primeiro vôo do enorme Sistema de Lançamento Espacial da NASA, que também sofreu atrasos de anos.

O segundo voo, Artemis II, seria uma missão tripulada ao redor da lua no final de 2023, ou início de 2024, disse ele. Mas ele estava menos confiante sobre o cronograma para pousar os astronautas na superfície.
“Obviamente, houve atrasos”, disse Nelson. “Estamos no meio de uma briga legal de gatos agora. E quem sabe o que vai acontecer depois que o juiz federal decidir. Então, ainda estou, sim, mantendo 2024 como meta? Ah, mas também sou realista em saber que há muitas coisas além do nosso controle.”

 

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Astronautas amadores da SpaceX pousam no Atlântico

Christian Davenport do Washington Post

O quarteto de astronautas amadores a bordo da espaçonave SpaceX Dragon caiu no Oceano Atlântico na noite de sábado, completando a primeira missão totalmente civil a orbitar a Terra e preparando o terreno para missões com financiamento privado que viriam.

A tripulação do Inspiration4 passou três dias em órbita, circulando o globo a 28 mil km/hora (17.500 milhas/ hora) antes de voltar à Terra em um voo projetado para arrecadar dinheiro para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude.

A queda no mar aconteceu às 19h07, horário da costa leste dos EUA, em águas calmas, como mostrou uma transmissão ao vivo da SpaceX do evento. Os astronautas emergiram da cápsula, que havia sido içada a bordo de uma nave de recuperação, menos de 50 minutos após o respingo.

Com isso pôs, chegou ao fim um voo histórico e bem-sucedido financiado por Jared Isaacman, empresário bilionário de 38 anos e entusiasta da aviação. Nunca antes um grupo de amadores havia voado em órbita terrestre antes.

A NASA supervisionou o desenvolvimento do foguete Falcon 9 e da espaçonave Dragon que os levou ao espaço, mas, a rigor não estave diretamente envolvida na missão. “Foi uma jornada pioneira para nós, que estamos apenas começando”, disse Isaacman.

Em uma entrevista coletiva pós-voo, Todd “Leif” Ericson, um diretor da missão Inspiration4, disse: “Bem-vindos à segunda Era Espacial. Isso está abrindo um novo capítulo no voo espacial.”

Antes do voo, a SpaceX de Elon Musk havia levado três conjuntos de astronautas profissionais treinados pelo governo para a Estação Espacial Internacional. Além dessa, a empresa tem outra missão para a NASA programada para o mês que vem.

Mas Musk fundou a SpaceX com o objetivo de abrir espaço ao público e, eventualmente, construir bases na Lua e em Marte, e a missão Inspiration4 se encaixa nesse objetivo. A empresa já reservou mais voos privados de astronautas, incluindo um provisoriamente agendado para 2023 que levaria um bilionário japonês em uma viagem ao redor da Lua na nave espacial da empresa, ainda em desenvolvimento.

Durante seus três dias em órbita, a tripulação do Inspiration4 — que incluía o piloto da missão, Sian Proctor, 51, um professor universitário do Arizona; Chris Sembroski, 42, pai de dois filhos de Everett, Wash.; e Hayley Arceneaux, uma jovem de 29 anos de Memphis que trabalha como assistente médica — virtualmente tocou a campainha da Bolsa de Valores de Nova York (virtualmente) e conversou com pacientes do St. Jude Children's Research Hospital, um dos quais perguntou se existem vacas no "moooooon."

Eles também falaram com o ator Tom Cruise, que está em negociações para voar para em futuro voo particular da SpaceX para a Estação Espacial Internacional, assim como Bono do U2.

Scott “Kidd” Poteet, diretor da missão Inspiration4 da SpaceX, disse, em uma entrevista à CBS News, que havia um “pequeno problema de gestão de resíduos que a tripulação e o controle da missão eram obrigados a resolver. Mas, honestamente, isso não afetou a missão.”

Na entrevista coletiva pós-voo, Ericson disse que havia um problema com um ventilador. “Como na maioria das aventuras exploratórias, como voos espaciais, sempre houve um ou dois pequenos soluços ao longo do caminho”, disse ele. “Mas isso foi tratado de forma surpreendente pela equipe da SpaceX.”

Benji Reed, diretor- sênior de voo espacial humano da SpaceX, disse: "Não poderíamos ter pedido uma missão com mais sucesso."

Ao planejar o voo, Isaacman perguntou à SpaceX sobre a viabilidade de voar a uma altitude ainda maior do que a Estação Espacial Internacional, que orbita a Terra a cerca de 384 km acima da superfície do planeta.

Depois que os engenheiros da SpaceX consideraram seguro, a tripulação do Inspiration4 atingiu uma altitude de cerca de 587 km (367 milhas), que também é maior do que o Telescópio Espacial Hubble e a maioria dos voos do ônibus espacial, e estabeleceu um recorde para a espaçonave Dragon da SpaceX.

As vistas da Terra daquela altura eram supostamente incríveis, especialmente porque a SpaceX adicionou uma janela curva no topo da espaçonave para que os viajantes pudessem passar o tempo olhando as estrelas e a Terra abaixo, quase como se estivessem fora da nave.

Em uma coletiva de imprensa antes do voo, Isaacman disse que queria que a missão fosse além. “Se vamos voltar à lua, e vamos a Marte e além, temos que sair um pouco da nossa zona de conforto e dar o próximo passo nessa direção”, disse ele.

Durante o primeiro dia ou assim, havia informações limitadas sobre o que a tripulação estava fazendo ou como eles estavam fazendo. Imagens e vídeos não foram tornados públicos.

Na sexta-feira, porém, a conta da missão no Twitter postou uma foto dos astronautas, todos sorrindo e com aparência saudável. “A equipe do # Inspiration4 teve um primeiro dia incrível no espaço! Eles completaram mais de 15 órbitas ao redor do planeta Terra desde a decolagem e fizeram uso total da upola do dragão.”
Em seguida, postou o vídeo da equipe falando com os pacientes do Hospital St. Jude Children's Research.

E na tarde de sexta-feira, a equipe fez uma transmissão ao vivo mostrando aos telespectadores a cápsula e dando-lhes uma ideia de como estavam gastando seu tempo.

A falta de informação não foi uma surpresa, especialmente considerando que a tripulação é composta inteiramente de amadores que nunca haviam estado no espaço antes, disse Brian Weeden, diretor de planejamento de programas da Secure World Foundation, um think tank.

“Eu não ficaria surpreso em descobrir que eles tiveram alguns desafios de 'ajuste' com o vôo espacial orbital. Quase metade de todas as pessoas que já estiveram no espaço tiveram surtos iniciais de náusea e enjoo espacial enquanto seu corpo se ajusta”, disse ele.

“Além disso, tenha em mente que essas pessoas estão passando três dias muito próximas umas das outras e provavelmente estão tendo que resolver tudo, desde dormir e comer até usar o banheiro com muito pouca privacidade. Não estou surpreso que eles estejam um pouco relutantes em divulgar isso para o mundo.”

A tripulação passou um bom tempo conduzindo experimentos para medir o efeito da ausência de peso no corpo humano. Hayley Arceneaux, a oficial médica da tripulação, fez leituras de ultrassom em seus colegas astronautas para medir como seus corpos estavam reagindo. Chris Sembroski, pai de dois filhos e engenheiro da Lockheed Martin, tocava cavaquinho (ukulele). E Sian Proctor, professor de uma faculdade comunitária, trouxe materiais de arte e fez um desenho de sua espaçonave Dragon.

Isaacman fez a primeira aposta do espaço, uma aposta de US$ 4.000 de que o Philadelphia Eagles venceria o Super Bowl. A MGM, que anunciou a aposta, disse que estava contribuindo com US$ 25.000 para a St. Jude.

O menu para a equipe do Inspiration4 era variado - macarrão e almôndegas, salame, bacon e cheddar, macarrão à bolonhesa. Para lanches, havia barras de granola, copos de pasta de amendoim, damascos e M&Ms, que são bons para fotografar no ambiente leve do espaço.

Proctor gostava especialmente de pizza. O fundador da SpaceX, Elon Musk, se desculpou no Twitter por a cápsula Dragon não ter vindo equipada com uma maneira de aquecê-la.

"Desculpe, estava frio!" — escreveu ele. “O Dragon terá um aquecedor de comida e wi-fi grátis na próxima vez.”

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Pessoas comuns se preparam para um lançamento incomum no espaço

A missão Inspiration4 mostra a promessa do voo espacial privado, mas também o quão longe ele tem que ir antes que qualquer pessoa possa viajar para a órbita.

Por Kenneth Chang do New York Times

Uma delas é uma médica assistente de 29 anos que mora em Memphis, uma sobrevivente de câncer com hastes de metal na perna esquerda para substituir ossos destruídos por um tumor.
Outra é uma professora universitária comunitária de 51 anos de Phoenix que quase não conseguiu realizar seu sonho de se tornar uma astronauta da NASA.

O terceiro é um engenheiro de dados que mora no oeste de Washington que já foi conselheiro em um acampamento que ofereceu às crianças uma amostra de como é ser um astronauta.
O quarto, de 38 anos, é um estudante que abandonou o ensino médio e se tornou um bilionário após fundar uma empresa de processamento de pagamentos. É ele quem paga uma viagem ao espaço como nunca se viu antes, onde ninguém a bordo é astronauta profissional.

Esta tripulação de quatro pessoas está programada para ir ao espaço juntos, com lançamento do Kennedy Space Center na Flórida na quarta-feira às 20h02, horário do leste, em um foguete SpaceX. Eles orbitarão o planeta por três dias a uma altitude superior à da Estação Espacial Internacional.

A missão, conhecida como Inspiration4 , é também a primeira em que o governo é, em geral, um espectador. Também é muito mais ambicioso e arriscado do que os passeios de minutos até a borda do espaço concluídos por duas celebridades ultrarricistas do mundo dos negócios, Richard Branson e Jeff Bezos, em julho.
A viagem mostra que um cidadão comum, pelo menos alguém com algumas centenas de milhões de dólares e alguns meses de sobra, agora pode essencialmente alugar uma nave espacial para dar a volta ao planeta.

Nesse caso, é Jared Isaacman, fundador da Shift4 Payments, empresa que processa pagamentos para restaurantes e outros negócios. Seu perfil público é muito inferior a Branson ou Bezos.

Enquanto os dois viajavam em espaçonaves operadas por empresas que fundaram, o voo de Isaacman está sendo administrado pela SpaceX, a empresa privada dirigida por Elon Musk, outro bilionário cuja empresa revolucionou os negócios espaciais na última década, alcançando o que os concorrentes consideravam inviável ao mesmo tempo em que oferece preços mais baixos para chegar ao espaço.

Uma viagem como a Inspiration4 ainda é acessível apenas para os mais ricos dos ricos. Mas não é mais impossível.

Ao decidir gastar uma fatia considerável de sua fortuna, Isaacman não queria apenas trazer alguns amigos. Em vez disso, ele abriu oportunidades para três pessoas que não conhecia.

O resultado é uma missão com uma equipe que é mais representativa da sociedade em geral — Hayley Arceneaux, médica assistente de 29 anos do St. Jude Children's Research Hospital; Sian Proctor, professora universitária negra de 51 anos; e, Christopher Sembroski, engenheiro de dados de 42 anos.

“Temos recebido o mesmo treinamento para todos esses procedimentos de emergência que qualquer outra tripulação de astronautas da NASA recebeu no passado”, disse Sembroski durante uma entrevista na semana passada. Foi o último dia que ele e seus companheiros passaram em suas casas antes de irem para o lançamento na Flórida.

“Acho que estamos mais do que prontos para partir para o espaço”, disse Sembroski.

As variadas histórias de vida da equipe do Inspiration4 apresentam um contraste marcante com o Branson e o Bezos, cujas excursões foram vistas por muitos como passeios divertidos para bilionários.

“O mundo não viu como isso os beneficia”, disse Timiebi Aganaba, professor de ciências espaciais e sociedade da Arizona State University, sobre os voos da Virgin Galactic e Blue Origin de Branson e Bezos. “Eles disseram, 'Este é apenas um playground para os ricos.'”

Com sua equipe de pessoas comuns, Isaacman está se empenhando para atingir um objetivo dos autores de ficção científica e entusiastas do espaço: abrir o espaço para todos, não apenas para astronautas profissionais e turistas espaciais ricos.
“A diferença com este vôo é que temos três pessoas muito comuns que estão basicamente no vôo e eles vão nos mostrar o que significa abrir isso”, disse o Dr. Aganaba.

A doutora Sian Proctor, que aprendeu a pilotar aviões como parte de seu esforço para se tornar astronauta da NASA, apontou para Arceneaux, uma sobrevivente de câncer que se tornará a primeira pessoa com uma prótese a viajar para o espaço. Isso, disse ela, amplia a ideia das pessoas sobre quem pode ser um astronauta.

“Essa é uma das razões pelas quais a representação é importante”, disse a doutora Sian Proctor, que será a primeira mulher negra a servir como piloto de uma espaçonave. “E questões de acesso.”

A missão também reflete um papel crescente para a empresa privada no espaço.

“Isso representa parte da transição da órbita baixa da Terra para atividades do setor privado, que a NASA vem promovendo há vários anos”, disse John M. Logsdon, fundador e ex-diretor do Space Policy Institute da George Washington University. “Por envolver humanos, é de alta visibilidade. Mas em sua essência, é apenas parte de um movimento maior.”

A missão está usando o mesmo foguete Falcon 9 e cápsula Crew Dragon que a SpaceX desenvolveu para levar os astronautas da NASA de e para a Estação Espacial Internacional. Na verdade, a cápsula que enviará Isaacman e seus companheiros de tripulação para circundar a Terra é exatamente a mesma, chamada Resilience, que foi usada para uma missão da NASA lançada em novembro do ano passado. Em seguida, voltou à Terra em maio.
Para o Inspiration4, Isaacman deu nomes aos quatro assentos disponíveis na espaçonave para representar as qualidades que ele esperava que a missão representasse: liderança, que era para ele, e esperança, generosidade e prosperidade para seus companheiros de viagem.

Quando ele decidiu usar a viagem para ajudar a arrecadar dinheiro para a St. Jude, que oferece tratamento gratuito contra o câncer para crianças, ele pediu ao hospital que sugerisse um profissional de saúde da linha de frente para representar a esperança.

Funcionários do hospital apresentaram a Sra. Arceneaux. O assento da generosidade, que foi para Sembroski, levantou dinheiro para St. Jude por meio de uma rifa. Em seguida, a empresa Shift4 de Isaacman conduziu um concurso pedindo ideias empreendedoras, e a Dra. Sian Proctor ganhou o assento da prosperidade ao criar uma loja para vender arte com tema espacial que ela mesma faz.

Mas ela observou que Isaacman estava pagando todas as contas, incluindo um comercial do Super Bowl em fevereiro que apresentou a missão aos americanos.

Isaacman se recusou a dizer quanto está pagando, apenas que é menos do que os US$ 200 milhões que ele espera arrecadar para St. Jude.

“Ainda estamos muito longe de que as pessoas normais possam ir ao espaço”, disse Aganaba.

Os quatro estiveram sob os holofotes do público enquanto se preparavam para o voo, inclusive em um documentário da Netflix , uma edição especial da revista Time e um podcast da Axios .

No documentário da Netflix, Arceneaux convidou amigos para assistir ao Super Bowl - uma pequena reunião completa com uma equipe de filmagem. “Eu disse aos meus amigos que tinha um grande segredo”, disse ela.

Seus amigos pensaram que ela seria uma concorrente em “The Bachelor”. Quando o comercial do Inspiration4 foi ao ar, “Um deles disse, brincando: 'Oh, você está indo para o espaço?' E foi quando eu disse: 'Sim, estou indo para o espaço sideral.'”

Em março, os quatro começaram um treinamento intensivo, incluindo girar em torno de uma centrífuga gigante na Pensilvânia para se aclimatar às forças de esmagamento experimentadas durante o lançamento e pouso. Eles voaram em um avião que simula a experiência de queda livre.

Eles também passaram 30 horas contínuas em um simulador Crew Dragon na SpaceX, executando planos de contingência para uma infinidade de emergências.

“No momento em que começou e durante toda a coisa, o tempo passou muito rápido”, disse Isaacman. “Nós éramos tipo, vamos fazer de novo.”

Eles fizeram isso de novo, com outra simulação de 10 horas.
A Sra. Arceneaux servirá como oficial médica do voo e conduzirá algumas pesquisas sobre a tripulação durante o voo. O Dr. Proctor servirá como piloto, embora a espaçonave voe sozinha. Sembroski, como especialista da missão, terá uma variedade de responsabilidades, enquanto o Isaacman será o comandante do vôo.

Pode levar anos até que outro lançamento como o Inspiration4. O custo de ver a Terra em órbita permanecerá muito além das possibilidades da maioria das pessoas. E o empreendimento traz altos riscos, com muitos observadores invocando a morte de Christa McAuliffe, a professora que estava a bordo do ônibus espacial Challenger quando ele se desintegrou durante o lançamento em 1986. Está longe de ser um voo comercial e mais como o equivalente orbital de escalar o Monte Everest.

“Eu diria que não é realmente um mercado”, disse Roger D. Launius, historiador espacial privado que já trabalhou na NASA e no Smithsonian National Air and Space Museum. “Fundamentalmente, este é um passeio divertido que as pessoas farão uma vez.”

Ainda assim, o fato de a oportunidade estar disponível é uma grande mudança.

Durante décadas, os astronautas eram geralmente funcionários do governo — pessoas que trabalhavam para a NASA ou para o programa espacial soviético que eram lançados em foguetes operados por seu governo.

Durante o governo Obama, a NASA decidiu contratar empresas privadas para construir espaçonaves para viagens à estação espacial. Selecionou a Boeing e a SpaceX para o trabalho.

Aproveitando um contrato anterior para enviar carga para a estação espacial, a SpaceX já havia conquistado uma fatia dominante do mercado para o lançamento de satélites comerciais com seu foguete Falcon 9.

A NASA espera que o investimento federal na cápsula Crew Dragon possa da mesma forma estimular um mercado maior para levar pessoas ao espaço. Esse caminho, no entanto, permanece incerto. Por enquanto, os viajantes espaciais não profissionais se enquadram em dois grupos: pessoas com muito dinheiro e pessoas no negócio do entretenimento.

Uma empresa de Houston, a Axiom Space, está programada para decolar no início do próximo ano, também usando a cápsula Resilience da SpaceX. A missão levará três pessoas, pagando US$ 55 milhões cada, para uma visita à Estação Espacial Internacional de vários dias.

Um concurso de reality show do Discovery Channel, “Quem Quer Ser um Astronauta?”, Vai oferecer como prêmio uma viagem à estação espacial em uma missão posterior da Axiom.

A agência espacial russa também retomou a venda de assentos em seus foguetes Soyuz para viagens à estação espacial. Em outubro, uma atriz russa, Yulia Peresild, e Klim Shipenko, uma cineasta, puderam ir à estação espacial para registrar cenas de filmes. Eles poderiam ser seguidos meses depois por Yusaku Maezawa, empresário de moda japonês.

A viagem de 12 dias de Maezawa será um prelúdio para uma jornada ao redor da lua mais ambiciosa que ele espera embarcar em alguns anos no foguete gigante SpaceX Starship atualmente em desenvolvimento. Essa viagem, chamada Querida Lua, será talvez a mais próxima em espírito da Inspiração4. Um concurso para selecionar oito pessoas para acompanhá-lo atraiu um milhão de candidatos, e Maezawa está atualmente examinando os finalistas.

Antes do voo, durante uma entrevista coletiva na terça-feira no hangar da SpaceX no Kennedy Space Center, a tripulação disse que eles estavam confiantes e não se sentindo nervosos antes do lançamento.

“Sempre tive medo de que esse momento nunca chegasse na minha vida, então estou pronto para ir”, disse Proctor. "Vamos fazê-lo."

 

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Especialistas apostam nos carros e ônibus elétricos

Por Ethevaldo Siqueira

O futuro do transporte urbano está nos carros e ônibus elétricos. Embora essa previsão já tenha sido feita há algumas décadas, parece que o Brasil está hoje muito mais próximo dessa solução.

Conforme diz Roberto Schaeffer, professor titular de Economia da Energia do Programa de Planejamento Energético da Coppe/UFRJ — que coordena programas de pós-graduação nessa área na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Brasil e o mundo precisam de veículos elétricos.

Motores a combustão têm uma eficiência abaixo de 30%, enquanto os motores elétricos estão acima dos 90%. Veículos elétricos têm a grande vantagem de evitar a poluição do ar nas cidades. Essa solução se torna particularmente positiva e estratégica para um país como o Brasil, em que mais de 80% da energia elétrica provém de fontes renováveis.

Mesmo que parte da energia elétrica ainda seja produzida com base em combustíveis fósseis, como carvão e óleo, os poluentes não alcançam as cidades, o que resulta em um impacto positivo para as pessoas e grande economia de recursos no sistema de saúde pública.

No transporte pessoal

O carro elétrico pode ser a próxima revolução na área do transporte pessoal. A empresa Lucid, que não lançou seu primeiro veículo, prevê que sua receita anual poderá ultrapassar os US$ 20 bilhões em cinco anos. A arrecadação de fundos pela montadora de carros elétricos mostra como o capital é abundante para novas empresas nessa área.

Esta semana, por um breve momento, as ações de empresas de tecnologia despencaram e uma geração de empreendedores teve um vislumbre de sua própria mortalidade. A breve queda acompanhou uma oscilação mais ampla do mercado. Foi um lembrete de que, no mínimo, uma retomada ou reinicialização está muito atrasada, após um ano de valorização nas ações de empresas de tecnologia.

Um clássico do gênero é a eletrificação do transporte pessoal. Os acréscimos ao sonho de um mundo além dos motores de combustão incluem US$ 4,6 bilhões indo para a fabricante de carros elétricos de luxo, a Lucid Motors, e US$ 1,6 bilhão levantados pelo suposto serviço de táxi aéreo Joby Aviation.

Apesar dos riscos óbvios, quando uma onda de capital flui para start-ups de tecnologia, existem alguns benefícios. Pode, por exemplo, ajudar a arrastar novas tecnologias para o mainstream: a bolha de tecnologia e telecomunicações na virada do século pode ter levado a um enorme desperdício financeiro, mas financiou as redes de comunicação e de infraestrutura digital para apoiar a próxima geração de internet nas empresas.

Isso também significa que tecnologias promissoras não correm mais o risco de serem subfinanciadas — embora simplesmente despejar dinheiro não lhes traga viabilidade comercial mais rapidamente. Levou muitos anos para que a tecnologia das baterias acompanhasse a curva de custos.

O fato de bilhões de dólares repentinamente estarem disponíveis não pode acelerar esse processo. Ainda assim, o potencial financeiro atual de Wall Street para canalizar dinheiro para start-ups de tecnologia — as chamadas Spacs (Special Purpose Acquisition Companies), ou seja, empresas de aquisição de propósito especial, que levantam caixa e procuram uma corporação promissora para se fundir — vêm com dois grandes sinais de alerta.

O primeiro deles, nessa nova forma de capital de risco financiado pelo mercado de ações, é que os lucros inesperados podem fluir para promotores e especuladores muito antes que os novos negócios provem sua viabilidade comercial.

O segundo, é que capitalistas de risco tradicionais geralmente não veem lucros ou não têm a chance de vender durante anos. Os diferentes incentivos embutidos na versão do “venture capital” de Wall Street são exemplificados pelo negócio da Lucid.

 

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A beleza do aglomerado de estrelas NGC 330, em foto do Hubble

Por Ethevaldo Siqueira, com foto da NASA

Esta imagem obtida com o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA mostra o aglomerado de estrelas aberto NGC 330, que fica a cerca de 180.000 anos-luz de distância dentro da Pequena Nuvem de Magalhães. O aglomerado — que está na constelação de Tucana (o tucano) — contém uma infinidade de estrelas, muitas das quais estão espalhadas por esta imagem impressionante.

Como os aglomerados de estrelas se formam a partir de uma única nuvem primordial de gás e poeira, todas as estrelas que eles contêm têm aproximadamente a mesma idade. Isso os torna laboratórios naturais úteis para os astrônomos aprenderem como as estrelas se formam e evoluem.

Esta foto mostra a imagem feita pela Câmera 3 de Campo Amplo (Wide Field Camera 3) do Hubble e incorpora dados de duas pesquisas astronômicas muito diferentes. A primeira teve como objetivo entender por que estrelas em aglomerados de estrelas parecem evoluir de forma diferente de estrelas em outros lugares, uma peculiaridade observada pela primeira vez com o Hubble. A segunda teve como objetivo determinar o quão grandes as estrelas podem ser antes de se tornarem condenadas a acabar com suas vidas em explosões cataclísmicas de supernova.

 

As imagens do Hubble nos mostram algo novo sobre o universo. Elas, contém também pistas sobre o funcionamento interno do próprio Hubble. Os padrões entrecruzados ao redor das estrelas nesta imagem, conhecidos como picos de difração, foram criados quando a luz das estrelas interagiu com as quatro finas aletas que sustentam o espelho secundário do Hubble.

Créditos: Texto da Agência Espacial Europeia (ESA). Imagem: ESA/Hubble & NASA, J. Kalirai, A. Milone

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