O som da aurora boreal

Que som produz o Sistema Solar? Normalmente, apenas crianças, cientistas e filósofos fazem esse tipo de pergunta. Todo um ramo do pensamento da Renascença especulou sobre a inédita “música das esferas” que os planetas em suas órbitas supostamente tocavam; a ideia obcecou o grande astrônomo Johannes Kepler. Agora os ouvintes têm a chance de ouvir pelo menos uma música da música das esferas com ouvidos mortais — ajudado um pouco por gravações de extrema baixa frequência e música eletrônica auxiliada por computador.

Para capturar essa trilha sonora celestial, "Songs of the Sky", um episódio da faixa "Between the Ears" da BBC Radio 3, faz uma viagem de inverno pelo centro do Alasca. Dentro de uma paisagem sonora de atmosfera nítida de neve esmagando, gelo rachando e lobos uivantes, o programa, produzido por Kate Bissell, mostra como um guarda florestal e um compositor de alta tecnologia colaboraram para criar música sobrenatural a partir da Aurora Boreal. As luzes fazem os céus árticos e subárticos brilharem com cores espetaculares quando as partículas carregadas do sol pelos ventos solares interagem com as partículas gasosas na atmosfera superior em latitudes com um campo eletromagnético mais fraco.

Karin Lehmkuhl Bodony, uma nativa do Alasca, é bióloga do Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos EUA que estuda a vida selvagem ao redor da cidade de Galena. Matthew Burtner, outro do Alasca, é compositor, artista sonoro e “ecoacústico”. Ele usa a tecnologia do computador para transformar processos naturais em sons fortuitos que enriquecem suas composições. A alquimia assustadora de transformar luz em som começa com o gravador de rádio de (muito) baixa frequência que a Sra. Lehmkuhl carrega para as florestas enquanto observa a Aurora Boreal. O rádio, como se costuma dizer, tem as melhores fotos: é fácil imaginar os céus do Alasca que suas palavras evocam quando ela vê primeiro "diamantes incrustados em veludo" e depois, quando a aurora mostra sua mão brilhante, uma "faixa única turquesa" inicial que se transforma em fitas dançantes de ouro e vermelho.

Em florestas onde ursos, lobos, linces e lobisomens (wolverine) ainda rondam (ouvintes ouvem alguns deles), seu equipamento registra a marca sônica do chuveiro solar enquanto colide com partículas agitadas de oxigênio e nitrogênio para gerar as luzes.

Então, como é o som do sistema solar? Ele assobia e grita. Ele estala e gorjeia. Ele gorgoleja, tagarela, chia e flui em ondas líquidas de som. Lehmkuhl compara isso a “ouvir baleias debaixo d'água”.

O Sr. Burtner — acompanhado no programa por sua filha, que faz perguntas filosóficas sobre as maravilhas que eles testemunham — alimenta essa impressão digital auditiva na meditativa música que os ouvintes ouvirão mais tarde.

Para ele, esses projetos são uma lembrança do “sistema de ordem do sistema solar”, agora interrompido na Terra por ações humanas que levaram a mudanças climáticas que ameaçam o planeta. Os povos circumpolares, entre eles os nativos do Alasca, já viram seus costumes e meios de subsistência ameaçados pelas estações agitadas e pelo recuo do gelo. Em sua comunidade indígena do Alasca, Eliza Jones deixa claro: “você não deve incomodar a natureza”, mas sim viver dentro de suas leis. A música eletrônica das esferas de Burtner ecoa as antigas harmonias deste mundo e alerta os ouvintes para sua nova fragilidade.

Como grande parte da cultura de espírito ecológico de hoje, seu trabalho une técnicas muito modernas a uma reverência tradicional pela natureza e seus milagres. Você pode chamar isso de arte do techno-sublime, e criadores de latitudes do norte parecem se especializar nisso. Katie Paterson, uma artista escocesa, une inteligência e admiração em projetos de ambição sobrenatural. Ela consertou um telefone celular e um amplificador dentro de uma geleira islandesa derretida para transmitir o som da mudança climática e enviou a "Sonata ao luar" de Beethoven para a Lua na forma de código Morse, depois tocou o sinal distorcido que retorna em um piano automático. Forças cósmicas e tecnologia de gravação avançada também se encontram na música da cantora e compositora islandesa Björk — notadamente em seu álbum “Biophilia”. Einojuhani Rautavaara, um compositor finlandês, foi o pioneiro na fusão da eletrônica com o ambientalismo.

Os experimentos de luz-som de Burtner pertencem a esse gênero de techno-sublime. Eles visam, diz ele, alimentar “um sentimento de admiração e mistério”. Trazidas ao alcance dos ouvidos humanos, suas versões audíveis do maior show de luzes acima da Terra convida os ouvintes a ouvir algo “fora das expectativas humanas” e do tempo humano. “Eu vi a Eternidade outra noite”, escreveu Henry Vaughan, um poeta místico do século 17, “como um grande anel de luz pura e infinita”. Essas harmonias celestiais do Alasca permitem que as pessoas escutem também.

“Between The Ears: Songs of the Sky” está disponível via BBC Sounds, que é um streaming de mídia e áudio da BBC que inclui transmissões de rádio ao vivo, áudio sob demanda e podcasts. A mídia entregue aos ouvintes sediados no Reino Unido não apresenta publicidade comercial. BBC Sounds é um streaming de mídia e áudio da BBC que inclui transmissões de rádio ao vivo, áudio sob demanda e podcasts. A mídia entregue aos ouvintes sediados no Reino Unido não apresenta publicidade comercial.

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Os riscos futuros do robô e da inteligência artificial

Por Ethevaldo Siqueira

Há muitos cientistas e visionários da tecnologia que advertem sobre os riscos futuros da inteligência artificial (IA). Para eles, deveríamos estar bem preocupados com o que poderia ser chamado de “apocalipse do robô” — que está se formando.

Em uma entrevista para o The Australian Financial Review, Steve Wozniak, cofundador da Apple e gênio da programação, fez graves previsões sobre o impacto prejudicial da inteligência artificial no futuro da humanidade, juntando-se às advertências de nomes como Elon Musk, Bill Gates e Stephen Hawking.

"Os computadores vão substituir os humanos, sem dúvida", disse Steve Wozniak à publicação australiana.

Para ele, avanços tecnológicos recentes o convenceram de que a inteligência das máquinas ultrapassará a inteligência humana nas próximas décadas. Essa previsão já formulada pelo escritor Raymond Kurzweil e por líderes como Elon Musk e Stephen Hawking.

Para Steve Wozniak, o futuro é assustador e muito ruim para as pessoas, pois "se construirmos robôs e dispositivos para cuidar de tudo por nós, eventualmente eles poderão pensar mais rápido do que nós e acabarão por se livrar dos humanos lentos para administrar as empresas com mais eficiência."

Elon Musk, o CEO da Tesla, foi o que mais falou sobre suas preocupações com a IA, chamando-a de "maior ameaça existencial" para a humanidade. Ele é um investidor em DeepMind e Vicarious, dois empreendimentos de IA, mas “não é do ponto de vista de realmente tentar obter qualquer retorno de investimento”, disse ele no verão passado. “Gosto de ficar de olho no que está acontecendo ... ninguém espera a Inquisição Espanhola ”, disse Musk. "Mas você tem que ter cuidado."

Enquanto isso, em um Reddit “Ask Me Anything” Bill Gates expressou reservas semelhantes: "Concordo com Elon Musk e alguns outros sobre isso e não entendo por que algumas pessoas não estão preocupadas", escreveu ele.

Da mesma forma, o físico Stephen Hawking advertiu que a IA pode eventualmente "decolar por conta própria". É um cenário que não augura nada de bom para o nosso futuro como espécie: "Os humanos, que são limitados pela lenta evolução biológica, não poderiam competir e seriam superados", disse ele.

O Reddit é uma rede social na qual os usuários podem divulgar ligações a conteúdo na Web como links, postagens e imagens, na qual outros usuários podem então votar de forma positiva ou negativamente nas ligações divulgadas, fazendo com que apareçam de uma forma mais ou menos destacada na sua página inicial.

As postagens são organizadas pelo conteúdo postado pelos usuários os ''subreddits'', o qual cobre vários tópicos como notícias, política, ciência, filmes, videogames, música, livros, esportes, fitness, pets e mais. As postagens com maiores avaliações positivas do ''subreddit'' aparecem na tela inicial daquele ''subreddit''.

Wozniak está preocupado: "Seremos os deuses? Seremos os animais de estimação da família? Ou seremos formigas que são pisadas? Não sei a resposta ..."

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Poluição, subproduto terrível do progresso tecnológico

Por Ethevaldo Siqueira

Segundo o jornalista Stéphane Mandard, são enterradas a cada ano na França, 900 mil toneladas de lixo plástico, denuncia um relatório parlamentar. Na foto que ilustra este artigo, a visão de uma praia em Chennai, na Índia, há pouco mais de um mês, no dia 18 de novembro. Na foto, o lixo acumulado em uma praia em Chennai, Índia, em 18 de novembro, em foto de Arun Sankar, da AFP.

Um número é suficiente para medir o perigo. A cada minuto, o equivalente a um caminhão de lixo cheio de resíduos plásticos cai nos oceanos. Este e muitos outros números igualmente impressionantes são compilados em um volumoso relatório publicado na segunda-feira (14/10) pelo Gabinete Parlamentar para a Avaliação de Escolhas Científicas e Tecnológicas (Opecst).

"Poluição plástica: uma bomba relógio?", perguntam os autores, senador (PS) de Lot Angèle Préville e membro do Parlamento (MoDem) do Maine-et-Loire Philippe Bolo.

O Opepst foi apreendido em abril de 2019 pelo Senado para "avaliar os riscos que essa poluição representa para o meio ambiente e a saúde humana e animal" e soluções para reduzi-la. Cerca de 140 audiências (pesquisadores, associações, agências de saúde, industriais...) e dezoito visitas de campo depois, a Opecst pinta um quadro muito sombrio e aponta para os resultados "ruins" e os muitos "limites" de um modelo fracassado baseado principalmente na reciclagem.

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Microeletrônica, a maior revolução tecnológica da Humanidade

Por Ethevaldo Siqueira

Começo com uma pergunta: "Como avaliar a evolução dos chips ou circuitos integrados que turbinam nossos computadores e smartphones?"

Foi muito mais do que evolução, foi uma revolução – a revolução da microeletrônica. O primeiro transistor, criado em 1947 pelo Laboratórios Bell Labs, tinha quase 1 centímetro de comprimento. Hoje, os modernos chips abrigam bilhões de transistores que, de tão pequenos, se tornaram praticamente invisíveis.

Eu diria mais: foi a a maior revolução tecnológica de todos os tempos, com impacto na eletrônica, nas comunicações, no entretenimento, na indústria, assim como na vida diária das pessoas. Suas alavancas são três grandes tendências, que tornam os componentes eletrônicos:

• cada vez menores,
• cada vez mais rápidos,
• cada vez mais baratos – não apenas no consumo de energia, mas, também no preço final.

Em inglês três adjetivos comparativos resumem essas tendências: smaller, faster, cheaper. Qual é tamanho típico de um transistor hoje? O mundo usa hoje transistores de 2 nanômetros (nm). Um nanômetro é bilionésimo do metro. Ou milionésimo do milímetro.

O transistor de 2 nanos é tão pequeno que, para preencher a cabeça de um alfinete, são necessários 200 milhões deles. Para alcançar o diâmetro de um fio de cabelo humano não necessários 10.000. Sua velocidade é algo como 20.000 vezes maior do que a do primeiro microprocessador do mundo, o Intel 4004, lançado em 1971. E seu consumo de energia é 10.000 vezes menor.

E a revolução final: o preço de cada transistor de 2 nm é 500.000 vezes menor do que era em 1971.

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Satélite Sentinel-6 vigia nosso ar e nossos mares

Por Ethevaldo Siqueira, com dados da NASA/JPL-Caltech

O Sentinel-6 Michael Freilich é um satélite de observação da Terra que coleta dados críticos sobre a atmosfera e o nível do mar. Faça a experiência: clique em qualquer lugar da imagem para dar um passeio virtual pelo Sistema Solar. Veja a experiência interativa completa e voe junto com a missão em tempo real no Eyes on the Solar System.

Com dados salvos (ou renderizados) com detalhes impressionantes, o avatar da espaçonave inclui até mesmo os instrumentos que usará para medir a altura do nível do mar e coletar dados atmosféricos. Com o clique de um mouse, você pode girar o satélite para vê-lo de qualquer ângulo, vê-lo voar sobre a Terra em tempo real ou acelerá-lo para ver toda a sua missão de cinco anos e meio desdobrada em poucos minutos.

"O que criamos para o Eyes é um modelo de engenharia da coisa real. Você pode se perder nos detalhes — não apenas como a luz do Sol se reflete nos painéis solares da espaçonave, mas como você pode rastrear sua localização exata em órbita", diz Jason Craig , produtor de visualização no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia.

E acrescenta: "Temos dados transmitidos de missões espaciais próximas e distantes, e colocamos esses dados para funcionar. Sentinel-6 Michael Freilich é apenas a mais recente espaçonave a ser adicionada ao número crescente de missões."

Como bônus, o modelo de satélite Sentinel-6 Michael Freilich também foi adicionado ao premiado Eye on the Solar System da Webby. O aplicativo baseado na web possui menus pop-up personalizáveis que permitem a você aumentar e diminuir o zoom para ver onde o Sentinel-6 Michael Freilich está em comparação com outros satélites de observação da Terra. Você pode até colocá-lo lado a lado com outras espaçonaves orbitando outros planetas.

Crédito: NASA/JPL-Caltech

https://www.nasa.gov/sentinel-6
https://www.esa.int/Sentinel-6
https://edefis.eu/CopernicusFactsheets

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Sonda Chang’e-5 pousará na Lua e colherá amostras para trazê-las para a Terra

Por Ethevaldo Siqueira

A sonda chinesa Chang'e-5 desacelerou e entrou na órbita lunar no sábado, dia 28 de novembro, completando uma etapa vital em seu caminho para coletar e devolver amostras lunares, anunciou a Administração Espacial Nacional da China (CNSA).

Depois de voar cerca de 112 horas da Terra, um motor da sonda foi ativado quando estava a 400 km da superfície da lua às 8:58 da noite e foi desligado após cerca de 17 minutos, disse a CNSA.

A sonda realizou a frenagem sem incidentes e entrou na órbita lunar com sucesso, de acordo com os dados de monitoramento em tempo real.

A Chang'e-5, que compreende um orbitador, um pousador, um ascender e um dispositivo de volta, realizou duas correções orbitais durante a transferência da Terra-Lua, alcançando seus objetivos esperados.

Posteriormente, a sonda ajustará a altitude e a inclinação de sua órbita ao redor da lua. Quando o momento for apropriado, a combinação de pousador e ascender se separará da combinação de orbitador e dispositivo de volta, implementará uma aterrissagem suave no lado mais próximo da lua e realizará a coleta automática de amostragem conforme planejado.

Uma façanha única

Vocês já imaginaram o que significa lançar uma espaçonave rumo à Lua com a missão de recolher amostras de rochas lunares e trazê-las para a Terra.

Pois é exatamente essa a missão da sonda Chang’e 5 lançada dia 28 rumo à Lua pela China.

A Chang'e 5 tem como objetivo perfurar um buraco de dois metros de profundidade na superfície da Lua, recolher uma amostra de cerca de 2 kg de rocha e trazê-la para a Terra.

Se tiver êxito, será a primeira missão lunar de retorno de amostra desde 1976, quando uma sonda soviética chamada Luna 24 trouxe uma minúscula amostra de apenas 170g de amostra do solo lunar. E será mais um passo em frente no programa espacial da China.

A missão atual foi preparada anteriormente pela Chang’e 4, sonda que pousou na face oculta da Lua que é sempre invisível da Terra e, portanto, também fora do contato de sinais diretos de rádio.

Isso significa que as comunicações têm que ser retransmitidas por um satélite que habilmente localizado para esse propósito em um lugar onde a interação dos campos gravitacionais da Terra e da Lua permita que ele orbite um ponto no espaço vazio.

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