Prepare-se para o primeiro vôo do helicóptero de Marte da NASA

De Kenneth Chang, do New York Times

23 de março de 2021


O veículo experimental chamado Ingenuity viajou para o Planeta Vermelho com o rôver Perseverance, que também está se preparando para sua principal missão científica. Antes de partir em busca de sinais de micróbios marcianos do passado, o rover Perseverance da NASA irá primeiro realizar o que pode ser a parte tecnologicamente mais emocionante de sua missão: pilotar um helicóptero.

Embalado sob a barriga do Perseverance, um veículo robótico do tamanho de um carro que pousou em Marte no mês passado, está o Ingenuity, um mini-helicóptero de quatro libras(1,8 kg) destinado a demonstrar que voar em outro planeta é possível.

Funcionários da NASA anunciaram na terça-feira que haviam selecionado o local para esta demonstração de sobrevoo de extraterrestres — logo ao norte de onde pousaram.

“Essa área naturalmente precisa ser plana”, disse Håvard Grip, o engenheiro da NASA que atua como piloto-chefe dos voos da Ingenuity, durante uma entrevista coletiva na terça-feira, “e precisa ter poucos obstáculos — pedras e similares — que poderiam representar um perigo para o helicóptero na aterrissagem.”

Faça voar seu próprio Marscopter

Usando o Instagram em seu smartphone, explore o desafio de pilotar o helicóptero Ingenuity em Marte. O veículo espacial já passou por aquele local e agora irá voltar.

O Perseverance irá cuidadosamente baixar o Ingenuity e então se afastar para observar os voos a cerca de 60 metros de distância. O Ingenuity está programado para decolar não antes de 8 de abril, embora Bob Balaram, o engenheiro-chefe do Ingenuity, tenha dito que poderia avançar ou antecipara alguns dias.

“Terá 31 dias terrestres para tentar ser o primeiro helicóptero a voar em outro planeta”, disse Lori Glaze, diretora da divisão de ciência planetária da NASA. “Não se destina a coletar ciência, mas porque sua missão é tão focada, é, em sua essência, inovadora.”

Funcionários da NASA descreveram isso como um “momento dos irmãos Wright” para a exploração espacial e, na terça-feira, a agência revelou que o Ingenuity inclui um artefato do primeiro avião Wright que decolou de Kitty Hawk, na Carolina do Norte, em 1903.

“Estamos muito orgulhosos de homenagear aquela aeronave experimental de muito tempo atrás, carregando um pequeno pedaço de tecido”, disse Balaram.

O tecido tem o tamanho de um selo postal e é preso a um cabo na parte inferior do painel solar, disse Balaram. Até 1997, todas as espaçonaves enviadas para a superfície de Marte tinham sido sondas estacionárias.

Mas naquele ano, a missão Pathfinder incluiu algo revolucionário para a NASA: um robô com rodas. Esse veículo espacial, Sojourner, tinha aproximadamente o tamanho de um arquivo pequeno, e os cientistas planetários rapidamente perceberam os benefícios de ser capaz de se mover pela paisagem marciana. Quatro outros robôs da NASA, incluindo o Perseverance, seguiram desde então para o planeta vermelho.

O engenho é, em essência, a contraparte aérea do Sojourner, uma demonstração de uma nova tecnologia que pode ser usada mais amplamente em missões posteriores. O corpo do Ingenuity é aproximadamente do tamanho de uma bola de softball com quatro pernas finas para fora. Dois conjuntos de lâminas, cada um com cerca de um metro de ponta a ponta, irão girar em direções opostas para gerar sustentação.

Voar em Marte não é um empreendimento trivial. Não há muito ar para empurrar para gerar sustentação. Na superfície de Marte, a atmosfera é apenas 1/100 da densidade da Terra. A menor gravidade — um terço do que você sente aqui — ajuda a decolar. Mas decolar da superfície de Marte é comparável a voar a uma altitude de 33 mil metros ou 100.000 pés na Terra. Nenhum helicóptero em nosso planeta voou tão alto, e é mais de duas vezes a altitude de voo típica de aviões a jato.

Usando um chip de processamento comparável ao que foi encontrado em telefones celulares alguns anos atrás, o Ingenuity tem cerca de 150 vezes a capacidade de computação disponível muito maior para uso do rôver Perseverance,.

“Ele fornece a computação, que é necessária para muitas das funções de navegação e processamento de imagens”, disse Balaram.

O primeiro voo deve ser um modesto sobe e desce, subindo até uma altitude de apenas 3 metros. “E então vamos pairar no lugar por cerca de 30 segundos e fazer uma curva com o helicóptero enquanto estamos pairando”, disse o Dr. Grip. "E então desça e pouse novamente."

O engenho fará até cinco voos. Os três primeiros são projetados para testar as capacidades básicas do helicóptero. Os dois voos finais poderiam viajar mais longe, mas os funcionários da NASA não querem especular quanto mais longe.

Desde a chegada impecável do Perseverance a Marte em 18 de fevereiro dentro de uma cratera de 49 km (ou 30 milhas) de largura, chamada Jezero, os engenheiros têm verificado a espaçonave e seus instrumentos. Isso inclui os primeiros acionamentos curtos e o disparo de um laser que vaporiza rocha e solo para identificar elementos químicos.

Dois microfones do Perseverance têm gravado alguns dos sons do Planeta Vermelho, incluindo o farfalhar dos ventos, o clique do laser enquanto ele atingia uma rocha a cerca de 3 metros de distância e os ruídos metálicos de arranhar e estalar das seis rodas do veículo espacial enquanto elas rolavam pelo terreno.

“Tudo está indo muito bem até agora”, disse Kenneth Farley, o cientista do projeto da missão, na semana passada durante uma apresentação virtual na Conferência de Ciência Lunar e Planetária. “Mas esta é principalmente a fase de checkout. Na verdade, não estamos fazendo ciência completa ainda.”

Farley disse que os cientistas já notaram sinais de erosão eólica em algumas rochas. Outras rochas pareciam ter sido moldadas pelo fluxo de água. “Isso é bastante promissor para nosso estudo”, disse ele. Os cientistas também viram rochas com buracos, que podem ser rochas vulcânicas que aprisionam bolhas de gás enquanto resfriam.

A principal exploração científica começará no início do verão, após o final dos testes de Ingenuity. O Perseverance não pode seguir uma rota direta para o delta de um rio na orla de Jezero por causa de um campo traiçoeiro de dunas de areia que fica entre eles. Em vez disso, ele contornará as dunas de areia.

Os membros da equipe ainda estão decidindo se vão para o norte, uma rota mais rápida, ou para o sul, que parece mais intrigante geologicamente porque inclui locais com depósitos minerais que podem ser remanescentes do delta do rio.

Cientistas que trabalham com outras espaçonaves da NASA em Marte também anunciaram novas descobertas. Dados do InSight e seu sismômetro sensível, rastreando o caminho das vibrações sísmicas através de Marte, sugerem que o núcleo do planeta tem um raio entre 1.125 e 1.155 milhas. Isso é maior do que algumas estimativas anteriores.

“Um núcleo tão grande implica em uma densidade média relativamente baixa”, disse Simon Stähler, sismólogo do Instituto Federal Suíço de Tecnologia em Zurique, em uma apresentação para a Conferência de Ciência Planetária na semana passada.

Isso aponta para elementos mais leves como o oxigênio misturado com o ferro e o enxofre que constituem a maior parte do núcleo, disse Stähler. Esta descoberta pode ajudar a compreender como Marte e outros planetas rochosos se formaram.

Comentário (0) Hits: 1130

França cria 35 vacinódromos para imunizar 30 milhões

Ethevaldo Siqueira, com Le Monde

Pelo menos 35 "vacinódromos" serão inaugurados na França, na expectativa de vacinar 30 milhões de pessoas até o verão contra a Covid-19, incluindo dez milhões a partir de meados de abril e 20 milhões até meados de maio.

A grande dúvida na França é sobre o retorno à normalidade no verão ou no outono. Essa é a hipótese levantada por Alain Fischer, presidente do comitê gestor da estratégia vacinal, na BFM-TV, segunda-feira, 22 de março, poucos dias após o estabelecimento de um terceiro confinamento em 16 departamentos franceses. Para atingir este objetivo será necessária uma aceleração da campanha de vacinação, prosseguiu o “Sr. Vacina” do governo, que anunciou a participação do exército.

O número de pacientes Covid-19 tratados em UTIs continua a subir, com mais de 4.500 pacientes, de acordo com dados da Public Health France, nesta segunda-feira. Os indicadores dispararam notavelmente região de Ile-de-France. Segundo dados oficiais, o número de novos casos se aproxima do pico da segunda onda, no final de outubro.

O exército e os bombeiros irão implantar "pelo menos 35 "vacinódromos”, anuncia Véran. Serão "pelo menos 35 grandes centros de vacinação contra a Covid-19, para poderem usar todas as doses que serão entregues à França "a partir de abril", disse ontem, 22, o ministro da Saúde.

“O serviço de saúde do exército vai trabalhar no desenvolvimento de um certo número de grandes centros de vacinação — que podemos chamá-los de“ vacinódromos ”ou“ megacentros”. São pelo menos 35 centros que serão implantados tanto pelo Exército quanto pelos bombeiros em território nacional. E estamos implantando com o Estado, o Medicare e alguns outros também."

Esses 35 centros, apoiados pelo exército, fazem parte de um a dois grandes centros de vacinação por departamento, administrados pelo ministério e pelo Medicare.

Cabe às autoridades "poder usar todas as vacinas que nos foram entregues a partir de abril para vacinar maciçamente os franceses" continuou ele. Véran reafirmou o objetivo de “dez milhões de primeiras vacinas em meados de abril, e depois vai aumentar, porque a oferta de vacinas vai aumentar” garantiu.

Uma medida que o governo e Véran, em particular, até então se recusaram a implementar, defendendo uma estratégia "assumida" e argumentando " uma logística delicada que exclui a constituição de grandes vacinódromos".

O Ministério das Forças Armadas declarou hoje, por sua vez, que "a reflexão em curso diz respeito aos hospitais de instrução dos exércitos", em número de oito no território francês. “Estamos considerando uma intensificação da vacinação nesses hospitais dependendo da nossa capacidade e do número de doses disponíveis”, explica um do ministério.

“Os exércitos já estão muito envolvidos, hoje, ao lado de outros serviços do Estado e da saúde pública na gestão da crise de Covid”, comentou o chefe de Estado-mor, General François Lecointre, referindo-se em particular a entrega por meio militar de vacinas aos territórios ultramarinos.

O serviço de saúde do exército (SSA) também mobilizou cerca de cinquenta de seu pessoal para reforçar Mayotte, a fim de administrar dez leitos de reanimação adicionais dentro do centro hospitalar.

Durante a primeira onda epidêmica, na primavera de 2020, os soldados franceses também contribuíram para o esforço coletivo sob a égide da Operação “Resiliência”: abertura de uma estrutura médica para reanimação em uma tenda em Mulhouse (Haut-Rhin), transferência de pacientes por via aérea ou transporte de equipamentos médicos e reforços no exterior.

Dados de vacinação mostram que em 24 horas mais de 56.400 pessoas receberam a injeção, segundo o ministério da saúde. Agora, quase 6,2 milhões de pessoas receberam pelo menos uma injeção, ou 9,2% da população total. Entre essa população de pessoas vacinadas, 2,5 milhões receberam duas injeções, ou 3,7% da população total.

Comentário (0) Hits: 584

Paisagens de Marte mostram passado aquático. Mas para onde foi a água?

Um estudo norte-americano publicado na revista "Science" desafia o cenário de evaporação e propõe o da absorção pela crosta marciana.


Por Pierre Barthélémy, de Le Monde

Quando, depois de pousar em Marte, em 18 de fevereiro, o rôver americano Perseverance enviou, da cratera Jezero onde tinha pousado, a sua primeira imagem, parecia desesperadamente como os clichés transmitidos pelos seus antecessores: uma planície avermelhada, pontilhada de seixos brancos, seca como um vale saariano.

Restos de um delta do rio há muito perdido na Cratera Jézero, numa imagem desatualizada tirada pelo percorrido rôver. NASA/REUTERS

No entanto, no passado, no meio desse deserto, fluía um rio; este rio um dia terminou em um delta, que deve alimentado um grande lago... Há 3,8 bilhões de anos, Marte, o Planeta Vermelho, era talvez tão azul quanto a Terra. As suas paisagens de hoje mostram este passado aquático, com vales escavados por torrentes ou linhas costeiras. Daí a pergunta: mas para onde foi toda esta água?

Para os planetólogos, o caso foi mais ou menos ouvido: com exceção das calotas polares e geleiras ainda hoje presentes, a maioria da H2O (água) de Marte evaporou-se para a atmosfera, onde a molécula acabou por se partir. O hidrogênio, que é muito leve, escapou para o espaço, enquanto grande parte do oxigênio, como o nome sugere, oxidava a superfície do planeta, dando-lhe a sua cor enferrujada.

No entanto, um estudo americano, publicado na revista Science, no dia 16 de março, e apresentado no mesmo dia na 52ª Conferência (virtual nestes tempos de pandemia) sobre a ciência lunar e planetária, pretende agitar este cenário propondo origens de um tipo diferente para esta água extinta.

Comentário (0) Hits: 622

Lições de nosso ano pandêmico virtual

De Shira Ovide, do New York Times


A pandemia, que oficialmente atingiu a marca de um ano na quinta-feira, mostrou o quanto precisamos de tecnologia — mas, também, que provavelmente não é a solução para os nossos maiores desafios.

Aqui estão três coisas que aprendemos nos últimos 12 meses: A tecnologia mostrou sua utilidade, ao ajudar pessoas e empresas a administrar durante uma crise. Nossa vida cada vez mais digital também criou novos problemas que serão difíceis de resolver. E as coisas mais importantes não têm nada a ver com tecnologia.

Vamos falar sobre cada um desses problemas. Em primeiro lugar, somos gratos à tecnologia por ter ajudado milhões de nós a progredir no trabalho, na escola e na vida familiar. Também nos manteve informados quando pouco parecia fazer sentido.
Estou feliz que meu apartamento foi capaz de se tornar a sede da On Tech. Eu me divertia com livros digitais e streaming de vídeos e mantive contato por meio de telas com amigos e familiares. Escolhi fazer compras em empresas locais com base na possibilidade de fazer pedidos online e reservar horário para retirada. A tecnologia ajudou muitos de nós a reter fragmentos de normalidade em uma pandemia.

Uma grande questão é o quanto mudaram os padrões permanentemente de trabalho e de consumo, no ano passado (A resposta mais honesta: quem sabe?). Quase todas as pessoas que seguem a tecnologia e os hábitos dizem que a pandemia inventou alguns comportamentos digitais do nada, mas que, em grande parte, acelerou as tendências digitais que já estavam se infiltrando.

Mais pessoas experimentaram e aprenderam a fazer pedidos online. E gostaram dos serviços de entrega em restaurantes, conectaram-se com amigos por meio de videogames, acostumaram-se a reuniões via Zoom e marcaram consultas com seus médicos por vídeo chamadas. Muito disso foi por necessidade, mas havia aspectos úteis na vida digital. Lojas, estúdios de ginástica e muitos outros negócios foram forçados a se adaptar mais rapidamente ao desejo dos consumidores.

Espero que possamos manter o melhor desses novos comportamentos e atitudes. Também me preocupo que esses benefícios tenham desvantagens profundas — e que as vantagens não tenham sido compartilhadas igualmente.

Minha fúria eterna é que tantos americanos, em particular, negros e latinos e aqueles que vivem em áreas rurais, não consigam acessar a internet de casa. E não sabemos exatamente o tamanho do problema.

E a tecnologia que prometia trazer mais renda aos proprietários de restaurantes, comerciantes de produtos e pessoas em busca de emprego em tempos difíceis também criou novas e indesejáveis ​​dependências dos intermediários digitais, como DoorDash, Amazon e Uber. A influência e o poder econômico das superpotências da Big Tech se tornam ainda mais evidentes. Será um fracasso se a nova economia digital — como a velha economia — não funcionar para todos.

E minha memória duradoura dos últimos 12 meses é que a tecnologia geralmente não importa muito. Seres humanos e instituições administradas por humanos realizaram a eleição presidencial do ano passado com poucos problemas. As pessoas também foram os grandes responsáveis ​​por minar a credibilidade no resultado da eleição. Elas cuidando umas das outras, bem como as escolhas dos formuladores de políticas, foram os fatores mais importantes para manter seguros  — ou não — os seres humanos, durante a pandemia. E a magia das vacinas contra o coronavírus e os protestos que exigiam um país mais justo tinham pouco a ver com o que consideramos tecnologia.

Foi um ano longo e terrível e esperamos que os próximos 12 meses sejam bem melhores. E também vamos manter em nossas mentes a convicção de que as pessoas, não a tecnologia, mudam o mundo.

Comentário (0) Hits: 2098

Carregamento sem fio, inovação que não veremos em tão cedo

Por Dalvin Brown, do Washington Post
5 de março 2021

Várias empresas demonstraram a cobrança à distância para smartphones, mas nenhuma delas está tentando vendê-la

As empresas de eletrônicos de consumo sonham com um futuro em que cabos de alimentação e superfícies de carregamento sem fio sejam obsoletos. Elas sonham com um momento em que o carregamento funcione assim: você entra em uma sala, e seu smartphone e outros pequenos dispositivos começam a receber energia automaticamente pelo ar de um transmissor próximo, talvez embutido em uma luminária no teto ou conectado sob a mesa como um roteador Wi-Fi.

Continue sonhando. Por pelo menos cinco anos, as empresas prometeram que estamos quase lá. E em demonstrações coreografadas, algumas até mostraram que o carregamento de telefones pelo ar é possível.

Mas ainda não chegamos lá. Não há carregadores no mercado para alimentar smartphones remotamente. E não está claro se algum dia haverá.

“Não há discussão. Para qualquer pessoa normal, cobrar pelo ar ainda é um sonho. Mas seria a experiência mais incrível ”, diz Jake Slatnick, executivo-chefe da Aira, uma empresa de tecnologia de carregamento sem fio. “O problema é que existem muitos obstáculos para torná-lo realmente prático.”

Isso não impediu alguns de tentar. Desde o início do ano, pelo menos quatro empresas lançaram conceitos de carregamento pelo ar. No mês passado, a empresa chinesa de smartphones Oppo exibiu “carregamento aéreo sem cabos ou suportes de carregamento”. Em um vídeo de demonstração, o conceito de smartphone da empresa com uma tela expansível parece continuar a carregar depois de ser levantado de sua almofada.

Em janeiro, a gigante chinesa de eletrônicos de consumo Xiaomi demonstrou a Mi Air Cha — que, em vídeos, se parece com uma grande caixa de energia branca destinada a inaugurar uma "verdadeira era de carregamento sem fio".

Naquele mesmo mês, a Motorola demonstrou sua estação de carregamento remota apelidada de “Motorola One Hyper”. A Aeterlink, sediada em Tóquio, anunciou o “Airplug”, que afirma poder alimentar dispositivos a até 20 metros de distância.

Três dessas empresas chamaram a atenção da mídia, embora cada uma diga que não tem planos de lançar o produto no mercado para smartphones. Outros abandonaram completamente os projetos de cobrança à distância ou pelo ar.

Alguns pesquisadores da área questionam se as pessoas algum dia verão o carregamento remoto se concretizar. As empresas que desejam implantar tais centros de carregamento sem fio (over-the-air) enfrentam vários desafios, o maior deles é de natureza física.

Quanto mais longe um dispositivo estiver de uma fonte de alimentação direta, menor será a eficiência de carregamento. Assim, mesmo que seu telefone receba alguma energia à distância, a quantidade de energia pode ser insignificante ou insuficiente.

Existem também diretrizes da Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications Commission, órgão regulador das comunicações nos EUA) que limitam a quantidade de energia de radiofrequência que pode percorrer a atmosfera dentro de sua casa, pois muito dessa frequência poderá interferir em outros dispositivos ou até causar problemas de saúde.

As empresas que desejam introduzir o carregamento sem fio no mundo também enfrentam uma batalha difícil contra o padrão Qi, um dos padrões de carregamento sem fio já adotado globalmente. Esse protocolo permite que os carregadores liberem 15 watts de energia sem fio para que os dispositivos da Apple, Samsung, Huawei e outros possam ser carregados lentamente quando colocados em cima de estações de carregamento.

Ainda assim, os hubs de carregamento sem fio de hoje estão longe de serem perfeitos, deixando espaço para outras inovações superarem essas deficiências. Por exemplo, se seu telefone não estiver perfeitamente alinhado com o carregador, ele não funcionará. A Apple abandonou os planos de uma base AirPower em 2019 exatamente por esse motivo.

As empresas estão procurando maneiras de tornar o processo de carregamento do smartphone mais conveniente ou eficiente, para que seu telefone não precise ficar perto de uma tomada ou estrategicamente colocado em uma base de carregamento.

Uma ideia que pode ser interessante é a de um carregador sem fio de longo alcance que seja conectado a um soquete de lâmpada. É um produto apoiado pela empresa israelense Wi-Charge que planeja usar luz infravermelha para fornecer 2 watts de potência, o suficiente para permanecer dentro dos limites de segurança.

A empresa apresentou a tecnologia no CES em 2020 e ganhou prêmios de inovação por seus recursos de carregamento remoto. Mas trazer essa tecnologia para smartphones ainda deverá “levará alguns anos”, segundo Ori Mor, cofundador da Wi-Charge.

A ideia de Mor é que um transmissor seja conectado a fontes de energia tradicionais em uma casa e converta eletricidade em feixes de laser infravermelho. Receptores embutidos em smartphones converteriam essa luz infravermelha em energia. Mas para funcionar, os fabricantes de smartphones precisariam integrar a tecnologia aos carregadores e aos telefones. As empresas especializadas dizem que isso pode acontecer. Mas os ciclos dos produtos de smartphone normalmente levam dois anos, então a implantação ainda levaria anos.

Não está claro qual será o tamanho da demanda por carregamento pelo ar. A maioria das pessoas parece estar satisfeita com smartphones habilitados para Qi. O padrão está alimentando o crescimento no mercado geral de carregamento sem fio, que está avaliado em US$ 4,5 bilhões por alguns especialistas.

Por enquanto, a Wi-Charge está se concentrando em seus negócios comerciais e usando tecnologia de carregamento remoto para alimentar câmeras de segurança e prateleiras inteligentes em lojas de varejo dos EUA. As primeiras aplicações em casa vão alimentar fechaduras de portas inteligentes em Dallas no final deste ano, disse Mor.

A Wi-Charge está longe de ser a única empresa a trabalhar para liberar um sistema verdadeiramente sem fio.

Carregamento sem fio é o futuro

A Energous Corporation, sediada em San Jose, Califórnia, acredita que o carregamento por radiofrequência é o futuro. Sua plataforma, WattUp, suporta energia no contato, bem como carregamento à distância, afirma a empresa. Ainda assim, pode levar anos até que os smartphones tenham chips que permitiriam que isso aconteça. “Acreditamos que isso vai acontecer em fases. O contato é a fase atual, seguida por uma transmissão aérea mais curta”, diz Steve Rizzone, CEO da Energous. “A terceira fase seria distâncias mais longas — até 10 ou 15 pés” — completa ele.

Se os smartphones algum dia tiverem chips de carregamento over-the-air, as baterias poderiam ficar menores. Quem precisa de uma bateria volumosa se os telefones podem receber energia 24 horas por dia, 7 dias por semana? A mudança permitiria que as empresas de smartphones explorassem novos tamanhos e formas.

O longo caminho para a adoção remota em produtos eletrônicos de consumo levou a WiTricity Corporation a ingressar nessa área. A empresa mostrou que o carregamento remoto é possível no CES em 2016, mas depois passou a alimentar veículos elétricos pelo ar, uma vez que os produtos de eletrônica de consumo não estavam avançando rapidamente, disse o CEO, Alex Gruzen.

Também não está totalmente claro se o mundo precisa de carregamento over-the-air. Como a vida útil das baterias de smartphones continua melhorando, isso pode não ter um impacto significativo, caso essa tendência se continue.

Em função dessa realidade, algumas empresas se posicionaram como um ponto intermediário. A Aira, por exemplo, é um fornecedor de tecnologia que alimenta superfícies de carregamento de contato há algum tempo. O sistema de tecnologia "FreePower" da start-up pode ser incorporado em mesas, escrivaninhas e painéis para transformá-los em almofadas de carregamento capazes de alimentar vários dispositivos ao mesmo tempo.

Os carregadores de contato típicos têm uma área concentrada de bobinas que deve estar alinhada com um smartphone para carregar.
As superfícies movidas a Aira usam várias bobinas na superfície e algoritmos que rastreiam os dispositivos que estão sendo carregados. A plataforma da Aira atualmente alimenta a Base Station Pro de $199 da Nomad, e a empresa está trabalhando com o fornecedor de peças automotivas Motherson para trazer a tecnologia para os carros.

A visão é que o usuário colete porções de energia em diferentes pontos durante o seu dia. Assim, você não terá que pensar em carregar.

“O sonho era sobre liberdade, conveniência e invisibilidade”, disse Simon McElrea, diretor de operações da Aira e ex-CEO da empresa de carregamento sem fio Sonic Energy.“ Isso resolveria o problema de uma maneira diferente.

Comentário (0) Hits: 1213

Digidog, o cão robótico, desperta preocupações com a privacidade

Ethevaldo Siqueira
Com The New York Times, 27 de fevereiro de 2021

O Departamento de Polícia de Nova York está testando o Digidog, que afirma poder ser implantado em situações perigosas e manter os policiais mais seguros, mas alguns temem que ele possa se tornar uma ferramenta de vigilância agressiva.

Dois homens estavam sendo mantidos como reféns em um apartamento do Bronx. Eles foram ameaçados com uma arma, amarrados e torturados por horas por dois outros homens que se fingiram de encanadores para entrar, disse a polícia.

Uma das vítimas conseguiu escapar e chamou a polícia, que apareceu na manhã de terça-feira no apartamento da East 227th Street, sem saber se os homens armados ainda estavam lá dentro.

A polícia decidiu que era hora de implantar o Digidog, um cão robótico de 70 libras (31,75 kg) com um andar galopante, câmeras e luzes fixadas em sua estrutura e um sistema de comunicação bidirecional que permite ao policial manobrá-lo remotamente para ver e ouvir o que está acontecendo.

A polícia disse que o robô pode ver no escuro e avaliar o quão seguro é para os policiais entrarem em um apartamento ou prédio onde possa haver uma ameaça.
No caso da invasão da casa do Bronx, a polícia disse que a Digidog ajudou os policiais a determinarem que não havia ninguém dentro. A polícia disse que ainda estava procurando pelos dois homens, que roubaram um celular e US$ 2.000 em dinheiro e usaram um ferro quente para queimar uma das vítimas.

“O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) tem usado robôs desde os anos 1970 para salvar vidas em situações de reféns e incidentes com materiais perigosos”, disse no Twitter. “Este modelo de robô está sendo testado para avaliar suas capacidades em comparação com outros modelos em uso por nossa unidade de serviço de emergência e esquadrão antibomba.”

Mas há céticos quanto ao uso de robôs.

A deputada democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, descreveu o Digidog no Twitter como um drone de “terreno de vigilância robótica”.

“Pergunte-se: quando foi a última vez que você viu tecnologia de classe mundial de próxima geração para educação, saúde, habitação, etc. priorizada de forma consistente para comunidades carentes como esta?” escreveu ela no Twitter, com um link para uma reportagem do New York Post sobre o Digidog.

O Conselho Municipal aprovou a Lei de Supervisão Pública de Tecnologia de Vigilância em junho passado em meio a esforços para reformar a força policial, muitos deles desencadeados por manifestações Black Lives Matter.

A lei exige que o Departamento de Polícia seja mais transparente sobre suas ferramentas de vigilância e tecnologia, incluindo o Digidog, algo que os libertários civis disseram que faltou.

Jay Stanley, analista de política sênior da American Civil Liberties Union, disse que capacitar um robô para fazer o trabalho policial pode ter implicações para preconceito, vigilância móvel, hackeamento e privacidade. Também existe a preocupação de que o robô possa ser emparelhado com outra tecnologia e ser transformado em arma.

“Vemos muitos departamentos de polícia adotando novas e poderosas tecnologias de vigilância e outras tecnologias sem dizer, muito menos perguntar às comunidades que atendem”, disse ele. “Portanto, abertura e transparência são fundamentais.”

O Departamento de Polícia de Nova York não respondeu aos pedidos de comentários sobre as questões de liberdade civil. Um dispositivo móvel que pode reunir informações sobre uma situação volátil remotamente tem “um potencial tremendo” para limitar ferimentos e mortes, disse Keith Taylor, um ex-sargento da equipe SWAT do Departamento de Polícia que leciona no John Jay College of Criminal Justice.

“É importante questionar a autoridade policial, no entanto, isso parece ser bastante direto”, disse ele. “Ele foi projetado para ajudar a aplicação da lei a obter as informações de que precisam sem ter um tiroteio mortal, por exemplo.”

O Departamento de Polícia de Nova York está entre os três nos EUA que possuem o cão mecânico, construído pela Boston Dynamics, empresa de tecnologia conhecida por vídeos de seus robôs que dançam e pulam com uma fluidez estranha e humana.

A empresa, que chama o cachorro-robô de Spot, começou a vendê-lo em junho passado. A maioria dos compradores são empresas de serviços públicos e de energia, bem como fabricantes e construtoras, que o usam para entrar em espaços muito perigosos para os humanos, disse Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa.

O robô tem sido usado para inspecionar locais com materiais perigosos. No início da pandemia, ele foi usado por profissionais de saúde para se comunicar com pacientes potencialmente doentes em locais de triagem de hospitais, disse Perry.

A maioria das empresas renomeia o robô depois de comprá-lo, dando-lhe nomes como Bolt e Mac e Cheese, disse ele.

A Polícia Estadual de Massachusetts e o Departamento de Polícia de Honolulu também estão usando o cão robótico, que tem bateria de 90 minutos e anda a uma velocidade de cinco quilômetros por hora. Outros departamentos de polícia ligaram para a empresa para saber mais sobre o dispositivo, que tem um preço inicial de cerca de US $ 74 mil e pode custar mais com recursos extras, disse Perry.

O cão robótico, que tem uma semelhança com aqueles apresentados no episódio “Metalhead” de 2017 de “Black Mirror”, não foi projetado para agir como uma ferramenta secreta de vigilância em massa, disse Perry.
“É barulhento e tem luzes piscando”, disse ele. “Não é algo discreto.”

O uso de robôs que podem ser implantados em situações perigosas para manter os policiais fora de perigo pode se tornar uma norma. Em Dallas, em 2016, a polícia pôs fim a um impasse com um atirador procurado pelas mortes de cinco policiais explodindo-o por meio de robô.

Em 2015, um homem com uma faca que ameaçava pular de uma ponte em San Jose, Califórnia, foi levado sob custódia depois que a polícia fez um robô levar para ele um celular e uma pizza.

Um ano antes, a polícia de Albuquerque havia usado um robô para “implantar munições químicas” em um quarto de motel onde um homem havia se refugiado com uma arma, disse um relatório do departamento. Ele se rendeu.

 

Comentário (0) Hits: 1442

newsletter buton