Digidog, o cão robótico, desperta preocupações com a privacidade

Ethevaldo Siqueira
Com The New York Times, 27 de fevereiro de 2021

O Departamento de Polícia de Nova York está testando o Digidog, que afirma poder ser implantado em situações perigosas e manter os policiais mais seguros, mas alguns temem que ele possa se tornar uma ferramenta de vigilância agressiva.

Dois homens estavam sendo mantidos como reféns em um apartamento do Bronx. Eles foram ameaçados com uma arma, amarrados e torturados por horas por dois outros homens que se fingiram de encanadores para entrar, disse a polícia.

Uma das vítimas conseguiu escapar e chamou a polícia, que apareceu na manhã de terça-feira no apartamento da East 227th Street, sem saber se os homens armados ainda estavam lá dentro.

A polícia decidiu que era hora de implantar o Digidog, um cão robótico de 70 libras (31,75 kg) com um andar galopante, câmeras e luzes fixadas em sua estrutura e um sistema de comunicação bidirecional que permite ao policial manobrá-lo remotamente para ver e ouvir o que está acontecendo.

A polícia disse que o robô pode ver no escuro e avaliar o quão seguro é para os policiais entrarem em um apartamento ou prédio onde possa haver uma ameaça.
No caso da invasão da casa do Bronx, a polícia disse que a Digidog ajudou os policiais a determinarem que não havia ninguém dentro. A polícia disse que ainda estava procurando pelos dois homens, que roubaram um celular e US$ 2.000 em dinheiro e usaram um ferro quente para queimar uma das vítimas.

“O Departamento de Polícia de Nova York (NYPD) tem usado robôs desde os anos 1970 para salvar vidas em situações de reféns e incidentes com materiais perigosos”, disse no Twitter. “Este modelo de robô está sendo testado para avaliar suas capacidades em comparação com outros modelos em uso por nossa unidade de serviço de emergência e esquadrão antibomba.”

Mas há céticos quanto ao uso de robôs.

A deputada democrata, Alexandria Ocasio-Cortez, descreveu o Digidog no Twitter como um drone de “terreno de vigilância robótica”.

“Pergunte-se: quando foi a última vez que você viu tecnologia de classe mundial de próxima geração para educação, saúde, habitação, etc. priorizada de forma consistente para comunidades carentes como esta?” escreveu ela no Twitter, com um link para uma reportagem do New York Post sobre o Digidog.

O Conselho Municipal aprovou a Lei de Supervisão Pública de Tecnologia de Vigilância em junho passado em meio a esforços para reformar a força policial, muitos deles desencadeados por manifestações Black Lives Matter.

A lei exige que o Departamento de Polícia seja mais transparente sobre suas ferramentas de vigilância e tecnologia, incluindo o Digidog, algo que os libertários civis disseram que faltou.

Jay Stanley, analista de política sênior da American Civil Liberties Union, disse que capacitar um robô para fazer o trabalho policial pode ter implicações para preconceito, vigilância móvel, hackeamento e privacidade. Também existe a preocupação de que o robô possa ser emparelhado com outra tecnologia e ser transformado em arma.

“Vemos muitos departamentos de polícia adotando novas e poderosas tecnologias de vigilância e outras tecnologias sem dizer, muito menos perguntar às comunidades que atendem”, disse ele. “Portanto, abertura e transparência são fundamentais.”

O Departamento de Polícia de Nova York não respondeu aos pedidos de comentários sobre as questões de liberdade civil. Um dispositivo móvel que pode reunir informações sobre uma situação volátil remotamente tem “um potencial tremendo” para limitar ferimentos e mortes, disse Keith Taylor, um ex-sargento da equipe SWAT do Departamento de Polícia que leciona no John Jay College of Criminal Justice.

“É importante questionar a autoridade policial, no entanto, isso parece ser bastante direto”, disse ele. “Ele foi projetado para ajudar a aplicação da lei a obter as informações de que precisam sem ter um tiroteio mortal, por exemplo.”

O Departamento de Polícia de Nova York está entre os três nos EUA que possuem o cão mecânico, construído pela Boston Dynamics, empresa de tecnologia conhecida por vídeos de seus robôs que dançam e pulam com uma fluidez estranha e humana.

A empresa, que chama o cachorro-robô de Spot, começou a vendê-lo em junho passado. A maioria dos compradores são empresas de serviços públicos e de energia, bem como fabricantes e construtoras, que o usam para entrar em espaços muito perigosos para os humanos, disse Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da empresa.

O robô tem sido usado para inspecionar locais com materiais perigosos. No início da pandemia, ele foi usado por profissionais de saúde para se comunicar com pacientes potencialmente doentes em locais de triagem de hospitais, disse Perry.

A maioria das empresas renomeia o robô depois de comprá-lo, dando-lhe nomes como Bolt e Mac e Cheese, disse ele.

A Polícia Estadual de Massachusetts e o Departamento de Polícia de Honolulu também estão usando o cão robótico, que tem bateria de 90 minutos e anda a uma velocidade de cinco quilômetros por hora. Outros departamentos de polícia ligaram para a empresa para saber mais sobre o dispositivo, que tem um preço inicial de cerca de US $ 74 mil e pode custar mais com recursos extras, disse Perry.

O cão robótico, que tem uma semelhança com aqueles apresentados no episódio “Metalhead” de 2017 de “Black Mirror”, não foi projetado para agir como uma ferramenta secreta de vigilância em massa, disse Perry.
“É barulhento e tem luzes piscando”, disse ele. “Não é algo discreto.”

O uso de robôs que podem ser implantados em situações perigosas para manter os policiais fora de perigo pode se tornar uma norma. Em Dallas, em 2016, a polícia pôs fim a um impasse com um atirador procurado pelas mortes de cinco policiais explodindo-o por meio de robô.

Em 2015, um homem com uma faca que ameaçava pular de uma ponte em San Jose, Califórnia, foi levado sob custódia depois que a polícia fez um robô levar para ele um celular e uma pizza.

Um ano antes, a polícia de Albuquerque havia usado um robô para “implantar munições químicas” em um quarto de motel onde um homem havia se refugiado com uma arma, disse um relatório do departamento. Ele se rendeu.

 

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A tecnologia pode nos tirar de nossas bolhas?

De Shira Ovide
Do New York Times

Precisamos de mais maneiras de encontrar novos filmes, livros e atividades — especialmente aquelas que nos desafiam. A Internet criou uma abundância de informações e entretenimento, e isso é ótimo. Mas ainda não temos maneiras perfeitas de encontrar filmes, livros, músicas, informações e atividades de que possamos gostar — e especialmente aquelas que nos tiram de nossa zona de conforto.

Encontrar as melhores maneiras de descobrir coisas novas em nossa abundância online é um desafio tecnológico — mas também humano. Requer que queiramos nos expor a ideias e entretenimento que não necessariamente se encaixam em nosso status quo.
É uma forma de tornar nossa vida mais plena.

Pode me chamar de cafona, mas ainda fico encantado com a maravilha que o mundo online traz à nossa porta. Podemos visitar jogadores de xadrez de classe mundial no Twitter, ouvir as pessoas debaterem sobre a energia nuclear no Clubhouse ou brincar com um aplicativo de fotos parecido com Polaroid .

Só podemos experimentá-lo se soubermos que ele existe e nos sentirmos compelidos a procurá-lo. Entre nos computadores. Serviços online como YouTube, Netflix e TikTok digerem o que você já assistiu ou seus sistemas de computador inferem seus gostos e sugerem mais do mesmo. Sites como o Facebook e o Twitter expõem você ao que seus amigos gostam ou a materiais que muitas outras pessoas já consideram envolventes.

Essas abordagens têm desvantagens. Um grande problema é que eles nos encorajam a ficar dentro de nossas bolhas. Continuamos acompanhando e observando o que já conhecemos e gostamos, seja por vontade própria ou pelo design dos sites da internet. (Contraponto: algumas pesquisas sugeriram que a mídia social expõe as pessoas a pontos de vista mais amplos.)

Mais ideias, mais coisas para nos entreter — e mais maneiras potenciais de confirmar o que já acreditamos ou de sermos guiados por pessoas que manipulam as máquinas de algoritmo. Isso era uma realidade antes da internet, mas agora está ampliada.

Qual é a solução? Não tenho certeza. Meu colega me disse no ano passado que é importante entender como as multidões da Internet ou os sistemas de computador podem influenciar nossas escolhas. Em vez de confiar em sugestões computadorizadas, ele desativa a opção de reprodução automática nas configurações de vídeo do YouTube e cria suas próprias listas de reprodução de música no Spotify.

Também aprecio ideias para combinar a descoberta auxiliada por computador com especialistas que podem empurrá-lo em uma nova direção. O Spotify tem playlists de músicas criadas por especialistas. Os editores da Apple publicam artigos de notícias e sugerem aplicativos para as pessoas experimentarem. Quero muitos mais experimentos como esses.

Organizações de notícias, incluindo BuzzFeed News e The New York Times, tentaram projetos para expor os leitores a pontos de vista opostos. O Facebook lançou uma ideia semelhante ao recomendar fóruns online que as pessoas normalmente não encontram, relatou o The Wall Street Journal no ano passado.

Encontrar coisas diferentes do que costumamos gostar também exige que estejamos abertos a ideias, cultura e diversões que nos desafiam e surpreendem. Eu me pergunto se a maioria das pessoas tem vontade ou tempo para fazer isso.

No mar de abundância online, costumo recorrer ao testado e comprovado: recomendações boca a boca de pessoas que conheço e de especialistas. Quando procuro um novo livro, peço a amigos leitores de livros ou leio revisores profissionais.

Eu não acho que confio nas multidões ou algoritmos online, mas estou perdendo. Parece que a maravilha está na ponta dos meus dedos e não consigo alcançá-la.

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O mundo entra na era do turismo espacial


Ethevaldo Siqueira

O turismo espacial está decolando, como grande negócio. Uma empresa criada exclusivamente para esse propósito — a EOS-X Spaceship Company — planeja enviar turistas ao espaço em cápsula presa a um balão estratosférico gigante, que levará cerca de duas horas para atingir a altitude de cruzeiro de até 40km, muito acima do nível dos voos de aeronaves comerciais, que não passam de 10 km.

Serão 5 horas de emoção, numa viagem em que os passageiros poderão admirar confortavelmente a curvatura da Terra e a escuridão do espaço. E sem sentir os efeitos de nenhuma aceleração gravitacional. E a passagem custará aproximadamente US$ 150 mil dólares.

Toda a experiência foi concebida para ser agradável aos passageiros. Sem fortes acelerações, um ambiente confortável e vistas panorâmicas que permitem aos passageiros desfrutar das paisagens deslumbrantes a cada passo da viagem. Durante as DUAS horas de subida, DUAS horas de cruzeiro e descida e pouso final de aproximadamente 1 hora, os passageiros ficarão maravilhados com a experiência.

Os passageiros serão recebidos no complexo stratoport da EOS-X com seus companheiros de viagem dois a três dias antes do voo, para uma série de sessões de treinamento, preparação e briefing.

Mesmo que não estejam voando, amigos e familiares são muito bem-vindos ao stratoport da EOS-X. Agentes espaciais terão o maior prazer em organizar uma estadia memorável para eles. Além disso, eles poderão também experimentar algumas das sessões de briefing e preparação, bem como acompanhar seu voo espacial nas proximidades do centro de controle via streaming de vídeo HD ao vivo da cápsula EOS-X.

Para os passageiros, tudo começa ao nascer do Sol.
Acorde de madrugada em nosso complexo stratoport, vista a sua roupa EOS-X sob medida e siga para a cápsula EOS-X. Cinco passageiros e um membro da tripulação viajarão em cada voo em nossa cápsula pressurizada. A cápsula está equipada com assentos confortáveis e ergonômicos, iluminação ambiente, lavatório e janelas panorâmicas pessoais junto com um painel de controle para receber informações em tempo real sobre o voo.

Depois de amarrado com segurança em seu assento, a EOS-X começará sua ascensão ao espaço próximo. Impulsionada pelos princípios fundamentais e visão de reconexão com a mãe Terra, a EOS-X só faz sentido se a operação for o mais sustentável e de baixo impacto possível.

Os voos da EOS-X são movidos a hélio ou hidrogênio, ambos gases de emissão zero. Além disso, o envelope do balão será coletado na aterrissagem e reciclado, e a empresa está trabalhando para conseguir a reutilização do balão. Por fim, está empenhada em compensar a pegada de carbono das atividades de suporte da EOS-X;

https://www.eosxspace.com/experience-eos-x

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Os 6 Ds das tecnologias exponenciais

Ethevaldo Siqueira

As novas empresas estão desmaterializando o que já foi físico um dia. Além disso, estão criando novos produtos e fluxos de receitas em meses (às vezes, até mesmo em semanas). Já não é mais necessário ser o dono de uma grande corporação para causar um enorme impacto.

Em resumo, a tecnologia está transformando radicalmente os processos industriais tradicionais. E esta mudança traz consigo oportunidades para os empreendedores no futuro. O potencial para causar disrupção em mercados milenares nunca foi tão grande como hoje.

O ciclo das tecnologias digitais

Uma das maneiras de impactar positivamente a vida de milhões de pessoas é compreender as características das tecnologias exponenciais e seu ciclo de crescimento. Para facilitar a compreensão do referido ciclo, o futurista Peter Diamandis desenvolveu um modelo chamado 6Ds dos exponenciais. Em síntese, ele se desenvolve em seis etapas principais:

1. Digitalização;
2. Declínio ou Decepção;
3. Disrupção;
4. Desmonetização;
5. Desmaterialização; e
6. Democratização.


O erro da Kodak

Em seu livro Bold (2016), Peter Diamandis sustenta que todo empreendedor deveria compreender a estrutura dos 6Ds, para evitar que sua empresa tenha o mesmo destino trágico da Kodak Eastman Company.

Embora tenha inventado a câmera digital em 1975, e iniciado uma nova era para a indústria da fotografia, a Kodak eixou de investir pesadamente na nova tecnologia digital, mantendo o sistema de negócios que sempre funcionou: câmeras e filmes analógicos, tradicionais.

No momento em que decidiu não interromper seus negócios existentes e assumir um risco no que era então território desconhecido, a Kodak abriu portas para que outros o fizessem. E quem se aproveitou da oportunidade? O Instagram. Após anos em queda vertiginosa, a Kodak entrou com seu pedido falência em 2012.

Além disso, a queda de fotos analógicas foi surpreendente, como demonstra o gráfico a seguir, que mostra o número de fotos tiradas por ano (com a linha de fotos analógicas em azul mais claro:

O ciclo de vida da foto analógica


Naquele mesmo ano, o Facebook adquiriu o Instagram — então uma startup com apenas 13 funcionários que tinha apenas 18 meses antes de vida — por nada menos do que US$ 1 bilhão.

O mesmo destino da Kodak pode acontecer com qualquer empresa hoje em dia. Por isso é importante, na visão de Diamandis, compreender e internalizar a estrutura dos 6Ds.

O primeiro “D”: Digitalização

Ao inventar a câmera digital, a Kodak transformou seu negócio de memórias. De imagens captadas em filmes e armazenadas em papel (processo físico), passou a viabilizar imagens captadas e armazenadas digitalmente, com zeros e uns (processo digital).

Embora tenha tomado uma iniciativa ousada, a Kodak não foi capaz de perceber o potencial do novo negócio digital e manteve o mesmo modelo negócios de sempre. Ao tomar essa decisão, a empresa “cavou sua própria sepultura”.

Todo empreendedor deve saber que qualquer coisa passível de ser digitalizada pode se disseminar a uma velocidade impressionante — e se tornar disponível a qualquer pessoa no mundo para ser reproduzida e compartilhada. Mas a Kodak parece que não sabia que poderia acontecer com a fotografia.

Quando um processo ou produto é digitalizado — passando do meio físico para o meio digital — ele passa a adquirir poder exponencial. É por isso que, para obter sucesso no mercado, todo empreendedor deve entender o “D” de digitalização.

O segundo “D”: Decepção ou Declínio

A Kodak não teve paciência para aguardar o crescimento exponencial de sua mais nova tecnologia (a câmera digital), preferindo permanecer no negócio tradicional de câmeras e filmes analógicos, que oferecia retornos financeiros certos, ao longo de sua história,
Em resumo, a empresa não compreendeu que, após a digitalização, vem a decepção ou o declínio — o período no qual o crescimento exponencial está disfarçado e passa quase despercebido. Nessa etapa, a duplicação de números de pequenos concorrentes produz resultados tão minúsculos que, muitas vezes, se confunde com o lento progresso do crescimento linear ou incremental.

“Imagine a primeira câmera digital da Kodak dobrando de 0,01 megapixel para 0,02, de 0,02 para 0,04, de 0,04 para 0,08. Para o observador desatento, todos esses números parecem zero. No entanto, há uma grande mudança no horizonte. Como essas duplicações rompem a barreira dos números inteiros (tornando-se 1, 2, 4, 8 etc.), estão a apenas 20 duplicações de distância de uma melhoria de 1 milhão de vezes e a somente 30 de 1 bilhão”. (Peter Diamandis)

É a partir desse momento que o crescimento exponencial — até então dissimulado e pouco perceptível — passa a se tornar visivelmente disruptivo.
O terceiro “D”: Disrupção

Em resumo, a câmera fotográfica digital criada por iniciativa foi do engenheiro Steven Sasson, ficou guardada na divisão de aparelhos da Kodak. Embora fosse volumosa, do tamanho de uma torradeira, e tivesse uma tinha resolução ainda muito baixa — de 0,01 megapixel e pesasse quase 4 quilos — ainda tirasse apenas 30 imagens digitais em preto e branco.
A invenção foi apresentada aos executivos da Kodak durante uma reunião em 1976. Contudo, a empresa acreditou que a proposta de Sasson não era interessante por duas razões.

Primeiro, porque a câmera levava 23 segundos para disparar e armazenar fotos de 0,01 megapixel. A olhos dos dirigentes da Kodak, a máquina estava mais para um brinquedo do que para uma tecnologia com potencial de gerar lucros no futuro.

Segundo, porque a adoção imediata da câmera digital — e o consequente investimento na tecnologia —prejudicaria os negócios de produtos fotoquímicos e papéis fotográficos. Na visão dos executivos, isso forçaria a Kodak competir contra si mesma.

A Kodak estava mais preocupada com os resultados trimestrais dos negócios. Sendo assim, não percebeu a disrupção que logo seria causada pela nova tecnologia em crescimento exponencial.

“Em termos simples, uma tecnologia disruptiva é qualquer inovação que cria um mercado e abala outro já existente. Infelizmente, como a disrupção sempre sucede a decepção, a ameaça tecnológica original com frequência parece ridiculamente insignificante”. – Peter Diamandis

Quando a Kodak percebeu o erro, era tarde demais. Já não era mais possível acompanhar a digitalização do setor, e os problemas começaram a aparecer. A empresa se tornou mais uma história de alerta sobre a natureza disruptiva das tecnologias exponenciais.

Todo empreendedor que almeja iniciar um negócio ou montar uma startup deve saber que esse tipo de ruptura é constante na era exponencial em que vivemos.

O quarto “D”: Desmonetização

Em 1996, a Kodak dominava completamente o mercado. Com mais 140 mil funcionários, a empresa possuía uma capitalização de mercado de US$ 28 bilhões. Somente nos Estados Unidos, controlava 90% do mercado de filmes e 85% do mercado de câmeras.
No entanto, em 2008 — um ano após o lançamento do iPhone, o primeiro smartphone com câmera digital de alta qualidade — o mercado da Kodak não existia mais. Com a chegada do iPhone ao mercado, os fluxos de receita da Kodak evaporaram. A criação de Steve Jobs retirou o dinheiro da equação.

A tecnologia tem a capacidade de tornar um produto ou serviço em algo substancialmente barato (ou mesmo gratuito). Isso é desmonetizar – é o que Peter Diamandis chama de “desmonetização”.

Com o lançamento do iPhone — e toda a série de smartphones que o sucedeu — qualquer um poderia ter sua própria câmera digital, em forma de aplicativo gratuito, e salvar as fotos no próprio smartphone. A compra de filmes fotográficos não fazia mais sentido.
Todo empreendedor deve compreender que bilhões de produtos e serviços estão mudando de mãos sem custo na medida em que a tecnologia fica mais barata.

Hoje, podemos baixar um sem número de aplicativos em nossos smartphones. Podemos acessar bytes de informação. Podemos explorar a multiplicidade de serviços a custos próximos de zero.

O Napster desmonetizou a indústria de música. O Craiglist, os anúncios classificados. O Skype, a telefonia de longa distância. A Uber está desmonetizando o transporte urbano. A Airbnb está demonetizando o setor de hotelaria.

O iPhone abriu a possibilidade de armazenar imagens digitais em uma câmera digital “de bolso”. O filme fotográfico foi totalmente desmonetizado. Enfim, o dinheiro saiu da equação.

O quinto “D”: Desmaterialização

Em resumo, a Kodak perdeu a liderança no mercado que uma vez dominou. Além disso, em pouco tempo observou o próprio filme fotográfico desaparecer. Como ninguém mais comprava filme em rolo, o produto foi desvanecendo, até sumir completamente.

Mas o mais incrível é que, como consequência do desaparecimento do filme fotográfico e do surgimento dos smartphones, a própria máquina digital se desmaterializou. A câmera passou a vir de forma gratuita com a maioria dos telefones.

O que antes era físico, passou a ser digital. E não apenas a câmera digital se desmaterializou. O mesmo vale para o GPS, o gravador de voz digital e o relógio digital. Isso sem falar na câmera de vídeo, o reprodutor de vídeo, o reprodutor de música, dentre outros.

Infelizmente, ninguém está mais comprando câmeras. Em resumo, hoje todos esses dispositivos estão dentro de nossos smartphones, em forma de aplicativos para download gratuito.

O sexto “D”: Democratização

Embora os clientes da Kodak gostassem muito de tirar fotos, a diversão se dava mesmo no momento de imprimir as cópias e compartilhá-las. Como não era possível ver com exatidão como as fotos “iriam sair” (se boas, fotogênicas, nítidas ou não), os clientes preferiam pagar para imprimir todas elas.

Só que nem todos tinham condições econômicas de imprimir fotos à vontade. Os custos de revelação eram altos. Porém, o surgimento da câmera digital trouxe a possibilidade de saber, de antemão, quais fotos eram boas para imprimir e quais poderiam ser apagadas.

As pessoas começaram a criar o hábito de não mais imprimir todas as fotos. Passou a ser mais conveniente armazenar as imagens na memória dos smartphones e apenas imprimir as fotos marcantes. Enfim, com a popularização de sites como Flickr e Imgur, o compartilhamento de imagens se tornou gratuito, rápido e democratizado.

“A democratização é o fim de nossa reação em cadeia exponencial, o resultado lógico da desmonetização e da desmaterialização. É o que acontece quando objetos físicos são transformados em bits e inseridos em uma plataforma digital em volumes tão altos que seu preço se aproxima de zero”. – Peter Diamandis

Que podemos aprender com os 6 Ds?

Em resumo, o destino trágico da Kodak nos deu uma lição e nos mostra o quanto o pensamento exponencial é poderoso. Além disso, o quanto deve ser internalizado por aqueles que desejam empreender no mundo de hoje.

O modelo dos 6Ds, de Peter Diamandis, nos permite acompanhar o ciclo de vida de uma tecnologia em crescimento exponencial. Ademais, eles são um roteiro para ilustrar o que pode acontecer quando uma tecnologia exponencial nasce.

Nem todas as fases são fáceis, e muitas pessoas desistem no meio do caminho. Porém, os resultados dão até mesmo a pequenas equipes o poder de mudar o mundo. E o principal: de uma forma mais impactante e rápida do que o negócio tradicional jamais permitiria.

Só para ilustrar: existem inúmeras inovações aplicáveis que se encaixam na estrutura dos 6Ds. Em síntese, para atingir o sucesso no mercado do futuro, todo empreendedor deve pensar sobre quais tecnologias estão hoje trilhando seu caminho através do ciclo de vida acima.

Enfim, identificar essas tecnologias é a chave para saltar para o reino do empreendedorismo exponencial. E, para empreendedores exponenciais, o futuro está vibrando com oportunidades disruptivas.

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Apple consulta a Nissan para criar um carro autônomo

Do Financial Times

A Apple consultou a Nissan para seu projeto secreto de carro autônomo, mas as negociações não avançaram para os níveis decisórios superiores, por discordância quanto à marca a ser dada ao produto, pois a fabricante do iPhone, insiste que seja Apple, segundo revelaram fontes especializadas. O contato foi breve e as discussões não avançaram para os níveis de gerenciamento sênior.

A Apple já havia interrompido recentemente as negociações com a Hyundai Motor da Coréia do Sul e sua afiliada Kia, enfatizando os desafios de encontrar um parceiro nessa área de veículos automotivos, conhecido como Projeto Titan. A empresa vem tentando entrar no setor automobilístico há alguns anos, associando-se com fabricantes, como a BMW, anteriormente considerados parceiros em potencial.

Mas o grupo de tecnologia mudou várias vezes a estratégia dentro de seu Projeto Titan, pois considerou a melhor maneira de entrar no mercado ferozmente competitivo e de capital intensivo para automóveis de passageiros.

As negociações da empresa do Vale do Silício com a Hyundai desencadearam um intenso jogo de adivinhação sobre quais outros fabricantes poderiam fazer parceria com a Apple, com o mercado se concentrando nas oito montadoras japonesas.

As ações da Nissan subiram 5,6% na quarta-feira, depois que o presidente-executivo Makoto Uchida sinalizou sua abertura para trabalhar com grupos de tecnologia quando questionado durante uma apresentação de resultados, sobre uma suposta associação de sua empresa com Apple.

Mas uma pessoa com conhecimento das discussões disse que as negociações vacilaram depois que a empresa americana pediu que a Nissan fizesse carros com a marca Apple, uma exigência que efetivamente rebaixaria a montadora “a um fornecedor de hardware”.
Muitas montadoras expressaram medo de se tornarem “a Foxconn da indústria automobilística”, uma referência ao grupo de manufatura taiwanês que monta iPhones. A Apple não quis comentar.

Ashwani Gupta, diretor de operações da Nissan, disse que o grupo japonês "não está" em negociações com a Apple, cujo interesse em entrar na indústria automobilística remonta a 2014.

“Temos a satisfação do cliente, que vem de carro. De jeito nenhum iremos mudar a maneira como fazemos carros”, disse Gupta em uma entrevista ao Financial Times. “A forma como projetamos, desenvolvemos e fabricamos será como um fabricante de automóveis, como a Nissan.”

Para Gupta, a Nissan está aberta a explorar parcerias com grupos de tecnologia para se adaptar à mudança, em especial para veículos conectados e direção autônoma, dando como exemplos o Google e algumas outras start-ups. Mas acrescentou: “Temos que verificar quem tem a melhor competência para captar o que o cliente está pensando. Para isso, podemos fazer a parceria, mas isso é adaptar seus serviços ao nosso produto, não vice-versa.”

Analistas têm dito que a Nissan — que já tem uma aliança com a francesa Renault e a Mitsubishi Motors — pode ser uma boa opção para a Apple. A empresa japonesa foi pioneira em veículos elétricos com o lançamento do Leaf em 2010. A Nissan também tem infraestrutura industrial em suas fábricas nos Estados Unidos. O grupo, que era deficitário, mudou de foco no volume para a lucratividade.

Mas Mio Kato, analista que escreve sobre a plataforma Smartkarma, disse que a Nissan não tinha a escala de rivais, como a Toyota, para fazer o tipo de grandes investimentos necessários para a tecnologia de direção autônoma.

Alguns analistas preveem que a Apple poderá tornar-se um poderoso desafio à indústria automotiva, embora não esteja claro que tipo de tecnologia ela poderia fornecer além do poder de sua marca. A Apple vem testando há anos, na Califórnia, tecnologias de carros sem motorista ou autônomos.

A empresa informou na semana passada que seus “motoristas de reserva tiveram que intervir uma vez a cada 230 km de teste”. Em contraste, o Waymo, o carro autônomo da Alphabet e o Cruise da GM, cada um, conseguiram viajar em média quase 48 mil km antes de um único “desligamento”.

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Para cientistas, acusações contra a China de criar o coronavírus são enganosas

Craig Timberg, do Washington Post

Cientistas da Johns Hopkins, Columbia e outras principais universidades americanas se moveram com velocidade rara quando uma virologista chinês, Li-Meng Yan, publicou um artigo explosivo em setembro alegando que a China havia criado o coronavírus mortal em um laboratório de pesquisa.

O artigo, concluíram os cientistas americanos, era profundamente falho. E um novo jornal online da MIT Press — criado especificamente para verificar alegações relacionadas ao SARS-CoV-2 — relatou que as alegações de Yan eram "às vezes infundadas e não apoiadas em dados científicos" 10 dias depois que ela as postou.

Mas em uma época em que qualquer pessoa pode publicar qualquer coisa online com alguns cliques, essa resposta não foi rápida o suficiente para evitar que as alegações contestadas de Yan se tornassem virais, atingindo uma audiência na casa dos milhões nas redes sociais e na Fox News. Foi um desenvolvimento, segundo especialistas em desinformação, que ressaltou como sistemas construídos para promover a compreensão científica podem ser usados para disseminar reivindicações politicamente carregadas dramaticamente em desacordo com o consenso científico.

O trabalho de Yan, que foi postado no repositório de pesquisa científica Zenodo sem qualquer revisão em 14 de setembro, explodiu no Twitter, YouTube e sites de extrema-direita com a ajuda de influenciadores conservadores como o estrategista republicano Stephen K. Bannon, que repetidamente o pressionou em seu programa online "War Room: Pandemic", de acordo com um relatório publicado sexta-feira por pesquisadores de Harvard estudando manipulação da mídia. Yan expandiu suas alegações, em 8 de outubro, para culpar explicitamente o governo chinês por desenvolver o coronavírus como uma "arma biológica".

Repositórios de pesquisa online tornaram-se fóruns-chave para revelação e debate sobre a pandemia. Construídos para avançar a ciência de forma mais ágil, eles têm estado na vanguarda em relatar descobertas sobre máscaras, vacinas, novas variantes do coronavírus e muito mais. Mas os sites carecem de proteções inerentes ao mundo tradicional — e muito mais lento — de revistas científicas revisadas por pares, onde os artigos são publicados apenas depois de terem sido criticados por outros cientistas. Pesquisas mostram que documentos postados em sites online também podem ser usados indevidamente para alimentar teorias da conspiração.

O artigo de Yan sobre Zenodo — apesar de várias críticas científicas e da cobertura generalizada de notícias sobre suas supostas falhas — agora foi visto mais de 1 milhão de vezes, provavelmente tornando-se a pesquisa mais lida sobre as origens da pandemia do coronavírus, de acordo com os pesquisadores de desinformação de Harvard. Eles concluíram que os sites científicos online são vulneráveis ao que eles chamavam de "ciência camuflada", esforços para dar trabalho duvidoso “face da legitimidade científica" a esses conteúdos.

"Eles estão muitos anos atrasados na percepção de que estas plataformas são vulnerável a abusos”, disse Joan Donovan, diretora de pesquisa do Centro Shorenstein de Mídia, Política e Políticas Públicas da Harvard Kennedy School, que produziu o relatório. "Neste momento, tudo aberto será explorado."


Yan, que anteriormente era bolsista de pós-doutorado na Universidade de Hong Kong, mas fugiu para os Estados Unidos em abril, concordou em dar uma entrevista ao The Washington Post para afirmar que sites científicos online são vulneráveis a abusos, mas ela rejeitou o argumento de que sua história é um estudo de caso neste problema.

Yan, uma dissidente que tenta alertar o mundo sobre o que, para ela, é o papel da China na criação do coronavírus. Ela usou Zenodo, com sua capacidade de publicar instantaneamente informações sem restrições, porque temia que o governo chinês obstruísse a publicação de seu trabalho. Para ela, seus críticos acadêmicos, serão contestados.

"Nenhum deles pode refutar as evidências reais, sólidas e científicas", disse Yan. "Eles só podem me atacar."

Zenodo reconheceu que o furor motivou reformas, incluindo a postagem de uma etiqueta na quinta-feira acima do jornal de Yan dizendo: "Cuidado: Conteúdo Potencialmente Enganoso" depois que o The Washington Post perguntou se Zenodo o removeria. O site também apresenta links para críticas de um virologista da Universidade de Georgetown e da MIT Press.

"Levamos a desinformação muito a sério, por isso é algo que queremos abordar", disse Anais Rassat, porta-voz da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear, que opera o Zenodo como um local científico de propósito geral. "Não achamos que derrubar o relatório seja a melhor solução. Queremos que fique e indique por que os especialistas acham que é errado."

Mas os principais pesquisadores que assistiram as reivindicações de Yan correrem pela Internet muito mais rapidamente do que poderiam combatê-las ficaram preocupados com a experiência — recém-convencidos de que a capacidade de espalhar desinformação vai muito além dos sites de mídia social de renome. Qualquer plataforma online sem salvaguardas robustas e potencialmente caras é igualmente vulnerável.

"Isso é semelhante ao debate que estamos tendo com o Facebook e o Twitter. Até que ponto estamos criando um instrumento que acelera a desinformação, e até que ponto você está contribuindo para isso?", disse Stefano M. Bertozzi, editor-chefe da revista online "Rapid Reviews: COVID-19", que contestou as afirmações de Yan.

Coronavirus alimenta destaque de sites de ciência online

Os sites científicos online vêm crescendo há mais de uma década, tornando-se uma parte vital do ecossistema para fazer e vetar reivindicações em vários campos acadêmicos, mas seu crescimento tem sido sobrecarregado pela urgência de divulgar novas descobertas sobre uma pandemia mortal.

Alguns dos sites mais conhecidos, como medRxiv e bioRxiv, possuem sistemas de avaliação rápida destinados a evitar trabalhos de publicação que não passam em um teste inicial de credibilidade científica. Eles também rejeitam artigos que apenas revisam o trabalho de outros ou que fazem tais grandes alegações de que eles não devem ser divulgados antes que a revisão por pares possa ser conduzida, disse Richard Sever, co-fundador da medRxiv e bioRxiv.

"Queremos criar um obstáculo alto o suficiente para que as pessoas tenham que fazer alguma pesquisa", disse Sever. "O que não queremos ser é um lugar onde há um monte de teorias conspiratórias."

Os sites de publicação online geralmente são chamados de "servidores de pré-impressão" porque muitos pesquisadores os usam como um primeiro passo para a revisão tradicional por pares, dando aos autores uma maneira de tornar seu trabalho público — e disponível para possível cobertura de notícias — antes que uma análise mais completa comece. Os defensores dos servidores de pré-impressão destacam sua capacidade de criar visibilidade antecipada para descobertas importantes e também desencadear debates úteis. Eles notam que as revistas tradicionais revisadas por pares têm sua própria história de publicar ocasionalmente farsas e ciência ruim.

"É muito engraçado que todos estejam preocupados com as pré-impressões, dado que, coletivamente, os periódicos não estão fazendo um grande trabalho para manter a desinformação fora", disse Sever.

Ele e outros defensores, no entanto, reconhecem riscos.

Enquanto os cientistas debatem — e às vezes refutam — alegações falhas uns dos outros, os não-cientistas também verificam servidores pré-impressos em busca de dados que possam parecer reforçar suas teorias de conspiração de animais de estimação.

Uma equipe de pesquisa liderada pelo cientista da computação Jeremy Blackburn rastreou o aparecimento de links para pré-impressões de sites de mídia social, como o 4chan, popular entre os teóricos da conspiração. Blackburn e um estudante de pós-graduação, Satrio Yudhoatmojo, encontraram mais de 4.000 referências no 4chan a artigos sobre os principais servidores de pré-impressão entre 2016 e 2020, com os principais assuntos sendo biologia, doenças infecciosas e epidemiologia. Satrio disse que o processo de revisão desigual "emprestou um ar de credibilidade" que pressupõe que os especialistas podem rapidamente identificar como falhas, mas pessoas comuns não o teriam.

"É aí que está o risco", disse Blackburn, professor assistente da Universidade de Binghamton "Documentos dos servidores de pré-impressão aparecem em uma variedade de teorias da conspiração ... e são mal interpretados descontroladamente porque essas pessoas não são cientistas.

Jessica Polka, diretora executiva da ASAPbio, um grupo sem fins lucrativos que pressiona por mais transparência e uso mais amplo de servidores pré-impressos, disse que eles se baseiam em algo semelhante ao crowdsourcing, no qual comentários de pesquisadores externos rapidamente podem identificar falhas no trabalho, mas ela reconheceu vulnerabilidades baseadas na extensão da revisão por funcionários e conselheiros do servidor. Uma pesquisa recente da ASAPbio encontrou mais de 50 servidores de pré-impressão operando — e quase tantas políticas de revisão.

E a pesquisa não incluiu Zenodo, que, segundo Polka, não deve ser considerado um servidor de pré-impressão dada a sua missão mais ampla. Em vez disso, ela disse, é um repositório online que acontece para hospedar algumas pré-impressões, bem como slides de conferência, dados brutos e outros "objetos científicos" que qualquer pessoa com um endereço de e-mail pode simplesmente carregar. Zenodo não tem nenhuma das verificações comuns aos principais servidores de pré-impressão e não está organizada para facilmente surgir críticas ou pesquisas conflitantes, disse ela.

"Sem esse tipo de contexto, um servidor de pré-impressão é ainda mais vulnerável à disseminação de desinformação", disse Polka. Mas ela acrescentou, em geral, "os servidores pré-impressos não têm recursos para serem árbitros de se algo é verdade ou não."

Yan defende seu trabalho

Yan disse em sua entrevista ao The Post que a abertura de Zenodo foi o que levou sua decisão de usar o site. Ela inicialmente submeteu seu artigo à bioRxiv porque, como pesquisadora cujo trabalho apareceu na Nature, a Lancet Infectious Diseases e outras publicações tradicionais, ela sabia que esse servidor de pré-impressão pareceria mais legítimo para outros cientistas.

Yan é formado em medicina pela Xiangya Medical College da Central South University e doutor em oftalmologia pela Southern Medical University — ambos na China — e foi pós-doutorando na Universidade de Hong Kong, disse ela. Essa universidade anunciou que não estava mais afiliada a ela em julho, após uma aparição inicial na Fox News, dizendo em um comunicado que sua alegação sobre a origem do coronavírus "não tem base científica, mas se assemelha a boatos".

Depois que fugiu de Hong Kong, ela escondeu profundas suspeitas sobre o potencial do governo para bloquear a publicação de seu trabalho, disse ela. Quando ela checou a bioRxiv 48 horas depois de fazer sua submissão, o site parecia ter ficado offline, disse Yan. Temendo o pior, ela retirou o jornal e enviou para Zenodo.

Sever, o co-fundador da bioRxiv, disse que não poderia comentar sobre uma submissão individual, mas disse que, apesar de falhas ocasionais, ele estava ciente de nenhuma "paralisação prolongada" no site durante meados de setembro e nenhum sinal de que os chineses, ou qualquer outra pessoa, o haviam hackeado.

Para o artigo de Yan sobre Zenodo, ela não listou uma afiliação acadêmica, como é costume para a pesquisa. Em vez disso, ela listou a Sociedade de Estado de Direito e a Fundação Estado de Direito, que são grupos sem fins lucrativos com sede em Nova York fundados pelo bilionário chinês exilado Guo Wengui, um associado próximo de Bannon, que em 2018 foi anunciado como presidente da Sociedade de Estado de Direito.

Quando Bannon foi preso sob acusação de fraude em agosto, ele estava a bordo do iate de 150 pés de Guo,na costa de Connecticut. (O presidente Donald Trump no mês passado perdoou Bannon, seu ex-presidente de campanha e estrategista-chefe da Casa Branca).

Yan disse que listou as entidades do Estado de Direito por respeito ao que ela disse ser seu trabalho ajudando dissidentes na China, e que eles pagaram por sua fuga de Hong Kong e forneceram um salário de reassentamento enquanto ela vive em grande parte de suas economias. Ela disse que seu trabalho é independente, e rejeitou noções de que Bannon estava ajudando a espalhar reivindicações políticas. "Eu não sabia que ele era tão controverso quando eu estava em Hong Kong", disse Yan ao The Post.

Os arquivos mostraram que o artigo teve mais de 150.000 visualizações em seu primeiro dia no Zenodo — alcance espetacular para um artigo científico, especialmente um que ainda não havia sido revisado por nenhum especialista independente.

Mas essa onda de atenção também gerou reação, incluindo notícias críticas da National Geographic e outros, levantando sérias questões sobre as alegações de Yan.

No mundo acadêmico, o Centro de Segurança da Saúde da Johns Hopkins emitiu uma resposta ponto a ponto uma semana depois que o artigo de Yan apareceu no Zenodo, levantando 39 questões individuais no que disse ser "análise objetiva dos detalhes incluídos no relatório, como seria habitual em um processo de revisão por pares".

Alguns dias depois, a revista online do MIT Press "Rapid Reviews: COVID-19" apresentou quatro críticas contundentes, incluindo uma de Robert Gallo, um renomado pesquisador de AIDS e no campo da virologia.

Ele classificou o trabalho de Yan como "enganoso" e citou "alegações questionáveis, espúrias e fraudulentas". A maioria dos pontos era altamente técnica, mas Gallo também questionou sua lógica sobre o suposto papel na criação do coronavírus pelo os militares chineses, que Gallo observou que seria vulnerável ao covid-19.

"E como os chineses se protegeriam?" Gallo perguntou em sua crítica. "Bem, de acordo com o jornal, os militares sabiam que poderia ser detido por remdesivir", uma droga que mais tarde demostrou ter algum benefício no tratamento covid-19, ao mesmo tempo em que não necessariamente reduziu o risco de morte. "Eu certamente não gostaria de estar no exército chinês se eles fossem tão ingênuos."

Perguntas sobre a pesquisa e o processo

A ideia de recrutar Gallo veio de Bertozzi, editor da revista e reitor emérito da Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia em Berkeley. Assim como Gallo, Bertozzi trabalhou extensivamente em pesquisa sobre aids. Depois de ver a aparição de Yan na Fox, ele estava ansioso para usar o jornal online fundado apenas meses antes para corrigir o registro científico.
"Senti que precisava ser rapidamente desmascarado por pessoas com credibilidade científica", disse Bertozzi.

Ele logo pensou em Gallo. “Precisamos de alguém da sua estatura para dizer que isso é ciência do lixo", lembrou Bertozzi. As críticas de Gallo e outros três cientistas também vieram com uma nota do editor levantando questões sobre o processo de pré-impressão em si, dizendo:

"Embora os servidores de artigos pré-impressos ofereçam um mecanismo para disseminar pesquisas científicas que mudam o mundo em velocidade sem precedentes, eles também são um fórum através do qual informações enganosas podem instantaneamente minar a credibilidade da comunidade científica internacional, desestabilizar as relações diplomáticas e comprometer a segurança global."

Mas essas repreensões públicas de alguns dos maiores nomes da virologia não detêm Yan. Nem um relatório detalhado em 21 de outubro pela CNN citando seus críticos e documentando falhas.

Yan se recusou a ser entrevistado para essa história, disse ela, porque a CNN não permitiu que ela abordasse as questões que eles desenterraram, ponto a ponto, na televisão ao vivo.

Em vez disso, ela publicou sua própria resposta em 21 de novembro, no Zenodo, intitulada: "CNN usou mentiras e desinformação para confundir a água na origem do SARS-CoV-2".

Em sua entrevista ao Post, Yan reconheceu - como a CNN havia relatado — que seus três coautores no artigo original de 14 de setembro eram pseudônimos, usados para proteger o que ela disse serem outros pesquisadores chineses cujas famílias permanecem em perigo na China. Os autores são tipicamente desencorajados de usar nomes falsos em trabalhos acadêmicos.

Suas alegações sofreram outro golpe esta semana, quando uma equipe da Organização Mundial da Saúde enviou à China para investigar as origens da pandemia, dizendo que era "extremamente improvável" que o coronavírus viesse de um laboratório.

Uma das primeiras críticas vocais de Yan, a virologista Angela Rasmussen, que estava na Universidade de Columbia quando o trabalho de Yan se espalhou pela primeira vez, concordou com a avaliação da OMS, mas não descartou a possibilidade — ainda que improvável — de origem laboratorial para o coronavírus. Mas ela disse que o argumento carece de provas concretas.


No entanto, Yan continua a dobrar suas reivindicações e atacar seus críticos como espalhando "mentiras". Ela ainda argumenta que o governo chinês criou intencionalmente o coronavírus e continua a fazer tudo o que pode para silenciá-la.

Yan também não oferece desculpas por fazer uma causa comum com Bannon e outros aliados de Trump. Como dissidente, ela disse, ela não necessariamente tem sua escolha de apoiadores.

"Se a China vai fazer esse crime, quem pode responsabilizá-los?... Trump foi o único que foi duro" contra a China, disse Yan, acrescentando que sua alegação "é sobre fatos reais. Eu não quero enganar as pessoas.

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