Após 30 anos, a NASA planeja enviar novas sondas a Vênus

Christian Davenport do Washington Post

As missões estudarão a atmosfera e a topografia de Vênus, bem como a evolução da Terra, segundo a NASA.

 

Por anos, Marte foi a moda na NASA. A agência espacial enviou uma série de rôvers para lá, incluindo o Perseverance, um veículo do tamanho de um automóvel que pousou no início deste ano com um pequeno helicóptero acoplado a ele. A agência espacial também está focada na Lua e prometeu devolver astronautas lá nos próximos anos, pela primeira vez desde 1972.

Mas na quarta-feira, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse que a agência espacial focalizaria um mundo que não recebe muita atenção há décadas: Vênus, o ardente mistério de um planeta que é o vizinho planetário mais próximo da Terra. Em um discurso na sede da NASA, Nelson disse que a agência enviaria não uma, mas duas missões para lá, em um esforço saudado por cientistas há muito tempo.

O administrador da NASA, Bill Nelson, anuncia novas missões na sede da agência na quarta-feira. (Bill IngallsAP)

A NASA não envia uma sonda a Vênus há mais de 30 anos, apesar de sua relativa proximidade e da crença entre muitos de que estudar o que acontece lá pode ajudar os cientistas a entender melhor a Terra. Embora Vênus seja "quente, infernal e implacável" nas palavras da NASA, tem "muitas características semelhantes às nossas".

Nelson disse que as missões poderão estudar “como Vênus se tornou um mundo infernal, capaz de derreter o chumbo na superfície. ... Esperamos que essas missões aumentem nossa compreensão de como a Terra evoluiu e por que ela é habitável quando outros planetas em nosso Sistema Solar não são.”

Para pesquisar e compreender melhor a evolução de Vênus, a NASA anunciou que está financiando duas missões. Uma, apelidada de DAVINCI Plus, enviaria uma sonda mergulhando na densa atmosfera do planeta para entender por que ela é, como disse a NASA, "uma estufa descontrolada em comparação com a Terra". O nome da missão, DAVINCI, é um acrônimo de Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry and Imaging Plus.

A missão também estudaria se o planeta já teve oceanos e obteria imagens de alta resolução da superfície em um esforço para entender se ela é composta de placas tectônicas que se deslocam ao longo de eras semelhantes à composição da Terra.

A segunda missão é chamada de VERITAS e mapearia a topografia de Vênus com radar para mapear suas elevações e mapear as emissões infravermelhas, com o propósito de estudar os tipos de rocha. O acrônimo VERITAS significa Emissividade de Vênus, Rádio Ciência, InSAR, Topografia e Espectroscopia, com suas iniciais em inglês.

“É impressionante como sabemos tão pouco sobre Vênus. Mas os resultados combinados dessas missões nos dirão sobre o planeta desde as nuvens em seu céu, passando pelos vulcões em sua superfície até o seu próprio núcleo”, disse Tom Wagner, cientista da agência espacial envolvido na escolha das missões. “Será algo como redescobrir o planeta.”

As missões a Vênus foram escolhidas entre um grupo de finalistas que também incluiu uma missão que teria explorado a Lua de Júpiter, Io. Outro teria estudado Tritão, uma lua gelada ativa de Netuno.

Mas Vênus, que Nelson disse ser “uma área emergente de pesquisa para a NASA”, ganhou os recursos de que necessita. A NASA disse que concederá contratos de cerca de US$ 500 milhões para cada uma das missões a Vênus, e que elas serão lançadas no período de 2028-2030. A Lockheed Martin projetaria, construiria e operaria ambas as espaçonaves, disse a empresa.

Entre 1961 e 1985, segundo um levantamento postado pelo site da NASA, a antiga União Soviética estava intensamente interessada em Vênus, tendo enviado mais de 30 espaçonaves para voar ou pousar no planeta.

A NASA, que enviou sondas para a atmosfera venusiana em 1978, enviou também uma espaçonave para Vênus pela última vez em 1989. Essa nave, Magellan (Magalhães), orbitou o planeta por quatro anos, mapeando-o antes de mergulhar em sua atmosfera e queimar-se.

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Entusiasta se torna o mais recente civil a comprar seu caminho para o espaço.

John Shoffner, que fez fortuna instalando cabos de fibra óptica, será acompanhado pela mais condecorada astronauta americana em um voo programado para o próximo ano

Christian Davenport do Washington Post

John Shoffner saltou do céu ou base-jump cerca de 3.000 vezes. Um ciclista ávido, ele voa de asa delta, caiaque de corredeiras e voa em shows aéreos.
Agora, ele se prepara para ir para o espaço.

Como o mais recente empresário rico a reservar passagem para a Estação Espacial Internacional, Shoffner deve voar ao lado da veterana astronauta da NASA Peggy Whitson no segundo semestre do próximo ano.

O voo marcaria a segunda missão organizada pela Axiom Space , uma empresa com sede em Houston que está treinando cidadãos para se tornarem astronautas e levá-los à estação espacial em foguetes e espaçonaves SpaceX.

A empresa espera realizar missões privadas a cada seis ou sete meses e está trabalhando para fazer seu primeiro voo em janeiro, quando três bilionários, que estão pagando US$ 55 milhões cada, passarão cerca de uma semana na estação. Eles serão acompanhados pelo ex-astronauta da NASA Michael Lopez-Alegria. A Axiom não revelou quanto Shoffner pagou.

Esse voo é uma das várias missões privadas de astronautas que se concretizarão nos próximos meses. Jared Isaacman, o empresário bilionário que fundou o Shift4 Payments, está financiando um voo de civis para o espaço que arrecadaria dinheiro para o St. Jude Children's Research Hospital. Em vez de voar para a estação, a cápsula SpaceX Dragon ficaria em órbita por alguns dias antes de voltar à Terra.

Depois disso, a Rússia planeja voar em duas missões civis para a estação espacial. Primeiro, uma atriz e diretora russa iria à estação em outubro para filmar cenas de um filme. Então, em dezembro, o bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente de produção Yozo Hirano estão programados para voar para a estação, onde filmariam segmentos para o canal de Maezawa no YouTube. Maezawa também fretou um vôo na nave espacial da SpaceX que orbitaria a lua.

Não está claro quem pode se juntar a Whitson e Shoffner em sua missão. Um porta-voz da Axiom disse que isso seria revelado em uma data posterior. Mas recentemente, o Discovery Channel anunciou que estava hospedando uma competição por um assento em uma futura missão da Axiom para a estação espacial.

O ex-administrador da NASA Jim Bridenstine também disse no ano passado que Tom Cruise estava trabalhando com a empresa para gravar cenas para um filme na estação.

Shoffner disse que é um fã do espaço de longa data que sonhava em ser astronauta quando era criança e tirou sua licença de piloto quando tinha 17 anos. Agora, ele voa em shows aéreos e também pilota carros esportivos.

Ele fundou a Dura-Line Corp. e desenvolveu materiais e métodos para a colocação de cabos de fibra óptica, com operações em mais de uma dúzia de países.
Quando a oportunidade de ir para o espaço apareceu, ele agarrou-se a ela.
“Acho que minhas atividades na vida me prepararam mental e fisicamente para isso. Estou pronto para ir. ”

Como astronauta da NASA, Whitson quebrou todos os tipos de recordes. Ela passou 665 dias no espaço, mais do que qualquer outro americano; ela foi a primeira mulher comandante da Estação Espacial Internacional e a primeira mulher a servir como astronauta chefe; e a primeira pessoa a ocupar essa posição que não tinha servido no exército.

Ela completou 10 caminhadas espaciais, mais do que qualquer outra astronauta. E quando ela se aposentou em 2018, ela percebeu que já havia passado bastante tempo no espaço. “Eu não tinha certeza se conseguiria voar novamente”, disse ela.

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Tecnologia de visão noturna parece algo saído de um videogame

Dalvin Brown
24 de maio de 2021 do Washington Post

As forças armadas americanas estão usando óculos de visão noturna atualizados com recursos de realidade aumentada


O Exército está treinando com óculos futuristas de visão noturna que transformam a visão no escuro em uma experiência semelhante a um videogame.

As forças armadas lançaram uma série de vídeos este ano mostrando soldados, objetos e locais após o anoitecer delineados por uma luz branca brilhante. A filmagem se parece com cenas de jogos de videogames, mas na verdade mostra como o mundo se parece através do novo binóculo de visão noturna aprimorada (ENVG-B) dos militares.

O produto faz parte de um esforço de anos para modernizar as ferramentas utilizadas pelos militares, dizem as autoridades. O dispositivo montado no capacete, carregado com imagens térmicas e recursos de realidade aumentada, introduz a tecnologia encontrada em smartphones e sistemas de jogos para hardware de visão noturna tradicional.

“Ele traz recursos de jogos aos quais as crianças estão acostumadas nos videogames. Agora, eles vão usá-los quando se juntarem às nossas forças militares”, disse Erik Fox, gerente geral da Elbit Systems of America, a empresa responsável pelos dispositivos, que pertence à Israel's Elbit Systems, produtora de eletrônicos de defesa.

Os óculos representam uma mudança nas imagens esverdeadas típicas dos equipamentos noturnos tradicionais, que podem causar fadiga ocular. A nova imagem é mais agradável para os olhos e fornece mais clareza, tornando os alvos mais fáceis de localizar através de nuvens de fumaça e em clima de baixa visibilidade.

“Óculos de visão noturna com a tonalidade verde parecem legais e tudo, até que você os use a noite toda”, disse Blake Gaughan, líder do pelotão de infantaria na Base Conjunta Lewis-McChord, no estado de Washington. “Se você está executando operações noturnas contínuas, isso só lhe dá dor de cabeça.” Ele usou os novos óculos e está ajudando a treinar outras pessoas sobre como funcionam.

Os novos recursos de visão noturna ocupam o centro de vários vídeos e capturas de tela postados online pelo esquadrão de combate militar da Brigada Lancer.

Em um vídeo, soldados são iluminados sob o céu noturno enquanto carregam munição em uma metralhadora para treinamento com armas. Em uma série de fotos, os soldados são claramente delineados contra uma parede de concreto à noite.

A Elbit começou a enviar os óculos para o Exército no ano passado em um negócio de até US$ 422 milhões para sistemas aprimorados de visão noturna.

A empresa, com sede em Roanoke, no estado da Virgínia, é especializada em eletrônicos para segurança interna e diz que seus binóculos de última geração proporcionam o que há de mais moderno em conectividade com a velha tecnologia de tubo de vácuo encontrada em TVs em preto e branco.

O novo gadget dos militares funciona amplificando a luz existente, seja da Lua, estrelas ou fontes no solo. O dispositivo detecta pequenas quantidades de fótons refletidos em objetos aparentemente escuros.

Em seguida, os fótons passam por uma superfície interna projetada para converter luz em elétrons. Os elétrons são amplificados ao atingir uma placa de vidro do tamanho de um quarto que possui milhões de minúsculos orifícios. Em seguida, eles passam por uma tela revestida com fósforo, uma substância fluorescente, para criar uma imagem.

Tradicionalmente, é usado o fósforo verde, razão pela qual as imagens de visão noturna em tons de verde são bem conhecidas. Mas o dispositivo mais recente da Elbit usa fósforo branco, produzindo imagens em preto e branco, que os oficiais dizem criar mais contraste e clareza à noite.

“Geralmente, quando você pensa em óculos noturnos, pensa em luz ambiente verde, o que é útil, mas isso é uma melhoria e permite maior precisão”, disse Daniel Mathews, oficial de relações públicas da Lancer Brigade.

Os óculos de proteção mais recentes do Exército incluem um modo de contornos brancos brilhantes. Há uma sobreposição de realidade aumentada que pode exibir instruções de navegação e mapas. Os óculos também podem ser conectados sem fio a outras pessoas do pelotão, portanto, se um soldado avistar algo, ele pode marcar esse objeto no ciberespaço e fazer com que apareça no binóculo de outras pessoas.

A atualização foi construída com uma ferramenta de intensidade ajustável que funciona à luz do dia, onde as gerações anteriores dessa tecnologia não funcionavam.

“Com muitos dos modelos mais antigos, se um flash disparasse ou se houvesse uma luz forte, você ficaria quase cego porque os binóculos captavam toda aquela luz”, disse Mathews. “Eles têm a capacidade de se ajustar, então você pode usá-los durante o dia ou ao anoitecer.”

E não é apenas o Exército se adequando aos sistemas de visão noturna de nível seguinte. Os fuzileiros navais também recrutaram a Elbit para substituir sua tecnologia de visão noturna por um par de binóculos para maior percepção de profundidade. O projeto teve início em 2019 para substituir o antigo sistema monocular dos ramos militares por binóculos atualizados.

Os óculos monoculares significavam que as tropas só podiam ver imagens noturnas por um olho. E em abril, os fuzileiros navais anunciaram que a Elbit iria atualizar seus óculos de visão noturna até 2022. Parte desse acordo inclui um clipe de capacete que detecta energia infravermelha e permite que as tropas vejam imagens térmicas.

A versão do Exército tem o sistema de geração de imagens de calor integrado e descreve os objetos que emitem calor em laranja, tornando os inimigos no campo mais fáceis de detectar, dizem os soldados.

O Exército está implantando os óculos de maneira contínua.

“É uma nova tecnologia e queremos ter certeza de que todos tenham tempo para serem treinados adequadamente” sobre como cada um dos modos funciona, disse Gaughan, um soldado de infantaria que lidera um batalhão no estado de Washington. “É um processo contínuo para treinar as pessoas adequadamente, em vez de apenas distribuí-las.”

Entusiastas de atividades ao ar livre, caçadores e sobreviventes também podem comprar os óculos de proteção de Elbit. A empresa fornece os óculos para a US Night Vision, com sede na Califórnia, uma corporação que oferece óculos de proteção online por óculos US$ 11.800.

A Elbit também vende sua tecnologia para a Night Vision Devices, com sede na Pensilvânia, um revendedor de binóculos com o sistema de visão noturna da Elbit online por cerca de US$ 7.500, mais custos adicionais com baterias e acessórios.

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Drones podem levar vacinas contra o coronavírus a todos os locais

Milhões de americanos ainda não tomaram vacina contra o coronavírus
Dalvin Brown do Washington Post

Embora mais de um terço dos americanos estejam totalmente vacinados contra o coronavírus, milhões de pessoas ainda não receberam uma única dose.

Os motivos para não conseguir uma injeção variam — alguns não querem, enquanto outros dizem que vão esperar um pouco mais para decidir. E há pessoas que querem ser vacinadas, mas estão em áreas tão remotas que não podem chegar facilmente a um local normal de vacinação.

Entre elas, há pessoas que trabalham em plataformas de petróleo no Golfo do México ou que vivem em áreas rurais longe de consultórios médicos ou de farmácias. As empresas de drones se preparam para entregar produtos médicos refrigerados a essas pessoas. Se os planos não derem certo a tempo de combater a crise do coronavírus, elas esperam estar preparadas para ajudar rapidamente no próximo grande surto de saúde do mundo.

A empresa Draganfly, com sede em Saskatoon, Canadá e a Volansi, baseada em SanFrancisco estão entre as empresas que operam aviões nos Estados Unidos, agora com parcerias de entregas médicas.

A Draganfly existe desde a década de 1990 e começará voos de teste com vacinas contra o coronavírus no Texas no próximo mês com Coldchain Technology Services, uma empresa de gerenciamento de cadeia de suprimentos de saúde.

A Volansi, fundada em 2015, opera drones transportando outros medicamentos refrigerados e vacinas com a Merck na Carolina do Norte desde outubro.

Drones tendem a ser mais rápidos e baratos para lidar com cargas úteis menores para locais remotos do que caminhões ou helicópteros, disse Wayne Williams, diretor executivo da Coldchain, com sede em Spring Branch, Texas.

“Se eu tiver que levar uma vacina salva-vidas para algum lugar que fica a cerca de 480 km daqui, tenho que encontrar um mensageiro, colocá-lo na estrada e ele poderá levar até sete horas para entregá-la. Se eu colocar o pacote em um drone, além de poder rastreá-lo, ele chegará lá mais cedo e seu custo será muito menor” disse Williams.

Na semana passada, a Coldchain anunciou planos de gastar US$ 750.000 no equipamento do Draganfly para enviar suprimentos médicos e vacinas contra o coronavírus em uma base experimental para locais próximos.

Drone que leva 3 pacotes separados

Uma start-up alemã criou recentemente um drone de entrega capaz de transportar três pacotes separados.

Os veículos aéreos não tripulados também estão se preparando para ajudar durante a pandemia de outras maneiras. A Draganfly desenvolveu um sistema que pode medir os sinais vitais das pessoas, como frequência cardíaca e pressão arterial de um drone. Drones do fabricante chinês DJI foram usados para monitorar o distanciamento social em Elizabeth, New Jersey, no ano passado.

Enquanto isso, mais do que algumas empresas anunciaram drones de desinfecção para pulverizar de cima zonas potencialmente contaminadas. Os drones ainda não estão transportando vacinas contra o coronavírus nos Estados Unidos, mas a Coldchain quer fazê-lo.

A empresa trabalhará com a Agência Federal de Aviação FAA (Federal Aviation Administration) neste verão para obter a aprovação para rotas de entrega no Texas. Isso aconteceu depois que a FAA emitiu novas regras para drones em dezembro, em uma etapa para permitir entregas comerciais generalizadas. A fase dois para a Coldchain será levar os drones mais longe, fora de sua linha de visão, para trabalhadores de serviços médicos de emergência treinados.

A Coldchain já desenvolveu recipientes térmicos em forma de cubo de 30,48 cm para serem transportados pelos drones do Draganfly.

As caixas com temperatura controlada da empresa podem conter cerca de 600 a 1.500 frascos de vacinas, dependendo do fornecedor. E foram construídos para manter as temperaturas extremamente baixas exigidas pela Pfizer por 48 horas e pela Moderna por pelo menos 72 horas, disse Williams. A vacina de dose única da Johnson & Johnson pode ser mantida em temperaturas ligeiramente mais altas, entre 2,22 graus C e 7,77 C (ou seja entre 36 e 46 graus Fahrenheit) que os recipientes podem manter por cerca de 96 horas, acrescentou Williams.

As embalagens possuem dispositivos de coleta de dados que alertarão a Coldchain sobre variações nas temperaturas da vacina, diz a empresa. Assim que o drone chega a um local de entrega, os destinatários podem usar um código de smartphone fora do contêiner para determinar a temperatura interna da carga útil.

A Draganfly oferece uma variedade de drones personalizados para trabalhos específicos em educação, aplicação da lei e agricultura. A Coldchain afirma que planeja iniciar as entregas de vacinas no Texas com drones de médio alcance da empresa, capazes de voar cerca de 598,67 Km de ida e volta com uma carga.

A Draganfly não é a única empresa iniciante que transporta suprimentos médicos nos Estados Unidos em meio à pandemia. Em outubro, a Volsani, com sede em Concord, Califórnia, iniciou seus voos comerciais de assistência médica em Wilson, Carolina do Norte, onde a empresa distribui vacinas contra pneumonia e hepatite em parceria com a gigante farmacêutica Merck.

A Volansi não transportou vacinas contra o coronavírus, embora “as caixas de carga sejam projetadas especificamente para transportar tipos de vacinas covid”, disse Hannan Parvizian, presidente-executivo da empresa.

A Wingcopter da Alemanha também compete para distribuir vacinas contra o coronavírus, enquanto a Zipline, de São Francisco, começou a entregar vacinas Oxford-AstraZeneca em Gana no início deste ano. O Walmart fez parceria com a Zipline em setembro para entrega de pedidos de suprimentos médicos urgentes.

A Draganfly diz que o que torna seu plano com Coldchain diferente é que ela tem clientes da vacina contra o coronavírus prontos para receber as entregas se os testes derem certo neste verão.

Mesmo se a distribuição da vacina contra o coronavírus decolar nos Estados Unidos, os pequenos veículos aéreos não ajudariam muito. Mais de 37% dos americanos já estão vacinados, e estudos mostram que cerca de um quarto das pessoas que não tomaram a vacina não querem ser vacinadas. Também está no final da pandemia. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças facilitou sua orientação sobre o uso de máscaras faciais em ambientes fechados, e as cidades em todo o país retiraram outras restrições relacionadas à pandemia.

As empresas de drones dizem que estão preparando o terreno agora para que possam trabalhar mais rapidamente durante futuras crises de saúde.

“Esta não será a última vacina que precisa ser distribuída”, disse Cameron Chell, executivo-chefe da Draganfly. “Mas da próxima vez como sociedade, vamos responder muito mais rápido.”

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Osiris-Rex dá adeus ao asteroide Bennu

Por Ethevaldo Siqueira, com notícia da NASA

Depois de aproximadamente 5 anos no espaço, a espaçonave denominada OSIRIS-REx (sigla em inglês de Explorador de Regolith Nossas Origens, Segurança, Recursos de Identificação e Interpretação Espectral) está em seu caminho de volta à Terra trazendo rochas e poeira do asteroide Bennu, próximo da Terra.

No dia 10 de maio, a espaçonave deu ignição aos seus motores e acelerou-os ao seu máximo de potência por 7 minutos — essa é a mais significativa manobra desde que a nave chegou a Bennu em 2018. Essa manobra dará impulso para o retorno da espaçonave rumo ao asteroide a uma velocidade de 960 km/hora, para cobrir a distância de volta à Terra em uma viagem de 2 anos e meio.

A espaçonave OSIRIS-REx retorna à Terra do asteroide Bennu (near-Earth asteroid). A espaçonave parte de volta trazendo amostras coletadas no evento Pega-e-Leva (Touch-and-Go) de 20 de outubro de 2020, e elevando-se na sua partida do asteroide.

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O grafeno será tão disruptivo em 2030 quanto os chips nos anos 1960

Por Martyn Warwick

As coisas podem acontecer rapidamente nas telecomunicações. Só na semana passada o foco estava na tecnologia do grafeno e suas aplicações em 5G. Agora chegam as notícias do potencial do grafeno como ator central nas comunicações 6G — o que não será uma realidade até cerca de 2030! Um novo relatório fascinante da IDTechEX, sediada em Cambridge, Reino Unido, a pesquisa de mercado e organização de serviços de inteligência que trabalha na vanguarda da inovação e avalia novas tecnologias e suas aplicações, chega à conclusão inequívoca de que "as comunicações 6G precisam de grafeno."

Certamente que sim. O grafeno, um alótropo cristalino bidimensional de carbono, é mais de 100 vezes mais forte do que o aço mais resistente, leve, muito flexível, fácil de trabalhar e relativamente barato de fabricar. É um excelente condutor e isolante de eletricidade e calor. É considerado uma alternativa mais adaptável e durável ao silício tradicional que atualmente está no centro da computação e das comunicações globais.

O novo artigo da IDTechEX, "Graphene of 6G Communications", explica que o 6G, quando vier, será capaz, em seu estágio inicial de GHz, de utilizar as tecnologias existentes de diodos e transistores de laboratório para provar e aprimorar as capacidades 6G. No entanto, a segunda (e comercial) iteração de 6G (por volta de 2030) operará a 1THz (ou seja, uma frequência de onda EM igual a um trilhão de Hertz), que será o nível necessário para fornecer aos usuários tempo de resposta, capacidade e transferência de dados a taxas que irão distinguir 6G de todas as outras tecnologias de comunicação sem fio anteriores.

Como os dispositivos 6G exigirão menos energia do que a necessária agora para os aparelhos 4G e 5G, etc., e supercapacitores de grafeno "encaixar e esquecer" serão usados. Geralmente, os supercapacitores têm densidade de potência mais alta, vida útil consideravelmente mais longa e carregam e descarregam muito mais rapidamente do que as baterias de íon de lítio. Eles aproveitam a excelente condutividade do grafeno, a enorme densidade de área e a compatibilidade com os melhores novos eletrólitos. Os pseudocapacitores à base de grafeno oferecem benefícios potenciais ainda maiores e a pesquisa sobre eles agora está amplamente difundida.

Como o relatório IDTechEX aponta, os eletrônicos THz são necessariamente menores e mais finos do que os componentes tradicionais, o que significa que a dissipação de calor pode se tornar um grande problema. Mais uma vez, é aqui que o grafeno vem ao resgate, a densidade do material, a condução de calor, a espessura e a condutividade elétrica o tornam um favorito para as comunicações 6G planejadas. O grafeno tem ainda outra aplicação potencial na fabricação de materiais de superfície inteligente necessários para amplificar feixes 6G de baixa potência.

Superfícies inteligentes reprogramáveis e antenas 100 vezes menores do que agora

Muito simplesmente, 6G não funcionará sem superfícies inteligentes reprogramáveis (RIS) sendo implantadas como metassuperfícies capazes de redirecionar feixes quase sem eletricidade. Como o relatório deixa claro, "Tanto o padrão de subcomprimento de onda quanto os dispositivos ativos integrados são candidatos ao grafeno."

Basicamente, um IRS pode sintonizar um ambiente de formação de feixe de propagação sem fio por meio de reflexão controlada por software, em que uma superfície que consiste em componentes eletrônicos integrados de baixo custo detectará e refletirá as ondas eletromagnéticas em uma direção específica, aumentando o sinal no receptor sem aumentar o custo de hardware, mas aumentando o espectro e as eficiências de energia. Os feixes amplificados permitirão carregar um aparelho e operar dispositivos sem energia!

O grafeno também será usado em novas antenas plasmônicas de banda larga operando na faixa dos Terahertz (THz). Essas antenas serão 100 vezes menores que as antenas metálicas tradicionais e podem ser facilmente integradas em dispositivos e sistemas.
Além do mais, sua resposta de frequência pode ser reprogramada eletronicamente. Enquanto as tecnologias convencionais eletrônicas e ópticas dependem da conversão ascendente de sinais de microondas e ondas milimétricas ou da conversão descendente de sinais óticos, os sinais THz podem ser gerados diretamente por meio de grafeno híbrido/dispositivos semicondutores 3-5.

Um plasmon é um quantum de oscilação do plasma. Assim como a luz (que é uma oscilação óptica) consiste em fótons, a oscilação do plasma consiste em plasmons. Um metamaterial plasmônico usa plasmons de superfície para atingir propriedades ópticas particulares e nanopartículas de metal plasmônico, incluindo ouro, prata e platina, são muito bons em absorver e espalhar luz. Ao alterar o tamanho, a forma e a composição das nanopartículas, a resposta óptica pode ser sintonizada desde o ultravioleta, passando pelo visível até as regiões do infravermelho próximo do espectro eletromagnético.

Comentando a publicação do relatório, Raghu Das, o CEO da IDTechEx disse: "Os sistemas 6G podem se tornar um negócio de trilhões de dólares. Explorando uma variedade de benefícios, o grafeno pode ser usado para as metassuperfícies, supercapacitores e vários componentes ativos envolvidos." No entanto, "as previsões da IDTechEx de curto prazo para as vendas de grafeno no mercado aberto permanecem modestas, em parte porque os aplicativos 6G começam a partir de 2030, no mínimo."

Enquanto isso, o Roteiro de Tecnologia e Inovação do Grafeno da UE prevê que dados ópticos no chip habilitados para grafeno, dispositivos spin-lógicos e redes 6G estarão em desenvolvimento no mesmo ano.
Há 15 anos, pequenas quantidades de grafeno eram feitas com o corte, em nível atômico, de camadas incrivelmente finas da substância de um bloco de grafite. A demanda por grafeno quadruplicou desde 2019 e hoje grandes quantidades de grafeno de alta qualidade são rotineiramente fabricadas com o objetivo de ver a substância produzida em escala e integrada em uma miríade de produtos, incluindo baterias, painéis solares, eletrônicos, dispositivos fotônicos e de comunicação e tecnologias médicas.

De acordo com a iniciativa Future and Emerging Technology da Comissão Europeia, seu "Graphene Flagship" (que tem um orçamento de € 1 bilhão e é o maior projeto de pesquisa da UE), o grafeno deixará de ser um componente raro em produtos e aplicações de nicho para um mercado amplo de penetração em 2025 e, em 2030, será tão perturbadora quanto o silício era nos primeiros dias da computação.

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