Empresas de tecnologia esquecem 99% de nossas necessidades

De Shira Ovide, do New York Times

A tecnologia hoje deveria ser destinada a todos nós, mas as empresas de tecnologia continuam a se concentrar nos nerds que querem aparelhos sofisticados. Peço desculpas por parecer aqui uma velha rabugenta. Mas vou falar muito sobre Andy Rooney e reclamar de gadgets e da tecnologia que — embora bem intencionados — parecem esquecer as pessoas comuns.

Muitos talvez me achem ranzinza quando eu pergunto: “Para quem é feita a tecnologia?” Lembro que a tecnologia não se destina apenas para nerds, mas as empresas costumam agir como se fosse.

Amazon e Apple entraram em uma briga há algumas semanas por causa de arquivos de áudio “sem perdas”. Eu também não sabia o que eram. São canções digitais de alta qualidade que a maioria das pessoas não consegue distinguir das versões normais. Da mesma forma, os recursos mais recentes no software do smartphone parecem inteligentes, mas eu me pergunto quantas pessoas vão tirar proveito deles e personalizar as notificações do iMessage para seus chefes. Um dos mais novos recursos da Apple se destina a aproximadamente 18 pessoas que desejam usar o mesmo teclado para controlar um iPad e um Mac ao mesmo tempo.

Por favor, não gritem comigo! Eu sei que algumas pessoas se preocupam apaixonadamente com coisas como essa, e que faz sentido para as empresas de tecnologia atendê-las. As empresas também aprimoram constantemente seus produtos de maneiras que são relevantes para 1% que entende de tecnologia e todos os demais.

Mas não posso deixar de pensar que seria melhor para as empresas de tecnologia e para nós se concentrassem mais sua energia e força de marketing no que é importante para os 99% das pessoas que usam a tecnologia.

Os smartphones são um dos produtos mais voltados para o mercado de massa já feitos. Mas o que muitas pessoas realmente querem de seus telefones?

— Um visual bonito, simplicidade, bateria de longa duração, baixo custo do aparelho e da navegação na internet e melhor resistência à nossa falta de jeito.

Mas o grande argumento de marketing para smartphones nos Estados Unidos tem sido sua capacidade de se conectar a redes de internet de celular 5G, que os americanos, em sua maioria, ainda não podem acessar e talvez não venham a dispor por muito tempo.

Quando a Apple dedica todos os seus comerciais de TV para mostrar que seus telefones podem ser jogados no banheiro, você saberá que a indústria está pensando nos 99%. (Sim, eu sei que muitos telefones se tornaram mais resistentes à água, incluindo mergulhados no banheiro.)

Adorei essa lista do The Verge em 2019 das coisas que a indústria de tecnologia supõe que todos saibam, mas a maioria dos humanos não. As pessoas normais não sabem como os anúncios do Facebook são direcionados a elas, ou por que razão o Bluetooth é tão instável. Ou o que é o Bluetooth. Ou se elas precisam realmente comprar armazenamento extra em seus telefones, já que a Apple continua insistindo nisso.

“É um lembrete crucial de um fato importante que acho que toda a indústria de tecnologia esquece constantemente”, escreveu Nilay Patel naquele artigo de 2019. “A maioria das pessoas não tem ideia de como as coisas realmente funcionam e já estão irremediavelmente confusas com a tecnologia que possuem.”

A maioria das pessoas não tem tempo e espaço cerebral para se preocupar com nada além do básico de usar seu telefone, computador, aparelho de televisão ou outras necessidades básicas e aplicativos. E isso é perfeitamente lógico e normal. O que não está certo é que as maiores e mais ricas empresas do planeta muitas vezes não atendam a essas necessidades.

As empresas de tecnologia devem continuar a apresentar avanços de ponta. Mas parece faltar equilíbrio entre as coisas novas e incríveis e o que a maioria das pessoas realmente precisa.

As empresas de tecnologia também devem parar de fingir que humanos normais se aprofundam em controles de privacidade complexos. Isso pode significar que as babás eletrônicas não devem vir com senhas que os criminosos possam encontrar facilmente online , e a Amazon não deve transformar automaticamente os dispositivos domésticos das pessoas em uma rede de Internet compartilhada.

Eu não tenho uma solução simples. Talvez as empresas de tecnologia devam contratar diretores de normalidade para garantir que os dispositivos, aplicativos e software sejam necessários e utilizáveis pelos 99%. É realmente difícil tornar as coisas mais fáceis e atender às necessidades de milhões ou bilhões de pessoas.

O primeiro passo é lembrar que a tecnologia deve ser para todos.

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Você agora pode viajar pelo Cosmos... se puder pagar

De Christian Davenport - Washington Post

Após anos de contratempos, o turismo espacial mostra seu potencial à medida que empresas como a Virgin Galactic, Blue Origin e SpaceX contratam aventureiros ricos. O lance subiu rapidamente para US$ 2 milhões, depois US$ 2,2 milhões. Logo atingiu US$ 2,8 milhões e, finalmente, passou dos US$ 3 milhões.

O objeto em jogo não era uma pintura do velho mestre ou um diamante de herança, mas sim um ponto em uma curta viagem para cima e para baixo no espaço que duraria apenas 10 minutos.

Naquela época, no entanto, o vencedor do leilão teria viajado em um foguete a três vezes a velocidade do som até a borda do espaço ao lado de Jeff Bezos, cuja empresa espacial Blue Origin promete vistas surpreendentes da Terra, vislumbres do cosmos e um passeio alegre e leve "isso mudará a forma como você vê o mundo."

A licitação por um assento no lançamento de 20 de julho culminará no sábado em um leilão ao vivo pela Internet que deve elevar o preço ainda mais após o anúncio de que Bezos estará a bordo do voo — o primeiro com pessoas após 15 lançamentos anteriores sem a tampa. (Bezos é dono do The Washington Post.)

O leilão, que até agora tem cerca de 6.000 licitantes de 143 países, terá apenas um único vencedor. Mas os perdedores não serão excluídos das viagens espaciais; em uma nova era em que a riqueza é tão importante quanto a coragem, ainda há muitas opções em um mercado novo e em expansão com o objetivo de tornar o espaço acessível aos civis - ou pelo menos aos super-ricos.

Esqueça os safáris de luxo na África ou os cruzeiros pelo Caribe em iates particulares fretados. O espaço está se tornando rapidamente o novo destino dos ricos, um mercado que, segundo analistas, pode valer bilhões nos próximos anos.

Após anos de atrasos e contratempos assustadores, várias empresas estão em vários estágios de inscrição de passageiros, realização de seus programas de teste e até treinamento do que se tornará uma nova geração de astronautas.

A Virgin Galactic de Richard Branson completou com sucesso seu terceiro teste de voo espacial suborbital humano no mês passado e pretende voar com passageiros pagantes no início do próximo ano.

A SpaceX de Elon Musk, que voa em foguetes muito mais poderosos que colocam espaçonaves em órbita, tem voos de astronautas privados em seu manifesto que podem enviar até 20 cidadãos particulares para a órbita nos próximos anos. Isso é mais astronautas do que voaram durante o programa Gemini da NASA.

As viagens não são baratas. A Axiom Space, uma empresa com sede em Houston que organiza o treinamento e todos os aspectos dos voos, está cobrando até US$ 55 milhões por uma viagem de uma semana à Estação Espacial Internacional. Ela reservou quatro desses voos no Crew Dragon da SpaceX nos próximos dois anos.

A Blue Origin não anunciou quanto cobrará por seus voos suborbitais relativamente rápidos, assim que as vendas de passagens estiverem ativas, embora o leilão forneça muitos dados sobre o mercado potencial e uma lista de compradores interessados.

A Virgin Galactic estava cobrando até US$ 250.000 por assento em seu avião espacial SpaceShipTwo e tem uma lista de espera de cerca de 600 passageiros. Quando as vendas forem reabertas neste ano, o preço do ingresso provavelmente aumentará para cerca de US$ 500.000, dizem analistas do negócio.

O mercado tem potencial para ser robusto, segundo os analistas. Em nota aos investidores, Ken Herbert e Austin Moeller, analistas da Canaccord Genuity, escreveram que o mercado de turismo espacial suborbital pode valer US$ 8 bilhões até 2030, com 1 milhão de clientes potenciais ricos o suficiente para pagar o preço do ingresso e dispostos a ir.

Apesar dos atrasos decorrentes de problemas técnicos e de um acidente fatal que matou um de seus pilotos em 2016, “esperamos um aumento nas encomendas” quando a Virgin Galactic estiver vendendo passagens novamente, disseram eles. E a empresa, observaram, provavelmente receberá muita atenção quando Branson voar no final deste ano e quando as celebridades começarem a viajar também. Usando dados de uma consultoria francesa, os analistas disseram que há 19,6 milhões de pessoas em todo o mundo com um patrimônio líquido superior a US$ 1 milhão.

“Acreditamos que a experiência de mudança de vida e a proposta de valor de viajar até os limites do cosmos são como nenhuma outra”, escreveram eles. “E provavelmente há muitos milionários de um dígito que estariam dispostos a contribuir com uma parte considerável de seus ativos para participar de uma odisseia espacial única na vida.”

Voando do Spaceport America no deserto do Novo México, a Virgin Galactic promete há anos uma experiência luxuosa além do vôo em si. Os astronautas da Virgin viajariam pelo espaçoporto em Land Rovers especialmente projetados, seriam equipados com trajes espaciais personalizados sob medida pela Under Armour e seriam servidos bebidas pós-voo, como o “Martini Galáctico” e o “Coquetel Além das Nuvens”.

A Blue Origin fez promessas semelhantes de uma experiência maravilhosa, especialmente porque busca aumentar a licitação para seu primeiro voo em um esforço que beneficiaria sua organização sem fins lucrativos, Club for the Future, que trabalha para incentivar os alunos a seguirem carreiras nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Eles não são os primeiros, porém, a prometer viagens de outro mundo. A agência espacial russa levou sete pessoas ricas para o espaço por cerca de US$ 20 milhões cada durante os anos 2000. Também está enviando vários cidadãos particulares nos próximos meses. Em outubro, Yulia Peresild, uma atriz russa, e Klim Shipenko, um diretor de cinema, estão programados para voar ao lado do cosmonauta russo Anton Shkaplerov em uma viagem para a estação espacial, onde eles vão filmar cenas para um filme.

Então, em dezembro, Yusaku Maezawa, um bilionário japonês, está programado para voar no Soyuz russo com seu assistente de produção, Yozo Hirano, que documentará a experiência na estação para o canal de Maezawa no YouTube. Anteriormente, Maezawa havia reservado outro vôo, na espaçonave Starship da SpaceX, em uma missão que o levaria e vários outros candidatos em órbita ao redor da lua. Mas claramente ansioso para chegar ao espaço enquanto a SpaceX trabalha no desenvolvimento da Starship, ele decidiu fazer uma viagem para a estação espacial com os russos enquanto espera.

“Estou tão curioso, 'como é a vida no espaço?'”, disse ele em um comunicado divulgado pela Space Adventures , a empresa da Virgínia que ajuda a reservar assentos em missões russas. “Portanto, estou planejando descobrir por conta própria e compartilhar com o mundo em meu canal do YouTube.”

Em alguns casos, os ricos viajantes espaciais estão abrindo a fronteira para outros — sorteando lugares ou dando-os em competições. Em sua viagem ao redor da Lua, Maezawa inicialmente queria levar artistas que se inspirassem na missão, mas então ele decidiu seguir um programa de TV onde iria procurar um parceiro romântico com quem dividir o voo. Agora, em vez disso, ele está realizando uma competição por oito assentos na missão lunar - um empreendimento que, se acontecer, seria o voo espacial civil mais ambicioso de todos os tempos.

“Quero que pessoas de todas as origens participem”, disse Maezawa em um vídeo lançado este ano. Ele disse que procura pessoas que “queiram ajudar as pessoas e contribuir para a sociedade. Você quer levar sua atividade criativa para o próximo nível.”

Jared Isaacman, o bilionário fundador do Shift4 Payments, também realizou uma competição por dois assentos em uma missão, marcada para setembro, que orbitaria a Terra em um esforço para arrecadar dinheiro para o Hospital de Pesquisa Infantil St. Jude. Um foi para Sian Proctor, um artista e explorador que passou mais de 20 anos como professor de ciências no South Mountain Community College em Phoenix, o outro para Chris Sembroski, um engenheiro da Lockheed Martin. O último lugar que Isaacman deu a Hayley Arceneaux, uma médica assistente no hospital e sobrevivente de um câncer infantil.

Isaacman é um piloto talentoso que voa em jatos militares e comerciais e detém alguns recordes de velocidade. Mas ele não é um astronauta profissional, e o voo que está comandando seria a primeira vez que a tripulação seria composta inteiramente por civis.

Os voos pagos da Rússia no início dos anos 2000 foram um esforço para arrecadar dinheiro para seu programa espacial em dificuldades, numa época em que a NASA proibia a prática, dizendo que o voo espacial era muito perigoso para ser aberto ao cidadão comum.

Mas em 2019, a NASA reverteu o curso, abrindo as portas da estação espacial, pelo menos para aqueles que podiam pagar.

“Esse é o sonho, certo? Esse espaço não é mais apenas para a NASA, e acho que é o que estamos tentando fazer”, disse Kathy Lueders, que chefia o escritório de voos espaciais humanos da NASA, em uma reunião recente com repórteres. “Nosso objetivo é realmente ser capaz de dar acesso a tantas pessoas no espaço, tanto quanto possível, então é uma espécie de abrir oportunidades para todos nós.”

Ela reconheceu que, por enquanto, apenas os super-ricos, ou sortudos, terão a oportunidade de voar para a estação espacial, que custou aos contribuintes cerca de US$ 100 bilhões. Mas ela disse que os preços provavelmente cairiam à medida que as empresas voassem com mais frequência. “Estamos bem no início dessas missões privadas de astronautas”, disse ela. “É difícil no início.”

A NASA fica com uma parte do dinheiro. De acordo com as novas diretrizes de preços, a agência agora cobra US$ 10 milhões para cada missão privada de astronauta — pelo tempo da tripulação para apoiar voos para a estação espacial, planejamento da missão e comunicações. Ele também cobra outras taxas menores, incluindo US$ 2.000 por dia por pessoa para alimentação.

A agência não tem planos de subsidiar missões para pessoas comuns da mesma forma que os governos constroem unidades habitacionais populares para a classe trabalhadora. Ela disse, em vez disso, que espera "ter tantos clientes que o preço cairia".

Nos primeiros dias do ônibus espacial, a NASA tinha uma perspectiva diferente. A agência espacial estava convencida de que o ônibus espacial voaria com tanta frequência, até 60 vezes por ano, que poderia ocupar assentos com cidadãos particulares. No início dos anos 1980, a NASA formou um comitê para determinar se isso era apropriado.

“Eles foram a todos os centros de voo humano da NASA”, lembrou Alan Ladwig, que acabou chefiando o “programa de participação em voos espaciais” da NASA. “Eles conversaram com astronautas, engenheiros. Eles até enviaram uma carta a 100 líderes de pensamento, pessoas de uma ampla gama da sociedade para comentar se achavam que isso seria uma boa ideia.”

A resposta foi sim, disse ele, “contanto que fosse para um propósito. E esse propósito era a comunicação.” A NASA queria pessoas que pudessem comunicar o impacto da experiência e ajudar a educar o público sobre isso. Então, primeiro iria um professor, depois um jornalista e depois talvez um artista.

A professora foi Christa McAuliffe, de Concord, New Hampshire, que foi selecionada entre milhares de outros candidatos em uma cerimônia presidida pelo vice-presidente George W Bush. A decisão “foi bastante controversa na época porque certamente todos os jornalistas pensaram que iriam primeiro e ficaram bastante chateados por isso não acontecer”, disse Ladwig.

Ainda assim, na época do voo de McAuliffe em janeiro de 1986 no Challenger, a NASA já havia separado a lista de repórteres de 40 finalistas, o falecido âncora da CBS News, Walter Cronkite, sendo o chefe deles. Mas depois que o Challenger explodiu logo após a decolagem, matando McAuliffe e os outros seis membros da tripulação, a NASA encerrou o programa de participação em voos espaciais. “Colocar um civil de volta no ônibus espacial não estava no topo da lista de prioridades de ninguém”, disse Ladwig.

Apesar de todo o entusiasmo e empolgação com as próximas missões privadas de astronautas, o voo espacial continua sendo extremamente arriscado. E não está claro o que acontecerá se houver um acidente com um veículo comercial. Após o acidente fatal da Virgin Galactic em 2016, Branson pensou em fechar totalmente o empreendimento antes de decidir continuar, dizendo que abrir a fronteira para mais pessoas valia o risco.

A Virgin Galactic disse estar confiante de que corrigiu os problemas que causaram o acidente fatal em 2014. Mas observou em um relatório anual recente que “devido aos riscos inerentes associados ao voo espacial comercial, existe o risco de qualquer acidente ou catástrofe levar à perda de vidas humanas ou a uma emergência médica. ”

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Após 30 anos, a NASA planeja enviar novas sondas a Vênus

Christian Davenport do Washington Post

As missões estudarão a atmosfera e a topografia de Vênus, bem como a evolução da Terra, segundo a NASA.

 

Por anos, Marte foi a moda na NASA. A agência espacial enviou uma série de rôvers para lá, incluindo o Perseverance, um veículo do tamanho de um automóvel que pousou no início deste ano com um pequeno helicóptero acoplado a ele. A agência espacial também está focada na Lua e prometeu devolver astronautas lá nos próximos anos, pela primeira vez desde 1972.

Mas na quarta-feira, o administrador da NASA, Bill Nelson, disse que a agência espacial focalizaria um mundo que não recebe muita atenção há décadas: Vênus, o ardente mistério de um planeta que é o vizinho planetário mais próximo da Terra. Em um discurso na sede da NASA, Nelson disse que a agência enviaria não uma, mas duas missões para lá, em um esforço saudado por cientistas há muito tempo.

O administrador da NASA, Bill Nelson, anuncia novas missões na sede da agência na quarta-feira. (Bill IngallsAP)

A NASA não envia uma sonda a Vênus há mais de 30 anos, apesar de sua relativa proximidade e da crença entre muitos de que estudar o que acontece lá pode ajudar os cientistas a entender melhor a Terra. Embora Vênus seja "quente, infernal e implacável" nas palavras da NASA, tem "muitas características semelhantes às nossas".

Nelson disse que as missões poderão estudar “como Vênus se tornou um mundo infernal, capaz de derreter o chumbo na superfície. ... Esperamos que essas missões aumentem nossa compreensão de como a Terra evoluiu e por que ela é habitável quando outros planetas em nosso Sistema Solar não são.”

Para pesquisar e compreender melhor a evolução de Vênus, a NASA anunciou que está financiando duas missões. Uma, apelidada de DAVINCI Plus, enviaria uma sonda mergulhando na densa atmosfera do planeta para entender por que ela é, como disse a NASA, "uma estufa descontrolada em comparação com a Terra". O nome da missão, DAVINCI, é um acrônimo de Deep Atmosphere Venus Investigation of Noble Gases, Chemistry and Imaging Plus.

A missão também estudaria se o planeta já teve oceanos e obteria imagens de alta resolução da superfície em um esforço para entender se ela é composta de placas tectônicas que se deslocam ao longo de eras semelhantes à composição da Terra.

A segunda missão é chamada de VERITAS e mapearia a topografia de Vênus com radar para mapear suas elevações e mapear as emissões infravermelhas, com o propósito de estudar os tipos de rocha. O acrônimo VERITAS significa Emissividade de Vênus, Rádio Ciência, InSAR, Topografia e Espectroscopia, com suas iniciais em inglês.

“É impressionante como sabemos tão pouco sobre Vênus. Mas os resultados combinados dessas missões nos dirão sobre o planeta desde as nuvens em seu céu, passando pelos vulcões em sua superfície até o seu próprio núcleo”, disse Tom Wagner, cientista da agência espacial envolvido na escolha das missões. “Será algo como redescobrir o planeta.”

As missões a Vênus foram escolhidas entre um grupo de finalistas que também incluiu uma missão que teria explorado a Lua de Júpiter, Io. Outro teria estudado Tritão, uma lua gelada ativa de Netuno.

Mas Vênus, que Nelson disse ser “uma área emergente de pesquisa para a NASA”, ganhou os recursos de que necessita. A NASA disse que concederá contratos de cerca de US$ 500 milhões para cada uma das missões a Vênus, e que elas serão lançadas no período de 2028-2030. A Lockheed Martin projetaria, construiria e operaria ambas as espaçonaves, disse a empresa.

Entre 1961 e 1985, segundo um levantamento postado pelo site da NASA, a antiga União Soviética estava intensamente interessada em Vênus, tendo enviado mais de 30 espaçonaves para voar ou pousar no planeta.

A NASA, que enviou sondas para a atmosfera venusiana em 1978, enviou também uma espaçonave para Vênus pela última vez em 1989. Essa nave, Magellan (Magalhães), orbitou o planeta por quatro anos, mapeando-o antes de mergulhar em sua atmosfera e queimar-se.

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Entusiasta se torna o mais recente civil a comprar seu caminho para o espaço.

John Shoffner, que fez fortuna instalando cabos de fibra óptica, será acompanhado pela mais condecorada astronauta americana em um voo programado para o próximo ano

Christian Davenport do Washington Post

John Shoffner saltou do céu ou base-jump cerca de 3.000 vezes. Um ciclista ávido, ele voa de asa delta, caiaque de corredeiras e voa em shows aéreos.
Agora, ele se prepara para ir para o espaço.

Como o mais recente empresário rico a reservar passagem para a Estação Espacial Internacional, Shoffner deve voar ao lado da veterana astronauta da NASA Peggy Whitson no segundo semestre do próximo ano.

O voo marcaria a segunda missão organizada pela Axiom Space , uma empresa com sede em Houston que está treinando cidadãos para se tornarem astronautas e levá-los à estação espacial em foguetes e espaçonaves SpaceX.

A empresa espera realizar missões privadas a cada seis ou sete meses e está trabalhando para fazer seu primeiro voo em janeiro, quando três bilionários, que estão pagando US$ 55 milhões cada, passarão cerca de uma semana na estação. Eles serão acompanhados pelo ex-astronauta da NASA Michael Lopez-Alegria. A Axiom não revelou quanto Shoffner pagou.

Esse voo é uma das várias missões privadas de astronautas que se concretizarão nos próximos meses. Jared Isaacman, o empresário bilionário que fundou o Shift4 Payments, está financiando um voo de civis para o espaço que arrecadaria dinheiro para o St. Jude Children's Research Hospital. Em vez de voar para a estação, a cápsula SpaceX Dragon ficaria em órbita por alguns dias antes de voltar à Terra.

Depois disso, a Rússia planeja voar em duas missões civis para a estação espacial. Primeiro, uma atriz e diretora russa iria à estação em outubro para filmar cenas de um filme. Então, em dezembro, o bilionário japonês Yusaku Maezawa e seu assistente de produção Yozo Hirano estão programados para voar para a estação, onde filmariam segmentos para o canal de Maezawa no YouTube. Maezawa também fretou um vôo na nave espacial da SpaceX que orbitaria a lua.

Não está claro quem pode se juntar a Whitson e Shoffner em sua missão. Um porta-voz da Axiom disse que isso seria revelado em uma data posterior. Mas recentemente, o Discovery Channel anunciou que estava hospedando uma competição por um assento em uma futura missão da Axiom para a estação espacial.

O ex-administrador da NASA Jim Bridenstine também disse no ano passado que Tom Cruise estava trabalhando com a empresa para gravar cenas para um filme na estação.

Shoffner disse que é um fã do espaço de longa data que sonhava em ser astronauta quando era criança e tirou sua licença de piloto quando tinha 17 anos. Agora, ele voa em shows aéreos e também pilota carros esportivos.

Ele fundou a Dura-Line Corp. e desenvolveu materiais e métodos para a colocação de cabos de fibra óptica, com operações em mais de uma dúzia de países.
Quando a oportunidade de ir para o espaço apareceu, ele agarrou-se a ela.
“Acho que minhas atividades na vida me prepararam mental e fisicamente para isso. Estou pronto para ir. ”

Como astronauta da NASA, Whitson quebrou todos os tipos de recordes. Ela passou 665 dias no espaço, mais do que qualquer outro americano; ela foi a primeira mulher comandante da Estação Espacial Internacional e a primeira mulher a servir como astronauta chefe; e a primeira pessoa a ocupar essa posição que não tinha servido no exército.

Ela completou 10 caminhadas espaciais, mais do que qualquer outra astronauta. E quando ela se aposentou em 2018, ela percebeu que já havia passado bastante tempo no espaço. “Eu não tinha certeza se conseguiria voar novamente”, disse ela.

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Tecnologia de visão noturna parece algo saído de um videogame

Dalvin Brown
24 de maio de 2021 do Washington Post

As forças armadas americanas estão usando óculos de visão noturna atualizados com recursos de realidade aumentada


O Exército está treinando com óculos futuristas de visão noturna que transformam a visão no escuro em uma experiência semelhante a um videogame.

As forças armadas lançaram uma série de vídeos este ano mostrando soldados, objetos e locais após o anoitecer delineados por uma luz branca brilhante. A filmagem se parece com cenas de jogos de videogames, mas na verdade mostra como o mundo se parece através do novo binóculo de visão noturna aprimorada (ENVG-B) dos militares.

O produto faz parte de um esforço de anos para modernizar as ferramentas utilizadas pelos militares, dizem as autoridades. O dispositivo montado no capacete, carregado com imagens térmicas e recursos de realidade aumentada, introduz a tecnologia encontrada em smartphones e sistemas de jogos para hardware de visão noturna tradicional.

“Ele traz recursos de jogos aos quais as crianças estão acostumadas nos videogames. Agora, eles vão usá-los quando se juntarem às nossas forças militares”, disse Erik Fox, gerente geral da Elbit Systems of America, a empresa responsável pelos dispositivos, que pertence à Israel's Elbit Systems, produtora de eletrônicos de defesa.

Os óculos representam uma mudança nas imagens esverdeadas típicas dos equipamentos noturnos tradicionais, que podem causar fadiga ocular. A nova imagem é mais agradável para os olhos e fornece mais clareza, tornando os alvos mais fáceis de localizar através de nuvens de fumaça e em clima de baixa visibilidade.

“Óculos de visão noturna com a tonalidade verde parecem legais e tudo, até que você os use a noite toda”, disse Blake Gaughan, líder do pelotão de infantaria na Base Conjunta Lewis-McChord, no estado de Washington. “Se você está executando operações noturnas contínuas, isso só lhe dá dor de cabeça.” Ele usou os novos óculos e está ajudando a treinar outras pessoas sobre como funcionam.

Os novos recursos de visão noturna ocupam o centro de vários vídeos e capturas de tela postados online pelo esquadrão de combate militar da Brigada Lancer.

Em um vídeo, soldados são iluminados sob o céu noturno enquanto carregam munição em uma metralhadora para treinamento com armas. Em uma série de fotos, os soldados são claramente delineados contra uma parede de concreto à noite.

A Elbit começou a enviar os óculos para o Exército no ano passado em um negócio de até US$ 422 milhões para sistemas aprimorados de visão noturna.

A empresa, com sede em Roanoke, no estado da Virgínia, é especializada em eletrônicos para segurança interna e diz que seus binóculos de última geração proporcionam o que há de mais moderno em conectividade com a velha tecnologia de tubo de vácuo encontrada em TVs em preto e branco.

O novo gadget dos militares funciona amplificando a luz existente, seja da Lua, estrelas ou fontes no solo. O dispositivo detecta pequenas quantidades de fótons refletidos em objetos aparentemente escuros.

Em seguida, os fótons passam por uma superfície interna projetada para converter luz em elétrons. Os elétrons são amplificados ao atingir uma placa de vidro do tamanho de um quarto que possui milhões de minúsculos orifícios. Em seguida, eles passam por uma tela revestida com fósforo, uma substância fluorescente, para criar uma imagem.

Tradicionalmente, é usado o fósforo verde, razão pela qual as imagens de visão noturna em tons de verde são bem conhecidas. Mas o dispositivo mais recente da Elbit usa fósforo branco, produzindo imagens em preto e branco, que os oficiais dizem criar mais contraste e clareza à noite.

“Geralmente, quando você pensa em óculos noturnos, pensa em luz ambiente verde, o que é útil, mas isso é uma melhoria e permite maior precisão”, disse Daniel Mathews, oficial de relações públicas da Lancer Brigade.

Os óculos de proteção mais recentes do Exército incluem um modo de contornos brancos brilhantes. Há uma sobreposição de realidade aumentada que pode exibir instruções de navegação e mapas. Os óculos também podem ser conectados sem fio a outras pessoas do pelotão, portanto, se um soldado avistar algo, ele pode marcar esse objeto no ciberespaço e fazer com que apareça no binóculo de outras pessoas.

A atualização foi construída com uma ferramenta de intensidade ajustável que funciona à luz do dia, onde as gerações anteriores dessa tecnologia não funcionavam.

“Com muitos dos modelos mais antigos, se um flash disparasse ou se houvesse uma luz forte, você ficaria quase cego porque os binóculos captavam toda aquela luz”, disse Mathews. “Eles têm a capacidade de se ajustar, então você pode usá-los durante o dia ou ao anoitecer.”

E não é apenas o Exército se adequando aos sistemas de visão noturna de nível seguinte. Os fuzileiros navais também recrutaram a Elbit para substituir sua tecnologia de visão noturna por um par de binóculos para maior percepção de profundidade. O projeto teve início em 2019 para substituir o antigo sistema monocular dos ramos militares por binóculos atualizados.

Os óculos monoculares significavam que as tropas só podiam ver imagens noturnas por um olho. E em abril, os fuzileiros navais anunciaram que a Elbit iria atualizar seus óculos de visão noturna até 2022. Parte desse acordo inclui um clipe de capacete que detecta energia infravermelha e permite que as tropas vejam imagens térmicas.

A versão do Exército tem o sistema de geração de imagens de calor integrado e descreve os objetos que emitem calor em laranja, tornando os inimigos no campo mais fáceis de detectar, dizem os soldados.

O Exército está implantando os óculos de maneira contínua.

“É uma nova tecnologia e queremos ter certeza de que todos tenham tempo para serem treinados adequadamente” sobre como cada um dos modos funciona, disse Gaughan, um soldado de infantaria que lidera um batalhão no estado de Washington. “É um processo contínuo para treinar as pessoas adequadamente, em vez de apenas distribuí-las.”

Entusiastas de atividades ao ar livre, caçadores e sobreviventes também podem comprar os óculos de proteção de Elbit. A empresa fornece os óculos para a US Night Vision, com sede na Califórnia, uma corporação que oferece óculos de proteção online por óculos US$ 11.800.

A Elbit também vende sua tecnologia para a Night Vision Devices, com sede na Pensilvânia, um revendedor de binóculos com o sistema de visão noturna da Elbit online por cerca de US$ 7.500, mais custos adicionais com baterias e acessórios.

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Drones podem levar vacinas contra o coronavírus a todos os locais

Milhões de americanos ainda não tomaram vacina contra o coronavírus
Dalvin Brown do Washington Post

Embora mais de um terço dos americanos estejam totalmente vacinados contra o coronavírus, milhões de pessoas ainda não receberam uma única dose.

Os motivos para não conseguir uma injeção variam — alguns não querem, enquanto outros dizem que vão esperar um pouco mais para decidir. E há pessoas que querem ser vacinadas, mas estão em áreas tão remotas que não podem chegar facilmente a um local normal de vacinação.

Entre elas, há pessoas que trabalham em plataformas de petróleo no Golfo do México ou que vivem em áreas rurais longe de consultórios médicos ou de farmácias. As empresas de drones se preparam para entregar produtos médicos refrigerados a essas pessoas. Se os planos não derem certo a tempo de combater a crise do coronavírus, elas esperam estar preparadas para ajudar rapidamente no próximo grande surto de saúde do mundo.

A empresa Draganfly, com sede em Saskatoon, Canadá e a Volansi, baseada em SanFrancisco estão entre as empresas que operam aviões nos Estados Unidos, agora com parcerias de entregas médicas.

A Draganfly existe desde a década de 1990 e começará voos de teste com vacinas contra o coronavírus no Texas no próximo mês com Coldchain Technology Services, uma empresa de gerenciamento de cadeia de suprimentos de saúde.

A Volansi, fundada em 2015, opera drones transportando outros medicamentos refrigerados e vacinas com a Merck na Carolina do Norte desde outubro.

Drones tendem a ser mais rápidos e baratos para lidar com cargas úteis menores para locais remotos do que caminhões ou helicópteros, disse Wayne Williams, diretor executivo da Coldchain, com sede em Spring Branch, Texas.

“Se eu tiver que levar uma vacina salva-vidas para algum lugar que fica a cerca de 480 km daqui, tenho que encontrar um mensageiro, colocá-lo na estrada e ele poderá levar até sete horas para entregá-la. Se eu colocar o pacote em um drone, além de poder rastreá-lo, ele chegará lá mais cedo e seu custo será muito menor” disse Williams.

Na semana passada, a Coldchain anunciou planos de gastar US$ 750.000 no equipamento do Draganfly para enviar suprimentos médicos e vacinas contra o coronavírus em uma base experimental para locais próximos.

Drone que leva 3 pacotes separados

Uma start-up alemã criou recentemente um drone de entrega capaz de transportar três pacotes separados.

Os veículos aéreos não tripulados também estão se preparando para ajudar durante a pandemia de outras maneiras. A Draganfly desenvolveu um sistema que pode medir os sinais vitais das pessoas, como frequência cardíaca e pressão arterial de um drone. Drones do fabricante chinês DJI foram usados para monitorar o distanciamento social em Elizabeth, New Jersey, no ano passado.

Enquanto isso, mais do que algumas empresas anunciaram drones de desinfecção para pulverizar de cima zonas potencialmente contaminadas. Os drones ainda não estão transportando vacinas contra o coronavírus nos Estados Unidos, mas a Coldchain quer fazê-lo.

A empresa trabalhará com a Agência Federal de Aviação FAA (Federal Aviation Administration) neste verão para obter a aprovação para rotas de entrega no Texas. Isso aconteceu depois que a FAA emitiu novas regras para drones em dezembro, em uma etapa para permitir entregas comerciais generalizadas. A fase dois para a Coldchain será levar os drones mais longe, fora de sua linha de visão, para trabalhadores de serviços médicos de emergência treinados.

A Coldchain já desenvolveu recipientes térmicos em forma de cubo de 30,48 cm para serem transportados pelos drones do Draganfly.

As caixas com temperatura controlada da empresa podem conter cerca de 600 a 1.500 frascos de vacinas, dependendo do fornecedor. E foram construídos para manter as temperaturas extremamente baixas exigidas pela Pfizer por 48 horas e pela Moderna por pelo menos 72 horas, disse Williams. A vacina de dose única da Johnson & Johnson pode ser mantida em temperaturas ligeiramente mais altas, entre 2,22 graus C e 7,77 C (ou seja entre 36 e 46 graus Fahrenheit) que os recipientes podem manter por cerca de 96 horas, acrescentou Williams.

As embalagens possuem dispositivos de coleta de dados que alertarão a Coldchain sobre variações nas temperaturas da vacina, diz a empresa. Assim que o drone chega a um local de entrega, os destinatários podem usar um código de smartphone fora do contêiner para determinar a temperatura interna da carga útil.

A Draganfly oferece uma variedade de drones personalizados para trabalhos específicos em educação, aplicação da lei e agricultura. A Coldchain afirma que planeja iniciar as entregas de vacinas no Texas com drones de médio alcance da empresa, capazes de voar cerca de 598,67 Km de ida e volta com uma carga.

A Draganfly não é a única empresa iniciante que transporta suprimentos médicos nos Estados Unidos em meio à pandemia. Em outubro, a Volsani, com sede em Concord, Califórnia, iniciou seus voos comerciais de assistência médica em Wilson, Carolina do Norte, onde a empresa distribui vacinas contra pneumonia e hepatite em parceria com a gigante farmacêutica Merck.

A Volansi não transportou vacinas contra o coronavírus, embora “as caixas de carga sejam projetadas especificamente para transportar tipos de vacinas covid”, disse Hannan Parvizian, presidente-executivo da empresa.

A Wingcopter da Alemanha também compete para distribuir vacinas contra o coronavírus, enquanto a Zipline, de São Francisco, começou a entregar vacinas Oxford-AstraZeneca em Gana no início deste ano. O Walmart fez parceria com a Zipline em setembro para entrega de pedidos de suprimentos médicos urgentes.

A Draganfly diz que o que torna seu plano com Coldchain diferente é que ela tem clientes da vacina contra o coronavírus prontos para receber as entregas se os testes derem certo neste verão.

Mesmo se a distribuição da vacina contra o coronavírus decolar nos Estados Unidos, os pequenos veículos aéreos não ajudariam muito. Mais de 37% dos americanos já estão vacinados, e estudos mostram que cerca de um quarto das pessoas que não tomaram a vacina não querem ser vacinadas. Também está no final da pandemia. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças facilitou sua orientação sobre o uso de máscaras faciais em ambientes fechados, e as cidades em todo o país retiraram outras restrições relacionadas à pandemia.

As empresas de drones dizem que estão preparando o terreno agora para que possam trabalhar mais rapidamente durante futuras crises de saúde.

“Esta não será a última vacina que precisa ser distribuída”, disse Cameron Chell, executivo-chefe da Draganfly. “Mas da próxima vez como sociedade, vamos responder muito mais rápido.”

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