Vídeo mostra a nave que estudará asteroide

video_osiris_rex2.jpgPor Ethevaldo Siqueira
12/09/2016 - Assista ao vídeo da NASA que mostra o lançamento da nave OSIRIS-REx, na noite de quinta-feira, 8 de setembro de 2016, às 19:05 (hora da Flórida), no topo de um foguete Atlas V, que decolou da base do Cabo Canaveral, em direção ao Cinturão de Asteroides.

Será a primeira missão em que a humanidade envia uma nave espacial com o objetivo de fazer uma prova ou teste com asteroide, e retirar-lhe pelo menos 60 gramas de material da superfície de Bennu e trazê-lo para a Terra para estudos.

No nome OSIRIS-REx estão abreviados os objetivos em inglês do projeto (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer). Ou seja, em português: o estudo das origens dos asteroides, a interpretação da análise do espectro de material recolhido, o aprimoramento dos recursos de identificação da amostragem e a exploração da segurança do regolito (a camada de matéria solta sobre a rocha sólida).

A rigor, rigolito é uma camada de material heterogêneo e superficial, solta, que cobre uma rocha sólida. Ele inclui poeira, solo, rocha quebrada e outros materiais correlatos. Está presente na Terra, na Lua, em Marte, em alguns asteróides e outros planetas terrestres e luas.

Confira abaixo os objetivos do OSIRIS-REx, como explicados no texto em inglês pela NASA:

O - Origins
• Return and analyze a sample of a pristine carbon-rich asteroid to study the nature, history, and distribution of its minerals and organic material.

SI - Spectral Interpretation
• Define the global properties of a primitive carbon-rich asteroid to allow for direct comparison with existing ground-based telescopic data for all asteroids.

RI - Resource Identification
• Map the global properties, chemistry, mineralogy of a primitive carbon-rich asteroid to define its geologic and dynamic history and provide context for the returned sample.

S - Security
• Measure the Yarkovsky Effect on Bennu and learn which asteroid properties contribute to this effect.
The Yarkovsky Effect is the force caused by the emission of heat from a rotating asteroid that can change its orbit over time.

REx - Regolith Explorer
• Document the texture, morphology, geochemistry, and spectral properties of the regolith (surface material) at the sampling site.

Saiba mais: