Internet das Coisas na prática: como utilizar e criar cidades inteligentes

*Por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution

Nossa conectividade vem atingindo proporções ímpares, e não falo apenas sobre o celular. Com a Internet das Coisas (IoT), recurso que proporciona conectividade de aparelhos via wi-fi ou bluetooth, acendemos e apagamos as luzes mesmo não estando em casa, atendemos ligações enquanto dirigimos de forma segura e tantas outras funcionalidades.

Essas comodidades vêm ultrapassando os limites das casas e indo para esferas maiores, como as cidades inteligentes (smart cities). A União Europeia entende como smart cities sistemas de pessoas interagindo e usando energia, materiais, serviços e financiamentos para catalisar o desenvolvimento econômico e a melhoria da qualidade de vida.

Tais processos de interação são considerados inteligentes porque fazem uso estratégico de infraestrutura e serviços e de informação e comunicação aliados ao planejamento e à gestão urbana para proporcionar retorno às necessidades sociais e econômicas da sociedade.

Mas qual o ponto de convergência entre a Internet das Coisas e as cidades inteligentes? Vou citar alguns exemplos: sistemas de vigilância inteligente, automação nos transportes, distribuição de água adequada e o acompanhamento das mudanças no meio ambiente são elementos que se elencam.

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) estima que até 2025 a implementação de cidades inteligentes via IoT irá movimentar ao menos US$ 1,6 trilhões em proporções globais, e R$ 27 bilhões no Brasil.

Para uma cidade ser considerada inteligente é necessária a utilização da tecnologia com o objetivo de trazer eficiência, conexão e interação com os cidadãos. A otimização de semáforos que conseguem monitorar e coletar dados do trânsito, e assim responder ao tráfego com o sinal verde por mais tempo, fazendo com que o engarrafamento diminua, é uma ação.

Para mensurar a dimensão de uma cidade inteligente são estabelecidos dez fatores: governança, administração pública, planejamento urbano, tecnologia, meio ambiente, conexões internacionais, coesão social, capital humano e a economia. No país existe o ranking smart cities, que classifica as cidades com base em seu desenvolvimento tecnológico, levando em consideração os fatores enumerados.

O BNDES ainda afirma que é uma prioridade que as cidades se tornem inteligentes, uma vez que 80% da população está nela, e assim carece de melhorias para sua vida e assim as tecnologias consigam se comunicar e “pensarem” sozinhas, via Internet das Coisas.

Pegando como referência a iluminação pública, a IoT pode prover economia de energia e de recursos financeiros, acionamento e desligamento das redes de iluminação à distância, medir a performance e o gasto energético, diminuir os gastos com manutenção, aperfeiçoar o uso do espaço público estabelecendo locais estrategicamente melhor iluminado, e consequentemente, trazer menos impacto ao meio ambiente.

Em resumo, a ideia por trás dessa associação é melhorar os espaços e recursos coletivos para outro nível de otimização e controle, e assim resolver os possíveis e principais problemas enfrentados nas cidades grandes.

*Otto Pohlmann é CEO da Centric Solution, empresa de tecnologia que fornece soluções completas para atender aos requisitos de segurança e da LGPD, com foco em implementação, treinamento e suporte a fim de ajudar a sustentar o desenvolvimento de negócios de todos os portes e setores

Comentário (0) Hits: 4378

Unidade russa do Google irá à falência após apreensão de conta bancária

Grupo de tecnologia dos EUA diz que se tornou 'insustentável que nosso escritório na Rússia funcione'

Jennifer Creery em Hong Kong e Polina Ivanova em Varsóvia do Financial Times

A subsidiária russa do Google planeja pedir falência depois que as autoridades confiscaram sua conta bancária após uma série de confrontos entre Moscou e a gigante de tecnologia dos EUA sobre o conteúdo de seu site.

O Google disse ao Financial Times que a apreensão de sua conta “tornou insustentável o funcionamento de nosso escritório na Rússia, incluindo empregar e pagar funcionários russos, pagar fornecedores e fornecedores e cumprir outras obrigações financeiras”.

A Rússia multou repetidamente o Google no ano passado por sua recusa em remover conteúdo que Moscou não gosta e considera ilegal.

A invasão da Ucrânia pelo presidente Vladimir Putin e novas leis severas de censura intensificaram a pressão do governo nas plataformas de mídia social ocidentais nos últimos meses. As autoridades russas acusaram o YouTube do Google de participar de uma “guerra de informação” contra a Rússia e multaram a empresa por não excluir “conteúdo proibido” sobre a guerra na Ucrânia.

O YouTube bloqueou canais de mídia apoiados pelo Estado russo desde o início da guerra, depois de inicialmente impedi-los de anunciar.

Em aviso publicado nesta quarta-feira no Fedresurs, o registro financeiro da Rússia, a unidade russa do Google, disse que prevê desde 22 de março deste ano “sua própria falência e a impossibilidade de cumprir as obrigações financeiras”.

Apesar do pedido de falência iminente, o Google disse que continuará fornecendo serviços gratuitos para usuários na Rússia, incluindo busca, YouTube, Gmail, Maps, Android e Play. O YouTube é muito popular na Rússia e muitas pessoas ganham a vida através dos canais que ele carrega.

Os oficiais de justiça também foram enviados à divisão russa do Google no final de abril por não pagar uma multa de US$ 115 milhões imposta à empresa por um tribunal de Moscou em dezembro do ano passado, a maior multa russa já contra o grupo de tecnologia dos EUA.

A Alphabet, controladora do Google, disse que a receita da Rússia no ano passado chegou a cerca de US$ 2,6 bilhões, ou 1% de seu total, informou a Reuters.

A Rússia também baniu o Facebook e o Instagram desde a invasão da Ucrânia, determinando que as plataformas são “extremistas” e bloqueando o acesso a seus sites, com graus variados de sucesso, na tentativa de controlar as informações que os russos recebem online sobre a guerra.

Em seu lugar, buscou promover alternativas locais, como VKontakte e RuTube, uma plataforma de hospedagem de vídeos, ambas de propriedade da holding de mídia da gigante estatal russa de gás Gazprom.

Comentário (0) Hits: 4159

Acordo no Twitter deixa Elon Musk sem saída fácil

Sujeet Indap e James Fontanella-Khan em Nova York - Do Financial Times

A força do acordo de US $ 44 bilhões entra em foco, pois o chefe da Tesla parece ter dúvidas Desde a crise financeira, os advogados corporativos aspiram a construir o contrato de fusão definitivo que impede os compradores com pés frios de recuar.

O acordo moderno “à prova de balas” agora enfrenta um de seus maiores testes, já que Elon Musk, o chefe da Tesla e a pessoa mais rica do mundo, cogita abertamente a possibilidade de abandonar seu acordo de US$ 44 bilhões pelo Twitter.

Musk disse em um tweet nesta semana que o “acordo não pode avançar” até que a plataforma de mídia social forneça dados detalhados sobre contas falsas, um pedido que o Twitter parece improvável de atender. Enquanto isso, o conselho do Twitter declarou seu compromisso “em concluir a transação no preço e nos termos acordados o mais rápido possível”.

Simplesmente abandonar o negócio não é uma opção. Musk e Twitter assinaram o acordo de fusão, que afirma que “as partes envidarão seus melhores esforços razoáveis ​​para consumar e tornar efetivas as transações contempladas por este contrato”.

Com as ações de tecnologia caindo — arrastando para baixo o preço das ações da Tesla que formam a base da fortuna de Musk e garantias para um empréstimo de margem para comprar o Twitter — todos os olhos estão voltados para o próximo passo do bilionário mercurial.

Musk poderia sair por US $ 1 bilhão?

O acordo inclui uma “taxa de rescisão reversa” de US$ 1 bilhão que Musk deveria se ele se retirasse do acordo de fusão. No entanto, se todas as outras condições de fechamento forem atendidas, e a única coisa que resta é Musk aparecer no fechamento com seu patrimônio de US$ 27,25 bilhões, o Twitter pode tentar fazer Musk fechar o negócio. Esse conceito legal, conhecido como “performance específica”, tornou-se uma característica comum em aquisições alavancadas desde a crise financeira.

Em 2007 e 2008, as aquisições alavancadas normalmente incluíam uma taxa de rescisão reversa que muitas vezes permitia que uma empresa que apoiasse a aquisição pagasse modestos 2 a 3 por cento do valor de um negócio para sair. Os vendedores acreditavam na época que os grupos de private equity seguiriam e fechariam suas transações para manter suas reputações. Mas alguns cancelaram esses acordos, levando a várias brigas judiciais envolvendo empresas proeminentes como Cerberus, Blackstone e Apollo.

Desde aquela época, os vendedores implementaram taxas de rescisão muito mais altas, bem como cláusulas de desempenho específicas que efetivamente exigem que os compradores fechem. Mais recentemente, um tribunal de Delaware em 2021 ordenou que o grupo de private equity Kohlberg & Co fechasse a compra de um negócio de decoração de bolos chamado DecoPac.

Kohlberg argumentou que foi autorizado a sair do acordo porque o negócio DecoPac sofreu um “efeito adverso material” quando a pandemia ocorreu entre a assinatura e o fechamento. O tribunal rejeitou esse argumento e decidiu que a DecoPac poderia forçar a Kohlberg a fechar — o que aconteceu.

Musk seria capaz de processar sua saída do acordo?

Se Musk optar por ir ao tribunal, ele pode alegar que o Twitter deturpou o estado de seus negócios ao estimar em registros regulatórios que os bots representam 5% ou menos de sua base de usuários.

Entrar com um processo desse tipo seria bastante fácil, mas provar que o problema do bot justifica encerrar o acordo seria muito mais difícil. Sob o acordo de fusão, Musk teria que demonstrar que qualquer deturpação tinha um “efeito material adverso”, um padrão oneroso que os tribunais raramente encontram. Ele também renunciou explicitamente a fazer a devida diligência no Twitter em sua oferta ao conselho.

“É difícil argumentar no tribunal que um evento adverso relevante ocorreu se você não puder mostrar como ele afetou os lucros — e o impacto deve ser grande”, disse Gustavo Schwed, professor da Universidade de Nova York e ex-executivo da Providence Equity.

O Twitter poderia forçar Musk a fechar o acordo

O Twitter pode processar Musk para fazer cumprir o acordo, e uma pessoa próxima à empresa descreveu o contrato como “à prova de balas”. Alternativamente, poderia optar por processá-lo por danos relacionados ao negócio fracassado. No entanto, sob o acordo de fusão, o valor dos danos que Musk poderia pagar seria limitado a US$ 1 bilhão.
Outra opção, dizem os especialistas, é que o Twitter primeiro ameace forçar Musk a fechar e, em seguida, faça um acordo por danos superiores a US$ 1 bilhão, a fim de evitar litígios complicados.

“O Twitter poderia dizer: 'Bem, queremos fechar o negócio e estamos processando para fazer cumprir o contrato. E você sabe, no fundo do seu coração, Elon Musk, que o tribunal está se inclinando em nossa direção, então vamos esquecer o teto de um bilhão de dólares e nos contentar com US$ 2 bilhões”, disse Charles Whitehead, professor de direito de Cornell e ex-advogado corporativo.

É possível que os dois lados cheguem a um acordo?

O conselho do Twitter pode decidir aceitar um preço mais baixo de Musk para evitar o risco de tentar fazer cumprir o acordo existente — e o risco de permanecer uma empresa pública independente em um momento desafiador para as empresas de tecnologia.

Em 2021, a Tiffany & Co processou a LVMH em um esforço para forçar o conglomerado de luxo francês a fechar um acordo que havia sido fechado pouco antes da pandemia. Os dois lados finalmente chegaram a um acordo para reduzir um pouco o preço, que os acionistas da Tiffany aprovaram mais tarde.

A preocupação é que o sniping público de Musk no Twitter prejudique tanto a empresa quanto sua reputação profissional, que ele precisa para operar a Tesla e o resto de seu império.

“O senhor Musk pode estar um pouco mais preocupado com as pessoas com quem poderá fazer negócios no futuro”, disse Whitehead. “Se ele sair deste acordo, pode ser mais difícil para ele no futuro fechar acordos para a Tesla ou em seu próprio nome. Há muito em jogo aqui também.”

Comentário (0) Hits: 4159

WhatsApp lança serviços comerciais enquanto a Meta busca novas receitas

Por uma taxa, o aplicativo permitirá que as empresas criem um painel personalizado para que possam conversar com os clientes e oferecer serviços ao cliente com mais facilidade.

De Mike Isaac do New York Times

Mais de oito anos depois de concordar em comprar um dos maiores aplicativos de mensagens do mundo, a empresa anteriormente conhecida como Facebook decidiu começar a ganhar dinheiro com isso.

O WhatsApp, o popular serviço de mensagens de propriedade da Meta, empresa controladora do Facebook, disse na quinta-feira que estava abrindo serviços comerciais para aqueles que desejam usar o aplicativo de mensagens para impulsionar seus negócios. Foi o maior passo do WhatsApp para ganhar dinheiro com o serviço, que é usado por mais de um bilhão de pessoas em todo o mundo.

 

A nova iniciativa permite que os empresários acessem a Interface de Programação do Aplicativo WhatsApp Cloud, uma forma de construir um painel personalizado em cima do software WhatsApp para que possam conversar com os clientes e oferecer serviços ao cliente com mais facilidade.

"Este é um passo importante para ajudar mais empresas a se conectarem com as pessoas e ajudar mais pessoas a enviar mensagens para as empresas que desejam apoiar — grandes e pequenas", disse Mark Zuckerberg, executivo-chefe da Meta, em um evento anunciando o novo serviço.

O WhatsApp planeja cobrar dos usuários com base em quantas conversas eles têm com os clientes por dia, variando de uma fração de centavo a mais de 10 centavos por conversa, dependendo da região. Também planeja oferecer um nível gratuito com serviços limitados para pequenas empresas.

A medida é o sinal mais forte da Meta de que deseja começar a obter receita significativa com o WhatsApp, especialmente porque enfrenta desafios de negócios em várias frentes. O Facebook adquiriu o WhatsApp em 2014 por US$ 22 bilhões, a aquisição mais cara da empresa Durante anos, o WhatsApp era gratuito para uso, enquanto custava à Meta centenas de milhões de dólares para operar e dar suporte.

Agora ganhar mais dinheiro tornou-se primordial. O negócio de publicidade da Meta foi prejudicado pelas mudanças da Apple no sistema operacional do iPhone, e a empresa perdeu dezenas de milhões de usuários na Rússia depois de ser banida no país. A guerra na Ucrânia também perturbou algumas das operações de publicidade da Meta.

Além disso, a Meta está passando por uma transição complicada para se tornar uma empresa “metaverse” que oferece às pessoas experiências digitais imersivas. Em fevereiro, um quarto do valor de mercado da empresa foi eliminado — mais de US$ 230 bilhões — após um relatório de lucros sombrio.

O WhatsApp historicamente tem hesitado em ganhar dinheiro com seu serviço. Os fundadores da empresa rejeitaram os anúncios no aplicativo e, depois de brincar com a noção de cobrar de cada usuário US$ 1 por ano para usar o serviço, os executivos do Facebook rejeitaram a ideia como muito anêmica e difícil de escalar.

Em 2018, os fundadores do WhatsApp estavam saindo pela porta. Zuckerberg anunciou um plano para unir todos os serviços de mensagens nos aplicativos que possui — WhatsApp, Messenger e Instagram. A empresa fez mudanças que permitiram ao Facebook obter mais informações sobre como as pessoas usam o WhatsApp. O WhatsApp afirma que nenhuma dessas alterações foi usada para fins de rastreamento de anúncios.

Simultaneamente, o alcance do WhatsApp continuou a se espalhar globalmente, abraçado por milhões de usuários no Brasil e na América do Sul, bem como em todo o Oriente Médio e grande parte da União Europeia.

Muitos deles incluíam pequenas e médias empresas que usavam o WhatsApp gratuitamente para falar com os clientes. Mas a experiência, disse o WhatsApp, foi desajeitada e às vezes difícil de navegar, e não foi projetada com serviços comerciais em mente.

O novo produto do WhatsApp deve responder a esses problemas e pode permitir que essas empresas se comuniquem mais facilmente com seus clientes usando o aplicativo. Os serviços de hospedagem em nuvem serão fornecidos gratuitamente para empresas que usam a API Cloud.

Zuckerberg disse que mais de um bilhão de usuários se conectam com empresas através dos serviços de mensagens da Meta toda semana, e que o novo produto tornaria as coisas mais fáceis para empresas e clientes.

“Hoje, a maioria de nós usa nossos feeds para descobrir conteúdo interessante e se manter atualizado”, disse Zuckerberg no evento. “Mas para níveis mais profundos de interação, as mensagens se tornaram o centro de nossas vidas digitais.”

Comentário (0) Hits: 664

Novo truque dos censores da Internet na China: revelar a localização dos usuários

A prática em rápida expansão, que as autoridades dizem ajudar a combater a desinformação vinda do exterior, alimentou um novo tipo de batalha online.

De Joy Dong do New York Times

Durante anos, os censores da China confiaram em um kit de ferramentas confiáveis para controlar a internet do país. Eles excluíam postagens, suspendiam contas, bloqueavam palavras-chave e os prendiam.

Agora eles estão tentando um novo truque: exibir a localização dos usuários de mídia social abaixo das postagens.

As autoridades dizem que as etiquetas de localização, que são exibidas automaticamente, ajudarão a desenterrar campanhas de desinformação no exterior destinadas a desestabilizar a China. Na prática, eles ofereceram um novo combustível para batalhas online que cada vez mais ligam a localização dos cidadãos chineses à sua lealdade nacional.

Os chineses que postam do exterior, ou mesmo de províncias consideradas insuficientemente patrióticas, agora são alvos fáceis para influenciadores nacionalistas, cujos fãs os assediam ou denunciam suas contas.

As tags, baseadas no endereço IP de um usuário que pode revelar onde uma pessoa está localizada, foram aplicadas pela primeira vez a postagens que mencionavam a invasão russa da Ucrânia, um tópico que as autoridades disseram estar sendo manipulado com propaganda estrangeira. Agora eles estão sendo expandidos para a maioria dos conteúdos de mídia social, ainda mais arrepiantes em uma internet chinesa dominada pela censura e isolada do mundo.

A medida marca um novo passo em um esforço de uma década das autoridades chinesas para acabar com o anonimato online e exercer um controle mais perfeito sobre as praças digitais da China.

Nos últimos meses, os censores lutaram para controlar uma onda de raiva online sobre os bloqueios severos e às vezes desajeitados do Covid-19 que paralisaram partes da China. A estratégia foi elaborada para combater as queixas e garantir uma narrativa online mais “uniforme”, disse Zhan Jiang, professor aposentado de jornalismo e comunicação da Universidade de Estudos Estrangeiros de Pequim.

Os executores públicos da política têm sido os trolls nacionalistas, os relatos patrióticos que às vezes dominam o discurso nas mídias sociais chinesas.

As pessoas que escrevem de Xangai, onde paralisações desordenadas provocaram escassez de alimentos, são chamadas de egoístas. Pessoas que criticam o governo de outras províncias costeiras perto de Taiwan e Hong Kong foram chamadas de separatistas e golpistas.

Aqueles que parecem estar online do exterior, mesmo que estejam usando apenas uma rede privada virtual ou VPN que encobre sua localização na China, são tratados como agitadores e espiões estrangeiros. 

Após serem denunciadas pelos trolls, algumas contas são excluídas pelas plataformas por violarem os chamados “regulamentos da comunidade”.

Blau Wang, estudante chinesa que vive na Alemanha, disse que se absteve de postar opiniões críticas desde as mudanças, em parte por medo de ser denunciada por trolls como espiã estrangeira e ser banida pelo Weibo, uma mídia social chinesa semelhante à plataforma do Twitter.

“Por um tempo, não postei nada”, disse ela, acrescentando: “A atmosfera é voltada para atacar usuários estrangeiros”.

Ela temia a reação de contas como Li Yi Bar, um popular grupo nacionalista com mais de um milhão de seguidores que listava publicamente dezenas de usuários com endereços IP estrangeiros considerados críticos.

As páginas de seus usuários estavam cheias de insultos de um exército de trolls. Muitos dos que foram atacados desabilitaram comentários, mudaram de nome de usuário ou simplesmente pararam de postar. Poucos responderam abertamente às acusações, embora um tenha escrito que ser uma estudante estrangeira não a impediu de se importar com a China.

“Mais pessoas começam a presumir a motivação dos outros com base nas pistas do endereço IP”, disse Fang Kecheng, professor de mídia da Universidade Chinesa de Hong Kong. “Isso torna o diálogo aberto cada vez mais difícil.”

Longe das brigas online, muitos expressaram preocupação com a mudança de política. A estratégia elimina a pretensão de privacidade que parece prevalecer online na China, embora o governo tenha passado anos garantindo que pudesse conhecer a identidade da pessoa real por trás de qualquer conta anônima.

Uma hashtag pedindo que o recurso fosse revogado rapidamente acumulou 8.000 postagens e foi visto mais de 100 milhões de vezes antes de ser censurado no final de abril. Um estudante universitário na província de Zhejiang processou o Weibo, a plataforma social chinesa, em março por vazar informações pessoais sem seu consentimento quando a plataforma mostrou automaticamente sua localização. Outros apontaram a hipocrisia da prática, já que celebridades, contas do governo e o executivo-chefe do Weibo foram isentos das etiquetas de localização.

Apesar da reação, as autoridades sinalizaram que as mudanças provavelmente durarão. Um artigo na publicação estatal, China Comment, argumentou que os rótulos de localização eram necessários para “cortar a mão negra manipulando as narrativas por trás do cabo de internet”. Um projeto de regulamento da Administração do Ciberespaço da China, o regulador da Internet do país, estipula que os endereços IP dos usuários devem ser exibidos de “maneira proeminente”.

“Se a censura trata de lidar com as mensagens e aqueles que as enviam, esse mecanismo está realmente trabalhando no público”, disse Han Rongbin, professor de mídia e política da Universidade da Geórgia.
Com o agravamento do relacionamento com os Estados Unidos e a China e a propaganda repetidamente culpando forças estrangeiras malignas pela insatisfação na China, Han disse que a nova política pode ser bastante eficaz para acabar com as reclamações.

“As pessoas se preocupando com a interferência estrangeira é uma tendência agora. É por isso que funciona melhor do que a censura. As pessoas compram”, disse.

O vitríolo pode ser esmagador. Um cidadão chinês, Li, que falou sob a condição de que apenas seu sobrenome fosse usado por motivos de privacidade, foi alvo de trolls depois que seu perfil foi vinculado aos Estados Unidos, onde morava. Influenciadores nacionalistas o acusaram de trabalhar no exterior para “incitar protestos” no oeste da China por um post que criticava o governo local por lidar com a morte súbita de um estudante. As contas o listavam bem como a vários outros como exemplos de “infiltração de espiões”. Um post para envergonhá-los publicamente foi curtido 100.000 vezes antes de ser finalmente censurado.

Inundado por mensagens depreciativas, ele teve que mudar seu nome de usuário do Weibo para impedir que assediadores o rastreassem. Apesar de usar o Weibo há mais de 10 anos, ele está cauteloso com os ataques infundados nos dias de hoje. "Eles querem que eu cale a boca, então eu calo a boca", disse Li.

Em outros casos, o direcionamento foi equivocado. Elaine Wang, uma estudante universitária na China, esqueceu de desligar a VPN que ela usa para contornar os bloqueios de internet da China quando postou sobre as terríveis circunstâncias que os trabalhadores migrantes enfrentaram durante o bloqueio de Xangai. O software enganou o mecanismo de detecção do Weibo fazendo-o pensar que ela estava postando do exterior.

O vitríolo fluiu rápido. Ela recebeu centenas de mensagens insultuosas e ameaças e acabou sendo denunciada às autoridades. Mesmo depois que os reguladores verificaram a autenticidade de sua postagem e sua localização, os trolls continuaram a atacá-la.

"Achei que as pessoas prestariam atenção aos que precisam de ajuda em vez dos meus endereços IP", disse Wang.

Alguns ataques cortaram o outro lado. Zhan, professor aposentado em Pequim, observou que as regulamentações ocasionalmente saem pela culatra, mostrando como é difícil ter “controle total da retórica online”.

Ele deu o exemplo de Lian Yue, um escritor nacionalista conhecido por seus ataques aos chineses que imigraram para o exterior. Quando as tags de localização começaram a aparecer, foi revelado que o Sr. Lian estava publicando conteúdo do Japão. Muitos o rotularam de hipócrita e zombeteiros o chamaram de “patriota ultramarino”.

Em um artigo intitulado “Por que estou no Japão? Lian tentou esclarecer as coisas, dizendo que estava lá por um "propósito médico" e que retornaria à China em um mês.

“Eu vivo como um homem chinês. Depois que eu morrer, serei um fantasma chinês”, escreveu.

Comentário (0) Hits: 666

China corta exportações de tecnologia para a Rússia após sanções dos EUA

Embarques chineses de laptops, telefones e outras tecnologias para a Rússia despencaram em março, diz secretário de Comércio dos EUA

Por Jeanne Whalen do Washington Post

As exportações de tecnologia chinesa para a Rússia despencaram em março depois que as sanções lideradas pelos EUA entraram em vigor, disse a secretária de Comércio dos EUA, Gina Raimondo, na terça-feira, chamando isso de um sinal da cautela de Pequim em violar as proibições comerciais.

As remessas chinesas de laptops para a Rússia caíram 40 por cento em março em comparação com fevereiro, enquanto as exportações de smartphones caíram em dois terços, disse ela, citando os dados comerciais chineses disponíveis mais recentemente. As exportações de equipamentos de rede de telecomunicações caíram 98%, acrescentou.

Se a China está disposta a ajudar a Rússia a resistir às sanções tem sido uma questão em aberto para os formuladores de políticas ocidentais. Os números de exportação, que foram divulgados anteriormente pelo The Wall Street Journal , sugerem que Pequim estava, pelo menos inicialmente, relutante em quebrar as regras, talvez por medo de retaliação dos EUA, que poderia envolver a restrição de vendas de tecnologia para empresas chinesas.

As sanções à Rússia exigem que as empresas em todo o mundo cumpram a proibição se usarem equipamentos ou softwares de fabricação dos EUA para produzir chips de computador, também conhecidos como semicondutores. A maioria das fábricas de chips ao redor do mundo, incluindo as da China, usam software ou equipamentos projetados nos Estados Unidos, dizem analistas.

“Muitas vezes me perguntam, você sabe, esses controles de exportação estão funcionando? E acho que a resposta é um sim absoluto e absoluto”, disse Raimondo. “Acho que eles estão funcionando porque temos uma coalizão tão forte de países ao redor do mundo participando da fiscalização.”

Os Estados Unidos e 37 outros países projetaram as restrições comerciais para prejudicar a economia militar e de alta tecnologia da Rússia após a invasão da Ucrânia pelo país. As regras proíbem a venda de chips de computador, equipamentos de telecomunicações, lasers, aviônicos e tecnologia marítima para muitos compradores russos.

Há sinais de que as restrições também estão minando a capacidade da Rússia de fabricar pelo menos alguns equipamentos militares. Na semana passada, Raimondo disse a um comitê do Senado que autoridades ucranianas relataram ter encontrado chips de computador destinados a eletrodomésticos em equipamentos militares russos. A porta-voz de Raimondo esclareceu mais tarde que os chips improvisados ​​foram encontrados em tanques.

Douglas Fuller, especialista em semicondutores da City University of Hong Kong, disse que isso é menos estranho do que parece. Um tipo de semicondutor conhecido como microcontrolador é usado para controlar várias funções tanto em eletrodomésticos quanto em veículos motorizados, disse ele. 

Como os tanques são essencialmente carros blindados, os chips provavelmente poderiam ser usados ​​para controlar as mesmas funções que fazem nos carros, como frenagem e direção, disse ele.

As proibições de exportação não pretendiam bloquear as vendas para a Rússia de bens de consumo, como smartphones e laptops. Mas advogados de comércio dizem que algumas empresas pararam de entregar produtos eletrônicos para a Rússia, independentemente de itens individuais violarem as regras.

“Muitas empresas estão apenas encerrando as exportações para a Rússia. Ponto final”, disse Kevin Wolf, ex-funcionário sênior do Departamento de Comércio que agora é sócio da Akin Gump Strauss Hauer & Feld.

Isso difere da abordagem das empresas de tecnologia ocidentais a uma regra anterior dos EUA que proíbe as exportações de tecnologia para a Huawei , a fabricante chinesa de telecomunicações, que os Estados Unidos acusaram de ameaçar a segurança nacional dos EUA. Nesse caso, os fabricantes de chips de computador e outras empresas pediram a seus advogados que analisassem as regras para determinar quais vendas ainda eram permitidas.

“Invadir um país estrangeiro e matar pessoas obviamente tem mais impacto nas decisões políticas de uma empresa do que, no caso da Huawei, o que foi descrito como uma ampla ameaça à segurança nacional”, disse Wolf.

Mais dinheiro provavelmente estava em jogo nas vendas para a Huawei do que nas vendas para toda a Rússia para alguns exportadores de tecnologia, acrescentou.

Uma variedade de grandes empresas de tecnologia – nos Estados Unidos, Coreia do Sul e até na China – disseram que interromperiam as vendas ou suspenderiam os negócios na Rússia por causa da guerra.

A DJI da China, maior fabricante mundial de drones comerciais, disse em abril que estava suspendendo as operações na Ucrânia e na Rússia, tornando-se a primeira grande empresa chinesa a sair abertamente dos mercados por causa de uma guerra que o governo chinês se recusou a condenar.

Em março, a Apple disse que estava pausando todas as vendas de produtos na Rússia. Dias depois, a Samsung também suspendeu todas as vendas de produtos, incluindo smartphones e chips de computador.

A Apple, a Samsung e a chinesa Xiaomi foram as três maiores empresas de smartphones na Rússia no primeiro trimestre, conforme medido pelos embarques, de acordo com os últimos números da International Data Corp. (IDC).

A Xiaomi não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre suas vendas para compradores russos.

A Huawei, uma das maiores fabricantes mundiais de equipamentos de rede de telecomunicações, se recusou a dizer se reduziu as vendas para a Rússia, embora o colapso quase total das vendas de tais equipamentos em março sugira que sim.

“Nossos corações estão com as pessoas que estão sofrendo como resultado deste conflito”, disse o porta-voz Glenn Schloss em um e-mail. “Estamos avaliando o impacto das políticas relacionadas. É política da Huawei cumprir as leis e regulamentos aplicáveis ​​dos países e regiões em que operamos.”

Mesmo que algumas empresas de tecnologia não estejam mais vendendo diretamente na Rússia, seus produtos ainda podem chegar lá através do mercado cinza, disse Nabila Popal, diretora de pesquisa para o mercado global de dispositivos da IDC.

“Os comerciantes experientes encontrarão uma maneira de levá-los”, disse ela.

As exportações para a Rússia de vários países caíram drasticamente, disse Raimondo. As remessas dos EUA em categorias de tecnologia sujeitas a controles de exportação diminuíram 86%. As exportações da Coreia do Sul para a Rússia caíram 62% e as da Finlândia caíram 60%, disse ela.

Comentário (0) Hits: 4136

newsletter buton