Jeff Bezos quer construir uma estação espacial

A Blue Origin diz que vai se juntar à Sierra Space, Boeing e outras empresas para construir um posto avançado que possa ajudar a substituir a Estação Espacial Internacional.

Por Joey Roulette do New York Times

A Blue Origin, empresa espacial de propriedade de Jeff Bezos, o fundador da Amazon, está se unindo a outras empresas para construir uma estação espacial na órbita da Terra. O grupo anunciou seus planos na segunda-feira, revelando o mais recente conceito para um posto avançado orbital construído de forma privada que poderia substituir ou complementar a Estação Espacial Internacional.

O influxo de propostas de estações espaciais privadas ocorre no momento em que a NASA busca uma substituição para o laboratório espacial de 20 anos e US $ 100 bilhões , que está mostrando sinais de sua idade . Se algum dos conceitos de órbita baixa da Terra estará pronto para abrigar astronautas quando o financiamento para a Estação Espacial Internacional expirar por volta de 2030, não está claro e depende em grande parte do financiamento que a NASA conseguir obter do Congresso. A agência planeja alocar até US $ 400 milhões para empresas espaciais privadas para iniciar a construção, eventualmente fazendo parceria com operadoras privadas da maneira que agora depende de empresas como a SpaceX de Elon Musk para transportar cargas e astronautas de e para a ISS.

A proposta da Blue Origin e de seus parceiros, batizada de Orbital Reef, só existe em desenhos e animações digitais, e executivos afirmam que ela poderá ser construída até o final da década. Haverá concorrência, desde a estação real de Tiangong que a China espera terminar já no próximo ano, bem como outros postos avançados privados propostos. Lockheed Martin and Nanoracks, uma empresa que facilita pesquisas na ISS, revelou na semana passada sua própria estação espacial chamada Starlab. E a Axiom Space, outra concorrente , tem o aval para lançar o início de uma base de vôo livre que primeiro será anexada à Estação Espacial Internacional.

O projeto Orbital Reef deve atrair forte apoio financeiro do Sr. Bezos, que se comprometeu a gastar US $ 1 bilhão por ano de sua fortuna na Blue Origin e descreveu a meta de criar as condições para milhões de pessoas viverem e trabalharem em espaço. A empresa, fundada em 2000, lançou clientes em voos turísticos curtos e de subida e descida para os limites do espaço . Mas ainda não atingiu outros objetivos, como construir um foguete orbital ou ganhar um contrato com a NASA para construir um módulo lunar para astronautas.

PROPAGANDA

Os principais parceiros do projeto são a Sierra Space, que vem construindo sua própria ideia de estação espacial há anos, e a Boeing, a gigante aeroespacial que construiu e administrou segmentos americanos na ISS para a NASA.

A estação espacial proposta visa “gerar novas descobertas, novos produtos, novas formas de entretenimento e consciência global da fragilidade e interconexão da Terra”, disse Brent Sherwood, vice-presidente da Blue Origin, a repórteres na segunda-feira em uma conferência espacial em Dubai. O projeto mais básico da estação lembra o da estação espacial atual, com cerca de 90% do volume interno e capacidade para acomodar até 10 astronautas (a ISS normalmente abriga sete, mas já abrigou até 13 de uma vez).

O Sierra Space contribuirá com seu habitat LIFE, um módulo inflável que se lança ao espaço em uma forma condensada, depois se expande no espaço em um casulo em forma de marshmallow com um tecido grosso para as paredes. A empresa também poderia usar seu avião espacial Dream Chaser para enviar astronautas de e para a estação. E a cápsula Starliner da Boeing, um táxi de astronauta prejudicado por uma miscelânea de problemas técnicos , também deve levar visitantes ao Recife Orbital.

Poucas empresas parecem financeiramente capazes de realizar a construção de uma estação espacial - um grande feito executado apenas por governos, que normalmente são motivados mais pelas relações internacionais do que pelo lucro. As estações propostas, incluindo Orbital Reef, visam gerar receita de turistas ricos, bem como pesquisadores acadêmicos e corporativos. Mas as métricas específicas dessa demanda permanecem indefinidas, disseram os executivos.

Outra base de clientes da estação serão as agências espaciais do governo. A equipe do Orbital Reef já está conversando com outros países, disse em entrevista Janet Kavandi, presidente da Sierra Space e ex-astronauta, destacando o programa espacial dos Emirados Árabes Unidos.

“Os Emirados Árabes Unidos estão muito interessados e tem havido muita discussão sobre sua parceria conosco nos últimos meses”, disse Kavandi, falando em Dubai no Congresso Internacional de Astronáutica anual. “Teremos discussões com outros parceiros também, muitos dos quais são parceiros que a NASA tem na ISS hoje, mas também parceiros que não voaram no espaço no passado”, acrescentou ela.

Mike Gold, vice-presidente executivo da Redwire Space, outra firma parceira da Blue Origin, disse que os elementos da nova estação espacial podem ser uma base de teste para tecnologias que eventualmente ajudarão os astronautas a viver na lua.
A Orbital Reef é a segunda grande parceria da Blue Origin com outras empresas espaciais. A empresa se associou à Lockheed Martin, Northrop Grumman e Draper em 2019 em uma proposta de sonda lunar, chamada Blue Moon, para a NASA. Mas a NASA escolheu a sonda lançada pela SpaceX.

Sherwood não quis dizer quanto Orbital Reef custará para construir, ou com quanto Bezos planeja contribuir. Grande parte do custo e do escopo da estação, disseram Sherwood e outros, depende de quanto a NASA é capaz de gastar com o novo programa para ajudar a financiar propostas de estações espaciais privadas.

“Estamos comprometidos em fazer isso acontecer independentemente” do que a NASA conseguir financiar, disse Sherwood.

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Duas semanas separam o Brasil da revolução 5G

Operadoras devem enviar propostas até 27 de outubro; edital prevê investimentos nos diversos setores da economia, gerando empregos e impulsionando o desenvolvimento

Faltam agora 15 dias para a maior licitação da história das telecomunicações no Brasil: o leilão do 5G ocorrerá no dia 4/11. A expectativa é que o certame, conduzido pelo Ministério das Comunicações (MCom) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), movimente R$ 169 bilhões em investimentos totais nos próximos 20 anos. Como o Governo Federal optou pela modalidade de concorrência não arrecadatória, R$ 70 bilhões devem ser destinados para obrigações estabelecidas no edital.

"Além de revolucionar as telecomunicações com um novo padrão, 100 vezes mais rápido que o atual (4G), os valores arrecadados garantem a inclusão digital e social de 40 milhões de brasileiros que ainda vivem no deserto digital", destaca o ministro das Comunicações, Fábio Faria. Empresas que conquistarem a autorização de uso das faixas de radiofrequência terão o compromisso de expandir a cobertura da rede móvel 4G para municípios e localidades que ainda não contam com essa cobertura de internet.

O edital prevê investimentos para a expansão da infraestrutura de fibra óptica na região Amazônica, nas rodovias federais e em escolas públicas distribuídas em todo o país. Também fazem parte dos compromissos que serão assumidos pelas empresas vencedoras a estruturação da rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal e a entrega de kits de televisão para famílias de baixa renda do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA

É possível afirmar que as duas diferenças fundamentais entre o 4G e o 5G para o usuário é a velocidade de transferência de dados e a baixa latência na troca de informações. O ministro ressalta que esses dois fatores geram impactos em diversos outros setores da economia, em especial na indústria, no agronegócio e na saúde. Por permitir uma taxa de transmissão de dados praticamente instantânea, entre 1 e 2 milissegundos, "será possível vislumbrar realização de cirurgias à distância, implementação dos carros autônomos, expansão das aplicações em realidade aumentada ou operação simultânea das máquinas de uma cadeia produtiva", estima Faria.

O 5G eleva a capacidade das conexões disponíveis para uma sociedade habituada a viver interconectada. Serviços de streaming, videochamadas e transmissões de eventos esportivos ou culturais passarão a contar com resolução melhor de imagem e áudio, sem interrupções ou perda de qualidade. Objetos do dia a dia (como eletrodomésticos, roupas e até a própria residência) poderão ser conectados à rede mundial de computadores e acionados remotamente. "A quinta geração da internet criará novos modelos de negócios, gerando empregos e contribuindo para o desenvolvimento do País", comemora o ministro.

LOTES E FREQUÊNCIAS

O leilão do 5G irá conferir autorizações de uso de radiofrequência nas faixas de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz. Os lotes serão divididos em nacionais e regionais e podem participar da licitação as operadoras de telefonia, com a possibilidade de divisão das faixas entre as empresas. Provedores de banda larga poderão disputar os blocos regionais com o objetivo de expandir o serviço de fibra ótica e oferecer internet de alta velocidade para novas regiões.

"Ainda este ano, o sinal estará disponível para algumas capitais e, até o segundo semestre de 2022, as demais receberão o serviço", garante Faria. Mais informações sobre o tema podem ser encontradas no hotsite do MCom dedicado ao 5G. Acesse aqui.

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Filmes e programas de TV poderão ser dublados em qualquer idioma

Graças ao aprendizado de máquina e Inteligência Artificial (IA), escolher os idiomas para 'Squid Game' e outros conteúdos estrangeiros pode ser tão fácil quanto mudar de canal. Mas muito mais também poderia ser transformado ao longo do caminho.

Por Steven Zeitchik do Washington Post

Poucas experiências culturais são tão surreais quanto dar de encontro com um filme apelidado de Hollywood. Há os movimentos labiais de desenho animado. A ação mal planejada. O estranho barítono que não soa como você se lembra de Tom Hanks soando.

Acontece que depois de todas essas décadas, uma nova classe de startups espera abordar essa arte performática não intencional. Usando inteligência artificial (IA) e aprendizado de máquina, elas visam tornar o processo de dublagem mais eficiente e mais natural, como parte de um movimento emergente conhecido como "dublagem automática".

As implicações podem ser abrangentes. Na grande visão dos dubladores automáticos, qualquer conteúdo de vídeo, de “Squid Game” em diante, um dia estará disponível em um idioma personalizado com o toque de um botão. Ainda mais importante, seria totalmente parecido com o original.

O mundo resultante seria de uma intercambialidade perfeita: uma peça de entretenimento não emanaria de um lugar específico, mas surgiria inesperadamente como a criação aparente de qualquer linguagem que o espectador desejasse assisti-la. Como Forrest Gump disse, "das Leben war wie eine Schachtel Schokoladen". (A vida era como uma caixa de chocolates)

“O potencial aqui é tão grande”, disse Scott Mann, um diretor de Hollywood que cofundou a Flawless, uma dessas startups. “A maioria de nós nem mesmo tem consciência de quanto conteúdo excelente existe no mundo. Agora podemos assistir.”

No entanto, apesar de todo o seu transculturalismo cintilante, existem muitas implicações sociais ocultas e muitas vezes sombrias. O entretenimento em uma hora de dublagem fácil pode perder todo o sabor local. Enquanto isso, consumidores em todo o mundo podem nunca ser expostos aos sons de uma língua estrangeira.

A dublagem sempre foi um exercício árduo, e isso antes mesmo de alguém assistir. Em sua forma tradicional, a dublagem geralmente funciona assim: um estúdio ou distribuidor local, tendo decidido que quer um lançamento no idioma local, paga para traduzir um roteiro, contrata um conjunto de dubladores para interpretar os personagens, aluga equipamento de engenharia, coloca os atores em várias tomadas de voz, grava as falas e então une suas leituras de volta ao vídeo original — uma luta poderosa para alcançar um produto final suave. Todo o processo pode levar meses.

A dublagem automática pode funcionar assim. O ator original registra cinco minutos de texto aleatório em seu próprio idioma. Em seguida, as máquinas assumem o controle: uma rede neural aprende a voz do ator, um programa digere essas informações vocais e as aplica a uma tradução digital do roteiro, então a IA cospe linhas perfeitamente cronometradas do filme na língua estrangeira e as coloca em a acção. Todo o processo pode levar semanas.

“Temos a tecnologia para preencher uma grande lacuna”, disse Oz Krakowski, diretor de marketing da Deepdub, uma startup com sede em Dallas e Tel Aviv que emprega essencialmente esse processo. “Podemos dar aos estúdios o que eles desejam e proporcionar aos consumidores uma experiência totalmente única.” A empresa está prestes a colocar sua alegação à prova. Está lançando “Every Time I Die”, thriller de 2019 cuja versão em inglês está na Netflix, nas versões em espanhol e português dublado inteiramente por Inteligência Artificial (IA).

As empresas de dublagem automática adotam uma variedade de abordagens. Deepdub se concentra no áudio, reimplantando digitalmente a voz do ator original a partir de uma tradução automática, mas deixando o vídeo inalterado. Outra firma, a Papercup, com sede em Londres, também utiliza essa técnica, usando as chamadas vozes sintéticas.

Flawless vai para o outro lado, contando com dubladores ao vivo (e trabalhoso), mas editando lábios e rostos na tela para que pareçam estar realmente falando a língua. Todas as três empresas trazem humanos para o processo em vários pontos para controle de qualidade. (Há algumas pesquisas de gigantes da tecnologia como a Amazon , mas nenhum produto comercial ainda.

Várias outras empresas, como a Synthesia com foco em vídeo e a Respeecher centrada na voz , também estão trabalhando em tecnologias relacionadas.

Embora todos os serviços usem alguma forma de manipulação, a maioria diz que não está se envolvendo em deepfakes, temendo tanto tornar seu material vulnerável à manipulação política ou, pelo menos, à polêmica enfrentada por um recente documentário da CNN sobre o falecido Anthony Bourdain que usou sua voz IA. Claro, o deepfake de um homem é o aprimoramento digital de outro.

Firmas de capital de risco começaram a apostar na dublagem automática. Os executivos da Papercup disseram que em dezembro levantaram US$ 10,5 milhões de um grupo de investidores que incluía a Arlington, a Sands Capital Ventures. E empresas de mídia como The Guardian, além de vários milhões levantados anteriormente. A Flawless concluiu recentemente seu financiamento não divulgado da Série A. Deepdub está no meio de uma rodada.


É fácil entender o interesse deles. O conteúdo em idioma estrangeiro é uma vasta fronteira não explorada para Hollywood. O “Squid Game” da Netflix se tornou o programa número 1 do serviço em muitos países, incluindo os Estados Unidos. Se o drama de sobrevivência coreano puder fazer isso em grande parte com legendas, dizem os dubladores, imagine o que aconteceria com o diálogo sob demanda? Um desfile interminável de sucessos nos Estados Unidos em língua estrangeira não é difícil de conceber. (Já existem algumas versões apelidadas de “Jogo de Lula”, mas elas não são tão bem recebidas.)

Como uma espécie de novo giro na Torre de Babel — todos falam línguas diferentes, mas ainda se entendem — a dublagem automática também significa que quem não fala inglês não precisará aprender inglês para entender o diálogo em um filme de Hollywood. (As legendas, provavelmente, desapareceriam.)

Mas essas ricas possibilidades também trazem preocupações. Um mundo sem diálogo estrangeiro em seu entretenimento significa um mundo no qual milhões de telespectadores, tanto nos Estados Unidos quanto no exterior, podem nunca ser expostos a um idioma diferente do seu.

“Se tudo que você ouve é dublado, você perde toda a fonética, todas as informações, toda a empatia”, disse Siva Reddy, professora assistente de linguística e ciência da computação na Universidade McGill. “Você pode ter uma maneira monolítica de olhar para todos.”

A ideia de um diálogo citável também pode ser questionada. Algumas das linhas de filme mais famosas da história — como a “vida é como uma caixa de chocolates” de Gump — se desenvolveram porque foram ouvidas, e eventualmente repetidas infinitamente, daquela maneira singular. Um discurso perfeito na tela que chega em 30 idiomas diferentes desde o início pode nunca se tornar um clássico.


O cofundador da Papercup, Jesse Shemen, cuja empresa trabalhou com a Discovery e a Sky, diz que os benefícios superariam essas preocupações.

“Acredito que ouvir pensamentos e filosofias que nunca teríamos ouvido é muito mais cumulativo e aditivo do que ser limitado por sua própria língua”, disse ele, citando tudo, desde um especialista financeiro na Nigéria a um comentarista da NBA na América do Sul.

Assistir à dublagem automática pode ser perturbador. É quase como se os pequenos variações sonoras da dublagem normal servissem ao propósito de nos lembrar que um filme veio de outro lugar. Um pouco chocante, por exemplo, é ver Jack Nicholson explodir no banco das testemunhas em um "A Few Good Men" enquanto sua boca enuncia um francês perfeito.

Não que todas as bolhas de ar técnicas tenham sido eliminadas. Fazer com que as vozes digitais soem humanas, com os muitos ritmos e inflexões exigidos, é algo que ainda está fora do alcance da IA. E as traduções automáticas tendem a ser literais, sem contexto chave.

“Temos que ser honestos sobre onde está a tecnologia”, observou Shemen. “Combinar o nível de desempenho dos humanos não é uma tarefa simples. E esqueça a imitação de um artista de voz de alta qualidade.”

Outros, no movimento de dublagem automática, no entanto, dizem que isso pode levar a novas oportunidades, como vozes sintéticas com estilos exclusivos.

“Não precisamos repetir o que Hollywood fez até agora”, disse o cofundador da Flawless Mann. “Acho que podemos criar um monte de novas regras para como os filmes estrangeiros vão soar”, acrescentou ele, é claro, aludindo à linha icônica de Doc Brown para Marty McFly de que “para onde estamos indo, nous n'avons pas besoin de routes (“Nós não temos necessidade de estradas”)

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Gartner prevê aplicações de configuração visual

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Ethevaldo Siqueira

Nos próximos dois anos, as aplicações de configuração visual, gerenciamento de identidade, carteiras digitais (e-wallets, em inglês) e acesso do cliente (CIAM —de Customer Identity and Access Management, em inglês) e assistentes virtuais (VCAs — de Virtual Customer Assistants) ganharão impulso, gerando alto impacto ao comércio digital global.

Essa é a previsão do Gartner, Inc., empresa especializada em pesquisa e aconselhamento para empresas, e um dos destaques Hype Cycle for Digital Commerce, a mais recente pesquisa do Gartner sobre o atual cenário e futuro do comércio eletrônico mundial.

“O comércio digital é um mercado em rápida mudança, no qual as pressões competitivas e a necessidade de inovar significam a adoção de novas tecnologias com frequência”, avalia Sandy Shen, Vice-Presidente de Pesquisa do Gartner. “Os líderes de aplicações podem usar o Hype Cicle para diferenciar suas soluções entre tecnologias que irão desaparecer com o tempo e aquelas que devem ter um impacto significativo nos negócios. Ao compreender as oportunidades e desafios de cada tecnologia, eles podem tomar decisões mais assertivas sobre os recursos disponíveis.”

De acordo com a pesquisa, aplicações de gerenciamento de identidade e acesso do cliente, carteiras digitais, configuração visual e assistentes virtuais são aplicações mais maduras e que, finalmente, estão ganhando corpo para serem aplicadas à realidade das companhias. Nessa fase, deveremos ver cada vez mais exemplos de como esses recursos podem beneficiar e ser aplicados na prática dos negócios, cristalizando assim seus conceitos e se tornando mais amplamente compreendidas pelas empresas.

Gerenciamento de identidade e acesso

As ferramentas CIAM (gerenciamento de identidade e acesso do cliente) gerenciam identidade, autenticação e autorização para casos de uso de acessos externos. Regulamentações de privacidade e maior dependência de interações remotas intensificaram a importância do CIAM para as empresas e seus clientes.

“O uso dessas aplicações de gerenciamento de identidade e acesso de clientes também melhora a experiência do usuário (UX) no comércio B2C e B2B, bem como nas ações da gig economy e interações entre governo e cidadão (G2C)”, diz Shen. “Até o final de 2021, 86% das organizações irão competir com base na experiencia do usuário. Em setores com pouca diferenciação competitiva entre produtos e serviços, a experiência on-line torna-se a diferenciação.”

Carteiras Digitais — As carteiras digitais estabelecem credenciais para permitir que os usuários façam transações remotas ou face a face a partir de dispositivos conectados. Essa tecnologia tem demonstrado amplos benefícios, como redução do esforço do cliente e aumento da receita, conforme demonstrado com sucesso em setores como estacionamento, transporte, varejo e comércio digital. A falta de suporte para carteira digital pode afetar as taxas de conversão e ser vista como uma desvantagem competitiva.

VCAs — As assistentes virtuais de atendimento (Virtual Clients Assistents) são aplicações que envolvem, fornecem informações e/ou atuam em nome do cliente de uma organização. A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção desses assistentes, levando alguns formatos de uso para a fase de adoção convencional, mas novos exemplos de uso nas áreas de saúde ou marketing também estão surgindo. Como as assistentes são agora o primeiro ponto de contato para oferecer suporte a várias interações com os consumidores por meio de canais de engajamento digital, elas podem ser usadas para fornecer aconselhamento e engajamento proativos para construir a fidelidade e a satisfação do cliente.

Configuração Visual — A configuração visual permite que representantes de vendas e clientes finais vejam uma representação visual dos produtos que desejam solicitar com as opções e recursos que selecionaram. É mais relevante para transações B2B, em que pode permitir ao cliente comprar produtos manufaturados complexos por meio do comércio digital, sem nenhum treinamento. As organizações que estão entre as primeiras a adotá-lo em seus setores veem uma vantagem competitiva substancial e economia de custos. Melhorias recentes na tecnologia, como fotorrealismo aprimorado, estão levando a um rápido crescimento e adoção mais ampla da configuração visual entre as empresas de comércio digital.

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A Tesla rastreia motoristas para avaliar sistema Full Self-Driving

O sistema da Tesla para avaliar a segurança dos motoristas foi criticado enquanto a empresa se preparava para lançar seu software Full Self-Driving para mais proprietários.

Por Faiz Siddiqui do Washington Post

SAN FRANCISCO — A Tesla foi a empresa pioneira nos modos de direção chamados “Insane” e “Ludicrous” que maximizaram a aceleração dos carros, praticamente encorajando as corridas. Os sistemas automatizados dos carros também introduziram novos comportamentos — alguns deles indelicados, como não reagir a mudanças de faixa sinalizadas ou fazer curvas acentuadas em alta velocidade.

Agora, a Tesla quer que seus drivers sejam legais. E começou a testá-los no final do mês passado. A empresa está expandindo este mês sua versão beta do software Full Self-Driving, o conjunto mais avançado de recursos de assistência ao motorista da Tesla.

Para se qualificar para isso, os motoristas devem primeiro concordar em permitir que o Tesla monitore sua direção — um esforço aparente para garantir que isso vá apenas para os usuários mais seguros da estrada — pontuando-os em cinco categorias com base nos dados coletados por seus carros, incluindo quando eles estão dirigindo no piloto automático. Eles são penalizados, por exemplo, por frear muito forte. O lançamento das atualizações será escalonado em ordem decrescente de pontuação, de 100 para baixo, disse no Twitter, o CEO da Tesla, Elon Musk.

Musk expôs os termos do sorteio: “FSD Beta 10.2 será lançado na sexta-feira à meia-noite para cerca de 1.000 proprietários com pontuações de segurança 100% perfeitas”, disse ele. No início da manhã de sábado, Musk declarou que havia “algumas preocupações de última hora” e que o lançamento precisaria ser adiado; mais tarde, disse que seria na noite de domingo.
Uma das razões pelas quais a Tesla deseja que bons motoristas tenham acesso ao modo Full Self-Driving é porque os humanos ajudam a treinar seu software sobre como dirigir. Os maus hábitos de direção humana — como bloquear as pessoas, ultrapassar os sinais de vermelhos e aproximar-se demais do carro da frente — podem ser incorporados ao software, potencialmente replicando esses hábitos em muitas outras comunidades.
Essa é outra maneira que a Tesla está redefinindo o significado da propriedade de um carro, transformando o relacionamento em uma via de mão dupla em que, em troca de oferecer novos recursos, ele libera milhares de motoristas em vias públicas como testadores beta. Esses usuários estão mudando o comportamento padrão das estradas e — se tudo correr conforme o planejado para o Tesla — darão início a um futuro autônomo no processo.
Até Musk admitiu anteriormente que o Full Self-Driving não está completamente pronto. Ele disse em uma reunião para anunciar os lucros da empresa neste verão que uma assinatura era uma proposta "discutível" para os consumidores, acrescentando: "Precisamos fazer o Full Self-Driving funcionar para que seja uma proposta de valor atraente.” A Tesla não respondeu a um pedido detalhado de comentário.
Tem sido uma curva de aprendizado para os motoristas, alguns dos quais recorreram ao Twitter para reclamar. Os critérios pelos quais eles estão sendo avaliados incluem frenagem brusca; alguns dizem que estão limitando o uso dos freios. Uma avaliação do Consumer Reports disse que o sistema de pontuação "pode levar a uma direção insegura".

Outros motoristas dizem que o sistema cortou seus hábitos de acelerar os carros nos cruzamentos, seguir os outros de perto e fazer curvas. Mas alguns motoristas reclamaram que o sistema é muito sensível.

“A lição do Safety Score Beta é acertar todas as luzes amarelas”, escreveu um usuário do Twitter. Se a frenagem regenerativa do carro não o desacelera primeiro —recuperando a energia e reduzindo a velocidade do carro —"você vai ser atingido por uma frenagem brusca".

Outros reclamaram de serem penalizados injustamente por obedecer às regras de trânsito, por exemplo, uma aparente falta de “consciência contextual” na experiência de outro usuário.

“Estou muito aborrecido”, escreveu o usuário a Tesla. “7 dias perfeitos consecutivos e hoje um semáforo ficou amarelo logo à frente e eu tive que pisar no freio muito suavemente. ... Frear era mais seguro do que acender a luz.”

O novo lançamento do Full-Self Driving suscitou preocupações para reguladores e pesquisadores de segurança. A presidente do National Transportation Safety Board, Jennifer Homendy, disse ao jornal The Washington Post no mês passado que estava preocupada que a Tesla estava lançando novos recursos sem abordar as recomendações de segurança anteriores do Conselho, que incluíam limitar o uso de recursos automatizados às condições para as quais foram projetados e desenvolver um driver de melhor monitoramento.

Alguns criticaram a Tesla por lançar outra experiência ao público. “Eles terceirizaram os testes para não-profissionais e fãs, é claro que vão descobrir como hackear o sistema de pontuação e encobrir as falhas da Inteligência Artificial (IA)”, disse Joshua Brian Irwin, advogado de Bernadette Saint Jean, cujo marido foi morto em uma via expressa de Long Island em julho, quando um Tesla que se acreditava estar usando recursos automatizados o atingiu na beira da estrada.

Mesmo se eles não obtiverem acesso ao beta, os motoristas da Tesla ainda podem usar o sistema de assistência ao motorista chamado Autopilot, o software que conduz os carros da rampa de acesso à saída da rodovia e pode estacionar e levar os veículos aos seus proprietários. O Full Self-Driving leva essa suíte para os bairros e ruas da cidade, permitindo que os motoristas conduzam seus carros do Ponto A ao Ponto B, de preferência sem a intervenção do motorista.

O software Autopilot dos carros age de forma diferente do que um motorista típico faria: ele não reage de forma automática quando alguém está com o pisca-pisca ligado para tentar se fundir, por exemplo, e não os deixa entrar até que detecte que estão se movendo para a pista. Da mesma forma, carros Teslas no modo Autopilot tendem a entrar o lado da estrada na faixa de ultrapassagem, mesmo se alguém estiver tentando passar. Esses hábitos podem ser comuns em um futuro de direção cada vez mais automatizado.

O proprietário do Tesla Model Y, Peter Yu, um pesquisador de Inteligência Artificial baseado em Detroit, descreve alguns dos comportamentos do piloto automático como "perturbadores": “É um pouco diferente de como um humano faria”, disse ele. “Não é tão defensivo.”

Ele descreveu uma situação que vivencia “diariamente”, em que o carro faz curvas na rodovia a toda velocidade, mesmo que o veículo na próxima faixa seja um semi-caminhão que pode virar para a sua direita de passagem.

“O carro realmente não leva isso em consideração”, disse ele. “Basicamente, ele dirá 'ei, eu vou embora'. … É muito desconfortável para mim.”

A Tesla não requer testes para obter acesso ao seu software Autopilot, que contém recursos de assistência ao motorista que exigem que o operador preste atenção o tempo todo. Houve vários acidentes fatais enquanto o sistema era ativado, incluindo um que matou o engenheiro da Apple Walter Huang em 2018 quando seu Tesla Model X bateu em uma barreira de concreto. O NTSB, citou o excesso de confiança no piloto automático e o monitoramento ineficaz do motorista no acidente.

A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário está investigando o Autopilot — a iteração menos avançada da assistência ao motorista da Tesla — em cerca de uma dúzia de acidentes envolvendo veículos de emergência estacionados enquanto o Autopilot estava ativado.

No final das contas, a Tesla quer usar o Full Self-Driving para liberar sua ambição de um milhão de robô-táxis na estrada — trazendo o futuro autônomo há muito prometido em realidade. Mas os carros não possuem o hardware e os conjuntos de sensores normalmente usados por empresas que implantam carros autônomos. Os sistemas são considerados meramente como mais uma iteração da assistência ao motorista, que exige que o motorista preste atenção o tempo todo.

E a Tesla está bem ciente do potencial de incidentes, incluindo travamentos perigosos e de alto perfil, que podem comprometer o software e prejudicar suas ambições.

Agora está pontuando os motoristas em cinco fatores: frenagem brusca, curvas agressivas, perseguição insegura , avisos de colisão frontal e desativação do piloto automático, que podem acontecer quando os motoristas deixam de indicar que estão prestando atenção.

Mas os motoristas dizem que costumam dirigir de maneira diferente em seus Teslas do que em outros carros. O proprietário do Tesla Model S, Stefan Heck, diz que seu carro oferece aceleração máxima praticamente no momento em que ele toca no acelerador, ao contrário dos carros a gasolina que precisam acelerar seus motores e procurar a marcha certa. Isso permite que ele passe por outros motoristas rapidamente, para poder mudar de faixa e pegar o sinal verde.


Quando ele pega emprestado o Lexus híbrido da esposa, ela diz: “'você tem que abandonar seus hábitos do Tesla'”, disse Heck, fundador e CEO de uma empresa chamada Nauto que fornece ferramentas de software e hardware para ajudar os motoristas comerciais a melhorar sua segurança.

A métrica de pontuação da Tesla, disse Heck, polariza os veículos contra proprietários em São Francisco e Nova York, que terão que recorrer a certas manobras em tráfego pesado, por exemplo, ou encontrar estradas abertas com menos regularidade.

“Se eu comprar um Tesla em — digamos — Kansas e comprar um Tesla em Manhattan e apenas for para a estrada em condições normais, coisas normais que faria, vou acabar com uma pontuação mais baixa em Manhattan do que eu faria no Kansas”, disse Heck. E não leva em consideração dois fatores principais de acidentes, disse ele, distração e excesso de velocidade.

Um ex-funcionário da Tesla que trabalhou no piloto automático, que tem acesso ao modo Full Self-Driving, mas falou sob a condição de anonimato porque está vinculado a um acordo de sigilo que rege a divulgação de informações sobre ele, disse que a pontuação de segurança mudou a forma como ele dirige — para melhor ou pior.

“Para conseguir um 100, você não pode pisar no acelerador, você precisa ligar o sinal ao mudar de faixa, você não pode seguir muito perto”, disse ele. “Eu parei lentamente de frear forte apenas para ver se isso afetaria o placar.”

Mas o software, disse ele, define muito facilmente as curvas como "agressivas", especialmente para áreas densamente povoadas e locais com curvas fechadas em oposição a trechos largos e vazios de estrada.

Mohammad Musa, fundador da Deepen AI, que visa ajudar as empresas a lançar assistência ao motorista segura e sistemas de direção autônoma, diz que Tesla tem a ideia certa — mesmo que a pontuação precise ser ajustada ao longo do tempo.

“É um passo na direção certa”, disse Musa. “Quanto mais podemos quantificar o comportamento e também encorajar o comportamento correto das pessoas — é como jogar no processo. Se você sabe que está sendo pontuado, é mais provável que se comporte da maneira certa.”

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Tecnologias com propósito quebram, finalmente, as barreiras da inclusão digital

Tecnologias com propósito são tendências que estão impulsionando a agenda de inclusão de pessoas com deficiência. Não é pouca gente. Segundo levantamento feito pelo IBGE, cerca de 45 milhões de pessoas têm alguma deficiência visual, física, auditiva ou intelectual no Brasil. E é no campo digital que as tecnologias estão se revelando mais disruptivas.

Trabalhando pela acessibilidade na web a EqualWeb, startup de origem israelense, trouxe para o Brasil uma solução de acessibilidade digital que oferece até 31 funcionalidades distintas. É a única empresa que, com uma tecnologia, traz um portfólio extenso de soluções para as diversas necessidades específicas de navegação dos usuários.

A solução de acessibilidade desenvolvida pela empresa trabalha com inteligência artificial e machine learning e tornou a adaptação dos sites mais baratas, simples e rápidas. Em vez de uma reconfiguração completa do design, a solução não altera o código fonte do site e disponibiliza para os usuários funções de acessibilidade desenhadas para necessidades individuais distintas, alinhadas com a tendência de mercado de oferecer soluções sob medida para o consumidor.

Eis algumas delas:

1) Comando de Voz: executa comandos programados por intermédio do microfone, ferramenta direcionada especialmente a pessoas com limitação motora, com ausência de braços/mãos, paralisia, ou para pessoas com deficiência visual.

2) Leitor de Texto: transforma o texto selecionado em áudio, atende diversas necessidades especiais de pessoas com deficiência visual, paralisia cerebral e afasia (transtorno de linguagem que ocorre após lesão cerebral).

3) Cor Personalizada: altera as cores do plano de fundo, cabeçalho e conteúdo. A ferramenta é especialmente útil para que pessoas com daltonismo tenham acessibilidade ao conteúdo.

4) Teclado virtual: facilita às pessoas com mobilidade reduzida a redação de textos, sem a necessidade de utilizar as mãos, e acessar o teclado convencional do computador. O teclado virtual aparece na tela do computador, permitindo a produção de textos mediante a pulsação de teclas virtuais (através do mouse).

5) Ajuste de fontes: aumenta o tamanho dos caracteres e o espaçamento entre linhas e palavras. A ferramenta é especialmente indicada para quem possui dificuldades de enxergar ou baixa visão.

6) Navegação por teclado: algumas pessoas não conseguem usar o mouse e a ferramenta de navegação por teclado permite acionar o cursor para acessar o conteúdo e obter a mesma experiência de navegação de todos os usuários.

7) Descrição de imagem: exibe a descrição de uma imagem em uma janela pop-up, funcionalidade essencial para pessoas com deficiência visual.

8) Bloqueio de brilho: bloqueia o brilho e cintilidade da tela e dos elementos móveis. É uma ferramenta importante para pessoas que têm crises convulsivas ou fotossensibilidade.

Negócio com impacto social

A EqualWeb foi fundada em 2012, em Israel. Chegou há um ano no Brasil pelas mãos dos sócios Jaques Haber, Edmundo Fornasari, Ricardo Hechtman e Marcelo Herskovitz. Neste período, a empresa conquistou clientes como a FGV, Coca-Cola, Motorola e Suvinil, entre outras, e já tornou mais de 10 mil sites acessíveis no mundo. É um mercado em transformação. Por ora, dos quase 17 milhões de sites no Brasil apenas 5,4% dos sites corporativos são digitalmente acessíveis, 4,6% dos sites de instituições educativas têm ferramentas de navegação para pessoas com deficiência e somente 1,46% do e-commerce no Brasil oferece oportunidades para que pessoas com deficiência possam acessar o conteúdo e consumir de maneira independente e autônoma, segundo pesquisa da Big Data Corp.

Além do negócio, os sócios se destacam pelo ativismo pela inclusão. Jaques Haber, casado com Andrea Schwarz, cadeirante, empreendedora e palestrante no mundo digital pela inclusão, é também ativo militante pela e acessibilidade e celebra o forte impacto social gerado pela atuação da startup. Ele espera que o Brasil se torne uma referência de inclusão e acessibilidade na América Latina. “A tecnologia é hoje a maior aliada da inclusão, porque ela consegue dar escala e velocidade na resolução de grandes e complexos problemas da sociedade”, conclui.

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