Que impacto a tecnologia digital tem na indústria?

11/07/2017 - Para responder a essa e outras perguntas, a Dassault Systèmes encomendou uma pesquisa sobre transformação digital em suas indústrias com mais de 450 executivos que atuam na gestão de ativos e patrimônios. O levantamento revelou que os gestores de ativos e patrimônio têm tomado medidas cautelosas em relação à digitalização e, ainda assim, esperam uma mudança disruptiva parcial ou completa na indústria na próxima década. Já os usuários pioneiros relatam ganhos em vantagem competitiva e melhorias na experiência do cliente.

Veja as principais descobertas desta pesquisa:

- 54% dos gestores de ativos adotaram ferramentas de mídia social, enquanto 56% dos gerentes de patrimônio já adotaram novas plataformas digitais. Blockchain é a menos utilizada das oito ferramentas digitais citadas.

- 80% dos gestores de ativos e 77% dos gerentes de patrimônio esperam que a digitalização mude sua indústria parcial ou totalmente nos próximos dez anos.

- Pressão constante sobre os custos, a crescente importância das taxas e encargos como diferenciadores, o aumento dos fundos passivos de baixo custo, a entrada no mercado de Fintechs e gigantes da internet e uma nova geração de investidores digitalmente experientes que estão acelerando a digitalização.

- A maioria prevê um ambiente competitivo de alianças com disruptores externos ou o desenvolvimento de plataformas proprietárias. Apenas a minoria acredita que os disruptores externos criem nichos.

- Os usuários pioneiros relatam custos operacionais reduzidos, melhor posicionamento de mercado, mais eficiência, melhor conformidade regulatória e melhor experiência do cliente.

“O fator chave da digitalização nos próximos anos será a mudança de comportamento do cliente. Com base nisso, os serviços financeiros irão evoluir, deixando de ser conduzidos pela oferta e passando a ser conduzidos pela demanda. Isso significa que o gerenciamento de patrimônio está a beira de uma nova transformação que irá bem mais longe do que qualquer mudança anterior. A digitalização não é a primeira ou a última opção, é a única. O futuro pertence a quem tiver uma visão clara de seus negócios na era digital”, diz Amin Rajan, CEO da CREATE-Research.


Deixar seu comentário

0
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

newsletter buton