Aparelhos eletrônicos ganham nova inteligência, afirma a LG

Ethevaldo Siqueira

A tecnologia eletrônica nunca esteve tão presente em nossa vida das pessoas como atualmente. Os novos recursos nos permitem controlar por comandos de voz, não apenas dispositivos domésticos, mas aparelhos de áudio, de vídeo, sistemas de segurança e de ar condicionado e outros.

A esses novos avanços se somam os recursos possibilidades de conexão a plataformas de inteligência artificial, como a ThinkQ, da LG, de modo a levar a uma experiência única, como eficiência, economia de tempo e energia.

Dialoguei sobre o tema em entrevista com Sonah Lee, diretora de marketing da LG. em seus novos televisores e produtos eletrônicos esses novos avanços que já estão presente em p facilidades que a LG oferece em mais de 150 produtos da empresa.

Até mesmo controlar dispositivos domésticos, além de aparelhos de áudio, por comandos de voz. Essas são algumas das facilidades que a LG oferece em mais de 150 produtos que possuem múltiplas possibilidades de conexão à plataforma de inteligência artificial ThinQ, levando uma experiência única, como eficiência, economia de tempo e energia.

Sonah Lee afirma que a tecnologia de inteligência artificial já é realidade para o consumidor. “E na LG, estamos sempre em busca de entender as reais necessidades dos consumidores — seja em suas casas ou fora delas. Por isso, concentramos nossos esforços em pesquisas para levarmos tecnologia de ponta para todos, isso significa oferecer inteligência artificial e conectividade em seus produtos de forma fácil e intuitiva, proporcionando uma experiência única, com economia de tempo e energia.”

A plataforma ThinQ contribui para que haja uma automatização de tarefas no dia a dia dos consumidores. Assim, queremos que eles consigam focar no que verdadeiramente importa. Lançado em 2015, o aplicativo ThinQ é uma tecnologia exclusiva LG que utiliza inteligência artificial para controlar e monitorar uma variedade de eletrodoméstico de maneira fácil.

O aplicativo vem recebendo atualizações constantes, com a inclusão de recursos inteligentes e intuitivos, que traz para o presente a visão das casas inteligentes e conectadas. Não à toa, o número de downloads do aplicativo ao redor do mundo já passa de 30 milhões, disponível em mais de 150 países.

Como a LG enxerga o potencial da tecnologia no mercado brasileiro?

Sempre acreditamos no potencial do mercado brasileiro, tanto que fomos a primeira marca - na linha de TVs - a trazer produtos para o país com inteligência artificial, em 2018. Dados da consultoria IDC aponta que o segmento de equipamentos para automação residencial deve ultrapassar 291 milhões de dólares este ano e até 2025, este setor deve ter um crescimento anual de cerca de 30% no país. Isso se deve, em grande parte, ao uso de tecnologias como a internet das coisas (também conhecida como IoT, da sigla em inglês) e à inteligência artificial, que agora podem ser encontradas em todo tipo de dispositivo doméstico, desde a lâmpada que está na entrada de sua casa ao ar-condicionado do quarto.

Um bom exemplo dessa tendência são os equipamentos que utilizam a plataforma de conectividade LG ThinQ, presente em mais de 150 eletrodomésticos, levando inteligência artificial e conexão à internet a esses aparelhos. Com ela é possível utilizar o smartphone ou mesmo o painel de televisão da casa para saber, por exemplo, se a roupa na secadora já está pronta, alterar a temperatura da geladeira ou do ar-condicionado.

No caso das TVs, quais são os recursos oferecidos?

Todas as TVs da LG possuem inteligência artificial, e com o avanço dessa tecnologia, os aparelhos assumiram um papel fundamental no controle das casas. Isso porque, a função amplia as possibilidades das TVs e promove uma relação mais eficiente entre pessoas e tecnologias, além de proporcionar mais conveniência na rotina, permitindo realizar diversas ações a partir de um único dispositivo.

Recentemente, a LG expandiu a sua linha OLED e anunciou a LG QNED MiniLED, aparelho de TV que traz sistema de iluminação com Mini LEDs, para aumentar o brilho e melhorar a precisão do contraste das cenas, além da LG OLED evo (OLEDG1) que, entre outros atrativos, oferece maior brilho à tela, com volume de cores e profundidade superiores, com melhor aproveitamento de programas com HDR. Ambas incluem os recursos de inteligência artificial da ThinQ, que podem também ser integrados com assistentes de voz como o Google Assistente e a Amazon Alexa.

E como o aplicativo ThinQ pode facilitar o dia a dia das pessoas?

O aplicativo LG ThinQ foi desenvolvido para que os consumidores consigam se conectar aos aparelhos eletroeletrônicos em todos os locais: seja em casa, no trabalho ou no trânsito. Esqueceu a máquina de lavar ligada? Não tem problema, você pode acessá-la via o app e desligá-la.

Quer deixar a temperatura do ambiente agradável antes mesmo de chegar? Basta ligar o ar-condicionado à distância. A facilidade não tem preço para quem vive uma rotina extremamente corrida. Além disso, o app consegue fazer diagnósticos inteligentes e dar dicas de como manter os produtos sempre no melhor de sua performance, com dicas para o consumidor sobre como é a melhor maneira de usar cada recurso de seu eletrodoméstico.

O caso da lavadora LG

Outra novidade é a lava e seca da LG, a Smart 13kg. Com o uso do aplicativo LG ThinQ é possível alterar um ciclo de lavagem, adicionar funções extras ou, se precisar, fazer download de ciclos adicionais. A tecnologia AI DD, exclusividade LG, possui um sensor que analisa e escolhe, com base em um estudo de 20.000 combinações de lavagens acumuladas, o melhor padrão de lavagem para as peças, detectando não apenas o peso das roupas, mas também a textura dos tecidos, proporcionando a mais otimizada combinação de lavagem.

E quanto ao investimento da LGA em pesquisa e desenvolvimento em IA?

A aposta no mercado de inteligência artificial é levada por nós tão a sério, que inclusive no final do ano passado, em nossa sede na Coreia do Sul, tivemos o lançamento de um área totalmente dedicada ao estudo da tecnologia: a LG AI Research.No total, serão investidos 180 milhões de dólares nessa divisão, que unirá especialistas no assunto para desenvolver soluções com inteligência artificial e melhorar a experiência do consumidor com os produtos da marca.

Deixar seu comentário

0
termos e condições.
  • Nenhum comentário encontrado

newsletter buton