Supernova: A beleza e o brilho dos restos da estrela que explodiu

Por Ethevaldo Siqueira, com APOD da NASA
09/09/2019 - A beleza do conhecimento astronômico está não apenas e descobrir as dimensões do Cosmos como em compreender eventos que jamais poderíamos sequer imaginar que ocorressem. É essa descoberta e essa compreensão que me fascinam. E o melhor exemplo é este: o de uma Supernova.

Mesmo que você já saiba o que ela é, convido-o a refletir um pouco sobre o que é uma Supernova. Para os cosmologistas, ela é um evento astronômico que ocorre durante os estágios finais da evolução de algumas estrelas, caracterizado por uma explosão muito brilhante. Por um curto espaço de tempo, isto causa um efeito similar ao nascimento de nova estrela, antes de desaparecer lentamente ao longo de várias semanas ou meses.

A imagem, feita a partir de dados de raios X e imagem óptica do Observatório Chandra de Raios-X e do Telescópio Espacial Hubble, mostra os filamentos e nós ainda quentes  / Crédito da imagem: raio X-NASA, CXC, SAO; Optical-NASA, STScI

Esse brilho pode ser tão intenso que chega a intensificar-se em 1 bilhão de vezes em apenas alguns dias o seu brilho – e o brilho da estrela que explode pode tornar-se tão grande quanto o de galáxia inteira. Mas esse brilho é relativamente efêmero, pois, com o passar do tempo, sua temperatura e brilho passam a diminuir lentamente.

O que você aqui nesta foto é uma nuvem de detritos conhecida como Cassiopeia A. Ela é um exemplo da fase final do ciclo de vida estelar. Depois de viver vidas espetaculares, as estrelas maciças em nossa galáxia da Via Láctea entrem em colapso a partir de vastas nuvens cósmicas, e suas fornalhas nucleares se inflamam e criam elementos pesados em seus núcleos.

A nuvem de detritos em expansão conhecida como Cassiopeia A é um exemplo desta fase final do ciclo de vida estelar. A luminosidade da explosão que criou estes restos de uma supernova que teria sido visto pela primeira vez no céu do planeta Terra há cerca de 350 anos, embora tenha essa luz levado cerca de 11.000 anos para chegar até nós.

A imagem, feita com cores falsas, a partir de dados de raios X e imagem óptica do Observatório Chandra de Raios-X e do Telescópio Espacial Hubble, mostra os filamentos e nós ainda quentes. Abrange cerca de 30 anos-luz a uma distância estimada de Cassiopeia A.

A emissão de raios-X de alta energia de elementos específicos tem sido codificada por cores, silício em vermelho, enxofre em amarelo, cálcio em verde e ferro em roxo, para ajudar os astrônomos a explorar a reciclagem dos nossos coisa de estrela da galáxia. Ainda em expansão, a onda de explosão externa é vista em tons azuis. A mancha brilhante perto do centro é uma estrela de nêutrons, cujo núcleo incrivelmente denso mostra ainda restos do núcleo estelar maciço que se desintegrou.