Histórias baseadas em dados é uma estratégia importante, diz Gartner

13/05/2019 - Analistas discutirão as tendências e desafios da área de Data & Analytics durante a Conferência Gartner Data & Analytics 2019, que ocorrerá de 29 a 30 de maio em São Paulo

O Gartner alerta executivos do setor de tecnologia sobre a importância de se usar historias baseadas em dados para melhorar o processo de tomada de decisões. Para o Gartner, companhias de todos os setores deveriam usar técnicas de storytelling para obter melhores resultados nos negócios.

Interessados em participar do evento devem contatar o Gartner pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., pelos telefones (11) 5632-3109 e 0800 774 1440, ou pelo site https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil.

Segundo James Richardson, Analista Sênior do Gartner, quando a enfermeira britânica Florence Nightingale analisou as taxas de mortalidade da Guerra da Criméia, ela percebeu que a maioria dos soldados não havia morrido em combate, mas sim de doenças evitáveis ​​causadas por condições sanitárias precárias nos hospitais. Para convencer o Parlamento Britânico e a Rainha Vitória a investirem em melhores condições sanitárias, Nightingale criou um diagrama com as causas da mortalidade no exército. Ela usou uma história repleta de dados para argumentar, com sucesso, a necessidade de melhores condições sanitárias, o que permitiu salvar a vida de inúmeros soldados.

Para ele, este é um exemplo de caso que apresenta uma “história de dados”. A iniciativa contém informações sobre tempo, localização, volume, tendência, significância e proporção. Usa empatia, tem um enredo e um herói, e termina com uma pergunta e algumas opções. A narração de histórias de dados era importante no tempo de Nightingale - e isso é ainda mais importante no mundo atual de dados digitais abundantes.

“As formas pelas quais as organizações buscam insights analíticos para seus negócios estão evoluindo, sobretudo no uso crescente do chamado storytelling, com as histórias de dados”, afirma Richardson. "As equipes de Data & Analytics sempre criaram painéis e visualizações, mas muitos não estão familiarizados com a inclusão desses artefatos em uma narrativa".

Storytelling = visualização + narrativa + contexto

Os usuários de plataformas de autoatendimento de Business Intelligence e Analytics agora têm acesso a uma variedade de recursos para ajudá-los a criar histórias de dados atraentes. Esses recursos oferecem uma ampla variedade de formulários para a visualização de dados, com gráficos para mapeamento geográfico e de análise aprimorada, incluindo mapas de calor e gráficos de velas.

É importante notar que não há uma visualização que funcione para todas as situações. Quem precisa formular histórias que utilizem dados e análises deve escolher uma visualização apropriada, pensada com base no tipo de dados que desejam apresentar e na audiência para a qual desejam apresentá-la. Organizados em um tempo ou sequência conceitual, essas visualizações podem ser moldadas em uma narrativa para ajudar a revelar descobertas, tendências ou padrões subjacentes.

Histórias de dados são sobre o envolvimento do público

O público-alvo da história de dados é fundamental para obter valor quando se trata de tomar uma decisão com base em suas descobertas. Eles precisam estar ativamente engajados, não receptores passivos de informação, cuja tarefa é explorar e questionar a narrativa.

“Todos os contadores de histórias trazem sua subjetividade para as narrativas. Todos têm seus vieses e, possivelmente, erros. Reconhecer e neutralizar esses preconceitos é uma parte vital do uso bem-sucedido de histórias de dados”, diz Richardson. “Ao debater uma história de dados de forma colaborativa e submetê-la ao pensamento crítico, as organizações podem obter níveis muito mais altos de envolvimento com dados e análises e impactar sua tomada de decisão muito mais do que com relatórios e painéis”.

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